O GT 09 - Trabalho e Educação - da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFES) em colaboração com o grupo de pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional (GETAE-LAGEBES-UFES) e com o Mestrado Profissional do IFES (PROFEPT-IFES) realiza na UFES e no IFES em 2020 o V Intercrítica com o fito de aprofundar o debate teórico sobre as categorias do materialismo histórico dialético bem como fortalecer os coletivos de pesquisa (grupos, núcleos e linhas de pesquisa de programas de pós graduação em educação) do campo Trabalho e Educação em todo país.

Para transformação da realidade social, propõe o debate conceitual oferecendo contribuições de importantes intelectuais do campo das ciências humanas sobre a totalidade histórica que envolvem o campo Trabalho e Educação. Esse encontro acadêmico é voltado para pesquisadores, professores universitários, profissionais da educação básica e profissional e estudantes de pós-graduação e de graduação. A programação terá palestras, apresentação de grupos de pesquisa do campo Trabalho e Educação de todo o país, exposição de pôsteres, e lançamento de livros e apresentações culturais.

O INTERCRÍTICA - Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação se caracteriza como encontro de trabalho e de troca de experiências entre os vários grupos de pesquisa vinculados ao GT 09 Trabalho e Educação da Anped e se constitui num fórum de discussão sobre o desenvolvimento histórico e atual das relações entre os mundos do Trabalho e da Educação, enfocando o aprofundamento e o estudo das categorias do materialismo histórico dialético. Nos últimos anos houve quatro edições do evento, sendo I INTERCRÍTICA na UFF em Niterói (RJ) em 2002 (NEDDATE/UFF); II INTERCRÍTICA na UFPA em Belém (PA) em 2014 (GEPTE/UFPA); III INTERCRÍTICA na UTFPR (PR) em 2016 (PPGET-UTFPR); e o IV INTERCRÍTICA no IFRN em Natal (RN) em 2018 (PPGEP-IFRN).