V COLÓQUIO HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: 50 ANOS APÓS A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

V COLÓQUIO HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO: 50 ANOS APÓS A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – TRIBUTO À VIDA E OBRA DE PAULO FREIRE

Os membros do Grupo de Pesquisa HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO – GRUPEHME vêm ao longo de suas trajetórias dedicando-se à pesquisa e preservação das variantes do patrimônio histórico educativo de Santa Catarina. Como forma de devolver à sociedade os resultados destes estudos têm-se oferecido palestras, cursos, exposições, publicações, eventos científicos, bem como o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina-virtual- CEMESSC, em meio virtual.

O I, II e III e IV Colóquio organizados pelo GRUPEHME versaram sobre os temas História da Infância (2007), História e a Memória Docente (2009), Patrimônio e Cultura Escolar, Cidadania e Desenvolvimento (2011) e Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural: Lugares, memórias e Identidades (2016). Este último em parceria com o Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias e com o Centro de Memória e Documentação – CEDOC/UNESC. Em sua quinta edição do colóquio versará sobre o tema Memória e História da Educação: 50 anos após a Pedagogia do Oprimido - um tributo a vida e obra de Paulo Freire.
 

Este evento é fruto de uma parceria entre o GRUPEHME, Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural Histórias e Memórias e Grupo de Pesquisa Educação, Saúde, Meio Ambiente (ESMA), Centro de Memória e Documentação da UNESC-CEDOC, Curso de Pedagogia da UNESC e apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Auditório Edson Rodrigues (bloco P,sala 19) - Avenida Universitária, Universitário, Criciúma - Santa Catarina