Leadership Agility: A evolução da liderança para o desenvolvimento de organizações ágeis [Thomaz Ribas]
Os benefícios da adoção de formas ágeis de trabalho já são bastante claros para empresas que estão na sua jornada de agilidade. O relatório anual do State of Agile (da Digital.ai/VersionOne), por exemplo, mostra os benefícios com dados.
Quando olhamos as barreiras para adotar e escalar agilidade, os mesmos relatórios mostram que questões relacionadas a liderança, mudança e cultura estão entre os principais desafios.
Na Business Agility Conference deste ano, foi apresentada uma avaliação para medir o progresso de agilidade de negócios dentro de uma organização. Não surpreendentemente, 60% dos itens que a avaliação mede são comportamentos de liderança, e os demais são altamente influenciados pela liderança das organizações.
A maior parte das barreiras encontradas muitas vezes não são impedimentos que podem ser solucionados por Scrum Masters ou Agile Coaches. São elementos do sistema de trabalho relacionados à estruturas, políticas e/ou mensurações existentes que fazem com que a agilidade atinja um “teto”. Líderes organizacionais são os responsáveis por esses elementos. Porém, para mudar o sistema, muitas vezes os líderes precisam mudar a própria forma que eles pensam e agem. O que acontece na empresa é um espelho da forma como os líderes pensam e agem.
Eu tenho me dedicado mais recentemente a ajudar líderes a aumentar sua habilidade de liderar, não ensinando métodos ágeis para líderes, mas ensinando liderança ágil para que líderes possam ajudar a desenvolver ambientes e formas mais ágeis de trabalho, alinhando os valores ágeis aos valores e à cultura da sua organização específica. Afinal, liderança e cultura são 2 lados da mesma moeda (Edgar Schein) - irei mencioná-lo durante a palestra.
Durante a palestra, pretendo compartilhar um caminho para o desenvolvimento de líderes ágeis. Terei como pano de fundo o framework de desenvolvimento de agilidade de liderança “Leadership Agility” - (que também será mencionado).
O framework é baseado em uma profunda pesquisa no tema de desenvolvimento adulto, incluindo Ken Wilber, Susane Cook-Greuter e Don Beck (mesmos pesquisadores que serviram como base para o trabalho de Frederic Laloux e seu livro “Reinventando as Organizações”.
Compartilhando a minha própria jornada, irei navegar pelos principais estágios de desenvolvimento de liderança proposto pelo modelo, incluindo os “pontos de virada” que me fizeram buscar um próximo estágio.
Irei conectar o framework com as minhas experiências, dores e desafios pessoais sofridos durante a minha própria jornada de liderança, desde minha primeira posição como líder de time, até CTO e atualmente coach e consultor, e insights sobre como os participantes podem iniciar ou avançar em sua jornada de liderança ágil.
Público alvo:
Líderes e gestores de negócios, produtos, projetos, executivos, líderes de RH/People, Agile Coaches, líderes de tribos, chapters, consultores - profissionais com papel de liderança de produtos, projetos, negócios ou times.
Thomaz Ribas: é especialista em OKR e agilidade organizacional e um entusiasta dos temas de liderança e cultura. Fundador da Interia Consulting, sua missão é trazer conscientização e orientação pragmática para ajudar líderes a se desenvolver