ST 1.1 – Educação, infâncias e juventudes latino-americanas

Coordenação: Eliane Mimesse Prado (UEM) e Denize Terezinha Leal Freitas (SEDC-RS)

Link: https://meet.google.com/jsi-yvpb-qfw

Bloco 1

Maria Guilhermina Loureiro de Andrade e a voz historiadora que interpela à infância: aspectos do manual didático Resumo da História do Brasil (1888) Jeane Carla Oliveira de Melo

Série Leituras Infantis: ilustrações para a modelações da infância (1911-1940) - Alessandra Secundo Paulino

As propagandas para a infância em Vida Infantil (1950) - Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza, Michele Ribeiro de Carvalho

Bloco 2

Infancia(s), educación y transformaciones sociales en clave territorial en Argentina - Alcides David Musín

Rol del Estado e institucionalidad en educación inicial en Chile (1960-2020) - Constanza Correa, Alejandra Falabella

Infancias y experiencias pedagogicas en Argentina - Marina Yazuyi

Ficciones en cuarentena: narraciones infantiles sobre la vida cotidiana en contexto de pandemia - Evelyn Palma, María José Reyes


ST 1.2 – Educação, infâncias e juventudes latino-americanas

Coordenação: Jorge Luiz Zaluski (UDESC) e José dos Santos Costa Júnior (UFRGS)

Link: https://meet.google.com/nic-aira-ays

Bloco 1

A criança indígena em contexto urbano: educação e identidades - Sandra Rejane Viana e Almeida

Presença do ideário educativo de Pistrak no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - Renata Burgo

História das lutas em defesa da educação infantil paulistana (1970-1980) - Carlos Bauer, Maria C. Bandeira

A programação de atendimento das creches diretas paulistanas (1970 a 1982) - Juliana dos Santos Camaru

Infâncias e adolescências na história escolar: investigando o adultocentrismo - Emanuel Bernardo Tenório Cavalcante

Bloco 2

Políticas educacionais para a infância latino-americana - PROMEDLAC (1984-2001) - Marcia Aparecida Colber de Lima

Docência nas creches do Brasil: reflexões sobre formação inicial - Carla Santos Pinheiro e Débora da Cruz Santos

Destruição do prédio do jardim da infância da escola normal de São Paulo (1896-1939): Ramos de Azevedo X Prestes Maia - Sandra Aparecida Melro Salim

Anália Franco e sua atuação na educação da infância paulista - Floriza Garcia Chagas


ST 2 - Mídias e Culturas infantojuvenis nos contextos da América Latina

Coordenação:  Thiago Reisdorfer (UESPI) e Leandro Stagno (UNLP)

Link: https://meet.google.com/hxx-mryy-qbm

Bloco 1

O teatro infantil para a criança: ludicidade e moralidade (1894-1960) - Marcelle Cristine Costa Nascimento Silva, Márcia Cabral da Silva

Os debates sobre assistência e proteção à infância no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX: uma análise dos periódicos L’enfant, La Revue Philanthropiques e do Boletín del Instituto Interamericano del Niño do Uruguai - Hélvio Alexandre Mariano

Culturas obreras juveniles masculinas (Argentina, comienzos del siglo XX) - Ludmila Sheinkman

Bloco 2

O movimento estudantil e os acordos MEC-USAID Pamela de Mattos Rossi, Katya Mitsuko Zuquim Braghini

Nativos Digitais. Juventudes e fluência digital no tempo presente Thiago Reisdorfer

O Slam Interescolar: experiência vivida e representações do passado Sonia de Deus Rodrigues Bercito


ST 3 - Infâncias e juventudes em regimes autoritários na América Latina

Coordenação: Camila Serafim Daminelli (UDESC) e Daniel Alves Boeira (Acaps/SC)

Link: https://meet.google.com/xdj-smej-qag

Bloco 1

Infancias y saberes en torno a la experiencia del exilio en las últimas dictaduras en Argentina y Uruguay: los ritmos de una palabra intermitente - Fira Chmiel

Memórias de infância na família militar da ditadura argentina - Marina Lis Wassmansdorf

Da alegria de fugir à tristeza de voltar: Anderson Herzer, a FEBEM/SP e a escrita como resistência ao fascismo - José dos Santos Costa Júnior

Bloco 2

Cenas de Infâncias no discurso jornalístico no Oeste Catarinense (1965-1979) - Aline Fátima Lazarotto

O menor como “inimigo”: reverberações na CPI do Menor (1975-1976) - Daniel Alves Boeira

Na forma da lei: a construção jurídica da categoria dos menores infratores notoriamente perigosos – Brasil (1964-1984) - Otoniel Rodrigues Silva


ST 4 - Políticas Sociais para infâncias e juventudes na América Latina (séculos XX e XXI)

Coordenação: Jonathan Fachini da Silva (SESI-RS)  e Claudia Freidenraij (UBA)

Link: https://meet.google.com/tfz-aeos-zku

Bloco 1

O Juízo dos Órfãos e o encaminhamento de menores em fins do século XIX e início do XX em Belém Victor Hugo do Rosario Modesto

Infância negra no pós-abolição (1888-1905) Danilo Augusto Reinol

Políticas públicas educacionales en la primera infancia de Chile: 1900 a 1970Blanca Barco

Bloco 2

Gentrificação e juvenicídio: divisão capitalista do espaço e mortalidade juvenil Giovane Antonio Scherer, Laura Barcellos de Valls

As meninas na dinâmica social das ruas no Recife (1990)Ana Gabriella do Espirito Santo, Humberto da Silva Miranda

Marcela Temer e o programa Criança Feliz: o retorno do primeiro-damismo no século XXITaiana de Oliveira


ST 5 - Direitos infantojuvenis na América Latina (séculos XX e XXI)

Coordenação: Elisangela da Silva Machieski (UENP) e Agostina Gentili (UNC)

Link: https://meet.google.com/sgh-govc-gok

Bloco 1

Violência como violação: direitos humanos da criança e do adolescente (Brasil, 1991-1992) Luisa Rita Cardoso

Pós-estatuto: o MNMMR contra o extermínio (Recife, 1990-1991) Elton Gleyson Oliveira da Silva

Juvenicídio e políticas públicas para juventude em Porto AlegreGiovane Antonio Scherer, Maurício da Silva César e Monique Fernandes Silveira

Bloco 2

A ressocialização juvenil na fronteira franco-brasileira Marcelo dos Reis de Oliveira, Alexandre Marcondys Ribeiro Portilho, Dinaldo Barbosa Júnior

As marcas dos dizeres: tomar a palavra como questão da medida socioeducativa Beatriz Saks Hahne, Marília Rovaron

Direitos humanos fundamentais: adolescentes, dignidade humana e círculos restaurativos Cristina silveira braga de souza, Elaine Cristina Francisco Volpato


ST 6 – Saúde, trabalho e lazer para infâncias e juventudes latino-americanas

Coordenação: Antero Maximiliano Dias dos Reis (UFSC) e Ismael Gonçalves Alves (UNESC)

Link: https://meet.google.com/bys-ymnd-get

Bloco 1

Un recreo en el campo. Niñez y esparcimiento en espacios rurales periurbanos (Buenos Aires, 1960-1980)Celeste De Marco

Educação e Trabalho no cotidiano de crianças na Usina Bom Jesus na década de 1990Anderson Rafael Lima da Silva

Assistência materno-infantil no sul da Santa Catarina: as instituições médico-sociais e a reprodução da força de trabalho no espaço carboníferoIsmael Gonçalves Alves

Bloco 2

Luces, cámara y acción: la política del disimulo en el caso del modelaje infantil - Diana Marcela Aristizábal Garcia

Juventude, trabalho precarizado e mercado das drogasHannah Zuquim Avisar Prado

Rompendo com o “Ciclo da Ignorância”: A Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão e o amparo à maternidade e à infância pobre na região carbonífera catarinenseJulia Sabino Baldessar e o Ismael Gonçalves Alves


 

 


 

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