Dra. Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de Carvalho

Universidade de Coimbra - UC

Possui doutorado pela Universidade do Minho (1998) e realizou as provas de agregação (2010). Atualmente é Professora Catedrática na Universidade de Coimbra, em Portugal, e pesquisadora no CEIS 20. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educativa. Leccionou na licenciatura e no Mestrado disciplinas como Avaliação da Usabilidade, Edutainment, Currículo e Educação Online para a Saúde, Hipermédia e Sociedade da Informação, Materiais Educativos Multimédia, Tecnologia Educativa, etc. Na Universidade de Coimbra leciona na licenciatura, Mestrado e Doutorado as unidades curriculares de Processos de Comunicação e Educação, Jogos e Aprendizagem, Avaliação de e-conteúdos e Formação e Educação Online. Também leccionou na Universidade Pedagógica, em Maputo, Moçambique, nas Maldivas e no Brasil. Tem coordenado projectos de investigação financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Tem publicado em Portugal e no estrangeiro em revistas, livros e congressos. Foi responsável pela organização de eventos como Encontro sobre WebQuest (2006), Encontro sobre Web 2.0 (2008), Encontro sobre Podcasts (2009) e Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (2012, 2014, 2016, 2018), entre outros.

Dr. João Batista Bottentuit Junior

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É professor Associado III da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado - Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP. Ao longo da sua carreira já assumiu os seguintes cargos de gestão: Coordenador do Curso de Pedagogia EAD UFMA (2012-2015), Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - EAD UFMA (2013-2014), Coordenador do Mestrado em Cultura e Sociedade - UFMA (2018-2019) e Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA (2019 - 2023).

Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

rofessora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação (DEPE). Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Fez seu pós-doutorado na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu como professora permanente: PGCult (UFMA), no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como vice-coordenadora e RENOEN, doutorado em ensino. É coordenadora da Avaliação da Graduação da Uema. É da equipe editorial da revista RICS do PGCult e revisora de outros periódicos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA). Participa dos grupos de pesquisa: GEP-TED (UFMA-PGCult), Grupo de Currículo na Educação Básica (UFMA_ PPGEB), GEFORP (UEMA), ECult (UFS) e GECES (UNIT-SE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Colegiado do Fórum dos Mestrados Profissionais em Educação -Fompe e do Forpred Nacional e Nordeste. Tem experiência na área interdisciplinar e na área Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade a partir dos estudos das narrativas hipertextuais no jornalismo, políticas públicas para o ensino superior, sociologia das redes, cultura do digital, competências socioemocionais; e no âmbito da educação, atua na área do currículo, formação continuada, avaliação da aprendizagem, afetividade, desenvolvimento profissional, tecnologia educativa, educação especial e inclusiva; aprendizagem em comunidades virtuais de aprendizagem; meta-afetividade em práticas colaborativas em ambientes online.

Dra. Cassia Cordeiro Furtado

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, sob o tema "Aplicativos de literatura - serviço: experiência e comportamento do usuário infantil". Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesquisa: Design: informação e tecnologia. Membro da International Collective of Research and Design in Childrens Digital Books, da Universidade de Stavanger, na Noruega. Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital/UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Informação, Leitura e Design de Hipermídia LEDMID. Desenvolvedora da biblioteca de literatura digital TecTeca. Áreas de interesse: biblioteca digital, leitura e livros digitais; Geração Alpha; biblioteca escolar; literatura infantil; design da informação técnica e científica; ergonomia informacional; experiência do usuário da informação; estudo do usuário; usabilidade nos estudos de uso dos sistemas de informação; produção e gestão da informação; gestão estratégica de processos informacionais; técnicas, modelos e tecnologia nas organizações; serviços e produtos de inovação para sistemas de informação e ambientes digitais; estudos sobre a Interação Humano #150; Computador aplicado a Ciência da Informação; empreendedorismo e inovação. 

Dr. Luis Miguel Dias Caetano

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduado em Gestão de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional, Doutor em Educação e Pós-Doutor em Ensino. É docente no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando no Curso de Administração Pública nas áreas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional, Inovação e Criatividade. Colabora com o Programa de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Universidade de Santiago (Cabo Verde). Em termos de pesquisa, concentra a sua atividade nas áreas de Gestão de Pessoas, Inovação Tecnológica, Sistemas de Informação, Tecnologia Educativa e Políticas Públicas na Educação. Autor de artigos científicos e capítulos de livros nas áreas de ensino, inovação e gestão pública. Colaborou na organização das obras "Unilab e a integração cultural lusófona: tribos, povos e nacionalidades em uma universalidade" e "Pluralidade cultural brasileira: aspectos conceituais e contextuais". Tem exercido cargos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Implementação de Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Tecnologias Educativas, Formação de Professores e Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Tem atuado em projetos internacionais como formador, pesquisador e consultor em países como Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Honduras. Regularmente dinamiza várias palestras, cursos e workshops nas áreas de Inovação, Técnicas de Comunicação em Público, Criatividade nas Organizações, Tecnologias na Pesquisa e Gestão de Pessoas. Colabora ainda em várias atividades de pesquisa e extensão com a Universidade Colinas de Boé (Guiné-Bissau), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazan (Honduras) e Universidade Tecnológica do Chile. É líder do InterInov - Grupo de Estudos em Relações Internacionais, Tecnologia e Inovação no Setor Público. Participa em redes de pesquisa e associações como a Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

Dra. Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento

SEDUC RN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016), graduação em Geografia e História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005), especialização no Ensino de Geografia e História (2009) pela Faculdade Vale do Salgado, mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Realizou estágio de docência no ensino superior na Universidade de Santiago em Cabo Verde. É membro do grupo de pesquisa Tecnologia, Inovação e Comportamento Organizacional no Setor Público da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas seguintes temáticas: tecnologia educativa, formação de professores e inovação educacional. Em termos profissionais, é professora efetiva da rede estadual do Rio Grande do Norte, atuando nas funções de Assessoria na Coordenação Pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 15 DIREC e na Escola Estadual Gilney de Souza.

Dr. Nataniel Mendes da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho, Portugal (grau reconhecido no Brasil pela UFMG). Mestre em Cultura e Sociedade com área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Atenas Maranhense e Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Literatura por meio das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Centro Histórico, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE) e vice-líder do grupo de pesquisa CNPq/IFMA Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais.

Ma. Danielle Martins Leite Fernandes Lima

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutoranda em Educação, pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2022 -2026), na linha de pesquisa Formação, Pedagogias e Transformação Digital; mestra em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (2020), tendo realizado pesquisa na área de Tecnologias Educacionais; possuo graduação em Letras, pelo Centro de Ensino Unificado do Maranhão (UNICEUMA) (1995) e especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado Filho ? (UNIVERSO) (1996). Atuo na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desde 2000, onde já exerci a função de docente do curso de Letras e supervisora dos Programas de Capacitação de Docentes (PROCAD) e de Qualificação de Docente (PQD). Também exerci a função de tutora presencial do Curso de Magistério das Séries Inicias (2005 a 2007), integrante da equipe multidisciplinar dos cursos a distância oferecidos pela UEMA (2005 a 2009), coordenadora de tutores do curso de Pedagogia a distância da UEMA/UAB (2009 a 2011), coordenadora de tutoria dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil ofertado pela UEMA (2012 a 2015), coordenadora de tutoria dos cursos de Graduação e Pós-Graduação ofertados na modalidade a distância pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2015 a 2020). Fui assessora da comissão de Educação Integral na Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA (2015 a 2018). Atuei também como coordenadora da Divisão de apoio ao ensino do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) (2019 a 2020). Atualmente, exerço a função de coordenadora pedagógica da Divisão de Design Educacional ? UEMAnet e sou Membro do Conselho Editorial da revista científica TICs & EaD em Foco e do Conselho de Redação do periódico científico internacional Video Journal of Social and Human Research, além disso integro o Grupo de Pesquisa Internacional em Educação Digital - GPe-dU. Tenho interesse e desenvolvo pesquisas nos seguintes eixos de educação: OnLIFE, Digital, Híbrida, Multimodal e TPACK.

Me. Fernando Miguel Teixeira da Silva Coelho

Navigare

Executivo de marketing e relacionamento com o cliente com atuação em Branding, Estratégias de Marca, Marketing e Customer Experience. Professor Universitário em Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação, Autor dos Livros Insights de Marketing (Editora Veloso), A Sua Marca no Digital (Editora Laboro), Mobile Marketing (E-book) e Netnografia (E-book) e Customer Experience Descomplicado (Editora Autores do Brasil). Doutorando em Ciências da Educação, especialidade Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores com Pesquisa na área de Gamificação e Desenvolvimento de Competências. Mestre em Ciências da Educação, Administração e Organização Escolar com pesquisa na área de Tecnologias da Informação e Comunicação. Especialista em Administração Estratégica. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior e MBA em Marketing Executivo. Possui experiência em gestão de comunicação, marketing, educação superior e desenvolvimento de equipes de vendas já tendo atuado para as marcas Chevrolet, Fiat e Renault, Holding Equatorial Energia, Grupo Soul Malls e Ceape Brasil. Já atuou também na Universidade Ceuma, Faculdade Laboro, Universidade Vale do Acaraú, Imec, Faculdade Mauricio de Nassau, Faculdade Pitágoras e Faculdade São Luís. É Coordenado de Relacionamento com o Cliente Varejo da Light Energia, no Rio de Janeiro. É Professor de Pós-graduação na UNDB e Universidade Estatual do Maranhão. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Inovação e Experiência do Cliente da UNDB. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação, Branding e Presença Digital da UNDB. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Marketing Digital, Vendas e Comunicação Estratégica. 

Dr. Raimundo Dutra de Araújo

Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutor em Educação /Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP). Possui Pós-Doutorado em Educação / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Estágio de Pós-graduação em Educação (Doutorado Sanduíche PDSE / CAPES) na Unidade Transdisciplinar de Investigação em Supervisão (UTIS) do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro/Portugal. Mestre em Educação / Universidade Federal do Piauí. É especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FSA). Possui graduação em Pedagogia / Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui Curso de Gestão Pública Estadual/Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Possui Certificação em Ouvidoria / Escola Nacional de Administração Pública e Ouvidoria Geral da União. Possui Curso de Agente de Produção Cultural (UFC). É Professor Associado da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).É Comendador do Estado do Piauí. É membro da Academia Teresinense de Letras (ATL), ocupante da Cadeira N 13. É Vice-presidente da Academia de Letras do Vale do Longá - ALVAL (eleito para o biênio 2023-2025), É Membro da Academia Mundial de Letras da Humanidade (AMLH). É Membro da Sociedade Literária de Teresina - SOL. É Vice-presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/PI (eleito para o biênio 2020-2022). É Artista Plástico. É Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Associado à Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). É membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). É membro do Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórico-Culturais em Formação de Professores e Prática Pedagógica (GEHFOP/UESPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (NEPSH/UFPI). É autor de livros e artigos científicos na área da educação. Exerce atividades docentes em cursos de graduação e de pós-graduação. Atua, dentre outros, nos seguintes temas: Formação de professores, Estágio Supervisionado, Gestão Educacional, Práticas Pedagógicas, Didática, Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Pesquisa educacional.Exerceu, dentre outros, os seguintes cargos: Coordenador do Curso de Pedagogia da UESPI (2006); Diretor de Ensino do Centro de Educação Profissional Petrônio Portela (2006); Secretário Municipal de Educação de Batalha/PI (2009); Coordenador do Curso de Pedagogia do PARFOR/UESPI (2010); Coordenador do Curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior /UESPI (2010); Coordenador Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR da Universidade Estadual do Piauí/UESPI (2014 - 2015); Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Estadual do Piauí (2015 - 2018); Diretor da Escola de Governo do Estado do Piauí/EGEPI (2018-2019); Diretor de Programas Estratégicos, Socioeducativos e Comunitários da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí; Coordenador Adjunto do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí ((2019-2022); Presidente da Academia de Letras do Vale do Longá (2020-2023); Atualmente exerce o cargo de Ouvidor Geral do Estado do Piauí.

Dra. Claudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011). Em estágio Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora Associada, Classe D, Nível 002 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, Coordenadora do grupo de pesquisa em análise de materiais publicados, de divulgação da ciência, em mídia digital ou impressa GEP_DCMIDI. atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica.

Dra. Edméa Santos

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura (Proped/UERJ), link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Membro do Conselho Científico da Anped. Foi Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2021). Foi vice-presidente da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019), onde atua como Membro do CCD - Conselho Científico Diretor. Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia -UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela Universidade Aberta de Portugal - UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

Dr. Régis Costa de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Graduado em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2008), Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/MA (2013), mestre em Artes pelo programa de Mestrado Profissional em Arte (PROFARTES) pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2016), Doutor em Artes pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Portugal. Atualmente é professor de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Centro Histórico e Coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Pesquisa o uso das realidades aumentada e virtual e do metaverso no processo de criação e ensino em Artes Visuais.

Me. Plácido das Chagas Soares Segundo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Formou-se em 2010 pela Faculdade Integral Diferencial(FACID), cursou a especialização em Engenharia de Software no Centro de Ensino Unificado de Teresina(CEUT) e hoje é Mestre em Gestão de TI pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Atualmente trabalha como professor e pesquisador no Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Experiência em:- Desenvolvimento de Software para Web(Java)- Teste de Software- Modelagem de Software(UML)- Metodologias ágeis(TDD, FDD, SCRUM e XP)- Automação Residencial e Industrial- Robótica- Desenvolvimento de Games- Docência no ensino superior - Certificações profissionais: - Sun Certified Java Associate - SCJA (Oracle) - Aspirante ás certificações: Certified UML Professional - OMG-100 Certified Tester Foundation Leve

Ma. Fernanda Vanessa de Jesus da Silva

Colégio Universitário da UFMA - COLUN

MESTRE em EDUCAÇÃO pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.INTEGRANTE do Grupo de Estudos e Pesquisas em Robótica Educacional e STEAm e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens (LABIRINTO) da Universidade Federal do Maranhão. ESPECIALISTA em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. ESPECIALISTA em Docência no Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano .GRADUADA em Licenciatura em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Desde 2009 é PROFESSORA de Informática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA).PROFESSORA da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Me. Jailson Antonio Ribeiro Viana

Colégio Universitário da UFMA - COLUN

Professor Efetivo EBTT do Colégio Universitário - COLUN / UFMA, atuando no Atendimento Educacional Especializado - AEE, Técnico em Tecnologia da Informação no Curso Adequações Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva, no âmbito do RENAFOR. Doutorando em Educação pela PUC Minas. Mestre em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade - PGCULT-UFMA) da Linha de Pesquisa 2 - Cultura, Educação e Tecnologia. Especialização em Atendimento Educacional Especializado pelo IESF (2016), Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão IFMA (2018) e, é Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão (2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE/UFMA) e experiência na Educação Básica com Professor dos anos iniciais. Experiência profissional como Professor Substituto na Área de Educação no IFMA Campus São Luís - Monte Castelo. Tendo Experiência no Núcleo de Educação a Distância do IFMA - Campus Maracanã, Universidade Aberta do Brasil (UAB/NEAD/IFMA), desenvolvendo trabalhos na Coordenação Pedagógica e Docente do Programa de Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO/IFMA) da disciplina "Gestão Formal e não-Formal" e Docente das disciplinas Pedagógicas e de Ambientação em EaD. Tem experiência na área de educação com ênfase nas áreas administrativas, coordenação, gestão, docência, educação a distância, além de palestrante em temas educacionais.

Dra. Dayse Marinho Martins

SEDUC MA

Doutora em Políticas Públicas (UFMA), Doutora em História (UFMA), Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA) Licenciada em PEDAGOGIA, HISTÓRIA e FILOSOFIA, Bacharela em PSICOLOGIA com formação de psicóloga, graduanda em GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, COMUNICAÇÃO SOCIAL RÁDIO E TV com Especializações em áreas das Ciências Humanas além de Formação em Mídias digitais e tecnologias educacionais pela Universidade de Coimbra. Realiza pesquisas sobre currículo, ensino-aprendizagem, mídias, redes sociais, educomunicação, tecnologias educacionais digitais, gamificação, história da educação, história do Maranhão, políticas públicas em saúde e educação, psicologia clínica, saúde mental, arqueologia lacustre maranhense e educação patrimonial. Tem experiência em docência, supervisão e gestão escolar em todos os níveis da Educação Básica, bem como, aprofundamento em informática e comunicação na educação. Professora da rede municipal de São Luís MA, Especialista em Educação da Secretaria de Estado da Educação SEDUC MA, Psicóloga Clínica CRP 22/03627. Docente externa permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia PPGPSI UFMA - Mestrado, atuando na Linha de Pesquisa História, Epistemologia e Fenômenos Psicológicos com estudos sobre Fenomenologia husserliana; fenômenos psicopatológicos e corpo no mundo da vida contemporâneo; Clínica social e políticas públicas; Redes sociais, tecnologias digitais e subjetividade, psicologia escolar e educacional, história da Psicologia no Maranhão. Pesquisadora, Membra Efetiva, segunda secretária da Academia Maranhense de Ciências ocupando a cadeira 42, patroneada por Claude Abbeville. Membra Efetiva Fundadora e primeira presidente da Academia Penalvense de Letras e Artes, cadeira 02, patroneada por Aldo Leite. Membra das diretorias do comitê municipal do Partido Comunista do Brasil em São Luís e da União Brasileira de Mulheres (UBM) no Maranhão.

Dra. Selma Maria Gonçalves Cavaignac

Universidade CEUMA

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto - Portugal), na especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, com área de concentração em Tecnologias Educacionais. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduação em Gestão da Comunicação, Comunicação Organizacional e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão. MBA Empresarial em Gestão Administrativa e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil. Graduada em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão. Exerceu a função de Coordenadora Geral dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade CEUMA no período de 2010 a 2017, adquirindo vasta experiência em rotinas acadêmicas, comissões de avaliação e legislação do Ensino Superior. Atualmente, é professora dos cursos de Comunicação Social da Universidade CEUMA, onde também atua como membro do Núcleo de Pesquisas em Comunicação Social (NUPECS), do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e como Supervisora de Estágio do curso de Jornalismo. É Parecerista da Revista Cambiassu - Estudos em Comunicação (Publicação do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão). Desenvolve pesquisas no campo de Tecnologias Digitais aplicadas a Educação, Gamificação, Jogos Educacionais e Ensino Híbrido. Elaboradora de itens BNI-Enade 2015 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). . Exerceu a função de Jornalista na Assembleia Legislativa do Maranhão de 2011 a 2018, com ênfase em atividades de divulgação parlamentar. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Administração, com ênfase em Comunicação e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, administração mercadológica, capacitação e treinamentos, assessoria de imprensa, marketing, promoção, jornalismo impresso, de revista, webjornalismo e jornalismo político.

Dr. Edilson Thialison da Silva Reis

Centro Universitário Santa Teresinha - CEST

Graduado em Tecnologia em Design de Produto e Biblioteconomia (Unicesumar/UFMA). Mestre e Doutor em Design (UFMA/UFPR). Especialista em Design Educacional e Planejamento Educacional (SENAC/IESMA). Foi professor de graduação e pós-graduação na UFMA e no Instituto Navigare/MA. Atualmente está como Editor da Revista Científica SAS Tec CEST. É pesquisador no Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Design de Hipermídia/UFMA - LEDMID e no Laboratório de Design da Informação UFPR - LabDSI. Tem experiências nas áreas de Design da Informação e Interação, Design Educacional, Experiência do Usuário (UX). 

Ma. Perla Maria Berwanger

Centro Universitário Estácio de São Luís

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (2018). A temática da sua dissertação é o Mobile Learning, onde investigou o uso de tecnologias digitais móveis (smartphones e aplicativos) em quatro experiências na sala de aula no curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem Pós graduada em Gestão Empresarial / MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2015); É Graduada em Administração pela Faculdade do Maranhão (2008).É professora Universitária em cursos de graduação e pós graduação. Fez assessoria de gestão na implantação e implementação do Espaço Audace (2023-2024). Desde 2020 atua como docente da graduação e pós graduação no Centro Universitário Estácio; Em 2021 e 2022 - Coordenadou as Trilhas de Aprendizagem 1,2 e 3 e o curso de Especialização em Gestão Pública como contratada pela Escola de Governo do Maranhão e atuou como docente nos anos de 2020 - 2023.Trabalhou no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Faculdade Laboro e INEX. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Trabalhou como Professora Formadora pelo Programa de Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (2019.1) e também como Professora Tutora na Pós-Graduação de Gestão Publica da Universidade Federal do Maranhão em 2018.1 - Núcleo de Educação à Distância - (NEAD). Foi tutora no curso de graduação de Administração da UNIASSELVI 2016.1 e 2016.2.Sua pesquisa está localizado no campo interdisciplinar, na Linha LP2 Cultura, Educação e Tecnologia Estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente e a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. foi subcoordenador(a) do Projeto de Pesquisa ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID 19: uma revisão sistemática da literatura, selecionado através do EDITAL PRPGI N 24/2021 - PIBIC ENSINO MÉDIO 2021/2022. https://orcid.org/0000-0003-1143-9126

Dra. Luana Priscila Wunsch

GEPTDE UFMA

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Possui vasta experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos educacionais, em especial na área pública de ensino. Atuou como: Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER; Líder do Grupo de Pesquisa Educação Híbrida e a Distância, na linha "Formação de Professores", com destaque para os projetos "Formação do Docente no Contexto da sua prática" e "Perspectivas Inovadoras, Híbridas e Ativas no Contexto Educacional Pós-Março de 2020"; Pesquisadora da Fundação FAMPECT Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia. Atualmente é Membro Pesquisadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e Mãe da Maria Lua, que inspira e motiva pesquisas sobre a formação e prática docente em contexto da neurodiversidade.

Ma. Shirley Ribeiro Carvalho

UEMANET

Doutoranda em ensino, linha de pesquisa recursos, ferramentas e tecnologias(UNIVATES,2022).Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates/Lajeado-RS(2016). Especialização pela Universidade Ceuma/ São Luís-MA em Planejamento e Gestão Estratégica de Recursos Humanos(2005). Especialização em Design Instrucional pela FACEL/Curitiba-PR(2012).Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão(2004). Atualmente é docente de cursos de graduação e pós graduação nas modalidades presencial e EaD. Analista de Pesquisa e Inovação no Uemanet/Uema. Possui experiência com ensino, metodologias ativas, tecnologias educacionais, gestão e formação de professores.

Ma. Walline Alves Guimarães

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutoranda em Educação pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona. Mestra em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, com área de pesquisa em Comunicação e Cultura Digital. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). Professora Adjunta-Curso de Comunicação Social. Linha de Pesquisa: Comunicação, Cultura Digital, Formação de professores (e outros profissionais). Atua principalmente nos temas: comunicação social, cultura digital, mídias sociais digitais e educomunicação.

Juliana dos Santos Nogueira

Helthtec

Juliana

Ana Paula da Silva

ifal

ana

Eli da Silva Alves

ifal

eli

José Davi Gomes Nascimento

ifal

jose