III Simpósio Nacional de Engenharia de Produção

3 de março de 2021, 14h00 até 5 de março de 2021, 21h00

Informações

Nesta terceira edição do Simpósio Nacional de Engenharia de Produção (SINEP), o tema "Aprimoramento dos Serviços diante dos Avanços Tecnologicos" tem objetivo apresentar conhecimentos e ideias nas diversas áreas de Engenharia de Produção, através de discussões sobre inovação, aperfeiçoamento da qualidade no serviço.

O evento é organizado pela Associação Estudantil de Engenharia de Produção (AEEP) e com o apoio de professores e parceiros da Universidade Federal da Grande Dourados - Unidade II, no município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Essa edição será online e irá ocorrer durante os dia 03, 04 e 05 de 2021. Contará com palestras, minicursos, workshops e mesas redondas, além da submissão e apresentação de artigos cientificos.

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão de trabalhos e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

DIOGO APARECIDO LOPES SILVA

Saiba mais

Lucas Rasi Cunha Leite

Saiba mais

Kamila Taira Paschoal Alves Corrêa

Saiba mais

Juliana Soares

Saiba mais

Ricardo Tomaz Caires

Saiba mais

Marcos dos Santos

Saiba mais

Rafael Pieretti

Saiba mais

Alexandra Silva

Saiba mais

Ananisa Silva de Souza

Saiba mais

Franciele Rodrigues

Saiba mais

Débora Silva

Saiba mais

Carlos Camparotti

Saiba mais

Antonio Rentes

Saiba mais

Adriana Leiras

Saiba mais

Rogério da Silva Santos

Programação:

Gestão de operações: Uma abordagem dinâmica Minicurso · Juliana Soares

Tecnologias e métodos na área de serviços Workshop · Kamila Taira Paschoal Alves Corrêa

Inovação em serviços e seus avanços visíveis Palestra · Antonio Rentes

Os efeitos do COVID-19 na cadeia industrial Sul Mato-grossense Mesa-redonda · Alexandra Silva, Rafael Pieretti, Rogério da Silva Santos

Liderança Lean: Desenvolvendo pessoas Minicurso · Ricardo Tomaz Caires

A mobilização e desafios da Logística Humanitária Palestra · Adriana Leiras

Métodos Quantitativos aplicados a economia Workshop · Lucas Rasi Cunha Leite

Qualidade e inovação de serviços: a revolução das métricas em gestão de pessoas Mesa-redonda · Ananisa Silva de Souza, Carlos Camparotti, Débora Silva, Franciele Rodrigues

Modelagem matemática e tomada de decisão por meio do método SAPEVO-M e da Plataforma Computacional SADEMON Minicurso · Marcos dos Santos

Economia circular: Entendendo o fluxo cíclico sustentável Workshop · DIOGO APARECIDO LOPES SILVA

Aplicabilidade da engenharia de produção na área de sistemas navais Palestra · Marcos dos Santos

Evento online

Link: https://www.youtube.com/channel/UCmyEOs6dxwDMoV7CpBIFdog?view_as=subscriber

Data: 03/03/2021 - 05/03/2021 às 14:00

Associação Estudantil de Engenharia de Produção (AEEP)

Organização sem fins lucrativos formado por estudantes de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

DIOGO APARECIDO LOPES SILVA

Universidade Federal de São Carlos


É professor adjunto na UFSCar no curso de graduação em Engenharia de Produção. É orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEPS) e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (PPGPUR) da UFSCar.
Em 2016, obteve o título de Doutor em Engenharia de Produção pela USP, com período sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB - Espanha). Em 2012, obteve o título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela USP, com período de estágio na, Universidade de Coimbra  - Portugal. 
Em 2010, se graduou em Engenharia Industrial pela UNESP. 
Atua em pesquisa nas linhas de Gestão e Engenharia do Ciclo de Vida de produtos, Produção Lean & Green e Bioeconomia Circular. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa CNPq em Engenharia da Sustentabilidade, membro da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), membro da Rede de Pesquisas em Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida (RAICV) e membro da associação internacional Iniciativa Ciclo de Vida da ONU Meio Ambiente. Já recebeu 09 prêmios, publicou 5 livros, 8 capítulos de livro, e mais de 50 artigos em revistas científicas.

Lucas Rasi Cunha Leite

SENAI


Lucas Rasi, economista (UEM) e mestre em Agronegócios (UFMS). Possui mais de 15 anos de experiência como consultor na área de Métodos Quantitativos. Atualmente é coordenador do Curso Superior em Logística da Faculdade de Tecnologia Senai Campo Grande.

Kamila Taira Paschoal Alves Corrêa

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul


Engenheira de Produção formada pela UFMS, engenheira de segurança do trabalho, engenheira de software, pós graduada em gestão de projetos e pós graduanda em Lean Manufacturing
Atualmente é analista de projetos e processos na FIEMS
Professora voluntária na UFMS para o curso de engenharia de produção, também é empreendedora em 3 empresas.

Juliana Soares

autônoma


Graduada em engenharia de produção pela UFGD e possui aperfeiçoamento em gestão da qualidade em processos pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou com planejamento e controle de manutenção e projetos industriais por 4 anos em duas unidades da empresa Bunge alimentos, em paralelo trabalhou na realização de diagnósticos de processos, elaborando fluxogramas e apresentando propostas de melhorias em empresa de pequeno porte na região de Araçatuba/SP. Atualmente trabalha com o mapeamento e modelagem de processos para projetos de certificações ISO 9001:2015 em pequenas empresas em todo Brasil.

Ricardo Tomaz Caires

Consultor


Mestre Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2020). É especialista em Manufatura Enxuta pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2015) e graduado em Engenharia de Produção (UEM) (2014). Tem experiência nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão Organizacional e principalmente em Inovação através de atividades relacionadas com: gestão de equipes, gestão da inovação e do conhecimento, gestão da produção enxuta. Atua também em pesquisas nas seguintes áreas de: Propriedade Intelectual, Políticas Públicas para Inovação, Lean Startup, Empreendedorismo e Inovação. 

Marcos dos Santos

Marinha


Possui dois pós-doutorados, um em Ciências e Tecnologias Espaciais (pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA) e outro em Engenharia de Produção (pela Universidade Federal Fluminense - UFF). Doutor em Engenharia de Produção (pela UFF) - Linha de Pesquisa: Sistemas, Apoio à Decisão e Logística. Mestre em Engenharia de Produção (pela COPPE/UFRJ) - Linha de Pesquisa: Pesquisa Operacional. Bacharel em Ciências Navais (pela Escola Naval - EN) com habilitação em Engenharia de Sistemas. Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor do MBA em Data Science e Analytics da Universidade de São Paulo (USP). Professor colaborador da UFF, atuando no Instituto de Estudos Estratégicos (INEST UFF) e no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO). Possui uma produção acadêmica composta por livros, patentes, registros de softwares, artigos científicos publicados em periódicos e trabalhos publicados em anais de eventos nacionais/internacionais, totalizando mais de 500 pesquisas publicadas. É revisor de 13 periódicos, dentre eles a Revista Applied Soft Computing, a Revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento (PODes) e a Revista Exacta. Atua como referee parecerista do SBPO, CNEG, SIMPEP, SEGeT, SIMEP, EMEPRO, ENFEPRO, SIMEPRO e CONTEXMOD. Oficial Superior com 27 anos de carreira na Marinha do Brasil, atua como Coordenador Acadêmico do Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM). Na Diretoria Geral de Material da Marinha (DGMM), faz parte do Grupo de Gestão do Conhecimento do projeto de construção das Fragatas Classe "Tamandaré", sendo este um projeto binacional Brasil-Alemanha orçado em R$9,1 bilhões. No Estado-Maior da Armada (EMA), é Assessor Técnico para implementação do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) e tem trabalhado na revisão da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil. 

Rafael Pieretti

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD


Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Grande Dourados (2020). Trabalhou três anos no grupo BRF responsável pelas marcas Sadia e Perdigão, um ano dedicado como Analista de PCM, analisando e implantando indicadores de controle e melhoria, um ano dedicado como Planejador de manutenção, com foco em planejar atividades e materiais para as manutenções e um ano trabalhou como Analista de Facilities, na gestão de terceiros, hoje trabalha no grupo JBS, responsável por marcas como Seara e Friboi, trabalha como programador de PCP, onde desenvolve o papel de controlar os processos de PCP no segundo turno.

Alexandra Silva

Agro Energia Santa Luzia – Unidade da Atvos de Nova Alvorada do Sul


Graduada em psicologia pela unigran, pós graduada em Gestão de Pessoas (Ulbra – Canoas), MBA em Gestão Estratégica Empresarial e Agroindustrial – (Unigran – Dourados).   Atualmente Analista de Desenvolvimento de Pessoas na Agro Energia Santa Luzia – Unidade da Atvos de Nova Alvorada do Sul.

Ananisa Silva de Souza

Editora Vozes


Profissional com habilidades desenvolvidas em empresas de grande porte nacionais e multinacionais. Com vivencia no desenvolvimento organizacional em diversos segmentos. Perfil generalista e conhecimento em todos os processos e subsistemas da área de RH. Experiência em gestão do desempenho, gestão do conhecimento, gestão da carreira, sucessão e de talentos. Experiência nos processos de revisão de estruturas organizacionais, processo de mudança, engajamento e cultura. Implantação de políticas de RH. Conhecimento na elaboração de Missão, Visão e Valores e nos desdobramentos do BSC entre outros. Além da pratica no desenvolvimento de pessoal, atua também como professora. Bacharel em Administração pela UCP, especialista em Gestão de Pessoas pela Estácio, com MBA em Liderança sustentável e coaching executivo e educadora física com especialização em docência do ensino superior. Mestranda em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad Internacional Iberoamericana. Atualmente atua como Gestora de RH na Editora Vozes e como tutora na Unopar e na USF nos cursos de MKT, RH, Processos Gerenciais, Administração, entre outros. Idealizadora do Grupo e do Congresso de RH Petrópolis.

Autora do Livro: Jogos, simulações e dinâmicas organizacionais.

Franciele Rodrigues

Universidade de Cuiabá


Graduada em Ciências contábeis pela Universidade de Cuiabá, com MBA Gestão de pessoas e rotinas trabalhistas, Gestão Estratégica de Recursos Humanos pelo Instituto Business Group. Possui experiência na área de Gestão Estratégica de Pessoas, com vivência generalista dos subsistemas de Recursos Humanos, tais como Recrutamento e Seleção, Seleção por competência, Treinamento e Desenvolvimento e orientação quanto às melhores práticas trabalhistas.

Débora Silva

Fundação Getúlio Vargas


Graduada em RH com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na FGV - Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou como analista na Nestle Waters durante 8 anos. Atualmente, trabalha como coordenadora de Recursos Humanos na Brworld Credito. Possui experiência em todos os processos de recursos humanos como generalista.

Carlos Camparotti

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD


Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras, mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo na área de gestão da qualidade e mudança e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCAR-São Carlos. Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Engenharia (FAEN) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Antonio Rentes

Universidade de São Paulo


Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutorado em Engenharia Mecânica São Carlos pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre Docência em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerenciamento do Processo de Mudança Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: produção enxuta, lean production, gerenciamento de mudanças organizacionais, sistemas de medição de desempenho e teoria da restrições. É professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP e é sócio da empresa de consultoria Hominiss Consulting, especializada em gestão de operações utilizando conceitos de lean enterprise.

Adriana Leiras

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio


Professora do Departamento de Engenharia Industrial (DEI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, além de fundadora e coordenadora do Lab HANDs - Humanitarian Assistance and Needs for Disasters - que é o laboratório de pesquisas em Gestão de Operações em Desastres e Logística Humanitária do DEI PUC-Rio. Pós-doutora em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Universidade de São Paulo - USP (2012), Doutora em Engenharia de Produção pela PUC-Rio (2011), Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-Rio (2006) e Graduada em Engenharia de Produção pela PUC-Rio (2004). Realizou estágio doutoral na Universidade de Waterloo (Canadá) e estágio pós-doutoral na Universidade de Lugano (Suíça), onde parte do projeto foi desenvolvido na Etiópia em parceria com o World Food Program Ethiopia (WFP - ONU). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Logística e Operações Humanitárias. Também é líder do projeto regional de logística humanitária e operações de resposta a desastres da MIT SCALE Latin America Network, Presidente do POMS Caribbean & Latin American Chapter e Regional Vice President Americas da POMS. É editora associada do Production Journal (São Paulo) e revisora de periódicos de alto impacto, como POM, PPC, JHLSCM e IJPE. Atua no ensino e pesquisa em Engenharia de Produção, com foco nos temas de gestão de operações em desastres e logística humanitária.

Rogério da Silva Santos

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD


Graduado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena, mestrado e doutorado em Biotecnologia Industrial pela mesma instituição. Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Engenharia da UFGD.