A relevância do evento consiste na importância de se (re) discutir a temática das relações raciais no contexto da psicologia, e mais especificamente entre os profissionais psicólogos e estudantes, diante da necessidade de uma prática voltada para a população negra, que muitas das vezes sofre por conta do racismo, preconceito e discriminação racial.

Pode se dizer, que as agências formadoras de psicólogos, pouco tem investido nos cursos de formação desse profissional, no que se refere a inclusão e implementação da temática das relações raciais no projeto político pedagógico. Tal situação tem repercutido negativamente no âmbito da prática do psicólogo, em suas diversas áreas de atuação, pelo fato da graduação em psicologia não oferecer subsídios teóricos que discutam as questões raciais, sua relação com o racismo e sofrimento psíquico.

A necessidade desse evento, surge para visibilizar o mês de novembro que vem demarcando as questões Raciais e também se refere ao fato de que o psicólogo, na sua prática profissional, possa ter uma noção teórica sobre a dimensão do racismo e suas consequências danosas ao psiquismo humano. De forma a compreender que este fenômeno exerce forte repercussão na subjetividade, tanto da pessoa branca, através da reprodução da discriminação racial, do preconceito e da reprodução das desigualdades sociais, quanto na pessoa negra, no campo das relações interpessoais, na auto-imagem e na condição de existência desses sujeitos.

Nesse sentido, a realização do evento tem sua importância, por coadunar com a missão, visão do CRP/03, tendo em vista a necessidade de estudantes e profissionais da psicologia ter embasamento teórico sobre a temática das relações raciais, desenvolvendo uma prática comprometida socialmente e atrelada às demandas especificas da população negra e ao enfrentamento do racismo.

Data do evento

26 de novembro de 2021, 18h30 até 27 de novembro de 2021, 13h00

Local do evento

Evento online
O link do evento ainda não foi informado