V CONEPI

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De 14 a 16 de outubro Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

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O CONEPI (Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares) é um evento acadêmico que está em sua 5ª edição e tem a função de discutir a educação em seu contexto interdisciplinar. Dessa forma, congregamos grupos de trabalhos, minicursos, oficinas de modo a propiciar o debate sobre educação em caráter interdisciplinar.

O V CONEPI - Congresso Nacional de Educação de Práticas Interdisciplinares

O Conepi em 2021 chega a sua 5ª edição e, com isso, elegemos como tema, para este ano, O PROFESSOR, agente multiplicador do conhecimento, que esteve conosco em todas as nossas edições para apresentar suas pesquisas de mestrado ou doutorado, ou até mesmo para socializar suas vivências de sala de aula. Em 2020 este personagem, tão importante, precisou se reinventar para atender as demandas de um novo modelo que lhe foi imposto pela pandemia: o ensino remoto.

Em meio às incertezas e, muitas vezes às limitações da sua formação ou das condições estruturais, para este novo modelo, esse personagem mostrou o quanto se faz necessário investir não só nele, mas como, também, na educação. Foi necessário reaprender novas metodologias, usar novas ferramentas para não deixar a escola/ educação ser silenciada pela pandemia. Presenciamos escolas fechadas, alunos sem aulas, conteúdos sendo adaptados, mas, para tudo isso, tivemos o professor, como protagonista, fazendo a educação acontecer em meio às adversidades das incertezas, arcando com o ônus dos recursos para atender O NOVO MODELO de ensino.

Enquanto tudo acontecia, as secretarias de educação e responsáveis públicos assistiam os reais protagonistas do ensino dando um “olé”, nas políticas públicas educacionais que não vieram, em 2020, e nem, tampouco, no primeiro semestre de 2021, para dá respostas à sociedade que assistia a tudo passivamente. É exatamente, nesse contexto, que o CONEPI DE 2021 propõe trabalhar não apenas a EDUCAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE, como vem fazendo ao longo desses anos, mas, sobretudo, essa nova fase mundial/ BRASIL da educação, em que fomos apresentados ao ensino remoto de forma abrupta e tivemos de aprender na prática a fazer essa nova educação.

Além disso, convidamos a todos a refletir, também, sobre o ensino híbrido proposta que já é realidade em alguns estados, e para outros será apresentada em 2021.2/2022 com a conclusão do ciclo da vacinação para o CORONAVIRUS e se prolongará no pós pandemia.

Sabe-se que em algumas regiões o ensino híbrido, no segundo semestre de julho de 2021, já é uma realidade, em outras, ainda, estão nos preparativos para esse retorno. Mas, o fato é que essa "nova realidade" irá nos acompanhar por algum tempo. Nesse sentido, algumas questões nos inquietam, uma vez que muitas secretarias da educação não se prepapram para este retorno e não investiram na infraestrutura necessária.

COMO SERÁ REIVENTADA ESSA NOVA FASE? COMO O PROFESSOR AGIRÁ? SUA FORMAÇÃO DARÁ CONTA? E O PAPEL DO GOVERNO/SECRETARIAS? QUAIS AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ATENDER ESSE, “NOVO NORMAL”? Tais perguntas, ainda sem respostas, ficam imersas em tantas outras questões não só educacionais, mas de saúde pública, que colocam em xeque o lugar que a educação e o cidadão têm no Brasil. Em meio a tantas inquietações, o que se sabe é que os agentes que fazem o “chão da escola” estão como protagonista dessa nova fase, como heróis que seguem construindo a educação.

Neste interim, discutiremos o PROFESSOR em seu ambiente de trabalho, as condições estruturais, os agentes que estão em volta para lhe auxiliar, o currículo que quase sempre é desafiador em meio às demandas e condições de trabalho; da formação inicial à continuada que nem sempre favorece o desempenho das suas atividades; as políticas públicas e muito mais...

Em 2021 o CONEPI traz como tema norteador para a V EDIÇÃO:

O PROFESSOR E O PROTAGONISMO EM FAZER A EDUCAÇÃO: Entre o ensino tradicional e o ensino remoto/híbrido

A CONTATOS EMPREENDIMENTOS realizadora do V CONEPI dedica essa edição a mais uma professora, que serviu a educação e aos seus alunos com esmero, qualidade, profissionalismo e que esteve conosco nas últimas edições fazendo e vestindo a camisa da CONTATOS e do CONEPI. A você, Márcia Geam Alves, professora talentosa, que buscava pelos seus próprios meios a sua formação continuada, deixando-nos o legado do verdadeiro sentido do que é SER PROFESSOR, esta edição é sua e de tantos outros heróis da educação.

À Márcia, o nosso AGRADECIMENTO por nos deixar FAZER PARTE DA SUA FORMAÇÃO, BEM COMO POR PARTILHAR O SEU CONHECIMENTO CONOSCO.

Professor, o V CONEPI é pensado para você e para aqueles que se dedicam às pesquisas sobre educação e práticas interdisciplinares.

Sejam bem-vindos ao V CONEPI!

O evento será realizado nos dias: 13, 14 E 15 DE AGOSTO DE 2021. (ALTERADA CONFORME NOTA DE JUSTIFICATIVA)

NOVAS DATAS: 14, 15 E 16 DE OUTUBRO

NOTA DE JUSTIFICATIVA DA ALTERAÇÃO DA DATA DO EVENTO

JUSTIFICATIVA PARA A PRORROGAÇÃO:

Professor(a), para atender às necessidades desse novo momento, em que o Brasil está imerso no contexto da vacinação e que as redes de ensino público estão se preparando para o retorno às aulas, o CONEPI, em sua 5ª edição, resolve prorrogar a sua realização para a semana do professor. Teremos, nessa edição, esse personagem como principal protagonista, e por entender, que nesse momento, muitos estão envolvidos nas formações e ajustes para o retorno no início de agosto, data essa que seria a nossa realização, neste interim, é necessário alguns ajustes em nosso cronograma. Dessa forma, os trabalhos que já foram enviados serão publicados no dia 14 de agosto em nosso site, e teremos uma programação voltado ao Professor com uma live de lançamento que será "O Esquenta", do CONEPI 2021, em agosto. Em setembro teremos mais um evento com certificação e lives em nosso “Esquenta 2021-CONEPI”. Segue a programação:

PROGRAMAÇÃO DO ESQUENTA CONEPI COM 10H EXTRAS DE BRINDE

14/08/2021- 1º dia do "Esquenta CONEPI" - Lançamento - PRÉVIA DOS ANAIS V CONEPI (EM NOSSO SITE)

Iremos liberar os Anais com a prévia, porque sabemos da necessidade da titulação para muitos dos participantes.

Dia 21/08/2021- 2º dia do "ESQUENTA CONEPI"

Mesa-redonda: Diálogos contemporâneos: Educação e novos rumos para o ensino híbrido.

Horário: 15:30 às 17:30

Ma. Rosilene Felix Mamedes

Dra Veridiana Dantas Xavier

21/08/2021- - Lançamento do Livro “Professor Sabichão”

Horário: 17:00 às 18:00

Autoras:

Eliana Camargo

Larissa Riboli

Atividade com carga horária e certificação inclusa para os inscritos.

  • Dicas de como passar em Concurso Público para Professor
  • Serão abordados os principais teóricos da educação.

CALENDÁRIO DE SETEMBRO- O “Esquenta CONEPI”, de setembro, será voltado para a Escrita Acadêmica e o desafio do professor se tornar pesquisador no ingresso de uma pós-graduação pública (Mestrado e doutorado)

Data- 18/09/2021: 3º dia do "Esquenta CONEPI" - Quais os desafios e o passo a passo para o professor se tornar pesquisador e ingressar no mestrado ou doutorado público?

Palestrantes:

Horário: 09:00 às 11:00

Prof Ma.Rosilene Felix Mamedes (UFPB)

Prof Ma. Greiciane Frazão (UFPB)

Lançamento da coleção: Da teoria à Prática

*O "Esquenta Conepi" será certificado com 10h.

*PRAZOS PARA ENVIO DE TRABALHO PRORROGADOS. (*VIDE NORMAS DO EVENTO)

Eixos dos grupos de trabalhos:

Eixo 1: Educação e práticas interdisciplinares

Eixo 2: Do ensino tradicional ao ensino remoto/híbrido em tempos de pandemia

Assim, como em 2020, devido à pandemia a V edição do CONEPI , em 2021, será realizada online para atender aos decretos e à necessidade do distanciamento social.

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Palestrantes

  • Eliana Camargo Moreira
  • Profª Drª Tais Feitosa da Silva
  • Ivam Ruy de Sá
  • Esp. Thanize Anália de Oliveira Albuquerque
  • Jessyka Bruna da Silva Rodrigues
  • Esp. Carlos Henrique de Lira Ferreira
  • Esp. Vanderson Douglas Tavares Santos
  • Wilder F. Santana

Programação

Abertura do Congresso (Solenidade)

A solenidade de abertura do Congresso será as 13:00. Nesse momento a organização do evento dará as boas-vindas aos congressistas e abordará algumas regras do evento.

 

Às14h00 - SALA VIRTUAL- ONLINE

Avaliação no Ensino Remoto e Tendências Contemporâneas para a Educação

Eliana Camargo Moreira.

Mestre em Educação (Univerisdade do Vale de Itajai)

Dra em Linguagem ( Universidade de Santa Maria)

17 livros escritos, docente universitária há 20 anos, empresária educacional.

Às15h30 - Webinar / Live
09h00 Minicurso: Letramento e Formação Docente Minicurso
Local: ONLINE

Horários: Os minicursos serão de 4 horas.

Tarde - 13:00 ÀS 17:00

Este minicurso tem como finalidade trabalhar o processo de letramento Luz da teoria dos gêneros textuais, de maneira a contribuir com a formação docentes dos professores de línguas e dos anos iniciais.

09h00 Minicursos Apresentação Oral
Local: online

As atividades se darão em horário oposto às apresentações dos trabalho.

09h00 - Profª Drª Tais Feitosa da Silva, Wilder F. Santana Palestra: Pescrição de exercícios para grupos especiais  Palestra Sessão Nacional
Palestra: Pescrição de exercícios para grupos especiais 
Local: Plataforma meet e doity play (online)

Palestra: Pescrição de exercícios para grupos especiais
Professora Dr. Thais Feitosa

Horário 10h às 11:30

09h00 Minicurso- Estratégias práticas para estimular a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a escrita da Língua Portuguesa do estudante surdo através de jogos pedagógicos e gêneros textuais narrativos. Minicurso
Local: Online

ATIVIDADE- Alteração para o dia 16/10/2021- sala LETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE

Adilma Gomes da Silva Machado (UFPB)

Charlene de Lima Alexandre da Silva (UFPB)

Neste minicurso, serão explanados aspectos conceituais e práticos relativos ao processamento da aquisição da Língua Portuguesa na perspectiva da aprendizagem nas modalidades da leitura e escrita, com vistas ao processo linguístico do sujeito surdo, ajudando professores e estudantes da língua a elaborar materiais pedagógicos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC - na construção de materiais para uso no dia a dia. Neste minicurso serão exploradas sequências didáticas voltadas para confecção de jogos como adaptação para a Libras na prática, como instrumento de ensino dos sinais em Libras para crianças, como também o começo do processo de escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, Serão ainda explorados aspectos de desenvolvimento e prática de uso de roteiro de leitura como instrumento no ensino da leitura e escrita com gêneros textuais. Assume-se, portanto, que se pode e se deve aprender, criar, ensinar a estudar, ensinar a ler e a escrever

14h00 Grupos de trabalhos Apresentação Oral
Local: online

As apresentações dos trabalhos se dará nos dias 15 e 16 de outubro.

14h00 - Wilder F. Santana PROGRAMAÇÃO Atividade Teórica/Prática
Local: Plataforma meet e doity play (online)

Salas e horários das atividades:

Dia 14 de outubro- 14h abertura do evento

Link da abertura do evento e conferência de abertura:

meet.google.com/ejn-cnev-dpu

Dias: 15 e 16 de outubbro

https://docs.google.com/document/d/12ee7q4rkl2weHa_T-YN_dEU3h9Z3ePaqML_0PJnNXh8/edit?usp=sharing

15h30 Mesa-redonda: A importância das Práticas Pedagógicas para Educação Integral Mesa Temática
Local: sala virtual

A importância das Práticas Pedagógicas para Educação Integral

Palestrantes: Profª. Dra. Érica Jaqueline Soares Pinto
Profª. Dra. Veridiana Xavier Dantas
Profª Ma. Mayanne Júlia Tomaz Freitas

Carga horária: 2 horas

A Educação Integral abrange a aprendizagem em todas as suas dimensões: cognitiva, afetiva, física, sociocultural, ética, política. Concebe a escola como instituição que reconhece a diversidade dos sujeitos e promove aprendizagens equitativas, a partir de diferentes recursos pedagógicos. Nesta palestra busca-se apresentar a importância de práticas pedagógicas (e do/a pedagogo/a) para o enfrentamento das desigualdades educacionais, garantia de direitos humanos e sociais e formação de sujeitos críticos, responsáveis, autônomos e ativos socialmente.

CONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: NOVOS DESAFIOS FRENTE ÀS NOVAS POLITICAS EDUCACIONAIS

Este minicurso terá 8 horas, objetivando  tratar a temática da BNCC a partir do norte pedagógico voltado para  questões problematizadora de concursos docentes, formação pedagógica e do dia  a dia do professor.

PÚBLICO-ALVO: DOCENTES E LICENCIADOS EM GERAL

 

 

Às09h00 - ONLINE

Credenciamento- online

O credenciamento será realizado nas salas de atividade por meio da lista de presença disponibilizada pelo Google Forms. Comunicamos ainda que haverá uma sala exclusiva para demandas de secretaria/atendimento.

Às13h00 - ONLINE

Apresentação dos Grupos de Trabalhos

Confira os Grupos de trabalhos aqui

Salas e horários das atividades:

Dia 14 de outubro- 14h abertura do evento

Link da abertura do evento e conferência de abertura: 

meet.google.com/ejn-cnev-dpu

Dias: 15 e 16 de outubbro

https://docs.google.com/document/d/12ee7q4rkl2weHa_T-YN_dEU3h9Z3ePaqML_0PJnNXh8/edit?usp=sharing

 

Às14h00 - SALAS OLINE - GOOGLE MEET

Minicurso - Prescrição de exercícios de forma inteligente

Eixo: educação, saúde e movimento 

Minicurso:  Prescrição de exercícios eficiente

Dia:15/10/2021

Horário: 14:00 às 17:00
Prof. Esp. Carlos Henrique 

Às14h00 - Plataforma meet e doity play (online)
09h00 Minicurso: Letramento e Formação Docente Minicurso
Local: ONLINE

Horários: Os minicursos serão de 4 horas.

Tarde - 13:00 ÀS 17:00

Este minicurso tem como finalidade trabalhar o processo de letramento Luz da teoria dos gêneros textuais, de maneira a contribuir com a formação docentes dos professores de línguas e dos anos iniciais.

09h00 Minicursos Apresentação Oral
Local: online

As atividades se darão em horário oposto às apresentações dos trabalho.

09h00 Minicurso: Como garantir a Inclusão da pessoa com deficiência no Processo de Ensino Híbrido e/ou remoto? Minicurso
Local: Plataforma meet e doity play (online)

Profª: Maria Zilda Medeiros da Silva

Mestranda em Linguística e Ensino-MPLE/UFPB, Especialista em: Educ. Inclusiva-CINTEP/PB; Psicopedagogia-CINTEP/PB; Atendimento Educacional Especializado/AEE-UFERSA/RN, LIBRAS-NASSAU/PB, Língua Portuguesa para Surdo como L2- IFPB. Graduada em Pedagogia-UVA e Letras/LIBRAS-UFPB. Atualmente participa do grupo de estudo GEPE-Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial- UFPB. Professora de Libras do Estado do RN e Professora pedagoga da educação especial no município da Paraíba.

O objetivo deste minicurso é apresentar as possíveis estratégias que poderemos incluir a pessoa com deficiência no processo de ensino híbrido e/ou remoto. Assim iremos desenvolver um debate abordando os seguintes tópicos:

  • O ensino híbrido para o aluno com deficiência;
  • Lei que assegura a educação para todos;
  • Liminar sobre o decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020;
  • As diversas deficiências;
  • Possíveis estratégias utilizando o ensino híbrido e/ou remoto para o aluno com deficiência.

09h00 Mesa- redonda: Novas práticas em educação física Mesa-redonda
Local: Webinar / Live

Palestrantes:

Prof. Esp.Carlos Henrique de Lira Ferreira

Tema: Personal pesquisador

Ivam Ruy de Sá

Tema: Empreendedorismo em educação física

Esp. Thanize Anália de Oliveira Albuquerque

Tema:Ritbox, que modalidade é essa?

Esp. Jessyca Bruna da Silva Rodrigues

Tema: Perspectivas profissionais do Profissional de educação física

Robson Eduardo José Fernandes da Costa

Tema/;Desmistificando o Crossfit

Esp. Vanderson Douglas Tavares Santos

Educação física escolar: a responsável por quebrar os paradigmas sociais e construir o real conceito da importância da educação física, um aluno bem instruído é um aluno fisicamente ativo

09h00 Minicurso- Estratégias práticas para estimular a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a escrita da Língua Portuguesa do estudante surdo através de jogos pedagógicos e gêneros textuais narrativos. Minicurso
Local: Online

ATIVIDADE- Alteração para o dia 16/10/2021- sala LETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE

Adilma Gomes da Silva Machado (UFPB)

Charlene de Lima Alexandre da Silva (UFPB)

Neste minicurso, serão explanados aspectos conceituais e práticos relativos ao processamento da aquisição da Língua Portuguesa na perspectiva da aprendizagem nas modalidades da leitura e escrita, com vistas ao processo linguístico do sujeito surdo, ajudando professores e estudantes da língua a elaborar materiais pedagógicos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC - na construção de materiais para uso no dia a dia. Neste minicurso serão exploradas sequências didáticas voltadas para confecção de jogos como adaptação para a Libras na prática, como instrumento de ensino dos sinais em Libras para crianças, como também o começo do processo de escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, Serão ainda explorados aspectos de desenvolvimento e prática de uso de roteiro de leitura como instrumento no ensino da leitura e escrita com gêneros textuais. Assume-se, portanto, que se pode e se deve aprender, criar, ensinar a estudar, ensinar a ler e a escrever

09h00 Planejamento e organização do trabalho docente. Mesa Temática
Local: Online

Planejamento e organização do trabalho docente.

Planejamento e organização do trabalho docente.

Dra. Veridiana Xavier Dantas

Ms. Niédja Ferreira dos Santos

Dr. Hebertty Vieira Dantas

Esp. Ana Lúcia Santos Fernandes

  • Iremos dialogar sobre um dos principais pilares da ação pedagógica levando em consideração aspectos teóricos e práticos relacionados com propostas da BNCC.
  • As competências do século XXI na educação profissional

14h00 Grupos de trabalhos Apresentação Oral
Local: online

As apresentações dos trabalhos se dará nos dias 15 e 16 de outubro.

14h00 - Wilder F. Santana PROGRAMAÇÃO Atividade Teórica/Prática
Local: Plataforma meet e doity play (online)

Salas e horários das atividades:

Dia 14 de outubro- 14h abertura do evento

Link da abertura do evento e conferência de abertura:

meet.google.com/ejn-cnev-dpu

Dias: 15 e 16 de outubbro

https://docs.google.com/document/d/12ee7q4rkl2weHa_T-YN_dEU3h9Z3ePaqML_0PJnNXh8/edit?usp=sharing

Credenciamento- online

O credenciamento será realizado nas salas de atividade por meio da lista de presença disponibilizada pelo Google Forms. Comunicamos ainda que haverá uma sala exclusiva para demandas de secretaria/atendimento.

Às08h30 - ONLINE

Minicurso: A utilização da escrita acadêmica na construção de projetos para mestrado ou doutorado

MANHÃ - 09:00 às 12:00

Ministrante:

Rosilene Felix Mamedes

Mestra em Linguística

Doutoranda em Letras

Link Lattes:CV: http://lattes.cnpq.br/4275374274885442

 

Às09h00 - online

Apresentação dos Grupos de Trabalhos

Confira os Grupos de trabalhos aqui

Salas e horários das atividades:

Dia 14 de outubro- 14h abertura do evento

Link da abertura do evento e conferência de abertura: 

meet.google.com/ejn-cnev-dpu

Dias: 15 e 16 de outubbro

https://docs.google.com/document/d/12ee7q4rkl2weHa_T-YN_dEU3h9Z3ePaqML_0PJnNXh8/edit?usp=sharing

 

Às14h00 - SALAS OLINE - GOOGLE MEET

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

TEMA:  O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO 4.0: AS AULAS INVERTIDAS

DIOSNEL CENTURION. Ph.D. em Comunicação Internacional (Macquarie University, Sydney, Australia).

 http://www.unida.edu.py

 

A CONTRIBUIÇÃO DA CONCEPÇÃO DIALÓGICA DA LINGUAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

PROFª DRª MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA

PROFª DRª ROSILENE FELIX MAMEDES

Às15h30 - Online

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Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços

A Contatos Empreendimentos Educacionais & Serviços é uma empresa especializada em cursos, consultoria e treinamentos, Sediada na cidade de João Pessoa, PB. Com 8 anos de existência no mercado paraibano, ocupa uma posição de destaque pela qualidade da prestação de seus serviços. A empresa conta com uma equipe de profissionais inovadores e promissores em suas respectivas áreas do conhecimento, colocando suas experiências à disposição de todos seus clientes, oferecendo segurança e credibilidade nos diferentes tipos, no âmbito de suas especializações.