Adriano Galvão de Souza Azevedo

USP

Possui graduação em Química Licenciatura/Bacharelado. Mestrado e Doutorado obtidos no programa de Física e Química de Materiais (FQMat) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atuação na área de materiais cerâmicos e cimentos livres de clínquer. Experiência na produção e caracterização de cimentos geopoliméricos a base de cinza volante, escória de alto forno, resíduos da mineração e produção cerâmica. Realizou pós-doutorado no programa de Engenharia Mecânica (PPMEc) na UFSJ e pós-doutorado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), trabalhando com análises microestruturais e suas correlações com as resistências mecânicas e propriedades físicas de materiais ativados alcalinamente. Atualmente é pesquisador na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) e atua no departamento de Engenharia de Biossistemas. Pesquisa relacionada com o estudo da durabilidade de compósitos cimentícios reforçados com fibras lignocelulósicas com matrizes de MgO e MgSO4. Realizou parte de sua investigação na NOVA School of Science and Technology (FCT-NOVA) e Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS), investigando processos de envelhecimento acelerado de fibrocimentos de matriz magnesiana. O pesquisador faz parte do grupo Research Nucleus on Materials for Biosystems (BioSMat) e trabalha em parceria com o Departamento de Engenharia mecânica aeroespacial e civil da Universidade de Manchester.

Annabela Vicente Rita

Universidade de Lisboa

IDENTIFICADORES: Autora de WSI-Magazine-novo site

Academia.Edu | Ciência Vitae  ID: 9313-DC1B-A42D [https://www.cienciavitae.pt/portal/9313-DC1B-A42D] | Escritores online | Google Académico | Google Scholar | | LATTES [ID Lattes: 7129933229775554] | ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1541-3006 | ResearcherID: G-1678-2011G-1678-2011 | Scopus Author ID: 55627063000 | WorldCAT 

 

Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Coordenadora/CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias)

Investigadora do CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

Presidente / Academia Lusófona Luís de Camões & Instituto Fernando Pessoa Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas (da SHIP)

Membro do Conselho Directivo do OLP (Observatório da Língua Portuguesa) & Conselho Científico do IECC-PMA

Directora / Associação Portuguesa de Escritores e Sociedade Histórica da Independência de Portugal /Biblioteca-SHIP / Curso Geral

Membro / Conselho Consultivo do Museu Virtual da Lusofonia.

Formação: Doutoramento (Literatura Portuguesa, 1995), Agregação (em Literatura, 2010) e dois pós-doutoramentos em Literatura (sobre o "Cânone Literário e a Lusofonia", 2014, e "Cânone Literário", 2017) 

Carolina Zuppo Abed

USP

Escritora, professora e pesquisadora. Professora de pós-graduação em diferentes cursos relacionados à escrita e à leitura, dentre eles Formação de Escritores (Instituto Vera Cruz/SP) e Psicopedagogia (Centro Universitário São Camilo/SP). Formada em Letras (USP), com pós-graduação em Formação de Escritores, em Psicopedagogia e em Artes da Escrita. Doutoranda em Letras (USP), com pesquisa sobre oficinas de escrita literária. Idealizadora e coordenadora pedagógica do Curso Livre de Escrita Literária da Baixada Santista, ministra oficinas de escrita no Brasil e em Portugal. Oito anos de experiência docente no Ensino Básico (Fundamental II e Médio). Autora de "Como escrever mesmo estando em pânico" (Europa, 2020), "Passatempoemas" (Quelônio, 2020), "Tecle 2 para esquecer" (Patuá, 2017) e "Menos o mar" (Quelônio, 2017). Trabalhou com formação de professores em diversos eventos de educação e tem diversos artigos em revistas de literatura e psicopedagogia.

Claudio M. Soares

Universidade Nova de Lisboa. Oeiras, PT.

Cláudio M. Soares estudou Bioquímica na Universidade de Lisboa, Portugal, tem doutoramento em Bioquímica (apresentado na Universidade de Lisboa em 1994 ). Após o doutoramento ingressou no ITQB NOVA em 1994 e em 1999 criou e passou a liderar o Laboratório de Modelação de Proteínas, um dos primeiros laboratórios em Portugal a trabalhar nesta área, onde este Laboratório trabalha com modelagem molecular de proteínas utilizando métodos biofísicos computacionais com aplicações com interesse biotecnológico e biomédico. Cláudio M. Soares é Professor Catedrático de Bioquímica desde 2022. Foi Vice-Reitor nos triênios 2005-2008 e 2011-2013 e reitor de 2013-2023 do instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa. Oeiras, PT.

Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

UFMG

Pós-Doutora em Dança pela UFRJ e em Artes e Humanidades pela Universidade de Lisboa - Bolsista CNPQ – no Exterior. Doutora em Estudos Linguísticos na Pós-Lin/FALE/UFMG na linha Linguagem e Tecnologia com ênfase na semiótica da dança e na inserção da Dança no ciberespaço. Professora Adjunta da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais na área da Dança. Coordenadora do Programa de Dança Experimental da EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança. Integrante do Grupo de Pesquisa SEMIOTEC da UFMG e do Grupo de Pesquisa GESMIG. Professora Associada na EEFFTO-UFMG na área da Dança. É docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) no Polo UFMG. Coordenadora do Programa de Dança Experimental da EEFFTO/UFMG. Líder do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança /CNPq.

Lisandra Helena Barros Santos

CNPQ

Assistente de Diretoria 
Analista em C&T 
Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação
DCOI/PRE

É Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Exerce a função de Assistente da Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq (DCOI). Administradora, Especialista em Auditoria e Controle Gerencial e Mestra em Políticas Públicas. Neste momento, é Doutoranda em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Márcia Bitelli Cerântola

Proprietária da escola de inglês "Magic Tree English"

SORTEIO

(No evento haverá sorteio de pacote de 4 aulas de inglês individuais e preparatórias para exames de proficiência ou focadas no interesse do ganhador- preparação para congresso ou de conversação livre).

É formada em Letras Inglês pela UNESP, com vivência de 5 anos no exterior e experiência de ensino do idioma desde 2000. Fez cursos de aperfeiçoamento e estágios em escolas nos Estados Unidos. Possui ampla experiência em preparatório para exames como o TOEFL, IELTS, TEAP, WAP e atua com alunos de pós-graduação na preparação para apresentações em congressos científicos de diversas áreas.

Link: https://www.magictree-english.com/

Maria Paulina Faria

Universidade NOVA de Lisboa, NOVA School of Science and Technology (NOVA)

Professora associada do Departamento de Engenharia Civil da NOVA School of Science and Technology (NOVA). Investigação nas áreas de Engenharia; Tecnologia de Construção e Edificações; Ciência dos Materiais; Química e Ciências Ambientais e Ecologia.

Mendo Castro Henriques

Universidade Católica Portuguesa

Mendo Castro Henriques - Flósofo português. Professor da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) e membro da Direção do Centro de Estudos de Filosofia (CEFi), da Universidade Católica Portuguesa.  Fez estágios de pré-doutorado na Universidade de Munique e na Universidade de Stanford e leciona na Universidade Católica Portuguesa. Dedica-se aos estudos de filosofia política e filosofia da consciência e é um destacado especialista em Eric Voegelin e Bernard Lonergan. Sócio correspondente da Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, membro do Eric Voegelin Archiv (Munique), World Association of International Scholars (Stanford), American Political Science Association e Associação Portuguesa de Ciência Política e colaborador do CCR da Fédération Internationale des Universités Catholiques. Preside o Instituto da Democracia Portuguesa.

Patrícia de Paula Queiroz Bonato

Universidade de São Paulo e Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa

Doutoranda em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (cotutela). Mestra em Direito e Desenvolvimento pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com ênfase de estudos em saúde prisional e saúde pública. Possui especialização em Tutorias em Educação a Distância. É licenciada em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- UNESP. Trabalhou como professora auxiliar do Curso de Especialização em Ciências Criminais da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e dos cursos de Direito e de Administração da Faculdade São Luís de Jaboticabal. É investigadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (USP) e do Global Health and Tropical Medicine (GHTM/NOVA).

Renato Manuel Laia Epifânio

Movimento Internacional Lusófono - MIL

Presidente do MIL. Professor Universitário; Membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva; investigador na área da “Filosofia em Portugal”, com dezenas de estudos publicados, desenvolveu um projecto de pós-doutoramento sobre o pensamento de Agostinho da Silva, com o apoio da FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para além de ser responsável pelo Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa: www.bibliografiafilosofica.webnode.com; Licenciatura e Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; doutorou-se, na mesma Faculdade, no dia 14 de Dezembro de 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do pensamento português contemporâneo: uma perspectiva a partir da visão de José Marinho; autor das obras Visões de Agostinho da Silva (2006), Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (2007), Perspectivas sobre Agostinho da Silva (2008), Via aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente (2009), A Via Lusófona: um novo horizonte para Portugal (2010), Convergência Lusófona (2012/ 2014/ 2016), A Via Lusófona II (2015), A Via Lusófona III (2017), A Via Lusófona IV (2019), Pensar de novo, pensar o novo: em tempos de pandemia (2021/ Brasil) e A Via Lusófona V (2022). Dirige a NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e a Colecção de livros com o mesmo nome (Zéfiro). Preside ao MIL: Movimento Internacional Lusófono desde a sua formalização jurídica (2010). É, desde 2021, Membro do Conselho Supremo da SHIP: Sociedade Histórica da Independência de Portugal e, desde 2022, Membro da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e Presidente da Direcção da PASC: Plataforma de Associações da Sociedade Civil – Casa da Cidadania.

Rodrigo Costa Zeferino

UFSC

Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense(2011), e doutorado em bioquímica pelo Programa de Pós Graduação em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina/ bolsa CAPES-DS (2019). Atualmente está realizando um estágio pós-doutoramento onde desenvolve estudos in silico empregando ferramentas de bioinformática na pesquisa de interações entre macromoléculas-alvo (DNA ou proteínas), e pequenas moléculas ligantes com atividade antitumoral. Possui experiência na área da toxicologia molecular através de estudos in vitro e in vivo avaliando a atividade antitumoral de novos compostos sintéticos e naturais, além disso possui experiência na área da Bioinformática através do planejamento, execução e interpretação de resultados obtidos de simulações in silico de docking e dinâmica molecular empregando macromoléculas (DNA ou proteínas), e pequenas moléculas ligantes com atividade antitumoral. É integrante do grupo de pesquisa CNPq BMTOX: Bioquímica de Macromoléculas, LABIOEX (Laboratório de Bioquímica Experimental). Tem como tema a Bioquímica de Macromoléculas: Toxicologia, Metabolismo, Bioenergética e Bioinformática. Atualmente esta desenvolvendo pesquisa nos temas com estudo in sílico e dinâmica molecular para predição de inibidores da via da AKT1 e terapia do câncer. Tem experiência na docência, lecionando em cursos técnicos e de graduação, também tem experiência como responsável técnico em farmácia clinica e drogarias, além de experiência na farmácia hospitalar pública.