Palestrantes
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Prof. Rosenilson da Silva Santos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Possui Licenciatura Plena em História (UFRN - 2009), Bacharelado em História (UFRN - 2009), com intercâmbio internacional na Universidade de Évora (UEVORA, Portugal). Mestrado em História (UFRN - 2011) e Doutorado em História (UNB - 2020). A maioria de seus trabalhos foram/são desenvolvidos na interface entre história, cidade e territórios marginais no século XIX e História do Império do Brasil. Tem experiência docente na graduação e pós-graduação em instituições como UFRN, UERN, FAL e IESB, com ênfase nas áreas de Teoria e Metodologia da Pesquisa em História, História da América e História do Brasil Imperial. Esteve como Secretário Geral da ANPUH, Seção Rio Grande do Norte, durante a gestão 2014 - 2016, cargo para o qual foi reeleito na diretoria: 2016 - 2018 e 2020 - 2022. Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - DHI/UERN e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - MHIST/UFRN. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof.ª Jardelly Lhuana da Costa Santos
Mestra em Antropologia Social - UFRN
Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAS - UFRN). Graduada em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora no grupo de pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas (CIRS) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN entre os anos de 2015-2017. Pesquisadora colaboradora no programa de extensão TRONCO, RAMOS E RAÍZES - INCLUSÃO SOCIAL E PATRIMÔNIO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERIDÓ- RN,coordenado pela professora Julie Cavignac, Ministério da Educação SESU/DIFES, entre os anos de 2013 - 2017. Aluna bolsista do projeto de extensa?o MEMO?RIAS INDI?GENAS - REPOSITO?RIO E PROPOSTAS EDUCATIVAS, coordenado pela professora Julie Antoinette Cavignac, promovido pelo Departamento de Antropologia, no ano de 2019. Participante da Comissão para criação do Núcleo de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do Departamento de Educação do CERES/UFRN. Experiência na área docente na Universidade Vale do Acaraú nas disciplinas de Cultura Africana e Afro Brasileira e Indígena, Ensino de História e Metodologia do Ensino de História, Teoria e Organização Curricular e História da Educação, História da Educação e Educação Urbana, nos pólos de Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Chefe de serviços na Secretaria Municipal de Educação na Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó de 2014 a 2015. Estagiária do Escritório de Advocacia Previdenciária Silvana Azevedo (2019-2020). (Fonte: Currículo Lattes)
Prof.ª Jossefrania Vieira Martins
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Caicó)
Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e doutorado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é docente ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em suas interfaces com a literatura, os espaços, a educação e as relações de gênero. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof. Iranilson Buriti de Oliveira
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002); pós-doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro (2009) e pós-doutorado em História na PUC-SP. Atualmente é bolsista produtividade do CNPq e membro do conselho editorial de revistas científicas. Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Parecerista ad hoc do CNPq, da CAPES e da FAPERN. Faz parte do quadro de avaliadores institucionais e de curso do BASIs/INEP/MEC. Integra a Comissão Técnico-pedagógica de Ciências Humanas e suas Tecnologias do INEP e Comissão de Assessoramento Técnico (CAT) para realização dos exames da Educação Superior do INEP. Integra a Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico para a Avaliação do Novo Ensino Médio da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB). Autor de livros didáticos na área de História. Autor de livros de Metodologia da Pesquisa e do Ensino. Tem experiência na área de metodologia da pesquisa e do ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história e saúde, educação médico-escolar, arquitetura escolar. Desenvolve projeto na área de história e saberes médicos; educação e saberes médicos. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof. Tyrone Apollo Pontes Cândido
Universidade Estadual do Ceará - UECE
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado (2002) e doutorado (2014) em História Social pela mesma universidade. Desde 2007 é professor da Universidade Estadual do Ceará, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, em Quixadá, onde faz parte do colegiado do Mestrado Interdisciplinar de História e Letras (MIHL). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da UFC. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social do Trabalho, discutindo principalmente os seguintes temas: retirantes, secas, obras de socorros públicos, cultura operária, violência, justiça popular, revoltas sociais e classes subalternas. Na FECLESC-UECE coordena o Grupo de Estudo "História dos Sertões: Trabalho, Cultura e Sociedade" e ministra disciplinas na área de Teoria e Metodologia da História. No Departamento de História da UFC participa como vice-líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa "Seca, Cultura e Movimentos Sociais". Em 2016 foi contemplado com bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica - BPI pela FUNCAP. Fez estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp (2019-2020). (Fonte: Currículo Lattes)
Prof. Manoel Carlos Fonseca de Alencar
Universidade Estadual do Ceará (UECE)
É professor Adjunto do curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (UECE) e membro permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL), na linha de pesquisa Memórias e Historicidade. Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase em História do Brasil Monárquico, atuando principalmente nos seguintes temas: história e literatura, intelectuais, história do Ceará, cultura popular e nacionalidade. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof.ª Olívia Morais de Medeiros Neta
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-Anped) e representante da região Nordeste na SBHE. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia da história, historiografia e educação profissional. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof.ª Maria Alveni Barros Vieira
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Maria Alveni Barros Vieira é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1991), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio grande do Norte (2011). Atualmente é professora associada I Universidade Federal do Piauí onde ministra as disciplinas História Geral da Educação, História da Educação Brasileira, História da Educação no Piauí, Filosofia da Educação e Legislação e Organização da educação Básica para os cursos de licenciaturas. Desenvolve atividades de pesquisa no campo das sociabilidades educativas de crianças e jovens no Brasil dos séculos XVIII e XIX., assim como no campo dos saberes e práticas tradicionais do semiárido piauiense. É defensora da escola pública, laica e de qualidade. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof.ª Luana Barros de Azevedo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Possui Bacharelado (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-CERES) e Licenciatura (Universidade Cruzeiro do Sul) em História. Com Pós-graduação em História dos Sertões (UFRN), Linha de Pesquisa I - Sertões: práticas culturais e imaginários, tendo trabalho orientado pelo professor Dr. Lourival Andrade Júnior. Possui mestrado em História (PPGH UFRN), tendo realizado pesquisa sob a Linha II - Espaços de Memória, Cultura Material e Usos Públicos do Passado, sob orientação do professor Dr. Helder do Nascimento Viana. Atualmente, está cursando doutorado em História, pelo PPGH-UFRN, sob orientação do professor Magno Santos. Atua como editora da Revista Espacialidades - Revista dos discentes do PPGH-UFRN. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando, principalmente, com os seguintes temas: cultura material, representações sociais da morte, imaginário, sensibilidades, espaço, cemitério, túmulos, cruz de estrada e sertão. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof.ª Solenne Derigond
Universidade de Caen - França
Doutora em literatura brasileira pela Universidade de Rennes 2 e em história social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora substituta em Estudos Brasileiros na Universidade de Caen e Pesquisadora Associada na Equipe de Recherche sur les Littératures, les Imaginaires et les Sociétés (ERLIS). Em 2019, ela defendeu sua tese "Migrações do Nordeste e Reinvenção da Literatura Cordel no Brasil". Sua pesquisa se concentra nas dialéticas oralidade/escrita, tradição/modernidade, patrimônio cultural intangível/patrimônio cultural material, história/memória, global/local usando um corpus composto de obras contemporâneas de literatura de cordel e formas gráficas populares como xilogravura e grafite.
Prof.ª Ane Luíse Silva Mecenas Santos
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2005), graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (2010), mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Atualmente é sócio - THE RENAISSANCE SOCIETY OF AMERICA e Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. (Fonte: Currículo Lattes).
Prof. Francisco Firmino Sales Neto
Universidade Federal de Campina Grande UFCG
Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Mestre em História e Espaços também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade Vigo (2019), em Espanha, junto a Cátedra Internacional José Saramago. Atualmente, é Professor Associado I na Universidade Federal de Campina Grande (Campus de Cajazeiras - Paraíba). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em História e Espaços, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura (GEPHC/UFCG/CNPq). Tem experiência na área de História, memória e historiografia, com ênfase em regionalismos; biografias; escritas de si; folclore e cultura popular. Neste momento, a partir da perspectiva de uma história local, desenvolve pesquisa acerca da cidade de Arez, interior do Rio Grande do Norte, investigando os processos históricos de constituição do território local e de estabelecimento de seu povo. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof.ª Candice Vidal e Souza
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais (Habilitação em Antropologia) pela Universidade de Brasília (1992), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/ Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Sociologia da USP, sob supervisão de Bianca Freire-Medeiros (março 2021-fevereiro 2022), com o tema Mobilidade e Cidade: epistemologia e pesquisa. Sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia desde 2003. Atualmente é professora adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: construção da nação, pensamento social brasileiro, identidade regional, história da antropologia, espaço e identidades, antropologia das mobilidades contemporâneas (com ênfase em mobilidades femininas). Integra o grupo de pesquisas MTTM Mobilidades: Teorias, Temas e Métodos, liderado por Bianca Freire-Medeiros no Departamento de Sociologia da USP. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof.ª Maria de Fátima Novaes Pires
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Professora Associada da Universidade Federal da Bahia, Departamento de História. Área de atuação: Teoria da História e História da historiografia. Pesquisas sobre Teoria da História e História da Historiografia, Escravidão e Pós-Abolição. Integra a Sociedade Brasileira de Teoria da História e História da Historiografia (SBTHH), Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (UNEB/CNPq), Grupo de Pesquisa Escravidão e Invenção da Liberdade (FFCH/UFBA/CNPq), Grupo de Pesquisa Ana Gertrudes, mulher da terra: por uma história social dos grupos subalternos no Sul Global, África & Américas (FFLCH/USP/CNPq). Coordena o Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC) e o Polo do Judiciário, um convênio entre a UNEB e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBa) - documentação judiciária de 28 comarcas do interior da Bahia. (Fonte: Currículo lattes)
Prof. Kleiton de Sousa Moraes
Universidade Federal do Ceará - UFRN
Possui Doutorado (2014) e mestrado (2010) em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceara (UFC). Anteriormente atuou como professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Desempenhou atividades de pesquisa durante a formação trabalhando na área de História do Brasil. Sua tese foi agraciada com menção honrosa no "Prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães", da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no ano de 2014. Tem interesse e desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Teoria e Metodologia da História, história das práticas letradas, história da educação, poder e crenças na modernidade, narrativas espaciais no século XIX e XX e História do Brasil República. (Fonte: Currículo Lattes)
Prof. Nanael Simão de Araújo
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Jucurutu/RN
Graduado em História (Licenciatura) e graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES/CAMPUS de Caicó/RN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero, coordenado pela professora Drª Maria Arisnete Câmara de Morais - UFRN. Atuou como professor da disciplina História nas redes municipal, estadual e privada de ensino do Município de Jucurutu/RN, entre os anos de 2006 a 2008. Atuou como professor das disciplinas Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino de Artes, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino de História e Geografia e Fundamentos Teóricos e metodológicos do ensino das Ciências Naturais pela Faculdade Integrada do Brasil - FAIBRA. Atualmente exerce a função de Coordenador Municipal de Cultura na cidade de Jucurutu/RN. (Fonte: Currículo Lattes)
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