Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Flavio Saab
Professor na Universidade de Brasília; Gerente de Análise de Impacto Regulatório da Anvisa
PALESTRA: REGULAÇÃO EM MOMENTO DE PANDEMIA: COMO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PODE FORMULAR POLÍTICAS REGULATÓRIAS EFETIVAS? - 18/12 às 19h.
Economista, mestre e doutorando em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB), onde também atua como professor colaborador no Departamento de Gestão de Políticas Públicas (GPP/UnB). Também é professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) nas áreas de regulação, análise de impacto regulatório e políticas públicas. Há 15 anos é servidor público da carreira de Especialista em Regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde atualmente, exerce a função de Gerente de Análise de Impacto Regulatório.
Sandro Pereira da Silva
Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (IPEA)
PALESTRA: REPENSANDO O DESENVOLVIMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UM FUTURO PRÓXIMO - 18/12 às 19h.
SANDRO PEREIRA SILVA, nasceu na cidade de Divinópolis (MG). Em 2002, ingressou no Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), tendo concluído o bacharelado em maio de 2006. No mesmo ano, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Economia, fazendo parte da primeira turma em nível de Mestrado do Departamento de Economia da UFV. Terminou o curso de mestrado em 2008, defendendo a dissertação "Políticas públicas e agricultura familiar: uma abordagem do PRONAF no Médio Jequitinhonha", que foi premiada em 1º lugar no 14º Prêmio BNB de Desenvolvimento Regional, em 2009. Em dezembro de 2009 tomou posse como Técnico de Planejamento e Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (IPEA), após atuar por 4 anos como Analista no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em 2014 iniciou o curso de doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal. Sua tese de doutoramento, com o título "Capacidades estatais e políticas de mercado de trabalho no Brasil: uma análise da institucionalização do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)", foi defendida e aprovada no dia 07 de junho de 2018.
Grazi Carvalho
Instituto Smart Citizen
PALESTRA: DESAFIOS DA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA EM PROMOVER CIDADES INTELIGENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA - 19/12 às 10h.
Doutora em Planejamento Territorial Smart (UFMG/Iowa State University – Estados Unidos), também possui um MBA em Gestão de Empresas e Coaching. Ganhadora do Prêmio Especial Smart Cities do MundoGeo Connect 2019, é a Primeira Master Coach de Cidades Inteligentes da América Latina. Mentora em Liderança e Políticas Públicas para para Cidades Inteligentes, tem mais de 15 anos de experiência em Planejamento Territorial. É autora do livro “Cenários Futuros para Cidades Inteligentes” e Co-autora no livro “Tecnologias de Geoinformação Para Representar e Planejar o Território Urbano”.
Ana Paula Bruno
Ministério do Desenvolvimento Regional - Governo Federal
PALESTRA DE ENCERRAMENTO: CARTA BRASILEIRA PARA CIDADES INTELIGENTES. Graduada e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com mais de 18 anos de trajetória no setor público, tanto em nível local como nacional, em temas de política urbana. Desde 2010, é servidora pública do Governo Federal, com atuação no extinto Ministério das Cidades e, atualmente, no Ministério do Desenvolvimento Regional, seu sucessor, onde exerceu, entre janeiro de 2019 e junho de 2020 a função de Coordenadora-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana na Secretária Nacional de Mobiliade e Desenvolvimento Regional e Urbano, tendo entre suas responsabilidades a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, ainda em curso.
Edimilson Eduardo da Silva
UFVJM
OFICINA: PESQUISA QUANTITATIVA EM ADMINISTRAÇÃO: TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM - 19/12 às 08h.
OFICINA: PESQUISA QUANTITATIVA EM ADMINISTRAÇÃO: ANÁLISES DE DADOS - 19/12 às 14h.
Doutorando em Administração com ênfase em Redes Organizacionais e Inovação na Universidade São Caetano do Sul (USCS). Professor Assistente A do Curso de Administração, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, do Departamento de Administração (FACSAE/DEPAD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2003). Especialização em Gestão de Empresas com Ênfase em Micro e Pequenas Empresas em 2010 pela UFLA. Mestre Profissional em Administração Pública em 2013 pela UFLA. Participante da Rede de Pesquisadores em Cooperativismo. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade em organizações, métodos e modelos econométricos e estatísticos, técnicas multivariadas, redes organizacionais e administração pública . Atualmente é coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFVJM).
João Cesar de Souza Ferreira
UFVJM
OFICINA: A PESQUISA QUALITATIVA E OS INSTRUMENTOS DE ANÁLISE - 19/12 às 08h.
OFICINA: MAPEANDO OS CAMPOS DA CIÊNCIA, UMA APLICAÇÃO DO CITNETEXPLORER - 19/12 às 14h.
Doutorando em Administração (USCS).Mestre em Gestão de Instituições Educacionais- UFVJM. Pós-graduado em Logística Empresarial pela Universidade Gama Filho. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Educacional do Nordeste Mineiro-FENORD- IESI., atuou na área de logística na Rede de Farmácia Indiana por 14 anos, sendo quatro na Gerência de Logística, atualmente é técnico administrativo no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atuou como Tutor no Curso de Administração Pública EAD na UFVJM. Atuou como professor voluntário no curso de Administração da UFVJM, nas disciplinas de Logística Empresarial e Administração de Materiais. Foi professor bolsista no Curso de Administração Pública- UFVJM, na disciplina de Economia Brasileira.
Luiz Mário Leite Júnior
Emater-MG
OFICINA: O SERVIÇO PÚBLICO DE EXTENSÃO RURAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR - 19/12 às 08h.
Zootecnista graduado pela Universidade de Viçosa – UFV (1993); especialização em Bovinocultura de Leite pela Universidade de Lavras - UFLA (2012); Técnico na Emater-MG desde 1996, onde ocupou os cargos de - Extensionista Agropecuário no município de Carlos Chagas, Coordenador Técnico Regional na Unidade Regional da Emater-MG em Teófilo Otoni. Área de atuação: Bovinocultura e Extensão Rural. Atuou pela Emater-MG nas políticas públicas: Pronaf Crédito Rural; Pronaf Infraestrutura; Território Rural e da Cidadania; Luz para Todos. Minas Sem Fome.
Rita de Cássia Fraga Machado
Universidade do Estado do Amazonas
OFICINA: MULHERES E AGROECOLOGIA: PRODUÇÃO, ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO - 19/12 às 08h.
Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pós-Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Foi professora substituta entre 2010-2012. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela UNISINOS. É licenciada e Bacharel em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, Bacharel em Antropologia Social Latino Americana pela UNISINOS. Representante na área de ciência humanas e sociais da Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM. Líder do Grupo de Pesquisa_CNPq- Feminismo, Trabalho e Participação Popular e Comunitária.
Rosenéri Lago de Sousa Araújo
Universidade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
OFICINA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E TRABALHO: COMO A PANDEMIA AFETOU ESTA RELAÇÃO? - 19/12 às 08h.
MESTRADO em EDUCAÇÃO pela Universidade Vale do Rio Verde - Campus Betim (UNINCOR) com o título INTERDISCIPLINARIDADE x MÉTODOS GLOBALIZADOS PARA APRENDIZAGEM, ESPECIALIZAÇÃO em NEUROCIÊNCIAS APLICADAS - ÊNFASE EM APRENDIZAGEM pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em QUÍMICA pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), em NEUROPSICOPEDAGOGIA pela Faculdade de Porto Alegre (FPA/RS), Cursos de Livre Docência em PSICOMOTRICIDADE pelo Instituto Neurosaber e KIDS COACHING pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil/RJ (ICIJ/RJ). Possui graduação em QUÍMICA pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), graduação em CIÊNCIAS EXATAS pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL NORDESTE MINEIRO (FENORD). Professora Aposentada do Ensino Público de Minas Gerais. Atualmente atua como professora adjunta da Universidade Presidente Antônio Carlos/Teófilo Otoni (UNIPACTO).
Hugo Figueiredo Rievers
Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teófilo Otoni
OFICINA: FUNDAMENTOS DO MERCADO FINANCEIRO - 19/12 às 14h. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri (2014), pós graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri (2018), certificado em Gestão de Regime Próprio de Previdência Social (CGRPPS) e Certificação Profissional Anbima Série 20 (CPA-20). Atualmente é servidor efetivo da Secretaria Municipal de Planejamento na Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, membro titular do Comitê de Investimentos e Gestor de Recursos do SISPREV-TO. Atuou como Professor Voluntário junto ao Curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri, durante todo o ano de 2015, tendo sido responsável por ministrar a disciplina de Teoria Macroeconômica I. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, Economia Clássica, Economia Política e Finanças.
Josélio A. Cantão Jr
Atua com Licitações e Contratos
OFICINA: EXPERIÊNCIAS DE COMPRAS PÚBLICAS E LICITAÇÕES NO PERÍODO DE PANDEMIA - 19/12 às 14h.
Formação em Ciências Contábeis, Experiência em órgãos públicos como Assessor Financeiro, Coordenador de setores de Compras, Licitação e Contratos, Presidente de Comissão de Licitação, Pregoeiro, etc
Katiane Emanuele Lemos Neto
Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni
OFICINA: EXPERIÊNCIAS DE COMPRAS PÚBLICAS E LICITAÇÕES NO PERÍODO DE PANDEMIA - 19/12 às 14h. Mestranda em Administração Pública pela UFVJM. Especialista em Direito Público pelo Instituto Doctum. Especialização em Direito Público e Gestão Municipal com ênfase em docência do Ensino Superior pela FADIVALE (em curso). Possui graduação em Direito pelo Instituto Doctum. Atualmente atua como Secretária Municipal de Administração na Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni
Neuslete Esteves dos Santos Neumann
CRAS
OFICINA: ASSISTÊNCIA SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS PARA A GARANTIA DE DIREITOS - 19/12 às 08h.
Psicóloga. Especialista em Educação Especial, Docência do Ensino Superior e Gestão de Projetos Sociais. Docente do curso de psicologia na Uni Doctum Teófilo Otoni, psicóloga efetiva da prefeitura municipal de Teófilo Otoni, lotada na secretaria de assistência social - CRAS, psicóloga clínica.
Naldeir dos Santos Vieira
UFVJM
OFICINA: COOPERATIVISMO: PRINCÍPIOS E PRÁTICAS - 19/12 às 14h.
Professor Adjunto III da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM - Campus do Mucuri) onde atua como membro do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017) com período Sanduíche no Departamento de Sociologia da Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2008) e bacharel em Administração - Hab. em Adm. de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2004). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Regional - NEGED da UFVJM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperativismo, relações humanas, e, gestão e inovação social.
Romilda Aparecida Nepomuceno
SUS-MG
OFICINA: DESAFIOS DA GESTÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA - 19/12 às 14h.
Assistente Social e especialista em Gestão em Saúde. Auditora Assistencial do SUS-MG.Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em GESTÃO EM SAÚDE, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde e serviço social, gestão da saúde, atenção primária à saúde.
Pereira da Viola
Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni
Cantor, compositor, violeiro e atualmente Secretário de Cultura do município de Teófilo Otoni-MG.
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