I Simpósio de Papiloscopia Forense do Rio de Janeiro (I SIMPF-RJ)

31 de janeiro de 2020, 09h00 até 1 de fevereiro de 2020, 18h00
Auditório 11 - 1° andar - Pavilhão Reitor João Lyra Filho - Rio de Janeiro, RJ

Informações

Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2020 ocorre na cidade do Rio de Janeiro o I Simpósio de Papiloscopia Forense (I SIMPF-RJ) organizado pelo Instituto For.Sci, pelo LDD/UERJ e pela Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado do Rio de Janeiro (APPOL).


Através de ciclo de palestras e mesas redondas, o evento objetiva a atualização e capacitação de profissionais em identificação humana pela Papiloscopia Forense, bem como fomentar o desenvolvimento científico da área no Estado do Rio de Janeiro através da pesquisa em Perícia Papiloscópica.


Público alvo:Peritos em identificação humana através da Papiloscopiada Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e outras Instituições de Perícia Técnicae estudantes nível pós graduação stricto sensu na área Forense.

Certificação: 40 horas

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Ludmila Alem

Saiba mais

Jemima de Jesus Santos

Saiba mais

Rodrigo Meneses Barros

Saiba mais

Alessandra Korenchendler

Saiba mais

Marco Antonio Paulino

Saiba mais

Luciano Gonçalves Corrêa

Saiba mais

Alexandre Trece

Saiba mais

Rafael Del Sarto

Saiba mais

Alessandra Siffert

Saiba mais

Alexandre Miceli

Saiba mais

Stephanie Treiber

Programação:

Cerimônia de Abertura Abertura

A Papiloscopia enquanto linha de pesquisa acadêmica e empreendedorismo Palestra · Ludmila Alem

Coffee Break Coffee break

Análise e confronto de impressões palmares Palestra · Jemima de Jesus Santos

Almoço Almoço

Apresentação do caso da 113 Sul - Rodrigo Meneses (PCDF) Mesa Redonda: A importância dos vestígios de impressões papiloscópicas nas investigações criminais, no processo judicial e na cadeia de custódia. Mesa-redonda · Alessandra Korenchendler, Rodrigo Meneses Barros

Coffee Break Coffee break

Investigação da composição química de vestígios de impressões digitais: novas perspectivas em Papiloscopia Forense Palestra · Rodrigo Meneses Barros

Laboratório de Exames Papiloscópicos, tratamento de materiais e a maior câmara de cianoacrilato do mundo Palestra · Marco Antonio Paulino

Métodos aplicados para tratamento em Necropapiloscopia Palestra · Luciano Gonçalves Corrêa

Coffee Break Palestra

A importância do papiloscopista na gestão e implementação de políticas públicas Mesa-redonda · Alexandre Trece

Espaço Patrocinadores - SINDPOL/RJ & COLPOL/RJ Apresentação

Almoço Almoço

Divulgação - Serviço de Representação Facial Humana Apresentação

Aspectos técnicos-científicos da coleta ao exame de confronto papiloscópico Palestra · Rafael Del Sarto

Coffee Break Coffee break

Perícia papiloscópica em artefatos explosivos; manuseando com segurança e dificuldades na positivação Apresentação · Alexandre Miceli

Coleta de vestígios papiloscópicos em locais de crime no Rio de Janeiro Palestra · Alessandra Siffert

Encerramento Encerramento

Credenciamento

  • O credenciamento será realizado no dia 31 de janeiro de 2020 a partir das 08:30h. 
  • Serão realizados dois coffee breaks por dia (manhã e tarde)
  • Certificado será enviado via e-mail em PDF em até 30 dias após a finalização do evento.
  • Certificação será concedida mediante 75% de presença no evento + atividade EAD para complementação da carga horária.

[POLÍTICA DE CANCELAMENTO] 

  • Devido a necessidade de investimento com a organização do curso, o prazo para o cancelamento de inscrições será de até 10 (dez) dias antes da data de realização do mesmo, havendo reembolso de 100% do valor investido.
  • No caso de desistências após o prazo acima estipulado, até 24h horas antes da realização do evento: reembolso de 30% do valor investido.
  • Desistência no dia ou não comparecimento no dia do evento: não haverá reembolso.

Auditório 11 - 1° andar - Pavilhão Reitor João Lyra Filho

Rua São Francisco Xavier, 524

Maracanã , Rio de Janeiro - RJ

20550900

Auditório 11 - 1° andar - Pavilhão Reitor João Lyra Filho

Rua São Francisco Xavier, 524

Maracanã , Rio de Janeiro - RJ

20550900

Instituto For.Sci - APPOL - LDD

Ludmila Alem

UERJ


Biomédica (UFRJ), Período Sanduíche no Exterior pelo CNPq, na University of Lincoln, School of Life Sciences, Reino Unido (Forensic Science, 2013) na área da Criminalística com ênfase no estudo de impressões digitais e químicos reveladores. Mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área integrada de Papiloscopia e Genética Forense. Doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro na área de Papiloscopia Forense. Instrutora da disciplina de Papiloscopia Forense no curso de Perícia e Investigação Criminal Militar e do Curso de Identificação Biométrica do Exército Brasileiro. Professora do módulo Perícias Papiloscópicas e Papiloscopia Criminal no curso de Pós-graduação em Perícia Criminal e Investigação Forense do Instituto de Especialização do Amazonas (ESP).

Jemima de Jesus Santos

PCDF


Bacharel em Direito, atua como perita papiloscopista desde 1996 na PCDF. Instrutora nos cursos de formação profissional para perito papiloscopista, agente de polícia e delegado PCDF e SENASP/MJ. Possui vasto conhecimento em diversas áreas da Papiloscopia, especialmente na análise das impressões palmares e sua aplicação na identificação civil, criminal e neonatal.

Rodrigo Meneses Barros

PCDF


Biólogo, Mestre em ciências médicas e Doutor em nanociência e nanobiotecnologia, é professor da Escola Superior de Polícia Civil e de cursos de pós graduação em ciências forenses. Atua há mais de 10 anos como Perito Papiloscopista do PCDF e desenvolveu pesquisas na UnB sobre abordagens morfométricas na datação de impressões digitais latentes, bem como na investigação química desses vestígios. É também vice-presidente da Fenappi (Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação).

Alessandra Korenchendler

PCERJ


Bacharel em Direito, atua como perita papiloscopista desde 2005 na PCERJ, é Diretora para o Cargo de Papiloscopista Policial do SINDPOL-RJ, Diretora da FEIPOL/SUDESTE, e Diretora da COBRAPOL e trabalha desde 2014 na Delegacia de Homicídio de Niterói e São Gonçalo, onde já exerceu atividade de Perícia Papiloscópica em Local de Homicídio e atualmente faz a gestão da Cadeia de Custódia dos vestígios, na Unidade.

Marco Antonio Paulino

PCDF


Farmacêutico, Especialista em Farmacologia e Pós-graduado em papiloscopia polical, é professor da Escola Superior de Polícia Civil, da SENASP, da ESMPU e de cursos de pós graduação. Atua como perito papiloscopista no PCDF, é o atual diretor da Divisão de Laboratórios do Instituto de Identificação da PCDF e chefe de Laboratórios de Exames Papiloscópicos.

Luciano Gonçalves Corrêa

PCERJ


Graduado em Administração e Fisioterapia, Especialista em Administração Escolar e em Fisioterapia Geriátrica, Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Porto (Portugal). Atuou como Técnico Policial em Necrópsia por 8 anos da PCERJ e atualmente é Perito Papiloscopista desde 2018.

Alexandre Trece

PCERJ


Graduado em Medicina Veterinária e Bacharel em Direito, Especialista em Ciências Forenses e em Justiça Criminal e Segurança Pública, é perito papiloscopista desde 1994 e possui experiência na área de Morfologia, com ênfase em Identificação humana. Exerceu a função de Diretor Adjunto do IIFP por 10 anos e é o Presidente da APPOL-RJ.

Rafael Del Sarto

PCDF


Biólogo, Especialista em Papiloscopia Policial, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas / Biologia Molecular e Bioquímica. Possui experiência em Identificação Humana por meio de Impressões Papiloscópicas usando sistema biométrico (AFIS), em perícia papiloscópica em local de crime e em laboratório. Experiência na área de pesquisa e desenvolvimento na área de ciências forenses e biotecnologia. Professor do Centro Universitário Uniprojeção-Brasília/DF. Atua como Papiloscopista Policial do Instituto de Identificação da PCDF desde 2010.

Alessandra Siffert

PCERJ


Graduada em Medicina Veterinária, é perita papiloscopista, é chefe do Serviço de Perícia Papiloscópica em Local de Crime (SPPLC) do IIFP.

Alexandre Miceli

PCERJ


-

Stephanie Treiber

PCERJ


Doutoranda do Programa de Gestão, Educação e Difusão em Biociências do IBqM - Instituto de Bioquímica Médica - na UFRJ com o tema de Vacinação. Atua junto à Polícia Técnico-Científica do Estado do Rio de Janeiro realizando perícias papiloscópicas. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ com bacharelado em Genética (2010). Possui Mestrado acadêmico em Biologia Parasitária pela Fiocruz com ênfase em Virologia (2013).