Luiz Alberto Rocha

Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (1998), graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará (1998) e doutorado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor Adjunto I do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Constitucional, Teoria do Estado, Globalização, Democracia e Democracia Estendida.

José Henrique Mouta

Centro universitário do Pará - CESUPA

Possui graduação (1996), mestrado (2000) , doutorado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2006) e estágio de pós-doutoramento na faculdade de direito da Universidade de Lisboa (2009). É professor do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA e da Faculdade Metropolitana de Manaus - Fametro, É membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas, do Instituto dos Advogados do Pará, da Academia Brasileira de Direito Processual Civil, do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo e da Associação Brasileira de Direito Processual, procurador do Estado do Pará e advogado, atuando principalmente nas seguintes áreas: pós-graduação, processo constitucional, sentença, coisa julgada, execução e reformas processuais.

Reynaldo Silveira

Universidade Federal do Pará - UFPA

Advogado militante desde 1977 e Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará desde 1985, onde leciona as disciplinas Direito Processual Civil, Direito Falimentar e Direito do Consumidor. É especialista em Direito Processual pela UFPa e mestre em Direito pela mesma instituição. Atua nas áreas de Direito Societário, Civil, Falimentar, Consumidor e Processo Civil, com diversos trabalhos publicados nessas áreas. É membro da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Pará e do Instituto dos Advogados do Pará. Foi procurador do Estado do Pará (1991-1999) e Procurador Geral da Câmara Municipal de Belém (1991). É sócio do escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro e Scaff Advogados

Victor Sales Pinheiro

Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências Jurídicas, das disciplinas Ética, Hermenêutica, Teoria do Direito e Teoria da Justiça. Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Tradição da Lei Natural". Doutor em Filosofia pela UERJ (Tese sobre Heidegger e Platão). Mestre em Filosofia pela PUC-RIO (Dissertação sobre a República de Platão). Graduado em Direito no Centro Universitário do Pará. Entre 2006 e 2010, coordenou as atividades do filósofo e crítico literário Benedito Nunes no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) em Belém, Pará. De Benedito Nunes, organizou e apresentou os seguintes livros: "A clave do poético" (Cia das Letras - Prêmio Jabuti de Teoria e Crítica Literária 2011), "Ensaios Filosóficos" (Martins Fontes), "Do Marajó ao arquivo: breve panorama da cultura no Pará" (Ed.Ufpa/Secult-Pa), "A Rosa o que é de Rosa - Literatura e Filosofia" (Difel), "Heidegger" (Loyola - no prelo), "Fernando Pessoa: poeta metafísico" (Difel - no prelo). É organizador, junto com Luiz Costa Lima, do livro "Benedito Nunes - o pensamento poético" (Azougue Editorial) e, junto com Célia Jacob, da Revista Asas da Palavra n.25, edição em homenagem a Benedito Nunes (Ed.UNAMA - Universidade da Amazônia). Prestou consultoria para os seguintes documentários: "Benedito Nunes - um filósofo nos trópicos" (23 min.; direção Adalberto Müller; Nova Filmes) e "Mora na filosofia" (58 min.; direção Júnior Braga; Tv Cultura Pará). Publicou o ensaio "O deserto e as raízes: notas para uma crítica da crise da cultura" no livro "As cidades, as culturas e seus desafios: o CCFC na Amazônia" (ED.USC/CCFC). Junto com Benedito Nunes, é coordenador da edição bilíngue da obra completa de Platão, traduzida por Carlos Alberto Nunes, em 18 volumes (Ed.Ufpa - no prelo; vols. 1. Banquete, 2. Fedón, 3. Fedro, 5. Apologia de Sócrates-Críton 6. Laques-Eutífron, 7. Cármides-Lísis e 8. Primeiro Alcibíades-Segundo Alcibíades já publicados), para a qual escreveu o prefácio e a introdução ao Banquete. Tem experiência com línguas estrangeiras, valendo-se de intercâmbios culturais nos Estados Unidos, Itália, França e Alemanha. Áreas de interesse: Filosofia Moral, Política e Jurídica. Filosofia Clássica e Cristã. Teoria da Lei Natural

Roberto Lauria

Universidade da Amazônia - UNAMA

Advogado Criminalista. Possui graduação em Direito pela Universidade da Amazônia (1994) , especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2002) e mestrado em Direito pela Universidade da Amazônia (2007) . Foi Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - CFOAB (2010 - 2012), Professor Auxiliar de Processo Penal I e II da Universidade da Amazônia. É Advogado fundador do Escritório Roberto Lauria Advocacia Criminal e Professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará - ESM/PA.

José Ney de Siqueira Mendes

Universidade Federal do Pará, Universidade da Amazônia

Advogado Criminalista desde 1981 , Professor Universitário desde 1970. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1969), especialização em História da Filosofia Moderna,pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1971), graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores do Pará - CESEP (1981). Foi Delegado Adjunto da Ex-Delegacia do Ministério de Educação e Cultura do Estado do Pará (1977 - 1981), Chefe do Departamento de Direito Penal e Processual do Centro de Ciências Jurídica da Universidade Federal do Pará  -UFPA (1990),  Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará - UFPA (1994 - 1996), Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pará - OAB/PA (1997-1999), Juiz Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará - TRE/PA (1996 - 1999), Reitor da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pará - ESA/OAB-PA (2000 - 2002) , Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pará - OAB/PA (2003 - 2005), Reitor da Faculdade da Amazônia - FAMA (2004 - 2006). Professor aposentado da Univerdade do Pará, onde lecionou nos cursos de História e Direito, as disciplinas: Introdução aos Estudos Históricos, Introdução ao Estudo do Direito, Direito Penal e Filosofia do Direito. Professor Emérito da Universidade da Amazônia - UNAMA (2013). Sócio fundador do Escritório Ney Siqueira Mendes Advogados Associados.