Kleyfton Soares

Instituto Federal Goiano - Campos Belos

Professor de Química do IF Goiano, doutorando em Ensino de Ciências (USP) e membro do Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais (USP).

Licenciado em Química (IFAL), com período sanduíche no Sligo Institute of Technology (Irlanda, 2013-2015). Especialista em Neurociências Cognitivas e Processos Psicológicos (Unyleya); Especialista em Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem (UCAM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFS). É pesquisador em Ensino de Química e Matemática sob pilares teóricos da psicologia educacional e neurociência cognitiva.

Karla Nunez

Centro Universitário do Norte - UNINORTE

Licenciatura em Química (CEFET-AM, 2006), Bacharelado em Química (UFAM, 2010),  Especialização em Educação a Distância (SENAC-MT, 2010), Especialização em Bioinformática (FUCAPI/UFMG, 2009), Especialização em Informática na Educação (UEA, 2008), Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais (UEA, 2010), Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (UEA, 2011). Técnica em Química (ETFAM, 2000) e Técnica em Química Industrial (CEFET-AM, 2003). Atua desde 2009 como docente na Escola de Ciências Exatas do Centro Universitário do Norte UNINORTE LAUREATE. Atuou como coordenadora no curso de Licenciatura em Química (2013-2015). Áreas de conhecimento: Aprendizagem significativa, Tecnologias e recursos digitais no Ensino de Ciências, Instrumentação, Didática e Ensino de Química, Mapas conceituais e Metodologias Ativas, Mídias Educacionais, Ensino Híbrido e Conectivismo, Educação a Distância, Modelagem molecular computacional aplicada a Proteômica e Biotecnologia.

Juan Masías Sánez Pacheco

Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória

Professor do colegiado de química da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.  Possui graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (Peru, 1995), mestrado em Environmental Sciences and Technology pela UNESCO-IHE (Holanda, 2001) e doutorado em Ciências Ambientais (Química) pela Tennessee Tech University (USA, 2010). Pós-Doutorado em Geologia Ambiental na Universidade Federal do Paraná (atualmente). Principais áreas de pesquisa: Geoquímica Ambiental, Biomarcadores de Poluição, Qualidade de Água.

Dileize Valeriano da Silva

Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória

Professora adjunta do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de União da Vitória). Possui bacharelado e licenciatura em Química (1992), mestrado em Química Inorgânica (1996) e doutorado em Química Analítica (2001) pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Araraquara). Trabalha com Ensino de Química e Ciências, especialmente nos temas: formação de professores e ensino e aprendizagem. É membro do Grupo de Trabalho de elaboração da proposta de mestrado acadêmico em "Conhecimento em Ensino e Docência" da UNESPAR.

Sidney José Lima Ribeiro

Instituto de Química/UNESP - Campus Araraquara

Diretor do Instituto de Química UNESP (2020-2024).Professor titular no Instituto de Química- UNESP em Araraquara.

 Bacharel em Química (UNESP-1982), Mestre em Química Inorgânica (UNESP- 1987) e Doutor em Química Inorgânica (UNESP-UFPE-1992). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Fellow da European Academy of Sciences. Coordenador d rêde internacional "Materias for the Future (CAPES-PRINT-UNESP). Vice-coordenador do Instituto Nacional de Fotônica (InFO). Pesquisador 1A CNPq. Pós-doutoramento na École Centrale Paris- 1994 e CNET-France Telecom- 1995, trabalhando com vitrocerâmicas transparentes e lasers. Trabalha na área de Química Inorgânica e suas implicações na Ciência de Materiais, Espectroscopia e Ensino de Química. É Editor Associado do periódico "Frontiers in Chemistry- Inorganic Chemistry" e membro do corpo editorial dos periódicos Journal of Sol-Gel Science and Technology and Journal of Non-Crystalline Solids. É ainda assessor cientifico das principais agências do país, NSF (Estados Unidos), CNR (Italia) e de vários periódicos científicos. Foi pesquisador visitante no NIRIM - National Institute for Research in Inorganic Materials - Tsukuba, Japão. Foi Professor visitante na Universidade de Trento na Itália, nas Universidades de Angers, Bordeaux e Toulouse na França, Universidade de Aveiro em Portugal, Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Leila Inês Follmann Freire

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e leciona disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Ensino de Ciências (modalidade Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Ensino de Química e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Conhecimentos para Docência, Formação do Professor Universitário, Campo científico, relação Arte-Ciência, Divulgação científica e Teatro de temática científica. Coordenou o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Química da UEPG (2010-2015), foi coordenadora da área de Gestão e Processos Educacionais do PIBID da UEPG (2015-2018), coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG (2017-2020). Atualmente é uma das líderes do Grupo de Pesquisa GEPPE (Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores) e coordena o projeto de pesquisa 'O campo da Educação Química no estado do Paraná: da constituição e nucleação de grupos de ensino e pesquisa à constituição de redes colaborativas' financiado pela Fundação Araucária (FA). 

Camila Silveira da Silva

Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta do Departamento de Química; Professora Permanente do PPGECM e do PROFQUI; Coordenadora do Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências, do Ciência e Arte; e Vice-Coordenadora do Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade; na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa na área de Divulgação Científica. Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara; Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Atua no campo do Ensino de Ciências, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, trabalhando com os seguintes temas: Divulgação Científica, Educação em Museus, Mulheres nas Ciências, Relação Ciência e Arte, Formação de Professores, Processos e Recursos Didáticos. 

Flávia Belham

SENECA

Cientista Chefe da Seneca (www.senecalearning.com), a plataforma educacional gratuita que aplica metodologia científica para melhorar a aprendizagem de 5 milhões de estudantes ao redor do mundo. Bacharel, Licenciada e Mestre em Biologia pela Universidade de Brasilia (UnB). Doutora em Neurociências Cognitivas pela University College London (Inglaterra). Ex professora de Ciências da Secretaria de Educação do DF.