Cleriston Izidro dos Anjos

UFAL

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação. Professor da Graduação em Pedagogia/CEDU-UFAL e do PPGE/UFAL. Coordenador do Geppeci. Foi professor de Educação Infantil, realizou estágio pós-doutoral em Educação na FE/USP e atua na formação docente no Brasil e em Angola. É membro colaborador do doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Coorganizador do Livro "Crianças, educação e o direito à cidade: pesquisas e práticas" (Cortez, 2021).

Marina Rebeca de Oliveira Saraiva

UFAL

Cientista social (UFC), mestre em Sociologia (Unicamp) e Doutora em Antropologia Social (USP). Professora do Centro de Educação/UFAL, coordenadora do Geppeci e pesquisadora nas áreas da Sociologia da Educação e Antropologia da Criança.

Fábio Hoffmann Pereira

UFAL

Membro do Fórum Alagoano de Defesa da Educação Infantil - FADEDI. Trabalhou por vinte anos na Educação Básica como professor, coordenador pedagógico e diretor de escola. Atualmente é professor no Campus Arapiraca da Ufal e é pesquisador nas temáticas sobre Infância e Relações de Gênero.

Walter Omar Kohan

UERJ

Professor titular da UERJ, Pesquisador do CNPq e Cientista de Nosso Estado na FAPERJ. É pós-doutor pelas Universidades de Paris 8 (FRA) e British Columbia (CAN). Atual co-editor do periódico childhood & philosophy, foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC) e deu cursos de formação de professores e professoras em países de América Latina, Europa, e outros como África do Sul, Moçambique, Coreia do Sul, China e Japão. É orientador de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de filosofia da educação. Principais livros em português: Paulo Freire: um menino de 100 anos (NEFI, 2021), Paulo Freire, mais do que nunca (Vestígio, 2019), Manifesto por uma escola filosófica popular (NEFI, 2018); O mestre inventor (Autêntica, 2013); A escola pública aposta no pensamento (Autêntica, 2012); Filosofia para crianças (Lamparina, 2010); Infância, estrangeiridade e ignorância (Autêntica, 2008); Infância. Entre educação e filosofia. (Autêntica, 2003); Filosofia na escolar pública (Vozes, 2000).

Edilma do Nascimento Jacinto Monteiro

UFMA

Professora Substituta no DESOC/UFMA, Pós-doutoranda em Antropologia Social PPGAS/UFRN. Doutora em Antropologia Social PPGAS/UFSC ,Mestre em Antropologia e Bacharela em Ciências Sociais-UFPB. Integra o Comitê de Antropólogas/os Negras/os, o Comitê de Antropologia e Saúde e a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ABA. Integra também o Grupo de Trabalho Infâncias e Alteridades na América Latina/ALA e dos Grupos de Pesquisa e Trabalho CRIAS/UFPB; NEPI/UFSC, GCS/UFRN e do INCT Brasil Plural na Rede Saberes e Educação.

Maria Assunção Folque

Universidade de Évora – Portugal

Doutorada em Educação pelo Institute of Education, University of London (2008); Professora Auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora – Portugal; Membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-EU) no qual coordena o tema Formação e Desenvolvimento Profissional. Membro do Movimento da Escola Moderna portuguesa (MEM). Áreas de investigação: Pedagogia da Educação de Infância; Educação para a Sustentabilidade na Infância; Qualidade na Educação de Infância; Escuta de crianças; Desenvolvimento Profissional de Educadores de Infância e Professores do 1º CEB; perspetiva Socio-histórico-cultural.

Ellen Gonzaga de Lima Souza

Unifesp

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP e credenciada ao Programa de Pós graduação em Educação UNIFESP, e coordenadora do Grupo de Pesquisa LAROYÊ - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: das relações étnico-raciais, Filosofia da Infância, Descolonização, Infâncias, Religiosidade Afro-Brasileira e Formação de professores/as.

Felizardo Tchiengo Bartolomeu Costa

Escola Superior Pedagógica do Bengo (Angola)

Doutor em Psicologia, especialidade, Psicologia e Sociedade. Foi Professor do Departamento de Psicologia Escolar, Evolutiva social e do trabalho na Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP-Assis), Brasil, Membro da coordenação de Pós-graduação de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Brasil, É Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social e do Conselho Editorial de diversos periódicos científicos internacionais e fundador do portal de revista científicas angolanas (www.Portalpensador.com). Actualmente é docente da Escola Superior Pedagógica do Bengo, onde também exerce a função de Director Geral Adjunto para Área Científica. Possui várias publicações científicas sendo as mais recentes: As dinâmicas Psicossociais do trabalho das zungueiras angolanas. Revista Brasileira de Geografia e Género. v. 11, n. 1. O mototaxista no mundo do trabalho: precarização, desemprego e informalidade. Revista Subjectividades. 19 (1), 64-76. Os dilemas da reinserção pelo trabalho na saúde mental. Revista Argumentum.

Vera Cravid

(Ministério Público de São Tomé e Príncipe)

Procuradora Geral Adjunta de São Tomé e Príncipe. Coordenadora da Área de Família e Criança do Ministério Público de São Tomé. Professora Universitária do Curso de Direito. Membro da Associação das Mulheres Juristas de São Tomé e Príncipe.

Márcia Aparecida Gobbi

USP

Possui graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação, na área de Ciências Sociais, Cultura e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na licenciatura em Ciências Sociais, Pedagogia e junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente dedica-se a investigar representações e criações da infância em luta por moradia em ocupações na cidade de São Paulo e atua em formação de professores e ensino de sociologia com ênfase em práticas e metodologia do ensino de Sociologia. Coordena diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente coordena o grupo de pesquisas Crianças, práticas urbanas, gênero e imagens.

Marlene Barra

CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Doutora em Estudos da Criança, Mestre em Sociologia da Infância pelo Instituto de Educação - Universidade do Minho, possui também licenciatura em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância. É colaboradora do Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE-UMinho (CIEC) e também do Projeto Europeu SMOOTH: “Educational Common Spaces.Passing through enclosures and reversing inequalities”. Como colaboradora do Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento (CRCD) do IE-UMinho contribuiu para o desenvolvimento de vários projetos internacionais, tais como: a reestruturação do Programa Nacional de Educação na Guiné-Bissau; e a implementação do primeiro curso de Educação Infantil na Universidade Pública de Timor-Leste. Como consultora independente, trabalhou com Banco Mundial em Angola (DEPE-ME) na área da Educação de Infância e atualmente trabalha com a UNICEF de São Tomé e Príncipe (DPSSF -MTSFFP) na implementação nacional do Programa de Educação Parental PEP+.

Luciana Aparecida de Araujo

UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2013). É professora Assistente Doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/ Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, pesquisa pedagógica, pesquisa na formação e prática docente, alfabetização científica e pesquisa com crianças. É Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC) e pesquisadora do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Alagoas, todos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Fernando Ilídio Ferreira

UMinho

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais de Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho). Concluiu o Mestrado em Ciências da Educação, na Universidade do Porto, em 1998, e o Doutoramento em Estudos da Criança, na UMinho, em 2003, com a tese “O Local em Educação: animação, gestão e parceria” publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 2005. É investigador e membro da Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho) e membro do GEPPECI, UFAL. É autor e coautor de mais de uma centena de publicações, incluindo livros e artigos recentes com os seguintes títulos: As lutas pela Educação Infantil: políticas, direitos e pedagogias (2017); Teatro do Oprimido e projeto emancipatório: mutações, fragilidades e combates (2017); Brincar e Aprender na Infância (2018).