O período de submissão já está encerrado

Dados do trabalho

01/09/2019 até 22/11/2019

A Comissão Organizadora do I SINTA – Simpósio de Internacionalização Acadêmica convida pesquisadores, professores, técnicos-administrativos, profissionais em geral e estudantes de diferentes áreas de conhecimento a submeterem propostas de trabalhos conforme as especificações desta chamada de trabalhos. O processo de recebimento e avaliação dos trabalhos ficará a cargo do Comitê Científico do Evento, coordenado pelos professores Dr. Leonardo Dall’Agnol, Dr. João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Dra. Josie Bastos e Dra. Naiara Sales de Araújo Santos. O Comitê será assessorado, para o processo de avaliação, por uma equipe multidisciplinar de pareceristas.

As propostas de trabalho poderão ser submetidas como comunicações orais ou pôsteres. O processo de submissão dos trabalhos será composto de duas etapas. Na primeira delas, o(s) autor(es) deverá(ão) preencher o formulário presente no sistema, o qual está destinado a receber o resumo da proposta, redigido em um único parágrafo e contendo até um máximo de 300 palavras. Em arquivo separado, o(s) autor(es) deverá(ão) enviar as referências bibliográficas que sustentam a proposta de trabalho, que não deverá ultrapassar o limite de 1 lauda e deverão obedecer as normas bibliográficas que se encontram ao final dessa chamada. Ressaltamos que o trabalho que não enviar o arquivo com as referências bibliográficas estará automaticamente desclassificado.

Os trabalhos submetidos deverão ser relatos de experiências acadêmicas ou resultados de pesquisa em andamento ou finalizada. Deverão estar alinhados aos seguintes eixos temáticos:

 

1) Mobilidade acadêmica

2) Cooperações internacionais em ensino, pesquisa e/ou extensão

3) Intercâmbio cultural e linguístico

4) Políticas de internacionalização da Universidade

 

No momento da submissão, deverão ser indicados todos aqueles que farão a apresentação do trabalho, os quais terão direito ao certificado de apresentação de comunicação oral.

É importante ressaltar que todos os autores e co-autores de trabalhos devem estar regularmente inscritos no evento no ato da submissão. Caso o trabalho seja aprovado, só serão publicados e poderão apresentar aqueles trabalhos em que autores e co-autores tenham efetivado o pagamento da inscrição até o dia 25/11/2019.

Recordamos que os autores e co-autores são responsáveis pelo conteúdo integral do trabalho enviado. Por isso, ressaltamos que são proibidos plágios e desrespeito às normas éticas para trabalhos acadêmicos.

Os anais do evento serão publicados exclusivamente em formato digital, sendo disponibilizados nesta página logo após o evento. 

 

Normas para elaboração das referências bibliográficas:

 

1) Livros:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor abreviados [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. Tradução [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.

Exemplos:

ABELES, H. F.; CUSTODERO, L. A. (Ed.). Critical issues in music education: contemporary theory and practice. Oxford: Oxford University Press, 2009.

SOUZA, J. (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulinas, 2008.

SWANWICK, K. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

 

2) Parte de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.):

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da parte da obra abreviados [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da parte. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da obra abreviados [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.

Exemplo:
GOMES, N. L. Escola e diversidade étnico-cultural: um diálogo possível. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. p. 85-91.

PENNA, M. A fala como recurso na educação musical: possibilidades e relações. In: ______. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 206-228.

 

3) Artigos em periódicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do artigo abreviados [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume e/ou numeração do ano, número do fascículo, página inicial-final do artigo [não se aplica no caso de artigos publicados em revistas online, que não possuem número de páginas], data.

Exemplo:
ARROYO, M. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 5, p. 13-20, 2000.

BRESLER, L. Ethnography, phenomenology and action research in music education. Visions of Research in Music Education, Princeton, v. 8, n. 1, 2006. Disponível em: <>. Acesso em: 23 fev 2014.

 

4) Trabalhos em anais de eventos científicos:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor do Trabalho [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração do evento [se houver]., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

Exemplo:
BEYER, E. O ensino de música na educação infantil. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 7., 1998, Recife. Anais... Recife: ABEM, 1998. p. 27-42.

 

5) Dissertações, Teses e Monografias:

SOBRENOME. Prenome (iniciais). Título da tese: subtítulo (se houver). Ano da defesa. Tipo (Grau) – Instituição onde foi defendida, local, Cidade.

Exemplo:

CLARO, H. G. Tradução e adaptação cultural do Instrumento Global Appraisal of Individual Needs - INITIAL. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FERNANDES, A. O. Percepção da gestante adolescente sobre o suporte prestado pela mãe. 2011. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo.

 

6) Documentos na internet:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome e sobrenome do autor da matéria abreviados [se tiver mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula]. Título da página: subtítulo [se houver], data da página ou site. Disponível em: <endereço da página>. Acesso em: data.

Exemplo:
LOUREIRO, M. Cartografando sons do Oiapoque ao Chuí. CliqueMusic: a música brasileira está aqui, ago. 2001. Disponível em: < acontecendo/acontecendo.asp?Nu_Matéria=2837>. Acesso em: 07 nov. 2002.