Moderador: Alisson Barboza Azevedo

Palestrante: Dr. Diogo Pires Ferreira

Depois de décadas sem investimentos significativos em transporte público, foram registrados uma série de protestos contra o aumento das tarifas em várias cidades do Brasil em 2013. Em resposta a estes
eventos, muitos recursos foram destinados para melhorar a infraestrutura do transporte público. Entretanto, com um objetivo de impacto imediatista, muitos destes recursos não consideravam a integração das
redes de transporte público e o amplo acesso aos equipamentos urbanos.

 

A apresentação levanta uma análise crítica de uma série de processos para o planejamento de redes, que são pertinentes para o processo de construção, porém não podem ser resumidos como os únicos meios. é necessária uma visão holística que busque promover um melhor acesso aos equipamentos urbanos e às oportunidades nas cidades, principalmente para os seguimentos mais vulneráveis da população.
 

Desta forma, serão apresentados uma série de análises e desafios em cidades brasileiras e mostram resultados de interpretação de capilaridade de rede onde, em um primeiro momento parecem dar acesso a
toda acidade. Entretanto, com uma análise mais profunda, é possível observar que muitos sistemas acabam dedicando o serviço de transporte público tendo base apenas em hora pico.

 

Compartilhe!