Profa Dra Marise Nogueira Ramos

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal (2012). É Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e professora associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ) e de Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz), do qual foi coordenadora no período de 2008 a 2012. Foi Diretora de Ensino Médio do Ministério da Educação (2003-2004), coordenadora do GT Trabalho e Educação da Anped (2008-2010) e representante do mesmo GT no Comitê Científico dessa associação (2011-2012). É uma das coordenadoras do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde UFF/UERJ/FIOCRUZ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional em saúde, educação profissional integrada ao ensino médio, ensino médio, ensino técnico, reformas educacionais, saberes profissionais. É bolsista de produtividade do CNPq.

Deuzilene Marques Salazar

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutora em Educação pelo PPGE/UFAM (2017). Licenciada em Pedagogia - Orientação e Supervisão Educacional (1998) e especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (1999). Mestre em Educação na linha de pesquisa História da Educação, Processos de Trabalho e Novas Tecnologias pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (2007). Atua desde 2010 como professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM e, desde agosto/2017, como professora permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve estudos e pesquisas sobre a Educação Profissional e Tecnológica.

Vanderlei Antonio Stefanuto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista –(UNESP–Rio Claro,1998); Mestre em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo – (ESALQ– USP,2002); Doutor em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA–USP,2006); e Pós-doutorado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA–USP, 2010), efetivado no Laboratório de Radioisótopos. Atuou como servidor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Maués, entre os anos de 2010 a 2018 (ensino/pesquisa/extensão e gestão), porém desde julho de 2018 se encontra lotado ao IFPR - campus Telêmaco Borba, como servidor, em regime de dedicação exclusiva, na área de ensino de Ciências Físicas e Biológicas e áreas correlatas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ministra diversas disciplinas que comprem as matrizes curriculares dos cursos de ensino integrado, graduação e pós-graduação na Rede Federal: (I) Biologia 01 e 02 (Ensino Médio Integrado); Educação para Sustentabilidade (Licenciatura em Física) e; Metodologia da Pesquisa (Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Polo Manaus Centro (desde 2017). Além disso, já contribuiu em funções administrativas de Coordenador de Pesquisa e Inovação (2010 a 2012), e de Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (2012 a 2015 – IFAM/CMA). Ainda, colabora eventualmente como professor convidado no programa de Pós-doutorado do PPGEA, dentro do curso de Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ministrando conteúdos relativos à metodologia de pesquisa para do Mestrado Inter institucional, na área de Educação. Concomitante orientou projetos de Iniciação Científica Júnior na área de Fisiologia Vegetal (18), e dissertações do Mestrado na área de Educação Profissional e Tecnológica (05) – IFAM/CMC. Ademais, mantem junto ao IFPR-TB, 02 projetos de extensão: (1) compostagem doméstica; e (2) estruturação de projeto de pesquisa na área de ensino.

José Pinheiro de Queiroz Neto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Formado em Engenharia Elétrica e com Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas, desenvolveu os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais. Como profissional, atuou em empresas do Parque Industrial de Manaus, desenvolvendo atividades na área de Engenharia Industrial, tendo sido Chefe de Engenharia Industrial, na Gradiente Eletrônica S/A. Na área acadêmica, foi coordenador dos cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia do Amazonas (IF-AM). Foi General Chair do XIX SIBGRAPI (Brazilian Symposium on Computer Graphics) em 2006. Participou como bolsista CNPq do Programa Professores para o Futuro - Finlândia. Atualmente é professor pesquisador do IFAM, professor do Mestrado ProfEPT e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAM. Na área de pesquisa, participa de grupos voltados a área de Ciência da Computação/Automação, com particular interesse em Visão Computacional, Robótica e Sistemas Embarcados e na área de Ensino, com particular interesse em ferramentas modernas de ensino, como Project Based Learning.

Jordane Lima Dias Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal do Amazonas (2020); Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e suas Respectivas Literaturas (2013); Licenciatura Plena em Letras Português - Espanhol pela Escola Superior Madre Celeste (2009). Professora do quadro efetivo de Língua Portuguesa e Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém. Atuou na rede pública estadual - SEDUC/PA como professora efetiva no Sistema Modular (SOME), atuando na Educação de Jovens e Adultos. Faz parte do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Educação na Amazônia, na linha de pesquisa Estudos linguísticos e do Grupo de Pesquisa Formação de professores da/para a Educação Básica/Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Letras e Educação.

Eder Marcio Araujo Sobrinho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (2020), licenciado em Educação Física pelo Cento Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/ULBRA (2011), especialista em Educação Física Escolar - Faculdade Santo André (2014). Atualmente sou professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tenho experiência na área de Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: escola e sociedade, saúde e qualidade de vida, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação tecnológica no contexto da Educação Física Escolar.

Tânia Midian Freitas de Souza

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica e licenciada em letras, atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atua nas áreas de educação, comunicação e psicologia, com ênfase na formação de professores, autorregulação da aprendizagem e educação a distância.

Ricardo Daniel Prestes Jacaúna

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior (2012). Bacharel em Sistema de Informação pela Faculdade Estácio Atual (2014). Especialista em Redes de Computadores pelo Ensino à Distância da Faculdade ESSAB (Ensino Superior à Distância do Brasil). Mestre em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Roraima - UERR. Tem experiência no Ensino com Deficientes Visuais, e auditivos, Administração em Redes de computadores e Eletrônica. Atualmente é Professor de informática no Instituto Federal do Amazonas. Realiza pesquisa e trabalhos científicos na area de Ciência da computação e Métodos pedagógicos com uso de Tecnologias Assistivas.

Inês Maria de Castro Garção Oliveira

Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo PROFEPT/IFTO. É graduada em Engenharia Civil -ITPAC e Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás. Com Especialização em Planejamento Educacional, Psicopedagogia Clinica , Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagem-Língua Portuguesa, Artes e Educação Física. É concursada - Secretaria da Educação do Tocantins. Atuou e tem experiência na área de Gestão Pública.

Leila Maria Carvalho de Souza

Divisão Distrital Zona Leste II.

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Graduada em Psicologia (2003) e Licenciatura Plena em Filosofia (1988) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é psicóloga na Divisão Distrital Zona Leste II. Trabalho em parceria com o Serviço Social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitiva Comportamental e Neuropsicologia.

Maria Raimunda Lima Valle

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Especialista em Educação e Trabalho e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Pedagoga do Departamento Acadêmico de Química, Ambiente e Alimentos do Campus Manaus Centro do Instituto Federal do Amazonas.

Josiane Moraes Marinho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Abaetetuba

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Amazonas (PROFEPT). Pós Graduação em Musculação e Personal Trainer pela Universidade Veiga de Almeida RJ (2010). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela pela Universidade do Estado do Pará (2008). Atua como Professora de Educação Física de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Pará, Campus Abaetetuba, onde exerce docência com os elementos da cultura corporal. Suas pesquisas atuais estão voltadas para o ensino médio integrado ao ensino técnico, currículo integrado e a integração da educação física com cursos técnicos integrados ao ensino médio em uma perspectiva de Formação Humana Integral.

Robson Freitas da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-Campus Coari

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Amazonas (2012) e Mestrado em Educação Profissional Tecnológica - ProfEPT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2019). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.