SUBMISSÃO DE TRABALHOS COMPLETOS AQUI
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
1) Aos que tiveram trabalhos aprovados, a inscrição no evento é obrigatória.
2) Para COMUNICAÇÃO ORAL: atenção ao prazo de submissão do trabalho completo.
3) Para EXPOSIÇÃO AUDIOVISUAL: enviar o link ou video por email, ou levar diretamente a sala do GEDMMA (Bloco 1, térreo, CCH-UFMA).
O I Seminário Internacional Povos e Comunidades Tradicionais Frente a Projetos de Desenvolvimento e o V Seminário: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente está previsto para ser realizado entre os dias 20 a 23/03/2018, na cidade universitária Dom Delgado, no Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, em São Luís - MA, em promoção conjunta do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Questões Agrárias (NERA), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão e demais parceiros.
Contemplará a apresentação e debate de trabalhos de pesquisa relativos à área das temáticas dos grupos de trabalhos (a serem selecionados pela comissão científica, segundo inscrição prévia de resumos e sinopses) e a realização de mesas redondas compostas por pesquisadores (estrangeiros, de outros estados e locais), representantes de movimentos sociais e de órgãos governamentais, permitindo o aprofundamento do debate que relacione sociedade e ambiente no Estado do Maranhão, na Amazônia Legal, no Brasil e no Mundo como um todo.
As sessões de grupos de trabalho ocorrerão em duas manhãs, nas Salas e Auditórios do Centro de Ciências Humanas da UFMA, sempre das 8h30 às 12h00. As mesas redondas serão realizadas no Auditório Setorial do CCH, nos horários de 14h às 17h00. As conferências acontecerão no Auditório Setorial do CCH, nos horários de 17h30 às 19h00. Após as 19h, serão apresentadas Atrações Culturais, que permitirão, através da arte, apresentar novos enfoques relativos aos debates realizados. Desde o último, III SEDMMA, o evento vem aumentando seu alcance, ao ponto de se tornar, no IV SEDMMA um evento de caráter nacional e agora neste, V SEDMMA um evento internacional.