A Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) realizará no período de 19 a 22 de agosto de 2024, o V Congresso Científico Online da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, tendo como tema “Autismo, Políticas Públicas e Inclusão”.
Este evento buscará fomentar estudos e discussões voltados à construção e divulgação de práticas e saberes em torno da questão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo. Neste sentido, demonstra-se o interesse da Federação das APAEs do Estado de São Paulo em promover espaços que contemplem a capacitação, a construção do conhecimento, a disseminação de informações e o intercâmbio entre entidades, profissionais, poder público, estudantes, pesquisadores, pessoas com deficiência e suas famílias.
Será um momento de partilha de conhecimentos e experiências, permitindo estabelecer parcerias e criar ligações visando enfrentar com otimismo e assertividade os desafios que a atualidade nos traz, buscando a melhoria contínua das ações voltadas para as pessoas com deficiência, que são a razão pela qual trabalhamos diuturnamente.
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Área de submissãoIntervenções baseadas em evidências para o TEA e políticas públicas Palestra · Ricardo Corrêa Martone
Neurociência aplicada ao Transtorno do Espectro Autista Palestra · Kleber Fernando Pereira
TEA: direitos, políticas públicas de educação inclusiva e assistência social Mesa-redonda · Caroline Takarada Pelizaro, Cindy Gabrielli Alves Alvarenga, Stephanie Cristine Alves
Política de Assistência Social e o atendimento à pessoa com TEA e sua família Palestra · Deusina Lopes da Cruz
Expressons - Pelos caminhos da música Mesa-redonda · Cristiane Furlan Luvizzutto, Ng Yee No
Autismo: diagnósticos, tratamentos e encaminhamentos Palestra · Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly
ABA para Alunos com TEA associado à DI no Contexto de Escolas Especializadas Mesa-redonda · Aline Peixoto Carvalho, Amanda Figueiredo Santos de Almeida, Fernanda Pires Colmanetti, Maria Georgina Marques Tonello
Fortalecendo os direitos e a inclusão da PCD Mesa-redonda · Ana Carolina de Souza, Anaísa Leal Barbosa Abrahão, Larissa Vitória Cassiano Bento, Leliana Fritz Siqueira Veronez, Viviane Cristina Silva Vaz
Autismo e os desafios da educação especializada Palestra · Carla Cordeiro Marçal Y Guthierrez
Ao realizar a inscrição e assim que o pagamento for confirmado, você receberá em seu e-mail cadastrado o link da transmissão e, futuramente, também receberá seu certificado no mesmo e-mail.
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Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Psicólogo formado pela PUC/SP; Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP; Doutor em Ciências do Comportamento pela UNB; Pós-Doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP.
Pesquisador visitante na University of North Texas em 2007/2008.
Certificado pelo PCMA (Professional Crises Management Association).
Professor, supervisor e consultor com mais de 20 anos de experiência em ABA.
Palestrante e professor convidado de especializações em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Consultor e supervisor em ABA para prestadores de serviço em saúde e instituições educacionais.
Sócio e Supervisor da TEAM Intervenção Comportamental.
Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Internacional; Especialista em Anatomia Funcional; Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar; Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo; Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior; Mestre em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo; Doutor e Pós-doutor na área de Neurociência pela Universidade Federal de Goiás - Goiânia.
Professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo.
Economista; pós-graduação em habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência (Universidade de Salamanca, Espanha) e pós-graduação em políticas públicas de proteção e desenvolvimento social (ENAP).
Servidora pública federal, atuando nos seguintes espaços: Ministério do Desenvolvimento e Assistência social, Família e Combate à Fome (MDS); Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS); Departamento de Proteção Social Especial – (DPSE) e na Coordenação Geral de Proteção Social Especial de Média Complexidade (CGPEMC).
Conselheira representante do MDS no CONADE (MDHC); nos comitês interministeriais de tecnologia assistiva (CITA/MCTI), de doenças raras (MS) e de política nacional de cuidados (MDS/SNFC).
Palestrante, professora e escritora e autora das obras:
• Um autista muito especial;
• Família, deficiência e proteção social: mães cuidadoras e os serviços do SUAS;
• O direito social ao cuidado: pessoas com deficiência, autistas, idosas, com outras condições e seus cuidadores;
• Outros escritos sobre deficiências diversas e as inter-relações, envolvendo políticas, sistemas, família, ensino e aprendizagem.
Psicanalista; Psicóloga Clínica pela PUC de Minas Gerais; Mestre em Psicologia pela PUC de Campinas; Doutora em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo; Pós-Doutora em Filosofia da Educação pela USP.
Desde 2006, é membro fundador do Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) onde exerce a própria formação psicanalítica, coordena projetos e pesquisas (sobre toxicomania e o toxicômano, avaliação de crianças com atrasos de neurodesenvolvimento/ autismo, alterações sensoriais, síndromes, epilepsia, deficiência intelectual e as articulações entre a sociedade contemporânea, as formas de família e os sintomas de crianças e adolescentes) e organiza eventos e capacitações com ênfase na perspectiva transdisciplinar com base na Psicanálise.
Consultora e supervisora em escolas e serviços de Assistência Social e Saúde Mental, bem como serviços de estimulação, reabilitação e habilitação em APAEs. Tem experiência na área de Educação (infantil, fundamental, médio e superior), com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nas articulações (im)possíveis entre Psicanálise, Educação, Psicopatologia (autismo, dependência química e psicose), Distúrbios da Comunicação (gagueira) e Corporeidade.
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / IM – Instituto Multidisciplinar; Especialista em Educação Especial Inclusiva – com ênfase em Técnica Assistiva e Comunicação Alternativa; Especialista em Gênero e Sexualidade; Especialista em Ludicidade, Psicopedagogia Clínica e Institucional; Mestre em Educação – PPGEDUC/IM/IE/UFRRJ e Doutora em Educação – PROPED/UERJ.
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Coordenadora Institucional do PARFOR EQUIDADE – UFRRJ.
Vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Especial – UFRRJ.
Experiência no Ensino Superior, Educação Básica, Ensino colaborativo e no Atendimento Educacional Especializado – AEE.
Vivência na Orientação Educacional, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica de curso no Ensino Superior e na Educação Básica.
Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial, Tecnologias e TEA – GPEETEA/UFRuralRJ.
Graduada em Fonoaudiologia pela PUC/SP; Graduada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos; Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional; Educação Especial; Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual; Musicoterapia; Psicopedagogia Clínica; Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. Atua como Fonoaudióloga com pessoas com necessidades complexas de comunicação; como Psicopedagoga na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri; e como Professora de Atendimento Educacional Especializada na Secretaria de Educação de Osasco. Experiência na área de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa. Publicação de artigos em revistas educativas e científicas, sobre assuntos relacionados à leitura, Transtorno do Espectro Autista e Comunicação Alternativa. Autora do livro “Para Crescer em Prosa e Poesia – Orientações práticas para estimular o neurodesenvolvimento infantil”.
Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC/Campinas; Pós-graduada em Preceptoria no SUS pela Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio Libanês. Curso de Aperfeiçoamento em Capacitação em Atenção à Pessoa com Deficiência na Universidade Aberta do SUS pela Universidade Federal do Maranhão. Curso de Capacitação e Atualização em Transtorno do Espectro Autista pela ABBA Cursos.
Atuou como T.O. em CPAS adulto - Osasco, Carapicuíba e Santana de Paraíba. Atua como T.O. na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Barueri. Publicação de artigo científico nos anais do Congresso da Federação das APAES do Estado de SP.
Mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela UNESP/Franca. Pós-graduação em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial. Atua como Assistente Social na OSC Associação de Amigos do Autista no município de Ribeirão Preto.
Mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela UNESP/Franca. Pós-graduações em Linguística, Ciências Criminais, Educação, Mediação e Conciliação de Conflitos. Advogada, professora e supervisora de ensino.
Mestranda em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela UNESP/Franca. Pós-graduações em Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia, Ensino e Didática do Ensino superior, Gestão Escolar e ABA Professora de apoio para alunos com necessidades educacionais especificas na rede municipal e estadual de ensino.
Dra. Doutora em Educação Especial pela UFSCar e Pós-doutorado pela Universidade Politécnica de Madri UPM. Especialista em Gestão Educacional. Pedagoga e Diretora Escolar da APAE Franca.
Terapeuta Ocupacional pela UFSCar. Mestre em Promoção da Saúde. Pós-graduada em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Diretora Clínica do Centro de Desenvolvimento Humano AFETO.
Pedagoga pela UNIFRAN. Especialização em autismo e Psicopedagogia. Coordenadora do núcleo especializado em atendimento ao aluno com TEA da APAE de Franca.
Terapeuta Ocupacional, Especialista em ABA pela UFSCAR e Mestre em estudos da ocupação pela UFMG.
Graduação em Psicologia pela UNIFRAN; Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP - USP). Professora no Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, junto a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP-Franca). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Sociais e Educação Inclusiva GEPEDI.
Graduação, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela UNESP / Franca; atualmente é membro do CMAS de Franca. Professora universitária do curso de Serviço Social da Estácio-Ribeirão Preto, professora do curso de Serviço Social da UNIFRAN desde 2015. Atualmente é Coordenadora de assistência social da APAE de Franca.
Bacharel e mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Franca). Atualmente, trabalha como assistente social da Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP-Franca.
Graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui mestrado em Direito pela UNESP. Atualmente é advogada, por concurso público, atuando nas áreas cível, penal e previdenciária, com ênfase no trabalho interdisciplinar voltado para o atendimento sociojurídico e supervisão de estágio no Centro Jurídico Social da Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Campus de Franca da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Graduanda em Serviço Social pela UNESP/ Franca. Estagiária - UACJS - Centro Jurídico Social da universidade UNESP/Franca. Integrante do Grupo de estudos e Pesquisa NEPPs - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNESP/Franca. Integrante do Grupo de estudos e Pesquisa QUAVISS - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Saúde e Serviço Social da UNESP/Franca. Membra da Extensão Laboratório Sociojurídico: acesso à justiça - LABJUS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Sociais e Educação Inclusiva (GEPEDI).