Alfredo Balduíno Santos

Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993), Mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2012) e doutorando no Instituto de Educação - Especialidade Desenvolvimento Curricular, da Universidade do Minho - Portugal. Atualmente é professor universitário Assistente no Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc, atuando também como Coordenador de Extensão na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC. Tem experiência nas áreas de Educação, Saúde e Direitos Humanos, com ênfase em Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação acadêmica e continuada; extensão universitária, direitos humanos. Atua ainda como Coordenador do Núcleo Extensionista Rondon - NER/UDESC.

Alexandre Martins dos Anjos

Universidade Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Ciências da Computação (2000) e  em CIÊNCIAS ECONÔMICAS (1998), Especialização em Formação de Orientadores Acadêmicos para EaD (2003), Mestrado em Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (2001), Doutorado em Engenharia da Computação (2014). Possui experiência como docente, pesquisador e gestor de instituições públicas. Na carreira docente é professor Adjunto II da disciplina Tecnologias Educacionais do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Na pós graduação é professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Educação do Instituto de Educação e atua no Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI), Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE) e projetos de projetos de extensão e pesquisa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - UFMT.  Atualmente é vice-presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), professor de ensino superior da UFMT e Secretário de Tecnologias Educacionais da UFMT.

Cleia Demétrio Pereira

UDESC

outora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMINHO, 2019), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010), Especialização Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Integrada de Amparo (2003) e em Ciências dos Saberes da Educação pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE, 2006), licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial (UNISUL, 2002) e em Letras (UNIMES, 2012). Atuou por vinte e quatro anos na educação básica no município de Braço do Norte/SC. Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculada ao Centro de Educação a Distância (CEAD), atua nos cursos de licenciaturas, nos cursos de Pós-Graduação: Especialização em Educação Inclusiva e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI/UDESC) e está Diretora de Extensão do CEAD/UDESC. É Coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos (LabDH - UDESC/CEAD), integra o Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (GEPE: DHCD) e o Grupo de pesquisa Observatório de Políticas Curriculares e Educação Inclusiva (OPEN/FAED/UDESC). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC), membro do Núcleo Extensionista Rondon (NER/UDESC) e membro integrante da Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades da UDESC.

Diogo Casanova

Universidade Aberta de Portugal

Diogo Casanova é doutorado em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Fez um percurso académico no Reino Unido como investigador e posteriormente como docente. Entre 2018 e 2020 foi Professor Associado em Educação (aprendizagem online e qualidade). Foi também Diretor de Departamento, tendo sido responsável por coordenar dois projetos de dimensão institucional na transição do ensino presencial para o ensino a distância e blended-learning na Kingston University of London e na University of West London. A sua investigação está relacionada com avaliação e qualidade educacional; com a inovação no ensino a distância; e com o desenho de ambientes e plataformas de aprendizagem.

Henrique Rockenbach de Almeida

Unipampa

Chefe do Setor de Assuntos Administrativos de EaD  e Substituto eventual da chefia da DED, na cidade de Bagé

Luis Otoni Meireles Ribeiro

Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Pós-doutor em Educação (UFSC), Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (antigo CEFET-RS). Representante dos Instituto Federais e Tecnológicos no Conselho de Coordenação Política da UniRede

Mára Lúcia Fernandes Carneiro

UFRGS/Instituto de Psicologia

Doutora em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS, Mestre em Ciência da Computação (PUCRS), Especialista em Informática na Educação e Metodologia do Ensino Superior (PUCRS).; Professora Titular do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as tecnologias em diversos cursos da universidade. É a representante institucional da UFRGS junto a Associação Universidade em Rede - UniRede, onde participa do Conselho de Coordenação Política como Representante da Região Sul.

Maria Cristina Wernz

Universidade Federal do Pampa

Graduada em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete), especialista em Literatura (Universidade de Santa Cruz do Sul)), especialista em Informática na Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e mestre em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Atuou como professora da rede básica pública de ensino por 30 anos. Atualmente atua como Secretária Executiva na Coordenadoria de Educação a Distância, na Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente no que se refere aos seguintes temas: educação-tecnologia-inclusão; literatura-tecnologia; inclusão digital, curso normal, formação de leitores, educação a distância e interculturalidade.

Onório Isaías de Moura

Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Comunicação Social: Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2017). Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação, PPGedu -- Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Doutorando em Educação pela mesma instituição. Área de atuação: Formação de Professores, Educação Ameríndia e Interculturalidade. Participa do grupo de pesquisa ?PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade? em parceria com a (UNISC/UFRGS). Faz parte da equipe executora do projeto de extensão; Curso de Extensão: Aprendizagens Intercultural Produção de Sentido na Educação IV edição.

Raymundo Ferreira Filho

Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) desde 2010. Coordenador Geral do projeto PROEDU (Repositório de Recursos Educacionais para Educação Profissional e Tecnológica) da SETEC/MEC. Coordenador do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Pelotas Visconde da Graça do IFSUL. Coordenador do Eixo Educação do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi) do município de Pelotas. Consultor integrante do Núcleo de Assessoramento Técnico-Científico do IFSUL/CaVG. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Ciência, Tecnologia, Inovação e Inclusão na Educação. Pesquisador do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional - OppEP. 

Sandra de Deus

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação

Professora Titular do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação e Informação(UFRGS, 2005), Mestre em Extensão Rural (UFSM,1988), Especialista em Pensamento Politico Brasileiro (UFSM, 1989),Graduada em Jornalismo (UFSM, 1980), Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  2008/2020. Secretária de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004/2008). Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) 2012/2013. Coordenadora da Comissão Permanente de Extensão da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) 2016/2018. Patronesse da Semana da Consciência Negra da Universidade Federal de Santa Maria em 2019.

Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco

UDESC

Graduada em Farmácia Bioquímica Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduanda em Licenciatura em Pedagogia (UNIP), com mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculada ao Centro de Educação a Distância (CEAD), atua nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Centro de Educação a Distância (CEAD), nos cursos de Pós-Graduação: Especialização em Educação Inclusiva e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI/UDESC), é membro do Laboratório de Educação Sexual (LabEdusex), do Laboratório de Direitos Humanos (LABDH), do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE/UDESC) e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB da UDESC, é membro integrante da Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades da UDESC e vice-líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Extensão, Pesquisa e Ensino em Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade. Temáticas de atuação: Formação de Professores, Educação Inclusiva, Docência em EaD, Tecnologias para a Educação, Educação das Relações Étnico-Raciais, Políticas de Ações Afirmativas.