Corpos, Medicalização, Patologização e Estigmas

 

No período de 15 a 18 de dezembro de 2021, acontecerá a atividade IV SIMPÓSIO PET MEDICINA ENFERMAGEM, com o tema GÊNEROS, SEXUALIDADES, DIVERSIDADES E CIDADANIA, por meio de plataformas digitais, sob a organização do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Enfermagem, Núcleo do Projeto Rondon da UFPA e Centro Acadêmico de Psicologia Marielle Franco (Uninassau), no contexto do Projeto de Extensão: Gênero, Sexualidade e Cidadania: reflexões e intervenções sobre práticas sociais para as diversidades - PROEX/UFPA. A presente atividade considera e está alinhada aos princípios éticos e morais institucionais. O público alvo envolve profissionais, discentes e a população em geral.
O evento se justifica tendo em vista a necessidade de promover compreensão sobre a diversidade sexual e diversidade de gênero, considerando intersecções e lugares de fala, envolvendo o meio educacional, a família, o Estado, as políticas públicas, a saúde, bem como as articulações e organizações da sociedade civil, no que diz respeito à seguridade dos direitos humanos, direitos sexuais, a luta contra preconceitos e discriminações. Portanto, o evento tem como objetivo propiciar espaço de informação, diálogo e reflexão, no enfrentamento aos estigmas, preconceitos e violências, além de fomentar o debate crítico reflexivo sobre garantia de direitos e exercício da cidadania e acolhimento e promoção de cuidado, considerando a diversidade de gênero e diversidade sexual.
A mesa de debates contará com:
- FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS (debatedora) -  Título da fala: Desmedicalizar e despatologizar a vida. CV autoinformado: Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social. Doutora em História cultural. Todos pela UNESP. Pós-doutora em Psicologia pela UFF. Prof associada III na graduação e pós-graduação em Psicologia da Ufpa. 
- IGOR SAMMY DA COSTA JUREMA FARIAS (debatedor) - Título da fala: A dor de ser trans. CV autoinformado: Psicólogo, Terapeuta Sexual, especialista em Psicologia Sexual e Docência em Gênero e Sexualidade, atua na área clínica e escolar.
- TIAGO DUQUE - Título de fala: Do AZT à “balinha”: Canais do YouTube, Gays e HIV. CV autoinformado: Professor na Faculdade de Ciências Humanas e no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais e bacharelado em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atuou no Governo Municipal de Campinas, na Secretaria de Saúde, como assessor do Núcleo de Educação e Comunicação Social do Programa Municipal de DST/Aids. É coordenador do Impróprias - Grupo de pesquisa em gênero, sexualidade e diferenças. Está como coordenador, desde 2018, do GT 23 - "Gênero, Sexualidade e Educação" da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.
- IÊDA MARIA LOUZADA GUEDES (mediadora) - CV autoinformado: Professora da Universidade Federal do Pará, Tutora do PET Medicina Enfermagem - FNDE/MEC, Coordenadora do Núcleo do Projeto Rondon/UFPA; Doutora em Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Neurobiologia, pela FMRP da Universidade de São Paulo (USP); Mestra em Morfologia/Biologia Celular, pela FMRP da USP; Graduada em Biomedicina (UFPA); Psicóloga e Filósofa em formação; Presidenta do Centro Acadêmico de Psicologia Marielle Franco; Conselheira da Comissão Nacional dos Grupos PET; Formação em andamento em Psicanálise clínica e em Neurociência e Psicologia da Espiritualidade, Especialização em Educação Especial e Inclusiva, em Neuropsicopedagogia, em Arteterapia, e em Psicomotricidade. Desenvolve projetos de extensão/pesquisa com as temáticas: Juventudes, Sexualidades, Gênero e Violências; Estratégias artístico lúdicas e estimulação de habilidade sensoriomotora, em crianças com ECNE, Acidente vascular encefálico e fatores de riscos, em municípios paraenses. Coordenadora dos projetos Gênero, Sexualidades e AVC em foco, aprovados em editais da PROEX/UFPA. 
Organização:
- NATASHA MOCHIUTTI DE MELO - acadêmica de Medicina da UFPA e bolsista do PET Medicina Enfermagem
- LAILA VIDIGAL DE SOUZA - acadêmica de Psicologia da UFPA, bolsista do Núcleo do Projeto Rondon (UFPA) e colaboradora do PET Medicina Enfermagem 
- RAFAEL DE JESUS BATISTA MAIA do acadêmico de Psicologia da Uninassau-Belém e colaborador do Núcleo do Projeto Rondon e PET Medicina Enfermagem
- JOÃO VÍTOR ANDRADE DE CARVALHO - acadêmico de Odontologia da UFPA, bolsista do Núcleo do Projeto Rondon e colaborador do PET Medicina Enfermagem
Transmissão: https://youtu.be/UVEeJ2luLqU - https://youtu.be/FuHVGeRhoKA - https://web.facebook.com/104480197563439/posts/625650155446438/?_rdc=1&_rdr 
Apoio: Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências Biológicas e PROEX - UFPA e FNDE/MEC

Compartilhe!