Dra. Eliane Schlemmer

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Aberta de Portugal. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Bacharel em Informática pela UNISINOS. Professora-pesquisadora titular do PPG em Educação e do PPG em Linguística Aplicada na UNISINOS. Líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq. Pesquisadora-colaboradora na Unidade de Estudos do Local – ELO/UAb-PT e no Grupo Internacional de Pesquisa Atopos/USP.

Dra. Maria Luisa Furlan Costa

Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. É professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Políticas da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação, tecnologias educacionais e ensino superior. Foi Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá no período de2008 a 2018 e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no mesmo período. Atuou como presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Programa Universidade Aberta do Brasil no período de 2013 a 2015. É líder do Grupo de Pesquisas em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no Diretório do CNPq desde 2010. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM) na gestão 2020-2022. É associada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED) e Associada Colaborada da Universidade em Rede (Unirede). É vice-coordenadora do Fórum Sul/ANPED.

Dr. João Batista Bottentuit Junior

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Desde agosto de 2019 cedido da UFMA para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) onde assumiu o cargo de Diretor Científico. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP. Ao longo da sua carreira já assumiu os seguintes cargos de gestão: Coordenador do Curso de Pedagogia EAD UFMA (2012-2015), Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - EAD UFMA (2013-2014) e Coordenador do Mestrado em Cultura e Sociedade - UFMA (2018-2019). E-mail: joaobbj@gmail.com

Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001), mestrado em Fitossanidade Com Transferencia Direta Para o Doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Pós Doutorado pela Universidade de Coimbra, em Tecnologias Digitais. Professora Adjunto IV DE MICROBIOLOGIA do Depto. de Química e Biologia- UEMA. Atua na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia e Fisiologia de Fungos, Indução de Resistência, Microbiologia Geral e Microbiologia de Pescados e Ecologia de Recursos Pesqueiro. Profa. permanente do Programa Pos gradução em Recursos Aquático e Pesca - PPGRAP e Programa Profissional de Pós Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI Cumulativamente, exerce a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. Nessa área, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS e EaD e Formação de Professores em cursos intermediados por tecnologias educacionais. Excerceu o cargo de Presidente do Forúm Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES de 2016 a 2019. E Integrante da Camara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). E editora chefe da Revista cientifica TICs e EaD em Foco - UEMA

Dr. Klaus Schlünzen Junior

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - UNESP

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona como becário da Fundación Carolina (2009). Foi Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da UNESP de 2008 a 2018 e Diretor Acadêmico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2017. Realizou visita técnico-científica a Stanford University (Palo Alto - EUA, 2012, Stanford Teacher Education Program (STEP), Fundação Lemann); a Universitat de Barcelona (Barcelona - Espanha, 2005, 2015), ao Santa Fe College (Gainsville - EUA, 2016 e 2019, Inclusive Education Program); a Universidade Aberta de Portugal (Lisboa - Portugal, 2017, Programa de cooperação acadêmica), a Universidad Complutense de Madrid (Madrid - Espanha, 2019, Cooperação acadêmica). Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador - Shaping the Future Project da Fundação Volkswagen (Alemanha, 2000); II Prêmio Telemar de Inclusão Digital, Instituto Telemar (2005); Reimagine Education - Regional Awards - Latin America com o Projeto: Accesibility and Inclusion in Higher Education, da University of Pennsylvania e QS Quacquarelli Symonds (EUA, 2016); Medalha Coronel Paul Balagny da Polícia Militar do Estado de São Paulo (2016); Prêmio Interamericano en Modelos Educativos Innovadores en Educación Superior da Organización Universitaria Interamericana (OUI) (Montreal - Canadá, 2016 e 2018). É professor efetivo do Departamento de Estatística, do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp, coordenador geral do Programa de Mestrado Profissional em rede em Educação Inclusiva (PROFEI) e coordenador do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES). Atualmente é Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ/CNPq. Participa como consultor ad hoc da FAPESP, CNPq, CAPES, CGEE, entre outras agências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Inclusão Digital e Escolar, Tecnologias na Educação, Educação digital e híbrida.

Dra. Luana Priscila Wunsch

Centro Universitário Internacional - UNINTER

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Possui vasta experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos educacionais, em especial na área pública de ensino. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER, é líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância, na linha "Formação de Professores" , com destaque para o projeto "Perspectivas Inovadoras, Híbridas e Ativas no Contexto Educacional Pós-Março de 2020". É pesquisadora da Fundação ? FAMPECT ? Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia.

Dra Pricila Kohls dos Santos

Universidade Católica de Brasília - UCB

Professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB/DF. Doutora em Educação pelo PPGEdu/PUCRS, com estágio sanduíche na Universidad Politécnica de Madrid (2014). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE). Integrante da RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior, do ARGOS (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital PUCRS). Integrante e membro fundador da RedGUIA (Red Internacional para la Gestión Univervitária Integral del Abandono e Permanencia Estudiantil). Integrante do Comitê Coordenador da RedGUIA (Gestão 2022 - 2024). Participou do Projeto Alfa GUIA (Gestão Universitária Integral do Abandono - 2012 - 2014), financiado pelo projeto Alfa da União Européia. Mestre em Educação pelo PPGEdu/PUCRS, possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realiza assessoria pedagógica em Educação e prestação de serviços e consultoria em Tecnologia Educacional e EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, educação a distância, educação superior, permanência estudantil, internacionalização, ambientes de aprendizagem, informática na educação, formação de professores. Tendo realizado estágio Pós Doutoral (PNPD) na PUCRS vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Centro de Estudos em Educação Superior, sob supervisão da Prof. Dra. Marilia Costa Morosini (Pesquisadora 1A - CNPq).

Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação e Filosofia. Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Fez seu pós-doutorado na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu como professora permanente: PGCult (UFMA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como vice-coordenadora. Coordenadora do Programa de Inovação Didático Graduação Uema 4.0. É da equipe editorial da revista RICS do PGCult e revisora de outros periódicos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA). Participa dos grupos de pesquisa: GEP-TED (UFMA-PGCult), Grupo de Currículo na Educação Básica (UFMA_ PPGEB), GEFORP (UEMA), ECult (UFS) e GECES (UNIT-SE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Membro da Red de Docentes de América Latina y del Caribe.Tem experiência na área interdisciplinar e na área Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade a partir dos estudos das narrativas hipertextuais no jornalismo, políticas públicas para o ensino superior, sociologia das redes, cultura do digital, competências socioemocionais; e no âmbito da educação, atua na área do currículo, formação continuada, avaliação da aprendizagem, afetividade, desenvolvimento profissional, tecnologia educativa, educação especial e inclusiva; aprendizagem em comunidades virtuais de aprendizagem; meta-afetividade em práticas colaborativas em ambientes online.

Dra. Alidia Clícia Silva Sodré

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Possui Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (1992-1998), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (1999-2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2017-2020), diploma reconhecido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é professora e orientadora de projetos de pesquisa na área de Informática, presidente da Comissão Técnico-Pedagógica de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do Instituto Federal de Educação do Maranhão - Campus São Luís-Centro Histórico. Possui experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Engenharia de Usabilidade e Programação de Computadores na Educação Básica, Técnica e Tecnológica.

Dra. Cassia Cordeiro Furtado

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, sob o tema "Aplicativos de literatura - serviço: experiência e comportamento do usuário infantil". Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associado I da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesquisa: Design Informação e Comunicação. Membro da International Collective of Research and Design in Childrens Digital Books, da Universidade de Stavanger, na Noruega. Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital/UFSC. Líder do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia LEDMID. Atua nas áreas: redes sociais, leitura, design da informação, geração alpha, biblioteca escolar, literatura infantil digital e aplicativos de literatura. Contato: cassia.furtado@ufma.br

Me. Nataniel Mendes da Silva

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Nataniel Mendes cursa Doutoramento em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho - Braga/Portugal, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA.. Mestre em Cultura e Sociedade com área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Atenas Maranhense (2008) e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Literatura por meio das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Centro Histórico, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq/IFMA Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais.

Me. Marco Bento

Escola Superior de Educação de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra

Doutoramento em andamento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho – Instituto de Educação com bolsa de investigação da FCT no Programa de Doutoramento Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TEL-SC) em “Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura”. Mestrado em TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, Especialização em Comunicação Multimédia, na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget, Pós-Graduação em curso de Especialização em TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, especialização Comunicação Educacional e Gestão da Informação, na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget, Tem tido o reconhecimento internacional com prémios europeus, que reconhecem a melhor investigação na área das práticas pedagógicas com utilização do digital com crianças (2016) e sobre Ambientes Educativos Inovadores mediados por tecnologia (2018). Desde 2014, tornou-se autor e responsável por diversas formações, workshops e comunicações sobre a utilização de dispositivos móveis e novos cenários de inovação pedagógica mediados por tecnologia em contexto educativo (mobile learning, ubiquitous learning, flipped learning, gamification, game based learning, project based learning, spaced learning, colaborative and cooperative learning scenarios,…). Atualmente é investigador no Centro de Investigação em Educação (CIEd), da Universidade do Minho, estando na fase de conclusão do Doutoramento em Ciências da Educação.

Dra. Eliana Santana Lisboa

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999), mestrado em Educação - Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (2010) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (CIED) (2013). Foi especialista em educação - Secretaria Municipal de Educação de São Luís, coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação da UFPR. Atualmente é e professor adjunto I da Universidade Federal do Paraná. , atuando principalmente nos seguintes temas: actor-network theory, e-moderation, collaboration, estágio, docência, supervisão, e-moderation, colaboration, social network, interaction, social network analysis, density, coh e tic, internet, computador.

Ma. Perla Maria Berwanger

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (2018). A temática da sua dissertação é o Mobile Learning, onde investigou o uso de tecnologias digitais móveis (smartphones e aplicativos) em quatro experiências na sala de aula no curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós graduada em Gestão Empresarial / MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2015); Graduada em Administração pela Faculdade do Maranhão (2008). É professora Universitária em cursos de graduação e pós graduação. Trabalha no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Escola de Governo do Maranhão Trabalhou no Centro Universitário Estácio Faculdade Laboro e INEX. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalhou como Professora Formadora pelo Programa de Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (2019.1) e também como Professora Tutora na Pós Graduação de Gestão Publica da Universidade Federal do Maranhão em 2018.1 - Núcleo de Educação à Distância - (NEAD). Foi tutora no curso de graduação de Administração da UNIASSELVI 2016.1 e 2016.2. Sua pesquisa está localizado no campo interdisciplinar, na Linha LP2 ? Cultura, Educação e Tecnologia Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos.

Dr. Filipe Alexandre da Silva Santos

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Doutoramento em Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal (2006 – 2010), Mestrado em Sistemas de Informação (2000 - 2002), Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Leiria em Portugal.

Dra. Adriana de Lima Reis Araújo

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho em Portugal e mestra em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Além de ter realizado MBA Executivo na Fundação Dom Cabral/MG e MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Unigranrio/RJ. Formou-se em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão e em Direito pela Uniceuma/MA. É professora universitária na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas adquiridas pela vivência de 22 anos em Atividade Técnico-Profissional em multinacional de mineração e logística e em consultorias. É voluntária na Associação Brasileira de Recursos Humanos ABRH Brasil - Seccional Maranhão desde 2011. Realiza pesquisas na área de Administração de Empresas e Educação com ênfase em Gestão de Pessoas, Carreiras, Metodologias de Aprendizagem e Tecnologias Digitais da Educação.

Dr. Marcos Alexandre de Melo Barros

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), especialista em Informa?tica na Educac?a?o pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Ensino das Cie?ncias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com esta?gio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra.  Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ministério da Educação. Professor Adjunto no Centro de Educação na UFPE – Recife e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, no campus Caruaru. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias. Investigador convidado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), na Universidade de Algarve – Portugal. Membro da European Society for Research in Adult Development – ESRAD, da International Association for Mobile Learning e da Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido. Vencedor do Pre?mio Desafio Munici?pio Inovador em Educac?a?o promovido pela Fundac?a?o Joaquim Nabuco – MEC (2017). Com experie?ncia em cultura de inovação, metodologias ativas, tecnologias digitais, educac?a?o a dista?ncia, abordagens de ensino e aprendizagem para educac?a?o profissional, formac?a?o do professor e modelagem de cursos a dista?ncia em diferentes suportes.

Dra. Luciana de Lima

Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretorio do CNPq. Tem experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade, Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

Dr. Tiago Dziekaniak Figueiredo

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Mestre em Educação em Ciências e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande, lotado no Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF. Atuou por cinco anos como professor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD na qual permanece como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat). Líder do Grupo de Pesquisa TANGRAM - Educação Matemática, Cultura e Tecnologia (IMEF-FURG). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq da FURG. Possui experiência na Educação Básica, tendo atuado como professor de Matemática no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Participou como avaliador do PNLD 2020 - Matemática e do PNLD 2021 - Matemática. Atua na formação inicial e continuada de professores, especificamente, nas áreas de metodologias para o uso das tecnologias digitais, formação de professores, ensino de Matemática e interdisciplinaridade.

Dra. Tatiana Sansone Soster

Escola de Políticas Públicas e Governo FGV EPPG

Doutora em Educação Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação pela PUC-SP com estágio na Graduate School of Education da Stanford University. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Administração, Análise e Tecnologia da Informação pela FGV-EAESP. Especialista em Gestão Empresarial (MBA) pela FGV-EBAPE. Bacharel em Informática pela PUCRS. Organizadora do livro Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa do Consórcio STHEM Brasil. Experiência profissional nas áreas de educação, tecnologia a gestão. Temas de interesse de pesquisa e atuação profissional: educação, currículo, estratégias ativas de ensino-aprendizagem, tecnologia educacional, educação maker, gestão pública, estratégica, de processos, projetos, riscos, TI. Coordenadora e Professora da Graduação da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas em Brasília (FGV EPPG).

Dr. Raimundo Dutra de Araújo

Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutor em Educação /Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP). Possui Pós-Doutorado em Educação / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Estágio de Pós-graduação em Educação (Doutorado Sanduíche PDSE / CAPES) na Unidade Transdisciplinar de Investigação em Supervisão (UTIS) do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro/Portugal. Mestre em Educação / Universidade Federal do Piauí. É especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FSA). Possui graduação em Pedagogia / Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui Curso de Gestão Pública Estadual/Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É Comendador do Estado do Piauí. É membro da Academia Teresinense de Letras (ATL), ocupante da Cadeira Nº 13. É Presidente da Academia de Letras do Vale do Longá - ALVAL (eleito para o biênio 2020-2022), É Presidente da Academia Mundial de Letras da Humanidade/ Secção Território dos Cocais. É Membro da Sociedade Literária de Teresina - SOL. É Vice-presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/PI (eleito para o biênio 2020-2022). É Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). É Coordenador Adjunto do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí. Exerceu, dentre outros, os seguintes cargos: Coordenador do Curso de Pedagogia da UESPI (2006); Diretor de Ensino do Centro de Educação Profissional Petrônio Portela (2006); Secretário Municipal de Educação de Batalha/PI (2009); Coordenador do Curso de Pedagogia do PARFOR/UESPI (2010); Coordenador do Curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior /UESPI (2010); Coordenador Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR da Universidade Estadual do Piauí/UESPI (2014 - 2015); Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Estadual do Piauí (2015 - 2018); Diretor da Escola de Governo do Estado do Piauí/EGEPI (2018-2019). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórico-Culturais em Formação de Professores e Prática Pedagógica (GEHFOP/UESPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (NEPSH/UFPI). É autor de livros e artigos científicos na área da educação. Exerce atividades docentes em cursos de graduação e de pós-graduação. Atua, dentre outros, nos seguintes temas: Formação de professores, Estágio Supervisionado, Gestão Educacional, Práticas Pedagógicas, Didática, Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Pesquisa educacional.

Dra. Josie do Amaral Bastos

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadora do Núcleo de Midias e Conteúdos da TV UFMA. Coordenadora de Comunicação Institucional - UFMA. Atuou como Diretora da Divisão de Intercâmbio e Mobilidade (DIM) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMA (NRI). Doutora em Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA com estágio Doutoral no College of Education & Human Ecology (Department of Educational Studies), Ohio State University, Columbus (USA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Possui Especialização em Jornalismo Cultural pela mesma Instituição e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora . Tem experiência na área de Telejornalismo (reportagem, produção e apresentação), Educomunicação e Assessoria de Comunicação. Entre 2012 e 2013 ofertou cursos de capacitação para professores da EAD voltados à produção de videoaulas. Coordenou de 2009 a 2012 o Núcleo de TV da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é coordenadora do Projeto Olhares do Brasil, vinculado ao Núcleo de Relações Internacionais da UFMA, e integra o grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação - NEEC, vinculado ao Departamento de Comunicação da UFMA.

Dra. Simone Costa Andrade dos Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e exerce a função de Chefe do Departamento de Graduação. Atuou na função de Diretora de Educação a Distância do IFMA entre os anos de 2013 a 2020. É membro do Grupo de Trabalho Institucionalização da EaD pelo FDE/CONIF. Atuou no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus EaD na Coordenação de Produção de material Didático para Educação a Distância. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologias para o Ensino e Educação à Distância. Tem experiência em coordenação pedagógica da Educação Básica e Coordenação de projetos de uso das Tecnologias na Educação. Doutoranda e Mestre em Ensino, pela Universidade do Vale do Taquari/RS. Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras/MG e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão.

Me. Jean Carlos da Silva Monteiro

Centro Universitário Estácio de São Luís

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga. Atua como jornalista/pesquisador em projetos de pesquisa fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. Professor do Centro Universitário Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Membro da Comissão de Pareceristas da Revista Brasileira de Iniciação Cientí?ca em Comunicação Social, editada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom. Membro do corpo editorial das Edições Literattus, Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, Revista Open Minds International Journal, Revista Encantar: Educação, Cultura e Sociedade e Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. Desenvolve estudos interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, pesquisando principalmente sobre Hipertextualidade, Redes e Mídias Digitais na Aprendizagem, Webjornalismo, Tecnologias Digitais, Ensino e formação do Jornalista. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670 E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Me. Jailson Antonio Ribeiro Viana

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestre em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade - PGCULT-UFMA) da Linha de Pesquisa 2 - Cultura, Educação e Tecnologia. Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo IESF (2016), Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão IFMA (2018) e, é Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão (2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE/UFMA) e experiência na Educação Básica com Professor dos anos iniciais. Experiência profissional como Professor Substituto na Área de Educação no IFMA Campus São Luís - Monte Castelo. Tendo Experiência no Núcleo de Educação a Distância do IFMA - Campus Maracanã, Universidade Aberta do Brasil (UAB/NEAD/IFMA), desenvolvendo trabalhos na Coordenação Pedagógica e Docente do Programa de Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO/IFMA) da disciplina "Gestão Formal e não-Formal" e Docente das disciplinas Pedagógicas e de Ambientação em EaD. Tem experiência na área de educação com ênfase nas áreas administrativas, coordenação, gestão, docência, educação a distância, além de palestrante em temas educacionais

Dra. Maria Auxiliadora Padilha

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora associada para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Pós- Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha sobre Inovação em Educação. Pesquisa e atua sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Educação a Distância, Inclusão Digital, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Centro do Agreste da UFPE. Foi Coordenadora do Programa Institucional de Inovação Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco e coordena, desde 2011 o Programa de Extensão Proi-Digital.

Dr. Éliton Meireles de Moura

Amado Maker

Eliton Moura é diretor pedagógico da Amado Maker e pesquisador convidado do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) no Teachers College - Columbia University em Nova York. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), bolsista FAPESP, com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Stanford, como bolsistas CAPES/PDSE e com o apoio do Lemann Center Visiting Scholar Program, atuou como Visiting Student Researcher na Graduate School of Education, para o ano acadêmico de 2017-18. Lemann Fellowship desde 2017. No campo acadêmico destaca sua participação como: colaborador no projeto PIBID FAMAT/UFU; Técnico Pedagógico do Projeto RIVED (Rede Iterativa Virtual de Educação) e Programador ActionScript desenvolvendo Objetos de Aprendizagens, animações em Flash e outras Programações em ActionScript; Presidente da Empresa Júnior de Matemática da Faculdade de Matemática da UFU, e, por fim, Bolsista do Programa Tutorial de Educação da Faculdade de Matemática (PETMAT/UFU). Tem interesse e experiência nas áreas de Matemática, com ênfase nas TDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Maker; Educação Matemática; Formação de Professores; Informática e Ensino; Movimento Maker; Aprendizagem Criativa; Softwares Computacionais; Objetos de Aprendizagem; Jogos Educacionais; Modelagem Matemática; Biomatemática; Web design.

Ma. Odla Cristianne Patriota Albuquerque

Colégio Universitário da UFMA - COLUN

Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (2015), concentrado suas pesquisas em Educação, Língua Inglesa e Tecnologia. Possui Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (1999) e Licenciatura em Letras - Habilitação Inglês - pela Universidade Federal do Maranhão (2006). É professora da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Colégio Universitário. Mantém pesquisas na área de Educação, Língua Inglesa e Tecnologias Digitais da Educação.

Esp. Girlene Miranda Baima

Secretaria de Educação do Maranhão - SEDUC

Graduada em Letras - Habilitação em Português - Ingles pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Mídias na Educação pela UFMA, Mestranda em Educação também pela UFMA. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio da Rede Pública de Educação do Estado do Maranhão e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE).

Me. Ediel dos Anjos Araujo

Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Pós-Graduado em Filosofia Política pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Professor de Filosofia na Secretaria Municipal de Educação de São luís (2019). Professor substituto de Filosofia no Instituto Federal do Maranhão (2019 a 2021). Professor tutor presencial (UEMA/NET) - 2019. Professor de Filosofia da Educação, Ética e Cidadania, pelo Curso de Extensão com acesso à Licenciatura Plena em Pedagogia-Cândido Mendes - MA FUNESO/IESM (2015). Professor de Teoria das Ciências Humanas e Filosofia Geral - Faculdade Santa Fé (2015). Professor de filosofia e Sociologia no Grupo Santa Fé - 2013 a 2018 (Ens. Fundamental e Médio). Professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Filantrópico Efraim (Ensino Fundamental e Ensino Médio) - 2009 a 2014. Professor Tutor de Educação à Distância (Sistema ETEC ? BRASIL) IFMA: 2009 a 2012. Professor de Filosofia (Ensino Médio) pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão - 2009 a 2016.

Esp. Chayene Cristina Santos Carvalho da Silva

Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Mestranda em Gestão de Ensino na Educação Básica com linha de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação pelo Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão (PPGEEB/UFMA), Especialização em Novas Tecnologias na Educação, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialização em Psicologia da Educação e Professora da rede municipal de São Luís/MA.

Esp. Sabrina Lima dos Santos

Secretaria Municipal de Educação de Rosário - MA

Possui graduação em Letras, com Habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Pará (2011). Especialista em Ensino-aprendizagem de Línguas pela UFPa (2012). Especialista em Formação em "Ensino On-Line: Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais pela UniAraguaia. Mestranda em Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atuei como Professora Substituta de Língua Inglesa no Curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa na UFPA, Campus de Marajó-Soure. Fui diretora pró-tempore da Faculdade de Letras Campus Marajó-Soure. Atuei como professora Substituta de Língua Inglesa no Curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa na UFPA, Campus de Bragança. Fui professora Colaboradora do Curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa/UFPA do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR. Atuei como Professora Convidada na Universidade Federal do Pará nos Campi de Marajó/Soure e na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) no campus de Marabá. Atualmente atuo na área de Ensino e Aprendizagem de línguas, com ênfase em Metodologias Ativas e o uso das Tecnologias utilizadas no Ensino de Línguas (materna e estrangeira). Últimas Atividades: Professora Efetiva de Língua Portuguesa e Língua Inglesa nas escolas públicas municipais de Rosário do Maranhão e Professora Colaboradora do PARFOR (UFMA).

Ma. Walneide Massett Olimpio Pereira

Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Possui Mestrado em Ensino pela UNIVATES, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Atualmente é coordenadora da Divisão de Atendimento Educacional Especializado da secretaria de Paço do Lumiar; professora - sala de recurso da Prefeitura Municipal de São Luís - MA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação especial e Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagens pedagógicas, educação inclusiva, atendimento educacional especializado e autismo infantil.

Ma.Francilene Duarte Santos

Faculdade Laboro

Pedagoga. Doutoranda e Mestre em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT, Especialista em Gestão Educacional. Especialista em Tecnologia da Informação para Educadores.Especialista em Currículo e Aprendizagem. * Avaliadora do MEC. Procuradora Institucional. Recenseadora Institucional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação GEP-TDE. Diretora Acadêmica da Faculdade Laboro. Professora da Faculdade Laboro das Disciplinas: Didática, Metodologia da Pesquisa. Elaboração de Projetos Educacionais, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Atua na área de Educação, Tecnologia Educativa, Educação a Distância, Formação de Professores, Formação de Tutores para EaD e Produção de Material Didático. 

Juliana dos Santos Nogueira

QTM Healthtech

Mestra em Cultura e Sociedade (PGCULT - UFMA), mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP - IPHAN). Graduada em Ciências Sociais pela UFMA. Graduanda em Direito na Universidade Ceuma. Atua na área de antropologia, museologia e curadoria no Museu Afro Digital do Maranhão. Pesquisa temas relacionados à Saúde Integral, Religião e Cultura Popular, Museologia, Educação Patrimonial, Patrimônio Imaterial e Salvaguarda. Membro do Grupo de Pesquisa GP MINA e GEPTED. Sob orientação do Prof. Dr. Daniel Reis atualmente desenvolve a pesquisa: ANÁLISE DAS ATUAIS PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL, COM ENFOQUE PARA O DETENTOR DO BEM PATRIMONIALIZADO COMO SUJEITO ATIVO. Também atua na área da saúde mental como Hipnoterapeuta e terapeuta integrativa.

Ma. Isis Maria Monteles Bastos

Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Mestre em Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Educação a Distância - Tecnologias Educacionais (Instituto Federal do Paraná) e Avaliação Educacional ( Universidade Estadual do Maranhão). Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Assessora Técnico Pedagógica da Pro-Reitoria de Planejamento da Universidade Estadual do Maranhão. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Atuou como Técnica em Educação no Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão - UEMANET. Supervisora Educacional da Secretaria de Educação do Maranhão. Professora das Séries Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Maranhão. Atua com docência no ensino superior e projetos na área de educação.

Esp. Luciana Valéria Leão Lima

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), ofertado em Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) com Área de Concentração em Ensino, Linha de Pesquisa em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, e Macroprojeto em Prática Educativas no Currículo Integrado.Especialista em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia pela Faculdade de Tecnologia SENAI/SC - Florianópolis e em Gestão Educacional Integradora pela Faculdade Atenas Maranhense - FAMA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão ,Membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH).Tem experiência em Gestão Empresarial e Educacional,Educação Básica em Tempo Integral, Educação Profissional, Educação Básica articulada à Educação Profissional, Educação à Distância para formação de Professores e Gestores ( Programas SENAI para uma nova Indústria e Educação a Distância SENAI) Educação de Jovens e Adultos, Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e em Gestão de Programas e Projetos ligados a Educação e ao Desenvolvimento Regional adquirida pela vivencia de 18 anos em atividade estratégica e técnico-profissional na Federação da Indústria do Estado do Maranhão nas entidades Instituto Euvaldo Lodi - IEL, Serviço Social da Indústria - SESI e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.

Dra. Claudia Maria Pinho De Abreu Pecegueiro

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011). Em estágio Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora associado 1 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, Coordenadora do grupo de pesquisa em análise de materiais publicados, de divulgação da ciência, em mídia digital ou impressa GEP_DCMIDI. atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica.

Ma. Flavia Helena Cabral Silva Reis

Faculdade do Maranhão - FACAM

Possui graduação em biologia pela Associação de Ensino Superior (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020), mestrado em Meio Ambiente pela Universidade Ceuma (2021) e  Mestrado em Educação pela Universidade Lusófona (2017). Atualmente é professor titular da Faculdade do Maranhão, Chefe da Divisão de Estágio e Monitoria da Universidade Estadual do Maranhão, pesquisadora da Universidade Ceuma e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão . Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos das redes sociais, redes sociais no ensino superior e educação ambiental

Esp. Petronilha Morais Moreira Pereira

Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Mestranda em Educação Inclusiva (PROFEI-UEMA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006); Graduada em Licenciatura em Educação Artística - UFMA (2014); Especialista em Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Santa Fé (2012); Especialista em Educação a Distância com Habilitação em Tecnologias Educacionais pelo IFPR (2016); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2019), Especialista em Psicologia da Educação (2022) Especialista em Educação Especial Inclusiva (2022), Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (2022), Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), com formação em Educação Especial, nas áreas de deficiência visual, deficiência auditiva, transtornos de aprendizagem, alfabetização para alunos com deficiências, Tecnologia Assistiva, Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo - ABA, Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA, TEACCH® e autismo. Experiência na área de Educação, gestão e supervisão escolar, com ênfase em Educação Profissional. Experiência em tutoria de Cursos de Educação a Distância em nível Técnico, Graduação e Pós-graduação (IFMA, UFMA e UEMA). Experiência em Psicopedagogia Institucional pela Rede SESI de Educação. Atualmente atuando como professora efetiva da Rede Municipal de Educação - São Luís - MA, Educação Infantil e professora da Rede Municipal de Educação - Paço do Lumiar - MA, educação inclusiva - AEE. Pesquisadora na área de Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem Baseada em Uso de Tecnologias Digitais Como Espaços Educativos e Suas Interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva - Linha de pesquisa: Inovação Tecnológica/Tecnologia Assistiva/Transtorno do Espectro Autista - TEA. "Sempre em busca de conhecimento e de uma aprendizagem colaborativa que viabilize experiências significativas a todos

Dra. Francimary Macedo Martins

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora-Adjunta da Universidade Federal do MA (UFMA) do Departamento de Letras, e Coordenadora de Mobilidade, Acolhimento e Proficiência da Diretoria de Internacionalização da UFMA. Possui graduação em Letras (UEMA), Doutora em Linguística, com ênfase em Linguística Computacional e Linguística de Corpus (UFC); Mestre em TICs na Formação em EAD (UFC); Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UFMA), Especialista em Educação a Distância (SENAC/RJ). Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis/INEP/EMEC de IES em EAD (portaria do INEP/MEC nº 313/2018 - DOU em 03/05/18). Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais (ABEHTE - 2016/2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, TICs, Linguagens Tecnológicas, Tecnologias Educacionais, Linguística, Linguística Computacional, Linguística de Corpus, Hipertexto e Leitura Hipertextual, Leitura e Produção Textual, Língua Portuguesa.

Dra. Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Informática na Educação, UFRGS (2016). Mestrado em Saúde e Ambiente, UFMA (2008). Licenciada em Letras, Português/Inglês, UEMA (1998). Pedagogia, ISEPRO (2017). Professora adjunta (Curso de Letras/Libras/UFMA).Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Docente e Práticas Educativas (PPGFOPRED) ? Mestrado Profissional em Educação. Possui experiência na área de educação e antropologia, com ênfase em ensino e formação docente, além de antropologia das populações afro-brasileiras e carcerárias. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades (CNPq). Coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Libras (ensino e tecnologias no ensino de Língua Portuguesa para surdos); atua principalmente nos seguintes temas: diversidade cultural e relações étnico-raciais, tecnologias e tecnologias assistivas, ensino e formação de professores. Realiza estudos e pesquisas sobre linguagem, em uma interface com as tecnologias assistivas, cultura popular e ensino de língua portuguesa como L2, para surdos.

Ma. Izabel Cristina Barbosa De Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL

Doutoranda pela UNINTER (2021). Doutoranda (UNIDA/PY - aguardando defesa). Mestra em Letras (ProfLetras) pela UPE Nazaré da Mata-PE (2016) e em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores) pela Universidade Lusófona do Porto (2013). Especialista em Gestão Pública pela UFRPE (2020), Neurolinguística pelo Instituto Souza (2020), em Neuropsicopedagogia pela UCAM-Prominas (2018), em Língua Portuguesa pela Barão de Mauá (2014), MBA Executivo em Gestão da Psicologia Organizacional pela AVM (2013), especialista em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela FIJ (2013), em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela FAFIRE (2007), em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola pela UFPE (2004), graduação tecnológica em Gestão dos Recursos Humanos pela Estácio de Sá (2017), graduada em Letras, habilitações em: Inglês pela FIC (2017) e Estácio (2019), Espanhol pela UFPE (2017) e Português-Francês pela UFPE (1998). Coordenadora do Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFAL- Piranhas. Membro do Grupo de Estudos Texto, Ensino, Discurso e Educação Especial e Inclusiva (GETEDE). Tem experiência na área de ensino de instituições públicas e particulares. Atualmente também trabalha em instituições de nível técnico e superior. Desenvolve trabalhos nas áreas de: multiletramentos, práticas pedagógicas de ensino de línguas, produção de material didático, desenvolvimento e coordenação de cursos em EAD (Educação a Distância), gestão do plano de aula, utilização de materiais audiovisuais e as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na educação, formação de professores e pesquisas na área de tradução para língua de sinais e aprendizagem de línguas por surdos. Também desenvolve trabalhos voltados para treinamento, seleção de pessoal e capacitação profissional em empresas particulares.

Me. Ronaldo Miguel da Hora

Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco - Marinha do Brasil

Possui Graduação em Letras(Licenciatura em Português e Francês - 2001) e Especialização em Literatura Brasileira (2003) ambas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol - PY (2016). É professor de Língua Portuguesa na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco - Marinha do Brasil, desde 2004, onde é o Coordenador da disciplina, desde 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, literatura brasileira, leitura literária, letramento literário e intertextualidade, com participação nacional e internacional em publicações, congressos, seminários e palestras.

Esp. André Luís Dalla Costa

SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul, Educação.

Graduado em Informática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2000), Especialista em Informática pela Universidade do Contestado - UNC (2002), Especialista em Docência para Educação Profissional pelo SENAC RS (2012), Especialista em Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas pela Faculdade Senac Porto Alegre (2016), Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Universitário UniDomBosco (2017), Licenciado em Formação de Docente para a Educação Básica - Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2020), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade UniBF (2021), Mestrando em Educação pela Universidade Regional Integrada - URI (2020-2022). Especialista em Tecnologias digitais, Educação Corporativa nas modalidades e programas: Jovem Aprendiz, Formação Inicial e Continuada, Educação Básica, Cursos Técnicos, Educação a Distância. Experiência na área de tecnologias digitais e educação há mais de 15 anos, trabalhando com público infantil, jovem e adulto através da docência, palestras, workshops e oficinas em Erechim e nos municípios da região norte do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nas seguintes temáticas: Educação Profissional Corporativa - TDICs na Educação - Metodologias Disruptivas e interativas de Aprendizagem - Ensino e Aprendizagem mediados por TDICs - Formação Inicial e Continuada - Inclusão Digital na Aprendizagem - Plataformas de Ensino e Aprendizagem - AVA - Moodle e Blackboard - Tutoria - Ensino Híbrido - Educação On-line. Gestão Escolar e Educação Corporativa. Experiência na coordenação de equipes, projetos, eventos, cursos, prospecção de clientes através de parcerias, contratos, visitas técnicas a órgãos municipais, estaduais, empresas jurídicas, etc. Habilidade em Gerenciamento de Projetos, Gestão Estratégica, Comportamento Organizacional, Negociação, Liderança, Coaching, Gestão de equipes de alta performance. Componentes Curriculares e ou Softwares ministrados: Informática Kids - Informática Teens - Informática Jovens e Adultos - Adobe Design - Design Gráfico - Microsoft Office - Computação Aplicada - Informática I - Informática II - Informática aplicada a Administração - Lógica de Programação - Metodologia de Desenvolvimento de Software - Orientação a Objetos - Banco de Dados - Linguagem Técnica - Segurança de Redes - Excel Avançado - Photoshop - CorelDraw - Illustrator - InDesign - SolidWorks - Informática fundamental - Operador de Computador - Design Gráfico - Metodologia de Projetos e Pesquisa Científica, Matemática Comercial e Financeira.

Ma. Silvânia Santos

Archote Desenvolvimento de Pessoas e Carreira

Mestra em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pela Universidade do Minho em Portugal (2021). MBA em Gestão de Pessoas pela FEAD e licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui experiência de mais de 15 anos de atuação na área de Recursos Humanos em empresas de diferentes segmentos como Mineração, Indústria Automotiva, Saúde e Prestação de serviço. Nestas empresas atuou nos processos de Gestão de Pessoas, Treinamento & Desenvolvimento, Cultura Organizacional, Gestão de Clima dentre outros processos de RH. Sócia fundadora da Consultoria Archote Desenvolvimento de Pessoas e Carreira.

Me. Walter dos Santos Oliveira Júnior

CEO da Inteceleri Tecnologia para Educação.

 Mestre e doutorando em Computação aplicada - UFPA, criador dos Apps Matematicando, Geometricando e Geometa. CEO da Inteceleri Tecnologia para Educação.

Dr. Francis Arthuso Paiva

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

É Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da UFMG, por onde concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos, além de ser especialista em Leitura e Produção de Textos pela PUC-MINAS. É professor e Chefe do setor de Letras do Colégio Técnico da UFMG e professor do Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Especialização em Leitura e Produção de Textos, PROLEITURA e da Especialização e, Educação, Linguagem e Tecnologia, todos da Faculdade de Letras da UFMG. Tem interesse por estudos de escrita colaborativa, leitura, produção de texto, letramento digital e visual, na perspectiva da multimodalidade e dos multiletramentos para o ensino e aprendizagem e para a formação de professores. Organizador e autor do livro "Professores transformadores de ambientes multimodais de aprendizagem: projetos de ensino de linguagens". Seu trabalho está em www.profrancis.com.br

Dra. Raquel Lima de Abreu Aoki

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorado em Estudos Linguísticos do Texto e do Discurso pela Pós-Graduação em Estudos Linguísticos(PosLin) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado (2012-2013) em Estudos Linguísticos do Texto e do Discurso pela Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Letras: Licenciatura e Bacharelado, também, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Letras da UFMG, atuando em três eixos: ensino, pesquisa e extensão na área dos Estudos Linguísticos/ Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual; Análise do Discurso; Retórica; Narrativa contemporânea; Relações entre identidade, memória, história e narrativa; narrativa e experiência na contemporaneidade.

Ma. Shirley Ribeiro

UEMANET

Pedagoga. Doutoranda e Mestre em Ensino. Especialista em Design Instrucional, Educação Inclusiva e Gestão de Pessoas. Multiplicadora Educamídia/Instituto Palavra Aberta. Analista de Pesquisa e Inovação no Uemanet/Uema e Professora de graduação e pós-graduação. Possui experiência com educação e tecnologias, desenvolvimento de materiais e mídias para cursos online. Realiza formação nas áreas de ensino, metodologias ativas, tecnologias educacionais e educação corporativa.

Kilton da Silva Calvet

UEMANET

Engenheiro de Computação com habilitação em engenharia de software e Analista de Sistemas, possui MBA em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance e Certificação Scrum Master. Atua como Coordenador de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais. Possui experiência com liderança de pessoas, desenvolvimento de projetos, ambientes virtuais de aprendizagem e desenvolvimento de tecnologias educacionais.

Dr. José Oliveira da Silva Filho

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutor em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Conceito CAPES 5); Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (2009). Possui Especialização em História do Maranhão (2006) e graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2003). É professor do Instituto Federal do Maranhão-IFMA e membro do Laboratório de Pesquisa em História da Imagem e do Som da PUCRS

Dra. Luciana Martins Arruda

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Já ministrou aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira para os Ensinos Fundamental e Médio e de Técnicas de Dissertação Escrita para a Pós-Graduação. Trabalhou como instrutora voluntária do CIPMOI, curso de capacitação oferecido pela Faculdade de Engenharia da UFMG (2009-2010), e como tutora/bolsista de Educação a Distância na UFMG (2009-2011). Foi professora substituta do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/BH) e ministrou cursos de capacitação para ferroviários da Vale e da FCA através da Rede de Ensino Doctum. Foi professora da Faculdade Santa Marcelina e do UNIFAMINAS em Muriaé, onde trabalhou como pesquisadora institucional e revisora de textos. Ministra cursos sobre avaliação. Tem experiência na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Medicina e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: português instrumental, revisão de textos/itens, avaliação, metodologia de pesquisa, ensino de língua portuguesa, linguística, análise do discurso, ensino de literatura e estágio docência. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus de Colinas. 

Plácido das Chagas Soares Segundo

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Mestrado profissional em Gestão de TI

Viviane Lima Coimbra

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Especialista

Krishna Melania Santos Cordeiro

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Krishna Melania Santos Cordeiro

Theylison Vitor Gomes Rodrigues

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Theylison Vitor Gomes Rodrigues 

Hemerson Aquiles de Castro Pereira e Silva

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Hemerson Aquiles de Castro Pereira e Silva

Marina Fernanda Veiga dos Santos de Farias Mendes

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

ufma

Esp. Carlos Guilherme Moraes Cerqueira

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

ufma