Palestrantes
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Dr. João Batista Bottentuit Junior
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É professor Associado III da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado e Doutorado - Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP, É Bolsista de Produtividade Sênior da FAPEMA. Ao longo da sua carreira já assumiu os seguintes cargos de gestão: Coordenador do Curso de Pedagogia EAD UFMA (2012-2015; 2023 - Atual), Coordenador Adjunto da Universidade Aberta do Brasil - EAD UFMA (2013-2014), Coordenador do Mestrado em Cultura e Sociedade - UFMA (2018-2019) e Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão - FAPEMA (2019 - 2023). E-mail: joaobbj@gmail.com
Dr. Raimundo Dutra de Araujo
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Doutor em Educação /Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP). Possui Pós-Doutorado em Educação / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou Estágio de Pós-graduação em Educação (Doutorado Sanduíche PDSE / CAPES) na Unidade Transdisciplinar de Investigação em Supervisão (UTIS) do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro/Portugal. Mestre em Educação / Universidade Federal do Piauí. É especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FSA). Possui graduação em Pedagogia / Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui Curso de Gestão Pública Estadual/Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Possui Certificação em Ouvidoria / Escola Nacional de Administração Pública e Ouvidoria Geral da União. Possui Curso de Agente de Produção Cultural (UFC). É Professor Associado da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).É Comendador do Estado do Piauí. É membro da Academia Teresinense de Letras (ATL), ocupante da Cadeira N 13. É Vice-presidente da Academia de Letras do Vale do Longá - ALVAL (eleito para o biênio 2023-2025), É Membro da Academia Mundial de Letras da Humanidade (AMLH). É Membro da Sociedade Literária de Teresina - SOL. É Vice-presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/PI (eleito para o biênio 2020-2022). É presidente da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Piauí / REDE OUVIR-PI(eleito para o biênio 2024-2026) É Artista Plástico. É Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É Associado à Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). É membro da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). É membro do Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias (RENOUV). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Histórico-Culturais em Formação de Professores e Prática Pedagógica (GEHFOP/UESPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (NEPSH/UFPI). É autor de livros e artigos científicos na área da educação. Exerce atividades docentes em cursos de graduação e de pós-graduação. Atua, dentre outros, nos seguintes temas: Formação de professores, Estágio Supervisionado, Gestão Educacional, Práticas Pedagógicas, Didática, Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica. Ensino-aprendizagem. Pesquisa educacional.Exerceu, dentre outros, os seguintes cargos: Coordenador do Curso de Pedagogia da UESPI (2006); Diretor de Ensino do Centro de Educação Profissional Petrônio Portela (2006); Secretário Municipal de Educação de Batalha/PI (2009); Coordenador do Curso de Pedagogia do PARFOR/UESPI (2010); Coordenador do Curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior /UESPI (2010); Coordenador Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR da Universidade Estadual do Piauí/UESPI (2014 - 2015); Pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Estadual do Piauí (2015 - 2018); Diretor da Escola de Governo do Estado do Piauí/EGEPI (2018-2019); Diretor de Programas Estratégicos, Socioeducativos e Comunitários da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí; Coordenador Adjunto do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí ((2019-2022); Presidente da Academia de Letras do Vale do Longá (2020-2023); Atualmente exerce o cargo de Ouvidor Geral do Estado do Piauí.
Dra. Luana Priscila Wunsch
Universidade Federal do Amazônas - UFAM
Pós-doutoranda da Universidade do Vale de Itajaí. Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Possui vasta experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos educacionais, em especial na área pública de ensino. Atuou como: Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER; Líder do Grupo de Pesquisa Educação Híbrida e a Distância, na linha "Formação de Professores", com destaque para os projetos "Formação do Docente no Contexto da sua prática" e "Perspectivas Inovadoras, Híbridas e Ativas no Contexto Educacional Pós-Março de 2020"; Pesquisadora da Fundação FAMPECT Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia. Atualmente é professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas; Membro Pesquisadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e Mãe da Maria Lua, que inspira e motiva pesquisas sobre a formação e prática docente em contexto da neurodiversidade.
Dra. Cassia Cordeiro Furtado
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, sob o tema "Aplicativos de literatura - serviço: experiência e comportamento do usuário infantil". Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PROGCIN. Professora do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesquisa: Design: informação e tecnologia. Sócio pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação-ANCIB. Membro da International Collective of Research and Design in Childrens Digital Books, da Universidade de Stavanger, na Noruega. Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital/UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Informação, Leitura e Design de Hipermídia LEDMID. Desenvolvedora da biblioteca de literatura digital TecTeca. Áreas de interesse: biblioteca digital, leitura e livros digitais; Geração Alpha; biblioteca escolar; literatura infantil; design da informação; ergonomia informacional; experiência do usuário da informação; estudo do usuário; usabilidade e estudos de uso dos sistemas de informação; produção e gestão da informação; gestão estratégica de processos informacionais; técnicas, modelos e tecnologia nas organizações; serviços e produtos de inovação para sistemas de informação e ambientes digitais; estudos sobre a Interação Humano-Computador; empreendedorismo e inovação; design de interação e design universal de aprendizagem. Contato: cassia.furtado@ufma.brID Orcid: orcid.org/0000-0002-3682-1519
Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), ligada ao Departamento de Educação (DEPE). Graduada em Pedagogia e especialista em Coordenação Pedagógica pela UFMA. Mestra e doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal (reconhecido pela UFRJ). Fez seu estágio pós-doutoral na área da Interdisciplinaridade no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult/ UFMA), com bolsa CAPES. Leciona nos programas de pós-graduação stricto sensu como professora permanente: PGCult (UFMA), no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEMA, onde atua também como vice-coordenadora e RENOEN, doutorado em ensino. É da equipe editorial da revista RICS do PGCult e da TICs Ead em Foco da UEMA e revisora de outros periódicos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA). Participa dos grupos de pesquisa: GEP-TED (UFMA-PGCult), Grupo de Currículo na Educação Básica (UFMA_ PPGEB), GEFORP (UEMA), ECult (UFS) e GECES (UNIT-SE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro do Colegiado do Fórum dos Mestrados Profissionais em Educação -Fompe e do Forpred Nacional e Nordeste. Representante regional da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional ABT - seção Maranhão. Tem experiência na área interdisciplinar e na área Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade a partir dos estudos das narrativas hipertextuais no jornalismo, políticas públicas para o ensino superior, sociologia das redes, cultura do digital, competências socioemocionais; e no âmbito da educação, atua na área do currículo, formação continuada, avaliação da aprendizagem, afetividade, desenvolvimento profissional, tecnologia educativa, educação especial e inclusiva; aprendizagem em comunidades virtuais de aprendizagem; meta-afetividade em práticas colaborativas em ambientes online.
Dr. Edilson Thialison da Silva Reis
Centro Universitário Santa Terezinha – CEST
Graduado em Biblioteconomia e Design (UFMA/Unicesumar), com Mestrado em Design Multimídia (UFMA), onde conduziu pesquisas sobre a experiência do usuário infantil no Design Editorial de e-books. Doutor em Design de Sistemas de Informação (UFPR), desenvolveu uma metodologia de avaliação de recursos educacionais digitais, focada no uso de e-books didáticos interativos na modalidade EaD. Especialista em Design Educacional e Planejamento Educacional (SENAC/IESMA). Atuou como professor de graduação e pós-graduação na UFMA e no Instituto Navigare/MA. Atualmente, é Bibliotecário e Editor Gerente da Revista Científica SAS Tec CEST da Faculdade Santa Terezinha/CEST. Pesquisador no Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Design de Hipermídia/UFMA - LEDMID e no Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura (GEPPLEM). Possui experiência em desenvolvimento e avaliação de recursos educacionais digitais, Design da Informação e Interação, Design Educacional e Experiência do Usuário (UX).
Dra. Claudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (2022). Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora Associada, Classe D, Nível 004 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PROGCIN/UFMA, linha de pesquisa: Informação, Gestão Estratégica e Ambientes Digitais. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Vice-Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, Coordenadora do grupo de pesquisa em análise de materiais publicados, de divulgação da ciência, em mídia digital ou impressa (GPDCMIDI). Atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica, periódico científicos
Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (2001), mestrado em Fitossanidade Com Transferencia Direta Para o Doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003) e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Pós Doutorado pela Universidade de Coimbra, em Tecnologias Digitais. Professora Associada do Depto.de Biologia- UEMA. Atua na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia e Fisiologia de Fungos, Indução de Resistência, Microbiologia Geral e Microbiologia de Pescados e Ecologia de Recursos Pesqueiro. Profa. permanente do Programa Pós-gradução Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - PPGECB e Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI. Professora Permanente do Programa de Doutorado em Ensino da Rede RENOEN. Atualmente é Pró-Reitora de Extensao e Assuntos Estudantis da UEMA, é Integrante da Câmara de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Como pesquisadora produtividade UEMA, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS e EaD e Formação de Professores em cursos intermediados por tecnologias educacionais.Exerceu a Coordenação Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão por 10 anos. Foi integrante da Câmara EaD da ABRUEM de 2013 a 2023. Exerceu o cargo de Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES de 2016 a 2019. É editora chefe das Revistas cientificas TICs e EaD em Foco e Video Journal of Social and Human Research.
Esp. Eliany Santos Alves Moura
SEMED
Mestranda em Gestão do Ensino da Educação Básica/ PPGEEB-UFMA. Graduada em Licenciatura em Pedagogia / UFMA. Pós Graduada em Gestão e Supervisão Escolar. Coordenadora Pedagógica e Professora da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís/MA. Atua na docência da Educação Superior. Desenvolveu atividade docente como tutora a distância do Curso de Pedagogia na UEMA. Participou do PARFOR/UFMA, na qualidade de Professor Pesquisador II no Curso de Pedagogia. Trabalha na equipe técnica-pedagógica, prestando serviços de assessoria e consultoria na SEMED do município de Cachoeira Grande/MA. Desenvolve trabalhos em curadoria, elaboração de materiais didáticos, criação de sites educativos, ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada de profissionais da Educação Básica. Escritora de artigos científicos na área educacional. Autora do livro: Uni-du-ni-tê, brincar é aprender e também da obra: "No Brincar do amor, a vida tem cor: propostas interventivas ao curriculo Antirracista na Educação Infantil". Organizadora de eventos educacionais e formadora de profissionais da Educação Básica. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Pesquisa em Currículo da Educação Básica-GPCEB (UFMA) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade-GEP/TNA (UEMA).
Dr. Dennys Leite Maia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Educação (UECE) e Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio pós-doutoral em Educação STEAM pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), onde atua no curso Técnico em Tecnologia da Informação (TTI), no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) na área de Informática Educacional, no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do qual é coordenador, e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE), onde coordena a Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br). É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Atuou como membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) (2019-2022) e como editor-associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (2023-2024). Suas principais áreas de pesquisa e atuação incluem: Práticas pedagógicas inovadoras, Abordagem STEAM, Educação Matemática, e Formação Docente. Identificadores de pesquisa: ORCID: 0000-0002-9536-2025 / ResearcherID: C-4065-2018 / Scopus Author ID: 57191369042.
Dra. Edméa Santos
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Atua na gestão acadêmica e científica do programa, coordenando a comissão de periódicos e é membro da comissão de internacionalização. Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura (Proped/UERJ), link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Editora gerente da Revista RIAE, Revista Interdisciplinar Artes de Educar. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Visiting Scholar at Ohio - Ohio State University , College Education (2023). Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Foi Membro do Conselho Científico da Anped (2021-2023). Foi Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2021). Parecerista ad hoc da Anped, aFoi vice-presidente da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019), onde atua como Membro do CCD - Conselho Científico Diretor. Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia -UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela Universidade Aberta de Portugal - UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning e no Doutorado em Educação . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Disciplinas na Graduação: Currículos: teorias, práticas e políticas e Cibercultura e Educação. Áreas de atuação: Currículo, Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Informática na Educação, Educação Online , EAD. Site/acervo: www.edmeasantos.pro.br ; edmeasantos@ufrrj.br Full professor of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ). Works at the Institute of Education and the Postgraduate Program in Education (PPGEDUC) in the research line "Contemporary Studies and Educational Practices". Associate Professor (2007-2018) at the Graduate and PostGraduate Education Program of the State University of Rio de Janeiro (PROPED / UERJ) with the following research lines: "Everyday life, educational networks and cultural processes". Professor of Informatics in Education of Pedagogy course at the Distance Education Center of Rio de Janeiro state (CEDERJ/UERJ). Editor-in-Chief of the Teaching and Cyberculture Journal. Graduate in Pedagogy from Catholic University of Salvador (UCSAL), Master and Doctors degree in Education from Fedearl Uiversity of Bahia (UFBA). Postdoctoral degree in e-learning and EAD from Open University of Portugal (UAB-PT) and collaborate sporadically in the Masters Degree e-Learning Pedagogy course), leader of Teaching and Cyberculture Research Group ( GPDOC), Member of the Image Laboratory of UERJ, Education and Communication Coordenador (GT-16) of Brazilian National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPED), Vice-President of Brazilian Association of Researchers in Cyberculture (ABCIBER). Works with the initial and continuous formation of Researchers and Teachers. Expertise Areas: "Education and Cyberculture, Research and Pedagogical Practices, Teacher Formation, Curricullum: Theories, Practices and Policies, Informatics in Education, Online Education, Distance Education. Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/ , www.proped.pro.brAmbiente Virtual: www.docenciaonline.pro.brEmail:edmeabaiana@gmail.com
Me. Jean Carlos da Silva Monteiro
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Doutorando e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Especialista em Educação e Cultura pela Faculdade Conexão. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Faculdade Estácio de São Luís. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Única. Lidera o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Sua experiência docente abrange desde a Educação Básica até o Ensino Superior, incluindo cursos de Jornalismo, Pedagogia e Pós-Graduação. Atuou como coordenador de alunos e professores, presidente de Comissão Permanente de Avaliação e membro de comissão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Exerceu também funções como Jornalista e Assessor de Comunicação e Imprensa em empresas privadas e organizações públicas. Idealizou o projeto "Mestres da Escrita", que oferece orientação teórico-prática para aprimorar habilidades de escrita científica de estudantes e pesquisadores. Suas pesquisas foram financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. É membro de Comissão de Pareceristas e de Corpo Editorial de revistas nacionais e internacionais. Autor e organizador de livros, artigos, estudos e pesquisas interdisciplinares nas áreas de Comunicação, Educação e Tecnologia, com foco em expressões e processos socioculturais: Cultura Digital e Tecnologias Emergentes; Cultura da Educação e Novas Metodologias; Cultura Midiática e Redes Sociais; Cultura Jornalística e Novas Narrativas. Lattes: lattes.cnpq.br/1339098378453005. Orcid: orcid.org/0000-0001-8025-3670. Academia.Edu: ufma.academia.edu/jeansmonteiro. ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Jean-Monteiro-2. LinkedIn: linkedin.com/in/jeansmonteiro. Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BRuser=ZMB7gFoAAAAJ. E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com
Dr. João Manuel Nunes Piedade
Universidade de Lisboa - UL - Portugal
Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF). Doutor em Educação na Especialidade de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade de Lisboa, Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning pela Universidade de Lisboa e Licenciatura bietápica em Engenharia Informática Instituto Politécnico da Guarda. Atua na formação inicial de professores de informática e nos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado na área das tecnologias da informação e comunicação na educação. Atualmente coordena o curso pós-graduado de especialização em tecnologias e robótica no ensino básico e é membro da comissão científica do mestrado em ensino de informática. Tem como interesses de investigação a aprendizagem enriquecida com tecnologias digitais, e-learning e aprendizagem online, formação inicial de professores, pensamento computacional, programação e robótica na Educação, inteligência artificial e educação, didática da informática, competências séc. XXI e metodologias ativas, design de cenário de aprendizagem em educação. É autor e coautor capítulos de livro e de artigos publicados em revistas e conferências nacionais e internacionais.
Ma. Nadielli Maria dos Santos Galvão
Universidade Federal de Sergipe - UFS
Doutoranda em Educação, Mestra em Ciências Contábeis, Especialista em Didática, docência e tutoria do ensino a distância, Bacharela em Ciências Contábeis. Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação
Ma. Jamille Silva Madureira
Instituto Federal de Sergipe - IFS
Doutoranda em Educação (Universidade Federal de Sergipe), Mestra em Ciência da Computação (Universidade Federal de Sergipe), Especialista em Administração de Sistemas de Informação (Universidade Federal de Lavras), Bacharel em Ciência da Computação (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Licenciada em Informática (Centro Universitário Leonardo da Vinci) e Tecnóloga em Jogos Digitais (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Foi professora temporária no Instituto Federal Baiano, professora efetiva do Instituto Federal da Bahia e Instituto Federal Baiano. Desde 2014 é professora no Instituto Federal Sergipe, atualmente no campus Estância. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Informática e Educação - GEPIED/CNPq/UFS. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação, atuando nas seguintes áreas de pesquisa: pensamento computacional, aprendizagem criativa, jogos digitais educacionais e gamificação.
Dr. Henrique Nou Schneider
Universidade Federal de Sergipe - UFS
Doutor em Engenharia da Produção, Mestre em Computação, Bacharel em Engenharia Civil. Professor aposentado do Instituto Federal de Sergipe, Professor do Departamento de Computação e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação.
Dr. Candido Alberto Gomes
Instituto de Estudos Superiores de Fafe - IESF - Portugal
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em educação (Ph.D.) pela University of California, Los Angeles (1983). Como consultor sênior, atua principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, sociologia da educação, democratização da educação, ensino médio, educação profissional e financiamento e custos da educação. Como resultado das suas pesquisas, incluindo dissertações e teses orientadas, mais de 370 publicações acadêmicas, incluindo livros, capítulos de livros, artigos, em diversos idiomas, e outros. Foi assessor legislativo de educação, concursado, do Senado Federal, da Assembleia Constituinte e da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, onde desenvolveu um trabalho de construção de pontes entre a pesquisa e as políticas educacionais. Presidiu a Sociedade Brasileira de Educação Comparada e foi membro e presidente do Comitê de Pesquisa do Conselho Mundial das Sociedades de Educação Comparada. Tem sido consultor de diversas organizações nacionais e internacionais, entre elas a UNESCO, pela qual tem diversas obras publicadas. Foi Professor Catedrático do Instituto de Estudos Europeu de Estudos Superiores de Portugal e diretor do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.
Me. Juliana Oliveira de Santana Novais
Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
Doutoranda no Programa de Educação da UNICAMP, mestre em Ensino de Linguagens pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013), com graduação em Letras Português e Inglês pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2006) e especialização em Educação a Distância pelo SENAC (2011). Atualmente, é professora assistente e coordenadora do curso de Letras Português e Inglês na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), na Unidade Universitária de União dos Palmares, onde também coordena o subprojeto de Língua Inglesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Desenvolve pesquisas nas áreas de juventude, Linguística e ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com ênfase em compreensão e produção textual, formação docente e práticas pedagógicas.
Dr. Eniel do Espírito Santo
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Doutor em Educação (2008), com pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (2024) e Flórida Christian University, Estados Unidos (2016). Mestre em Gestão Integrada de Organizações, Bacharel em Administração e Licenciado em Pedagogia. Professor adjunto no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor permanente no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGCID/UFRB) e no curso de mestrado/doutorado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU), da Universidade Federal da Bahia. Coordenador de Educação a Distância do projeto Escult/UFRB/Ministério da Cultura. Membro dos Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, a saber, Formação e Investigação em Práticas de Ensino (FIPE) e Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), desenvolvendo investigações nas temáticas das tecnologias digitais na educação; inteligência artificial na educação, competências digitais dos professores e formação docente. Desde 2018, pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BaSis) para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Integra o Grupo de Trabalho Tecnologias Educacionais da MetaRed TIC Brasil, membro da Associação Universidade em Rede (UniRede) e do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Dr. Paulo Roberto de Jesus Silva
Colégio Universitário da UFMA - COLUN
Atuou como Consultor da UNESCO junto ao MEC em duas ocasiões: em 2024, para a SESu/MEC em questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior; e em 2021, para a SEMESP/MEC na produção de conteúdo em Educação Especial. Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT (2018), com Pós-Doutorado em andamento pela UFSCar (2025), Mestre em Educação pela UFMA (2012) e Licenciado em Pedagogia pela UFMA (2004). Especializações em: altas habilidades/superdotação; Mídias na Educação; Educação inclusiva, entre outras. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuando como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Educação Básica (PPEEB) e no Atendimento Educacional Especializado do COLUN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas na área do Atendimento Educacional Especializado (GEPAEE/UFMA) e membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH/UFSCar). Com experiência acumulada na Educação Básica, Técnica e Superior, incluindo EaD, com atuação no ensino, pesquisa, extensão com elaboração e desenvolvimento de programas/projetos, construção de cursos presenciais, EaD e híbridos, gestão educacional e representação institucional. Dentre os principais temas de atuação incluem altas habilidades ou superdotação, educação anticapacitista, atendimento educacional especializado, Educação Especial/inclusão escolar, metodologias e projetos inclusivos, deficiências e formação de professores.
Prof. Dr. Alexandre Meneses Chagas
Universidade Tiradentes - UNIT
Doutor em Educação (PPED/Universidade Tiradentes - Unit); Mestre em Educação (PPED/Unit). Pós-graduado em: Docência e Tutoria em EAD; e Gestão de marketing; e com graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes (2000). É professor do Curso de Comunicação Social e Administração; e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - Unit. Coordenador (pro tempore) 7/23 a 7/24 do PPED/Unit. Conselheiro do Observatório da Educação Tiradentes-OBET. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia Digital e Comunicação (GPETDIC/UNIT/CNPq), membro do grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Comunicação e Sociedade (GECES/UNIT/CNPq), e do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). Com experiência de 17 anos na elaboração e produção de material didático para EAD. Editor Gerente do Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes com 14 revistas, especialista em sistema de submissão SEER (OJS) e processo editorial de periódicos e livros. Tem experiência na área da Educação e Comunicação, com ênfase na utilização de recursos digitais no processo de ensino e da aprendizagem significativa, e de Práticas Pedagógicas na Cibercultura. Atua com os seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, redes sociais digitais (educação e comunicação), cibercultura, aprendizagem significativa e ativa, marketing, comportamento do consumidor e marketing digital.
Ma. Walline Alves Guimarães
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Doutoranda em Educação na Universidade Lusófona, Portugal. Mestra em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, com área de pesquisa em Comunicação e Cultura Digital. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Investigadora (membro associado) do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) de Lusófona, Portugal. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE/UFMA). Professora de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação Social, Marketing e Educação. Linha de Pesquisa: Comunicação e Educação; Cultura Digital; Comunicação Social; Comunicação e Marketing; Mídias Sociais Digitais; Metodologias Ativas de Aprendizagem.
Dr. Luis Miguel Dias Caetano
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
Licenciado em Gestão de Empresas, Especialista em Relações Internacionais, Mestre em Comportamento Organizacional, Doutor em Educação e Pós-Doutor e Ensino. Docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), atuando no Curso de Graduação em Administração Pública nas disciplinas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional e Inovação e Criatividade no Setor Público. Ao nível da pós-graduação, é docente permanente e coordenador do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP, UNILAB), docente permanente do Doutorado em Ensino da Rede Nordeste (RENOEN, IFRN) e docente convidado no Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Santiago (Cabo Verde). Em termos profissionais, acumulou experiência nas áreas de Consultoria em Sistemas de Informação, Cooperação para o Desenvolvimento, Gestão do Ensino Superior, Tecnologia Educacional e Gestão de Equipes. Tem atuado em projetos internacionais como professor e consultor em países da CPLP como Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e Moçambique. Colabora em atividades de pesquisa com a Universidade de Santa Maria (Brasil), Universidade Colinas de Boé (Guiné-Bissau) e Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (Honduras) e Universidade de Santiago (Cabo Verde). No momento, concentra as atividades de pesquisa e extensão nas temáticas de Inteligência Artificial, Inovação no Setor Público, Gestão de Pessoas e Políticas Públicas Educacionais. Coordena o Projeto de Extensão "Paradiplomacia e Internacionalização das Cidades" visando a integração de pequenos e médios munícipios em redes de cooperação internacional. Lidera o projeto de pesquisa "Inteligência Artificial, Tecnologias e Inovação: experiências e desafios para as políticas públicas no Mercosul e CPLP". Integra redes e associações nacionais e internacionais como a Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER), a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), a Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA) e Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). Representa institucionalmente a UNILAB junto do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal e na Comissão Temática de Administração e Políticas Públicas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Dr. Edgar Roberto Kirchof
Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Letras (Português/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq. Atuou na Universidade Luterana do Brasil, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras, de 2002 a 2024. Autalmente, professor no Programa de Pós-Graduação em Letras e no curso de graduação em Letras da UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.
Dra. Glaucia da Silva Brito
Centro Universitário UNINTER
Realizou seus estudos de Pós-DOC no Consórcio da União Européia no Mestrado e Doutorado de Engenharia de Mídias para a Educação (Euromime) em 2009 e 2016, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997), Especialização na Metodologia do Ensino Tecnológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), Graduação em Bacharelado e Licenciatura Português Inglês pela Faculdade de Educação Ciências E Letras de Cascavel (1990), Formação livre em Psicanálise pela Escola de Psicanálise de Curitiba (2024). Atualmente é professora Titular aposentada da Universidade Federal do Paraná atuando como professora pesquisadora sênior no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPR e no Centro Universitário UNINTER atua no programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) como professora e pesquisadora . Tem experiência como pesquisadora nas áreas de Educação a Distância; Educomunicação; Educação e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e tecnologias, tecnologias na educação, professor e as tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e formação do professor, inclusão digital, inteligência artificial. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos, Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (GEPPETE).
Ma. Anne Kelly Santos Brito Dias
Secretaria Municipal de Bacabeira - MA
Mestra em Educação PPGE-UFMA, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão; Psicopedagoga, Especialista em Docência do Ensino Superior;Graduanda em Direito; Funcionária Pública Formadora de Professores- Pacto pela Aprendizagem (Escola Digna)
Cíntia Azevedo Marques de Souza
Professora e Pesquisadora
Mestra em Ciências da Educação (Universidade de La Empresa, 2023), com especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Conectada, 2021), Psicopedagogia Sistêmica (Faculdade Conectada, 2020) e Educação Moderna (PUC-RS, 2019). Aprofundou seus conhecimentos em Documentação Pedagógica (Reggio Children Itália, 2023). Possui graduação em Matemática (Fundação Santo André, 1990) e Pedagogia (Faculdade São Bernardo, 1990). Realizou extensão em Práticas Inovadoras para a Educação na Cultura Digital (Singularidades, 2017) e Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Singularidades, 2016). Idealizadora e produtora do curso "Aprendizagem Visível através da Documentação Pedagógica" (Tríade, 2019). Participa de grupos de estudo sobre Gestão Pedagógica e intercâmbios de experiências em projetos educativos em escolas de Reggio Emilia e Barcelona, com vivência nas escolas do Centro Internacional e municipais, coordenados pela REDSOLARE BRASIL/ITÁLIA e REDSOLARE ARGENTINA/BARCELONA. Atua na formação docente, envolvendo modalidades presencial, online e híbrida, por meio de palestras, oficinas e cursos. Também se dedica à produção de materiais didáticos e instrucionais voltados à formação de educadores nos diferentes segmentos, da educação básica ao ensino superior, e em diversos componentes curriculares. Auxilia ONGs, institutos e fundações em ações de gestão de projetos voltados às Metodologias Ativas, Formação Profissional, Aprendizagem Visível, Documentação Pedagógica, Rotinas de Pensamento e Aprendizagem Baseada em Projetos (2023).Tutora dos cursos "Pensamento Científico", "Aprendizagem Visível através da Documentação Pedagógica" e "Aprendizagem Baseada em Projetos" (2023) junto às Secretarias de Educação e à Rede Privada de Ensino. Com ampla experiência na área de Educação, atuou por mais de 35 anos como professora no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e em cursos extracurriculares. Atualmente, seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, com foco especial no fortalecimento docente a partir das comunidades de aprendizagem.
Esp. Vitor Pereira Belotto
Professor e Pesquisador
Educador com 17 anos de experiência no ensino de Ciências Biológicas e Química para o Ensino Fundamental e Médio. Pós graduado em Metodologias Ativas, é um defensor do uso da gamificação como ferramenta transformadora na educação. Atuante em congressos de educação nacionais e internacionais, tem contribuído com publicações, palestras e oficinas, focando na inovação pedagógica. Como especialista em Metodologias Ativas, desenvolve atividades gamificadas e atualmente está criando uma plataforma gamificada, voltada para o fortalecimento de comunidades de aprendizagem na Educação Básica e Superior. Além do trabalho acadêmico, dedica-se ao estudo e desenvolvimento de competências no universo dos jogos eletrônicos.
Dr. Marco Bento
Instituto Politécnico de Coimbra
Licenciou-se em Ensino Básico – 1.º Ciclo, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, em 2003. Tem uma Pós-graduação em TIC e um Mestrado em TIC, na especialização de Comunicação Multimédia, pelo Instituto Piaget. Tem tido o reconhecimento internacional com prêmios europeus, que reconhecem a melhor investigação na área das práticas pedagógicas com utilização do digital com crianças e sobre Ambientes Educativos Inovadores mediados por tecnologia. Atualmente, é professor na Escola Superior de Educação de Coimbra e investigador integrado em tecnologia educativa e formação de professores / práticas pedagógicas no Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção (NIEFI - ESEC) e investigador integrado no Centro de Investigação e Inovação em Educação (InED) da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, assim como investigador e Doutorando em Ciências da Educação, na área de tecnologia educativa no Centro de Investigação em Educação, da Universidade do Minho.
Dr. Albino Szesz Junior
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, atuando nas áreas de computação, educação inclusiva, inovação, inteligência artificial e tecnologias educacionais. CEO e cofundador da PiSigma Soluções em Tecnologia, combina sua expertise acadêmica com uma visão empreendedora, liderando iniciativas inovadoras no setor tecnológico e desenvolvendo soluções educacionais acessíveis. Possui Mestrado em Computação Aplicada e especializações em Mídias na Educação e Acessibilidade. Foi professor do Departamento de Informática da UEPG, lecionando nos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software, e atualmente é professor do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI).Além disso, atua como palestrante, consultor e colunista da Rádio CBN Ponta Grossa, desenvolvendo iniciativas que integram tecnologia, inovação e impacto social.
Me. Nilson Sá Costa Filho
Escola Crescimento
Mestre em Engenharia Elétrica com foco em Inteligência Artificial, especializado em Fundamentos de Matemática e graduado em Licenciatura em Matemática. Certificado pela Apple Educacional em Washington como Apple Distinguished Educator, possui experiência consolidada em Metodologias Ativas, Tecnologias Educacionais, Matemática e Educação Financeira. Autor da coleção de livros "Vamos lá: Educação Financeira para Todos". Em 2024, tornou-se membro colaborador da Academia Maranhense de Ciências. Atualmente, atua como Coordenador Maker, Coordenador das Olimpíadas, Professor Líder de Inovação e Professor de Mercado Financeiro na Escola Crescimento.
Dra. Pricila Kohls-Santos
Universidade Católica de Brasília - UCB
Professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB/DF. Doutora em Educação pelo PPGEdu/PUCRS, com estágio sanduíche na Universidad Politécnica de Madrid (2014). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE). Pesquisadora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Integrante da RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior, do ARGOS (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital PUCRS).
Dr. Jonas Rafael Nikolay
Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
Doutor em Educação e Novas Tecnologias, na UNINTER (2021-2024),Mestre em Educação e Novas Tecnologias, na UNINTER (2016-2018),Especialista em Controladoria pela Uniasselvi (2013) Gestão e Coaching Educacional Faculdade Campos Elíseos (2024) graduado em Licenciatura em Ciências da Religião pelo Centro Universitário Cidade Verde(2024), licenciado em Pedagogia pela Uniasselvi (2020) e Bacharel em Administração pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010), e atualmente atua como Pró-Reitor da Educação Adventista a Distância para o Brasil. Tem experiência na área de Administração, de instituições educacionais na área financeira, pedagógica e administrativa na região sul do país. Iniciou sua experiência profissional em 1999 atuando com informática educacional, lecionando para alunos da educação básica e profissional, sempre trabalhando com a inclusão da informática e suas aplicações no âmbito educacional. Membro integrante do grupo pesquisa Reconfiguração da prática pedagógica: Implicações com a formação e profissionalização docente (Uninter) e do grupo de pesquisa educação e tecnologia (UNASP).
Ma. Juliana dos Santos Nogueira
Univerisdade Federal do Maranhão - UFMA
Pesquisadora e empreendedora com atuação nas áreas de Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura. Doutoranda em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA), desenvolvendo pesquisa sobre jogos decoloniais como ferramentas pedagógicas. Mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN), com foco em patrimônio cultural imaterial. Mestre em Cultura e Sociedade pela UFMA e graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição, atualmente cursando Direito pela Anhanguera. Fundadora e Diretora Executiva da QTM Healthtech e Diretora de Gestão do Conhecimento do Gamezônia, empresas voltadas para inovação em saúde e educação. Delegada do Grupo Startup20 (G20). Membro dos grupos de pesquisa GP MINA, GEPTED, e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio Cultural. Integra projetos de pesquisa e extensão focados em turismo de experiência, educação ambiental e patrimonial, startups, games e tecnologias. Desenvolve pesquisas interdisciplinares relacionando tecnologia, educação, patrimônio cultural e questões sociais, com ênfase em metodologias decoloniais e inovação social. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, jogos decoloniais, patrimônio cultural, inovação social e inclusão digital.
Dr. André Luis Silva dos Santos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
Graduado em Licenciatura em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2002), Mestrado em Engenharia de Eletricidade, ênfase em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Especialista em Informática na Educação e Especialista em Geoprocessamento. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão. Atua como pesquisador em Geoprocessamento com ênfase em Sensoriamento Remoto, SIG, Banco de Dados Espaciais, Geodésia de Precisão e Monitoramento Costeiro, Inteligência Artificial e Informática Aplicada. É professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da UFMA. Ex Diretor-Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Maranhão. Atualmente é Gerente da Unidade de Inteligência de Mercado do SEBRAE-MA.
Dra. Lisleandra Machado
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - IFSUDMG
Possui graduação em Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Pedagogia e Direito. Doutora em Engenharia de Produção e mestra em Engenharia de Produção pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é coordenadora do Curso de graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária, por meio da PORTARIA CAMPUSSDM/IFSUDMG No 86 / 2023 - CSD-GABINE (11.07.01) de 22/05/2023. Tem profundos conhecimentos em Data Science y Analytics (programação em Python e em R para análise de dados usando métodos estatísticos, econométricos e/ou de Machine Learning para inferência causal), Digital Business (Business Intelligence), Gestão de Projetos, Gestão de Contratos, Logística, Indústria 4.0, Indústria Têxtil e suas formas de organizações em Arranjos Produtivos Locais (APL's), gestão da cadeia de suprimentos, energias renováveis e atua como presidenta de Processos Administrativos Disciplinas (PADs). Desde 2002, é avaliadora ad hoc de cursos de graduação (INEP/MEC), também desenvolve projetos institucionais de pesquisa e de extensão na área das engenharias, ciências sócioaplicadas, educação, direito e EaD (educação à distância). Há 32 anos desenvolve trabalhos e pesquisas nas áreas de Empreendedorismo (planos de negócios, planejamento de vida profissional), TD, Criação e implantação de Universidades Virtuais Corporativas, Pesquisa de Mercado, Indicadores de desempenho gerenciais, gestão e análise de estratégias, otimização de projetos e processos, redução de custos operacionais e Gestão Logística e da Mobilidade Urbana. Pesquisa e desenvolvimento de projetos em: Logística, Arranjo Produtivo Local, Gestão do Conhecimento, Descrição e Planejamento de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima Organizacional, Pesquisa de Demanda de Mercado, Gestão da Mobilidade Urbana com análise e manipulação de dados no SPSS (software estatístico) e Legal One Analytics (Business Intelligence), elaboração e reavaliação de PPPs (Projeto Político e Pedagógico) para cursos de curta duração, cursos de extensão e cursos de graduação e pós-graduação.Já atuou na coordenação pedagógica e administrativa de Ciclos de Capacitação Gerenciais e Técnicos, os quais ministrou cursos nestes ciclos, tais como: Comunicação Empresarial, Integração Organizacional, Planejamento e Controle da Manutenção Elétrica Industrial, Propriedade Intelectual, Manutenção e Mecânica Industrial, Inteligências Múltiplas aplicadas no Ensino-aprendizagem, Gestão em Marketing, Qualidade no Atendimento ao Cliente, Comportamento do Consumidor, Planejamento com o uso da ferramenta MS Project e Consumo Consciente.
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