Erika Robb Larkins

Behner Stiefel Center for Brazilian Studies - San Diego State University

Doutora em Antropologia Cultural pela Universidade de Wisconsin, Madison. Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Chicago. Suas pesquisas e ensino concentram-se na violência e desigualdade em ambientes urbanos.

Roberto Luís de Melo Monte- Mór

CEDEPLAR-UFMG

Arquiteto Urbanista pela UFMG, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, Doutor em Planejamento Urbano pela UCLA. Professor associado do CEDEPLAR, Face - Faculdade de Ciências Econômicas e no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - NPGAU, da UFMG. Leciona e pesquisa nas áreas de economia e de urbanismo, com ênfase em Teorias da Urbanização e do Planejamento Urbano e Regional.

Henrique Silveira

Casa Fluminense

É geógrafo e possui mestrado em Cultura e Comunicação, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente  é coordenador executivo da Casa Fluminense, um espaço permanente para o debate e a construção de políticas públicas no Rio de Janeiro.

Luciana Correa do Lago

UFRJ

Arquiteta, Urbanista e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, Doutora em Arquitetura e Urbanismo, USP. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles e professora permanente no Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES)/UFRJ .

Guilherme Braga Alves

UERJ

Doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH/NEPP-DH - UFRJ). Pesquisador associado na Casa Fluminense, onde desenvolve o projeto Mapas da Desigualdade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Giselle Megumi Martino Tanaka

UFRJ

Arquiteta urbanista pela FAUUSP e Cientista Social FFLCH-USP. Mestre pela FAUUSP e doutora em planejamento urbano e regional pelo IPPUR UFRJ. Professora do IPPUR/UFRJ. Pesquisadora LabHab da FAUUSP entre 1997 e 2007 e ETTERN IPPUR UFRJ, desde 2011. 

Mauro Pereira

Agenda 21 de Sepetiba

Graduado em Ciências Biológicas pela UFRRJ, em 2000. Pós-graduação em Gestão de Resíduos Sólidos pela UGF, em 2003. Mestrado em Ecotoxologia, pela Université Paris VII – Denis Diredot, em 2006. Diretor-Executivo da entidade “Defensores do Planeta” e Ponto Focal da América Latina para Justiça Socioambiental da Agenda 2030 da ONU. Integra movimento de Defesa da Baía de Sepetiba.

Janaina Silva Vettorazzi

FAETERJ

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro (UFRuralRJ/1988), mestre em Microbiologia
(UFRuralRJ/1992), doutora em Biologia Animal (UFRRJ/2004) e
especialista em Ciências Ambientais (Universidade Federal do Rio de
Janeiro-UFRJ/2006). Atualmente, desenvolve atividades como
docente no nível superior do curso de Gestão Ambiental -
FAETERJ/Paracambi e como Bióloga- Gestora Ambiental da Área de
Proteção Ambiental de uso Sustentável (APA GUANDU) / Instituto
Estadual do Ambiente RJ- INEA.

Manoela da Silva Pedroza

UFF

Professora Associada de História Econômica da UFF. Defendeu, em 2018, sua segunda Tese de Doutorado, intitulada “Capítulos para uma história social da propriedade na América portuguesa. O caso dos aforamentos na Fazenda de Santa Cruz (1600-1870)”

Pablo Ramoz

Santa Cruz 2030

 Desde 2017, lidera a construção do Plano Santa Cruz 2030, um projeto de desenvolvimento sustentável de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência, no contexto da zona oeste do Rio, uma articulação entre a sociedade civil, Casa Fluminense e Ser Cidadão, e as empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz.

Leandro Dias de Oliveira

UFRRJ

Graduação e Mestrado em Geografia, pela UERJ, Doutor em Geografia pela UNICAMP; Pós-Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Professor Associado do Curso de Geografia  e do PPGGEO – UFRRJ; Gestor do Protocolo de Cooperação, na área daGeografia, entre a UFRRJ e a Universidade do Porto.

Rita Montezuma

UFF

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da UFF e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF. Graduação em Ciências Biológicas pela UERJ, mestrado em EcologIia e  doutorado em Geografia, pela UFRJ. Professora/pesquisadora colaboradora da UFRJ, no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo- MPAP-PROURB/UFRJ.

Leonardo Soares dos Santos

UFF-CAMPOS

Professor Adjunto de História da UFF-Campos dos Goytacazes.  Desenvolveu pesquisas sobre o “sertão
carioca” no mestrado e doutorado. Pesquisador do Instituto Histórico-Geográfico da Baixada de Jacarepaguá.

Marcio Rufino Silva

UFRRJ

Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (2005), concluindo Mestrado (2008) e Doutorado em Geografia Humana (2013) pela mesma universidade. É Professor Adjunto da UFRRJ, atuando junto ao Departamento de Geografia, vinculado ao Instituto de Agronomia. É vinculado ao PPGGEO e ao PPGDT-UFRRJ. Coordena o grupo "Para uma crítica da Economia Política do Espaço", cujo escopo de pesquisas e atividades desenvolve-se regularmente junto a estudantes da UFRRJ. Compõe, também, o Grupo de estudos e Pesquisas em "Humanidades: Arte, Filosofia, História e Educação". Participa também do grupo de pesquisa "Geografia Urbana: a vida cotidiana e o urbano", sediado na USP.

Maurílio Lima Botelho

UFRRJ

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005) e doutorado também por este programa (2009). Atua como pesquisador na área de Geografia e Sociologia com ênfase nos seguintes temas: relação campo - cidade, urbanização, teoria da crise, crítica da economia política, teoria do valor e sociologia do trabalho. Atualmente é Professor Adjunto de Geografia Urbana da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Paulo Henrique Barata

UERJ

Doutor em Geografia pela UERJ. Professor de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Defendeu, em 2019, a Tese de Doutorado intitulada “O sertão vira calçadão: a transformação do rural em urbano em Campo Grande, Rio de Janeiro, ao longo do século XX”.

Carlos Eduardo de Souza

SMRJ

Graduado em geografia pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Professor da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Professor representante do Ginásio Carioca Castro Rebello nas Olimpíadas brasileira de astronomia. Autor dos livros “A evolução econômica e populacional de Campo Grande” e “A criação de um subcentro em Campo Grande”, e co-autor do livro “Contos e crônicas”.