Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2020 ocorre na cidade do Rio de Janeiro o I Simpósio de Papiloscopia Forense (I SIMPF-RJ) organizado pelo Instituto For.Sci, pelo LDD/UERJ e pela Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado do Rio de Janeiro (APPOL).
Através de ciclo de palestras e mesas redondas, o evento objetiva a atualização e capacitação de profissionais em identificação humana pela Papiloscopia Forense, bem como fomentar o desenvolvimento científico da área no Estado do Rio de Janeiro através da pesquisa em Perícia Papiloscópica.
Público alvo: Peritos em identificação humana através da Papiloscopia da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e outras Instituições de Perícia Técnica e estudantes nível pós graduação stricto sensu na área Forense.
Certificação: 40 horas
Cerimônia de Abertura Abertura
A Papiloscopia enquanto linha de pesquisa acadêmica e empreendedorismo Palestra · Ludmila Alem
Coffee Break Coffee break
Análise e confronto de impressões palmares Palestra · Jemima de Jesus Santos
Almoço Almoço
Apresentação do caso da 113 Sul - Rodrigo Meneses (PCDF) Mesa Redonda: A importância dos vestígios de impressões papiloscópicas nas investigações criminais, no processo judicial e na cadeia de custódia. Mesa-redonda · Alessandra Korenchendler, Rodrigo Meneses Barros
Coffee Break Coffee break
Investigação da composição química de vestígios de impressões digitais: novas perspectivas em Papiloscopia Forense Palestra · Rodrigo Meneses Barros
Laboratório de Exames Papiloscópicos, tratamento de materiais e a maior câmara de cianoacrilato do mundo Palestra · Marco Antonio Paulino
Métodos aplicados para tratamento em Necropapiloscopia Palestra · Luciano Gonçalves Corrêa
Coffee Break Palestra
A importância do papiloscopista na gestão e implementação de políticas públicas Mesa-redonda · Alexandre Trece
Espaço Patrocinadores - SINDPOL/RJ & COLPOL/RJ Apresentação
Almoço Almoço
Divulgação - Serviço de Representação Facial Humana Apresentação
Aspectos técnicos-científicos da coleta ao exame de confronto papiloscópico Palestra · Rafael Del Sarto
Coffee Break Coffee break
Perícia papiloscópica em artefatos explosivos; manuseando com segurança e dificuldades na positivação Apresentação · Alexandre Miceli
Coleta de vestígios papiloscópicos em locais de crime no Rio de Janeiro Palestra · Alessandra Siffert
Encerramento Encerramento
[POLÍTICA DE CANCELAMENTO]
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã , Rio de Janeiro - RJ
20550900
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã , Rio de Janeiro - RJ
20550900
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Biomédica (UFRJ), Período Sanduíche no Exterior pelo CNPq, na University of Lincoln, School of Life Sciences, Reino Unido (Forensic Science, 2013) na área da Criminalística com ênfase no estudo de impressões digitais e químicos reveladores. Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área integrada de Papiloscopia e Genética Forense. Doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área de Papiloscopia Forense. Instrutora da disciplina de Papiloscopia Forense no curso de Perícia e Investigação Criminal Militar e do Curso de Identificação Biométrica do Exército Brasileiro. Professora do módulo Perícias Papiloscópicas e Papiloscopia Criminal no curso de Pós-graduação em Perícia Criminal e Investigação Forense do Instituto de Especialização do Amazonas (ESP).
Bacharel em Direito, atua como perita papiloscopista desde 1996 na PCDF. Instrutora nos cursos de formação profissional para perito papiloscopista, agente de polícia e delegado PCDF e SENASP/MJ. Possui vasto conhecimento em diversas áreas da Papiloscopia, especialmente na análise das impressões palmares e sua aplicação na identificação civil, criminal e neonatal.
Biólogo, Mestre em ciências médicas e Doutor em nanociência e nanobiotecnologia, é professor da Escola Superior de Polícia Civil e de cursos de pós graduação em ciências forenses. Atua há mais de 10 anos como Perito Papiloscopista do PCDF e desenvolveu pesquisas na UnB sobre abordagens morfométricas na datação de impressões digitais latentes, bem como na investigação química desses vestígios. É também vice-presidente da Fenappi (Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação).
Bacharel em Direito, atua como perita papiloscopista desde 2005 na PCERJ, é Diretora para o Cargo de Papiloscopista Policial do SINDPOL-RJ, Diretora da FEIPOL/SUDESTE, e Diretora da COBRAPOL e trabalha desde 2014 na Delegacia de Homicídio de Niterói e São Gonçalo, onde já exerceu atividade de Perícia Papiloscópica em Local de Homicídio e atualmente faz a gestão da Cadeia de Custódia dos vestígios, na Unidade.
Farmacêutico, Especialista em Farmacologia e Pós-graduado em papiloscopia polical, é professor da Escola Superior de Polícia Civil, da SENASP, da ESMPU e de cursos de pós graduação. Atua como perito papiloscopista no PCDF, é o atual diretor da Divisão de Laboratórios do Instituto de Identificação da PCDF e chefe de Laboratórios de Exames Papiloscópicos.
Graduado em Administração e Fisioterapia, Especialista em Administração Escolar e em Fisioterapia Geriátrica, Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Porto (Portugal). Atuou como Técnico Policial em Necrópsia por 8 anos da PCERJ e atualmente é Perito Papiloscopista desde 2018.
Graduado em Medicina Veterinária e Bacharel em Direito, Especialista em Ciências Forenses e em Justiça Criminal e Segurança Pública, é perito papiloscopista desde 1994 e possui experiência na área de Morfologia, com ênfase em Identificação humana. Exerceu a função de Diretor Adjunto do IIFP por 10 anos e é o Presidente da APPOL-RJ.
Biólogo, Especialista em Papiloscopia Policial, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas / Biologia Molecular e Bioquímica. Possui experiência em Identificação Humana por meio de Impressões Papiloscópicas usando sistema biométrico (AFIS), em perícia papiloscópica em local de crime e em laboratório. Experiência na área de pesquisa e desenvolvimento na área de ciências forenses e biotecnologia. Professor do Centro Universitário Uniprojeção-Brasília/DF. Atua como Papiloscopista Policial do Instituto de Identificação da PCDF desde 2010.
Graduada em Medicina Veterinária, é perita papiloscopista, é chefe do Serviço de Perícia Papiloscópica em Local de Crime (SPPLC) do IIFP.
-
Doutoranda do Programa de Gestão, Educação e Difusão em Biociências do IBqM - Instituto de Bioquímica Médica - na UFRJ com o tema de Vacinação. Atua junto à Polícia Técnico-Científica do Estado do Rio de Janeiro realizando perícias papiloscópicas. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ com bacharelado em Genética (2010). Possui Mestrado acadêmico em Biologia Parasitária pela Fiocruz com ênfase em Virologia (2013). |