Dra. Edméa Oliveira dos Santos

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura (Proped/UERJ), link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Membro do Conselho Científico da Anped. Foi Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2021). Foi vice-presidente da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019), onde atua como Membro do CCD - Conselho Científico Diretor. Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia -UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela Universidade Aberta de Portugal - UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

Dr. João Batista Bottentuit Junior

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Desde agosto de 2019 cedido da UFMA para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) onde assumiu o cargo de Diretor Científico.

Dra. Adriana de Lima Reis Araújo

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho em Portugal e mestra em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Além de ter realizado MBA Executivo na Fundação Dom Cabral/MG e MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Unigranrio/RJ. Formou-se em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão e em Direito pela Uniceuma/MA. É professora universitária na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas adquiridas pela vivência de 22 anos em Atividade Técnico-Profissional em multinacional de mineração e logística e em consultorias. É voluntária na Associação Brasileira de Recursos Humanos ABRH Brasil - Seccional Maranhão desde 2011. Realiza pesquisas na área de Administração de Empresas e Educação com ênfase em Gestão de Pessoas, Carreiras, Metodologias de Aprendizagem e Tecnologias Digitais da Educação.

Dr. Nataniel Mendes da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutor em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho - Braga/Portugal, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA.. Mestre em Cultura e Sociedade com área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, pela Universidade Federal do Maranhão (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Atenas Maranhense (2008) e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Literatura por meio das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Centro Histórico, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq/IFMA Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais.

Dra. Luana Priscila Wunsch

Centro Universitário Internacional - UNINTER

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Possui vasta experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos educacionais, em especial na área pública de ensino. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER, é líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância, na linha "Formação de Professores" , com destaque para o projeto "Perspectivas Inovadoras, Híbridas e Ativas no Contexto Educacional Pós-Março de 2020". É pesquisadora da Fundação - FAMPECT - Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia.

Dra. Raquel Lima de Abreu Aoki

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Raquel Abreu-Aoki possui Doutorado em Estudos Linguísticos do Texto e do Discurso pela Pós-Graduação em Estudos Linguísticos(PosLin) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado (2012-2013) em Estudos Linguísticos do Texto e do Discurso pela Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Letras: Licenciatura e Bacharelado, também, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Letras da UFMG, atuando em três eixos: ensino, pesquisa e extensão na área dos Estudos Linguísticos/ Língua Portuguesa: Leitura e Produção Textual; Análise do Discurso; Retórica; Narrativa contemporânea; Relações entre identidade, memória, história e narrativa; narrativa e experiência na contemporaneidade. Mãe da Olívia, nascida em 2016 (licença-maternidade de novembro/2016 a junho/2017).

Dra. Cassia Cordeiro Furtado

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, sob o tema "Aplicativos de literatura - serviço: experiência e comportamento do usuário infantil". Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associado I da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesquisa: Design Informação e Comunicação. Membro da International Collective of Research and Design in Childrens Digital Books, da Universidade de Stavanger, na Noruega. Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital/UFSC. Líder do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia LEDMID. Atua nas áreas: redes sociais, leitura, design da informação, geração alpha, biblioteca escolar, literatura infantil digital e aplicativos de literatura. Contato: cassia.furtado@ufma.br

Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação e Filosofia. Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Fez seu pós-doutorado na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu como professora permanente: PGCult (UFMA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como vice-coordenadora. Coordenadora do Programa de Inovação Didático Graduação Uema 4.0. É da equipe editorial da revista RICS do PGCult e revisora de outros periódicos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA). Participa dos grupos de pesquisa: GEP-TED (UFMA-PGCult), Grupo de Currículo na Educação Básica (UFMA_ PPGEB), GEFORP (UEMA), ECult (UFS) e GECES (UNIT-SE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Membro da Red de Docentes de América Latina y del Caribe.Tem experiência na área interdisciplinar e na área Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade a partir dos estudos das narrativas hipertextuais no jornalismo, políticas públicas para o ensino superior, sociologia das redes, cultura do digital, competências socioemocionais; e no âmbito da educação, atua na área do currículo, formação continuada, avaliação da aprendizagem, afetividade, desenvolvimento profissional, tecnologia educativa, educação especial e inclusiva; aprendizagem em comunidades virtuais de aprendizagem; meta-afetividade em práticas colaborativas em ambientes online.

Me. Celestino Magalhaes

InstitutoJean Piaget - Portugal

Mestre e Doutorando em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Professor no Colégio Alfacoop. Coordenador da Pós-Graduação em TIC no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Professor na Pós-Graduação em TIC: Tecnologias Educacionais Novas Formas de Aprender em ISP Jean Piaget de Benguela. Consultor Pedagógico em Rede Consultoria Educacional. Investigador em Tecnologia Educativa no Centro de Investigação em Educação (CIEd)| Researcher in Educational Technology at Research Centre on Education Universidade do Minho University of Minho. Docente Convidado no Instituto Piaget V. N. Gaia Guest Lecturer at Institute Piaget V. N. Gaia. Investigador no projeto EPRIS – E-Learning em contexto prisional | EPRIS – E-Learning in prison context Project Researcher. Investigador da RECI - Research in Education and Community Intervention Researcher in RECI - Research in Education and Community Intervention Professor de Programação e Robótica Code and Robotics teacher. Formador em Academia.pt da Porto Editora. Formador para a Capacitação Digital de Docentes pela Direção Geral da Educação. Formador Docente em MAKE it Pedagogical | Teacher Trainer in MAKE it Pedagogical. Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua na área de Tecnologias Educativas no Ministério da Educação e Ciência | Trainer accredited by the Scientific-Pedagogical Council for Ongoing Training in the area of Educational Technologies at the Ministry of Education and Science Co-Leader of Google Educator Group (GEG) SUPERTABi. Portugal www.gegsupertabiportugal.com mote Certified Educator, 3DBear Ambassador KIBO Ambassador.

Ma. Perla Maria Berwanger

Centro Universitário Estácio de São Luís

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (2018). A temática da sua dissertação é o Mobile Learning, onde investigou o uso de tecnologias digitais móveis (smartphones e aplicativos) em quatro experiências na sala de aula no curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós graduada em Gestão Empresarial / MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2015); Graduada em Administração pela Faculdade do Maranhão (2008). É professora Universitária em cursos de graduação e pós graduação. Trabalha no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Escola de Governo do Maranhão Trabalhou no Centro Universitário Estácio Faculdade Laboro e INEX. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalhou como Professora Formadora pelo Programa de Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (2019.1) e também como Professora Tutora na Pós Graduação de Gestão Publica da Universidade Federal do Maranhão em 2018.1 - Núcleo de Educação à Distância - (NEAD). Foi tutora no curso de graduação de Administração da UNIASSELVI 2016.1 e 2016.2. Sua pesquisa está localizado no campo interdisciplinar, na Linha LP2 ? Cultura, Educação e Tecnologia Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. Investigação das formas de apropriação e difusão dos patrimônios materiais e imateriais, entendendo-os como processo dinâmico transmitido através das gerações. Relações entre patrimônio, gestão e sustentabilidade. Formas e processos de mediação da construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, abrangendo metodologias, procedimentos e ações culturais. Investigação sobre a produção, mediação e recepção dos processos educacionais e tecnológicos, enfatizando a utilização social e cultural dessas possibilidades e recursos.

Dr. Nádson Araújo dos Santos

Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Professor do Magistério Superior do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela) da Universidade Federal do Acre (Ufac). Professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAC), Biênio 2023/2024. Pós-graduado em: Saberes e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa; Tecnologia Educacional; Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica; Alfabetização e Letramento - Anos Iniciais e EJA. Licenciado em Pedagogia, Letras Português e Inglês. É Pesquisador em Educação, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação (UFAC), Grupo de Estudos e Pesquisas em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (UFAL) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gramática, Análise Linguística e Variação (UFAL). Associado Abralin, ABALF e ANPed. Desenvolve , orienta e tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: Estudos de Letramentos; Pedagogia dos Multiletramentos; TDIC na Educação; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Formação de Professores; Alfabetização e Letramento nas Culturas Digitais.

Dra. Sâmmya Faria Adona Leite

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

Possui Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2022), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (2016), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2017), licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Roraima - IFRR (2010) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal de Roraima (2007). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Roraima - IFRR.

Dra. Luciana Martins Arruda

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Já ministrou aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira para os Ensinos Fundamental e Médio e de Técnicas de Dissertação Escrita para a Pós-Graduação. Trabalhou como instrutora voluntária do CIPMOI, curso de capacitação oferecido pela Faculdade de Engenharia da UFMG (2009-2010), e como tutora/bolsista de Educação a Distância na UFMG (2009-2011). Foi professora substituta do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/BH) e ministrou cursos de capacitação para ferroviários da Vale e da FCA através da Rede de Ensino Doctum. Foi professora da Faculdade Santa Marcelina e do UNIFAMINAS em Muriaé, onde trabalhou como pesquisadora institucional e revisora de textos. Ministra cursos sobre avaliação. Tem experiência na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Medicina e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: português instrumental, revisão de textos/itens, avaliação, metodologia de pesquisa, ensino de língua portuguesa, linguística, análise do discurso, ensino de literatura e estágio docência. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus de Colinas. 

Dr. Kaio Eduardo de Jesus Oliveira

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB

Professor Adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas- CECULT da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes (Bolsa PROSUP/CAPES). Estágio doutorado sanduíche na Universidade Aberta de Portugal - UAB PT (Bolsa PDSE - 2017). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2015). Graduado em Geografia pela Universidade Tiradentes (2012). Especialização em Tecnologias Educacionais pela Universidade Tiradentes (2013). Estágio pós-doutorado em Educação (Edutec/ PPGE/ UFBA). É vice-líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Tecnologias da informação e Cibercultura - Getic/UNIT/CNPq, onde atua na linha de pesquisas Educação e Comunicação. É docente do ensino superior em cursos de formação de professores e atuou como professor de geografia na Educação básica. Tem experiência na área de Educação e Cibercultura, especialmente com as seguintes temáticas: letramento digital e praticas de ensino; tecnologias digitais e formação de professores; divulgação científica e educação; mídias sociais e educação.

Ma. Girlene Miranda Baima

Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA

Mestra em Educação: Gestão do Ensino da Educação Básica/UFMA, com ênfase na área de Tecnologias Digitais na Educação, sob a orientação do Prof.Dr.João Batista Bottentuit Junior. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE).Especialista em Mídias na Educação-UFMA e Graduada em Letras-UFMA. Atua como professora de Língua Portuguesa/ Literatura e Produção Textual no Ensino Médio da Rede Pública de Educação do Estado do Maranhão.

Me. Carlos Guilherme Moraes Cerqueira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Mestre em Cultura e Sociedade PGCult na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, na linha de pesquisa em Educação e no desenvolvimento de Metodologias Ativas de Aprendizagem.Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (2006). Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Tutoria em EaD. Atualmente atua na produção de material didático para formação docente e discente do IFMA - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Atualmente é técnico em Multimeios didáticos no Instituto Federal do Maranhão onde desenvolve projetos de auxílio na didática de alunos do ensino médio e superior.

Dr. Ícaro Rodrigues Lavor

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2016), Doutorado em Física (2021) pela Universidade Federal do Ceará e Ph.D em Física pela University of Antwerp (2021). No período de 04/2019 a 02/2021 realizou estágio de doutoramento co-tutela na University of Antwerp sob a orientação do Prof. François M. Peeters, onde obteve em julho de 2021 o título de PhD em Física. Atualmente faz parte do quadro permanente de Docentes do IFMA/Campus Pinheiro, também atuando como pesquisador colaborador do Dep. de Física da UFC e do CMT/UA, grupo de física da matéria condensada da Universidade de Antuérpia/Bélgica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: plasmons e transporte eletrônico em materiais 2D. Na área de Ensino de Física, tem interesse por estudos relacinados a criação de novas práticas de Física experimental de baixo custo pare serem aplicadas tanto no Ensino Superior quanto no Ensino Médio.

Dr. Albano Goes Souza

Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF

Professor Adjunto na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Coordenador da Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (ECNT). Professor da Especialização em Ensino das Ciências (PPGEC). Professor Colaborador no Colegiado da Licenciatura em Pedagogia (PED-EAD). Estágio pós-doutoral em Educação, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas no Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Especialista em Andragogia e Formação de Adultos pela Faculdade Futura. Especialista em Educação e Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino, Metodologias Ativas e Tecnologias no Semiárido (GEPEMATS). Desenvolve estudos e orientações sobre Ensino, Tecnologias e Metodologias Ativas na Educação.

Dr. Vitor Manuel Barrigão Gonçalves

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

PhD in Electrotechnical and Computer Engineering - Faculty of Engineering of the University of Porto. 2003 - Masters in Multimedia Technology - Faculty of Engineering of the University of Porto. 1998 - Degree in Management Informatics - University of Minho. From 13-05-2010 to the present: Assistant Professor of the Department of Educational Technology and Information Management, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.

Ma. Juliana dos Santos Nogueira

QTM Healthtech

Mestra em Cultura e Sociedade (PGCULT - UFMA), mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural (PEP - IPHAN). Graduada em Ciências Sociais pela UFMA. Graduanda em Direito na Universidade Ceuma. Atua na área de antropologia, museologia e curadoria no Museu Afro Digital do Maranhão. Pesquisa temas relacionados à Saúde Integral, Religião e Cultura Popular, Museologia, Educação Patrimonial, Patrimônio Imaterial e Salvaguarda. Membro do Grupo de Pesquisa GP MINA e GEPTED. Sob orientação do Prof. Dr. Daniel Reis atualmente desenvolve a pesquisa: ANÁLISE DAS ATUAIS PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL, COM ENFOQUE PARA O DETENTOR DO BEM PATRIMONIALIZADO COMO SUJEITO ATIVO. Também atua na área da saúde mental como Hipnoterapeuta e terapeuta integrativa.

Ma. Thaiane Coelho dos Santos

OrganEasy Digital

Professora no ensino superior, neurocientista, farmacêutica bioquímica, mestre em ciências da saúde, empreendedora e pesquisadora.  Co founder da startup Oeganeasy digital - Plataforma de educação empreendedora para a área da saúde.

Ma. Odla Cristianne Patriota Albuquerque

Colégio Universitário da UFMA - COLUN

Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (2015), concentrado suas pesquisas em Educação, Língua Inglesa e Tecnologia. Possui Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (1999) e Licenciatura em Letras - Habilitação Inglês - pela Universidade Federal do Maranhão (2006). É professora da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Colégio Universitário. Mantém pesquisas na área de Educação, Língua Inglesa e Tecnologias Digitais da Educação.

Me. Nilson Costa

Colégio Crescimento

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão, com Especialização em Fundamentos de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão e Graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente, é professor da Faculdade ISL WYDEN e da Escola Crescimento, com experiências consolidadas em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais, sendo certificado pela Apple Educacional em Washington como Apple Distinguished Educators, atuando como consultor, embaixador e promotor das possibilidades existentes no ensino e no aprendizado com o auxílio de novas tecnologias.

Dr. Raimundo Dutra de Araújo

Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutor em Educação /Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP). Possui Pós-Doutorado em Educação / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Estágio de Pós-graduação em Educação (Doutorado Sanduíche PDSE / CAPES) na Unidade Transdisciplinar de Investigação em Supervisão (UTIS) do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro/Portugal. Mestre em Educação / Universidade Federal do Piauí. É especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FSA). Possui graduação em Pedagogia / Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui Curso de Gestão Pública Estadual/Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É Comendador do Estado do Piauí. É membro da Academia Teresinense de Letras (ATL), ocupante da Cadeira Nº 13. É Presidente da Academia de Letras do Vale do Longá - ALVAL (eleito para o biênio 2020-2022), É Presidente da Academia Mundial de Letras da Humanidade/ Secção Território dos Cocais. É Membro da Sociedade Literária de Teresina - SOL. É Vice-presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/PI (eleito para o biênio 2020-2022). É Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). É Coordenador Adjunto do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí. Exerceu, dentre outros, os seguintes cargos: Coordenador do Curso de Pedagogia da UESPI (2006); Diretor de Ensino do Centro de Educação Profissional Petrônio Portela (2006); Secretário Municipal de Educação de Batalha/PI (2009); Coordenador do Curso de Pedagogia do PARFOR/UESPI (2010); Coordenador do Curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior /UESPI (2010); Coordenador Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR da Universidade Estadual do Piauí/UESPI (2014 - 2015); Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Estadual do Piauí (2015 - 2018); Diretor da Escola de Governo do Estado do Piauí/EGEPI (2018-2019). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórico-Culturais em Formação de Professores e Prática Pedagógica (GEHFOP/UESPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (NEPSH/UFPI). É autor de livros e artigos científicos na área da educação. Exerce atividades docentes em cursos de graduação e de pós-graduação. Atua, dentre outros, nos seguintes temas: Formação de professores, Estágio Supervisionado, Gestão Educacional, Práticas Pedagógicas, Didática, Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Pesquisa educacional.

Ma. Elaine Sousa

FAENE - Faculdade de Negócios

Mestre em Ciências da Educação, Administração e Organização Escolar -Universidade Católica Portugal -Braga, com ênfase em Tecnologia Educacional.
Auditora Interna ISO 9001/2015.
*MBA em Gestão de Pessoas.
*Especialista em Gestão Educacional.
*Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior.
*Especialista em Marketing, Gestão inovação e experiência do Cliente na Faculdade UNDB.
*Cursando pós em Informática na Educação pelo IFMA

Me. Maurício José Morais Costa

Centro Universitário UNDB

Doutorando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB). Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA). Especialista em Design Instrucional (Centro Universitário Senac São Paulo) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMA). Especializando em Metodologias Ativas para a Educação (PUC Minas) e Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Designer Instrucional, Docente e Gestor das Unidades de Informação e Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário UNDB. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE), Grupo de Estudo e Pesquisas em Patrimônio Cultural (GEPPac), Grupo de Estudos e Pesquisas na Análise de Materiais Publicados, de Divulgação da Ciência, em Mídia Digital ou Impressa (GEP-DCMIDI) e Núcleo de Pesquisa e Extensão (NuPE-UNDB). Editor da Revista de Estudos Multidisciplinares (REM-UNDB). Atua em áreas que convergem Ciência da Informação, Biblioteconomia, Bibliotecas Públicas, Memória, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial, Design Instrucional, Metodologias e Aprendizagem Ativa, Educação Digital, Tecnologias Digitais aplicadas à Educação, Educação a Distância, Comunicação e Divulgação Científica, Estudos Métricos da Informação, Metodologia da Pesquisa. 

Dra. Uaiana e Silva Prates

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, licenciatura em matemática, comunidades de prática, atividade orientadora de ensino e formação inicial de professores de matemática.

Dra. Cynara Maria da Silva Santos

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL

Doutora em Educação (UNIT/SE).Mestrado em Educação Brasileira - Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialização em Ciências Humanas - Tecnologia em Educação (1999). Graduada em Pedagogia - Administração Escolar - Licenciatura Plena pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (1997). Foi Instrutora/Professora dos Cursos de Formação de Oficiais nas Disciplinas Informática e Gestão da Informática da Academia de Polícia Militar do Estado de Alagoas; Foi Professora/Tutora do Curso de Especialização em Gestão Escolar - Programa Nacional Escola de Gestores - MEC/UFAL. Foi Tutora Online do Curso de Pedagogia a Distância UAB/UFAL, professora contratada do Curso de Pós-graduação em Coordenação Pedagógica do Centro de Formação Assessoria e Pesquisa Santa Maria Madalena - CENFAP - Instituição conveniada à Faculdade Pio Décimo - Aracaju/SE. Exerceu a função de Professora Substituta da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, nas disciplinas: Desenvolvimento e Aprendizagem, Estágio Supervisionado III, Projeto Pedagógico, Organização e Gestão do Trabalho Escolar, Estágio Supervisionado I e Projetos Integradores I, nos Cursos de Química, Matemática, Biologia e Educação Física. Pertenceu a Equipe Multidisciplinar dos Cursos de Pós-graduação em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde - modalidade a distância UAB/FEAC/UFAL, respondendo pelo suporte pedagógico, capacitação de professores e tutores e professora da disciplina Introdução a EAD - UAB/PNAP/UFAL. Foi também Professora do curso de Licenciatura em Física a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil /UAB/UFAL, ministrando as disciplinas: Organização do Trabalho Acadêmico, Desenvolvimento e Aprendizagem e Pesquisa Educacional. . Atualmente, é Professora Assistente e Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) do Centro de Educação a Distância - CED da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas ( UNCISAL), ministrando as disciplinas Informática Hospitalar, Ciência Tecnologia e Sociedade e Filosofia e Ética Profissional no Curso de Gestão Hospitalar a Distância. É também Coordenadora Adjunta do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Uncisal. É Membro do Conselho Universitário e da Câmara Acadêmica (UNCISAL). Exerce também a função de Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação - SEMED/Maceió, no Setor de Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI). É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação,Tecnologias da Informação e Cibercultura-GETIC/UNIT/CNPq. 

Me. Jailson Antonio Ribeiro Viana

Colégio Universitário da UFMA - COLUN

Doutorando em Educação pela PUC Minas. Mestre em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade - PGCULT-UFMA) da Linha de Pesquisa 2 - Cultura, Educação e Tecnologia. Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo IESF (2016), Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão IFMA (2018) e, é Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão (2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE/UFMA) e experiência na Educação Básica com Professor dos anos iniciais. Experiência profissional como Professor Substituto na Área de Educação no IFMA Campus São Luís - Monte Castelo. Tendo Experiência no Núcleo de Educação a Distância do IFMA - Campus Maracanã, Universidade Aberta do Brasil (UAB/NEAD/IFMA), desenvolvendo trabalhos na Coordenação Pedagógica e Docente do Programa de Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO/IFMA) da disciplina "Gestão Formal e não-Formal" e Docente das disciplinas Pedagógicas e de Ambientação em EaD. Tem experiência na área de educação com ênfase nas áreas administrativas, coordenação, gestão, docência, educação a distância, além de palestrante em temas educacionais.

Dr. Márcia Gonçalves Nogueira

Prefeitura Municipal de Recife

Professora da Rede Municipal do Recife e Consultora Educacional Fab Lab Recife. Possui graduação em Pedagogia (2019) em Web Design/Sistemas para Internet pela Faculdade Marista Recife (2009), especialista em Mídias na Educação - UFPE e Gestão Educacional (FADEPE). Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE) com abordagem em Práticas de Multiletramentos Digitais com o uso de Tecnologias Digitais Móveis por Jovens estudantes de escola pública estadual de Pernambuco. Doutoranda no programa de pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE), pesquisando sobre a Integração de tecnologias ao Currículo no Contexto de Cultura Maker na Escolas Municipais do Recife. 

Dra. Maria Raquel Vaz Patrício

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Ciências da Educação especialidade em Tecnologia Educativa em 2014 pelo(a) Universidade do Minho, Doutoramento em Ciências da Educação em 2014/12/17 pelo(a) Universidade do Minho, Mestrado em Multimédia em 2009 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Engenharia e Licenciatura em Ensino de Educação Visual e Tecnológica em 2003 pelo(a) Instituto Politécnico de Bragança. É Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação e Adjunct Professor at Department of Educational Technology and Information

Dra. Suênia Oliveira Mendes

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2004), mestrado em Administração - linha estratégia e inovação pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2013) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é bibliotecaria/documentalista da Universidade Federal do Maranhão, Membro do Conselho Gestor do Portal de Periódicos da UFMA e da Editora da UFMA. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia atuando principalmente nos seguintes temas: base de dados, portal de periódicos da capes, informação e produção científica, acesso aberto, ciência aberta e periódicos científicos.

Dra. Anna Helena Silveira Sonego

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-Doutoranda e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Informática em Educação (PPGIE/UFRGS). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FACED/ UFRGS), na linha de pesquisa Tecnologias Digitais na Educação (2019). Pesquisadora no Núcleo tecnológico digital aplicada a educação (NUTED/UFRGS) desde 2015. Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM, 2014), na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Possui graduação em Agropecuária: Agroindústria pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2009); Graduação em Formação de Professores para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas para educação (2011) pela mesma instituição. Com interesse em pesquisas nas seguintes áreas: processo de ensino e de aprendizagem mediado pelas tecnologias digitais na educação, convergência entre as modalidades educacionais, aprendizagem móvel, formação de professores e arquiteturas e estratégias pedagógicas para educação, em especial para a aprendizagem móvel.

Dr. Manuel Meirinhos

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

K2PhD in children's studies: Information and Communication Technologies. Universidade do Minho. Master in Education: Educational Technology. Universidade do Minho. Bachelor's Degree in Biology and Geology Teaching. Universidade do Minho.

Dra. Carolina Pereira Aranha

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Mestre em Física pela UFMA (2011) e Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (2023). Professora Adjunta da Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática (HIFEM). Coordenou o Laboratório de Ensino de Ciências (LEC) do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa), da UFMA, de 2018 a 2020. Atua na vice-coordenação do Laboratório de Pesquisa em Digital para Ciências (PEDIC) ? CCBa/UFMA e coordena o espaço FormAção que compõe o Espaço Ciência Maria Laura Lopes (ECMLL), em funcionamento no CCBa-UFMA desde outubro de 2022. Trabalha com Divulgação Científica e Formação Docente em Ciências e Matemática com Tecnologias Digitais.

Ma. Izabel Cristina Barbosa de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL

Doutoranda pela UNINTER (2021). Doutoranda (UNIDA/PY - aguardando defesa). Mestra em Letras (ProfLetras) pela UPE Nazaré da Mata-PE (2016) e em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores) pela Universidade Lusófona do Porto (2013). Especialista em Gestão Pública pela UFRPE (2020), Neurolinguística pelo Instituto Souza (2020), em Neuropsicopedagogia pela UCAM-Prominas (2018), em Língua Portuguesa pela Barão de Mauá (2014), MBA Executivo em Gestão da Psicologia Organizacional pela AVM (2013), especialista em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela FIJ (2013), em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela FAFIRE (2007), em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola pela UFPE (2004), graduação tecnológica em Gestão dos Recursos Humanos pela Estácio de Sá (2017), graduada em Letras, habilitações em: Inglês pela FIC (2017) e Estácio (2019), Espanhol pela UFPE (2017) e Português-Francês pela UFPE (1998). Coordenadora do Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFAL- Piranhas. Membro do Grupo de Estudos Texto, Ensino, Discurso e Educação Especial e Inclusiva (GETEDE). Tem experiência na área de ensino de instituições públicas e particulares. Atualmente também trabalha em instituições de nível técnico e superior. Desenvolve trabalhos nas áreas de: multiletramentos, práticas pedagógicas de ensino de línguas, produção de material didático, desenvolvimento e coordenação de cursos em EAD (Educação a Distância), gestão do plano de aula, utilização de materiais audiovisuais e as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na educação, formação de professores e pesquisas na área de tradução para língua de sinais e aprendizagem de línguas por surdos. Também desenvolve trabalhos voltados para treinamento, seleção de pessoal e capacitação profissional em empresas particulares.

Me. Ronaldo Miguel da Hora

Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco - Marinha do Brasil

Possui Graduação em Letras(Licenciatura em Português e Francês - 2001) e Especialização em Literatura Brasileira (2003) ambas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol - PY (2016). É professor de Língua Portuguesa na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco - Marinha do Brasil, desde 2004, onde é o Coordenador da disciplina, desde 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, literatura brasileira, leitura literária, letramento literário e intertextualidade, com participação nacional e internacional em publicações, congressos, seminários e palestras.

Ma. Michelly de Andrade Costa

EMEIEF Antônio Gonçalves, SECEDU - Santa Maria de Jetibá

Empreendedora da área de Tecnologias Educacionais. Criadora do Comenta.da.mente: uma plataforma de interação textual. Mestre em Letras pela UFRN - polo IFES. Professora de Ensino Fundamental Anos Finais. Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Literatura. Especialista em Proeja. Graduada em Letras Português/Inglês. Graduada em Pedagogia

Dra. Simone Costa Andrade dos Santos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e exerce a função de Chefe do Departamento de Graduação. Atuou na função de Diretora de Educação a Distância do IFMA entre os anos de 2013 a 2020. É membro do Grupo de Trabalho Institucionalização da EaD pelo Fórum de Dirigentes de Ensino do O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Atuou no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus EaD na Coordenação de Produção de material Didático para Educação a Distância. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologias para o Ensino e Educação à Distância. Atuou como coordenadora pedagógica da Educação Básica e Coordenadora de projetos de uso das Tecnologias na Educação. Doutora e Mestre em Ensino, pela Universidade do Vale do Taquari/Rio Grande do Sul. Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras/Minas Gerais e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão.

Dr. Edilson Thialison da Silva Reis

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Biblioteconomia e Design (UFMA/Unicesumar). Mestre e Doutor em Design de Sistemas de Informação (UFMA/UFPR). Especialista em Design Educacional e Planejamento Educacional (SENAC/IESMA). Foi professor da graduação na UFMA no Departamento de Biblioteconomia e de Pós - Graduação do Instituto Navigare/MA. Atualmente está como Professor Formador na Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA. É pesquisador no Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura - GEPLEM/UFMA e no Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Design de Hipermídia/UFMA. Tem experiências nas áreas de desenvolvimento e avaliação de recursos educacionais para EaD, Automação em Bibliotecas, Design da Informação e Interação, Design Instrucional, Experiência do usuário (UX).

Dr. João Manuel Nunes Piedade

Universidade de Lisboa, Portugal

Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF). Doutor em Educação na Especialidade de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade de Lisboa, Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning pela Universidade de Lisboa e Licenciatura bietápica em Engenharia Informática Instituto Politécnico da Guarda. Atua na formação inicial de professores de informática e nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado na área das tecnologias da informação e comunicação na educação. Atualmente coordena o curso pós-graduado de especialização em tecnologias e robótica no ensino básico e é membro da comissão científica do mestrado em ensino de informática. Tem como interesses de investigação a aprendizagem enriquecida com tecnologias digitais, e-learning e aprendizagem online, formação inicial de professores, pensamento computacional, programação e robótica na Educação, inteligência artificial e educação, didática da informática, competências séc. XXI e metodologias ativas, design de cenário de aprendizagem em educação. É autor e coautor capítulos de livro e de artigos publicados em revistas e conferências nacionais e internacionais.

Dra. Dayse Marinho Martins

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Políticas Públicas (UFMA), Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA) Licenciada em PEDAGOGIA, HISTÓRIA e FILOSOFIA, Bacharela em PSICOLOGIA com formação de psicóloga, graduanda em GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, COMUNICAÇÃO SOCIAL RÁDIO E TV. Doutoranda em História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes (UFMA), com Especializações em áreas das Ciências Humanas além de Formação em Mídias digitais e tecnologias educacionais pela Universidade de Coimbra. Realiza pesquisas sobre currículo, ensino-aprendizagem, tecnologias educacionais, gamificação, história da educação, história do Maranhão, políticas públicas na educação, psicologia infantil, psicologia clínica, saúde mental, arqueologia lacustre maranhense e educação patrimonial. Tem experiência em docência, supervisão e gestão escolar em todos os níveis da Educação Básica, bem como, aprofundamento em informática e comunicação na educação. Professora da rede municipal de São Luís ? MA, Especialista em Educação da Secretaria de Estado da Educação SEDUC MA, atuando como Psicóloga da Equipe Multidisciplinar da Unidade Regional de Educação de São Luís, Psicóloga Clínica CRP 22/03627. Docente externa permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia PPGPSI UFMA ? Mestrado, atuando na Linha de Pesquisa Avaliação e Clínica Psicológica com estudos sobre Fenomenologia da clínica com orientação husserliana; fenômenos clínicos, psicopatológicos e corpo no mundo da vida contemporâneo; Clínica social e políticas públicas. Pesquisadora e Membra Efetiva da Academia Maranhense de Ciências ocupando a cadeira de nº 42, patroneada por Claude Abbeville.

Me. Jean Carlos da Silva Monteiro

Mentes Abertas

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Única. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Na docência, atuou como professor dos cursos de Jornalismo, Pedagogia e Pós-Graduação nas áreas da Comunicação e da Educação de principais Instituições de Ensino Superior do Maranhão. Tem experiência em assuntos educacionais, na função de coordenador de alunos e professores, presidente de Comissão Permanente de Avaliação e membro de comissão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Na área técnica, atuou como Jornalista e Assessor de Comunicação e Imprensa de empresas privadas e organizações públicas. Teve pesquisas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. Membro da Comissão de Pareceristas e do Corpo Editorial de revistas nacionais e internacionais. Autor e organizador de livros, artigos, estudos e pesquisas interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia

Priscila Tescaro

Consultora e Estrategista de Carreiras

Mentora de Carreiras e jornalista especializada em Carreiras Múltiplas e Transição de Carreira. Seu trabalho é ensinar mulheres a fazerem transição de carreira com confiança e coragem, estruturando os próximos passos profissionais para que tenham uma carreira satisfatória e com significado.

Dra. Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos

Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pós-doutoranda em Educação (UFS). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Letras (UFS). Graduada em Letras (UFS) e em Pedagogia pela Universidade Cesumar (Unicesumar). Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Ages; em Docência e Tutoria em Educação a Distância, pela Universidade Tiradentes (Unit); e em Tecnologias em Educação, pela PUC-Rio. Atuou como tutora no polo de Apoio Presencial da Universidade Tiradentes em Tobias Barreto-SE (2006-2014) e pelo Cesad/UFS (2018). Atualmente é professora das redes Estadual e Municipal, em Tobias Barreto, e também tem experiência em correção de redação (Vestibulares e Enem). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Culturas Digitais - Ecult(UFS/CNPq). Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior-GEES (UFS/CNPQ). Bolsista Fapitec/SE.

Dra. Tássia Priscila Fagundes Grande

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS, na linha de pesquisa de Informática na Educação. Especialista em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na UFRGS. Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Instituto Politecnico de Leiria (Portugal) - Núcleo de Formação de Pombal e junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação PPGIE da UFRGS. É professora na Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS e pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED). Possui experiência como tutora presencial/virtual e professora presencial/virtual na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais na educação e educação a distância, monitor presencial/ virtual, inclusão digital de idosos, usabilidade em dispositivos móveis voltado ao público idoso e cybersêniors multiplicadores na EaD.

Eli da Silva Alves

Ifal

Ifal

Maria Juliana Barbosa da Silva

iFAL

IFAL