Proponentes: Profa. Débora Massmann (Letras – UFAL / Campus do Sertão) e Prof. Thiago Trindade Matias (Letras – UFAL / Campus do Sertão) 

Resumo: O curso livre Escrita acadêmica: o que é, como se faz tem por objetivo a formação e a qualificação das habilidades de escrita científica de jovens pesquisadores do Campus do Sertão. Por meio da reflexão teórica, da pesquisa e da prática da escrita acadêmica, este curso se constitui como um espaço promoção, divulgação e circulação do conhecimento científico. Considerando que as questões de língua(gem) devem ser compreendidas na relação com a sociedade, articuladas às práticas sociais e históricas, a criação deste espaço pode ser muito fecunda para pesquisadores de diferentes áreas, tanto para profissionais de áreas técnicas que, conhecendo a linguagem em seu modo de produzir sentidos, levam esse conhecimento para a melhor compreensão de sua formação, de seus objetos de estudo e de suas práticas sociais e profissionais, como para aqueles que trabalham o próprio ensino e que se beneficiam assim de uma nova forma de pensar seu objeto ou a relação ensino/aprendizagem. Tanto em um caso, como em outro, expande-se a capacidade desses sujeitos, habilitando-os a práticas mais competentes com a linguagem face a seus objetos de conhecimento específicos. Almeja-se assim contribuir para a formação qualificada de profissionais de diferentes áreas do conhecimento que, ingressando e se qualificando nos diferentes cursos de graduação do Campus do Sertão, possam contribuir diretamente para a sociedade e para a sua região.

Objetivos: Esta atividade tem como objetivos: a)Criar um espaço de formação, via plataforma digital, em escrita acadêmica de modo a fornecer ao(à) aluno(a) ferramentas e procedimentos que permitam a sua constituição enquanto sujeito-pesquisador e que facilitem a sua inserção e circulação no espaço acadêmico; b) Fornecer ao(à) aluno(a) conhecimentos teóricos e práticos fundamentais em metodologia da pesquisa científica em diferentes áreas do conhecimento, voltando-se aos aspectos e princípios da prática social de leitura e escrita no domínio discursivo da academia; c) Criar condições para que o corpo discente construa suas práticas de leitura e escrita acadêmica auxiliando na elaboração dos diferentes tipos de trabalhos científicos (resenhas, seminários, artigos, projeto de pesquisa, dissertação de mestrado), com ênfase na produção de resenhas, elaboração de projeto de pesquisa e trabalho de conclusão de curso; d) Por meio da reflexão sobre a relação entre a linguagem e ciência, identificar as características e propriedades do texto científico e os processos de escrita do trabalho científico.

Metodologia: Aulas on-line para fins de exposição de aspectos gerais voltados à escrita acadêmica. Haverá um encontro por semana, com a carga horária semanal de 60 min.

Carga horária: 30h

Público-alvo: Alunos(as) dos cursos de graduação do Campus do Sertão

Período de realização: 4 de junho a 28 de julho de 2020 (quintas-feiras)

Horário: 14h

Plataforma para realização da atividade: Moodle e WebConferência (RNP)

Número de vagas: 80 vagas

Compartilhe!