Alex Santiago Nina

IFAL Piranhas

Graduado em Administração pela Universidade Paulista - UNIP (2018) e em Geologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013). Especialista em Gestão de Contabilidade e Finanças Empresariais pela Faculdade da Lapa - FAEL (2020) e em Formação Docente para a Educação a Distância (2022). Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, pela UFPA (2016). Doutor em Ciências: Área de Concentração Desenvolvimento Socioambiental, pela UFPA (2021). Tem experiência e produção acadêmica nas áreas de Gestão Pública, Meio Ambiente, Riscos Naturais e Mudanças Climáticas. Atuou como docente na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Instituto Federal do Amapá (IFAP), ministrando disciplinas das áreas de administração e meio ambiente. Atualmente, é professor contratado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), além de ser dono de dois canais no YouTube: um voltado para TCC/ABNT e aulas; e outro para resolução de questões de administração para concurso público

Aldo Torres Sales

UFPE

Possuo graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2007), especialista em ecologia e gestão ambiental (FAVENI). Realizei o meu mestrado em Ciência em Innovación Ganadera pela Universidad Autónoma Chapingo (2008-2010) no México. Ainda no México, trabalhei junto a Secretaria de Agricultura y Desarrollo Rural (SAGARPA) no desenvolvimento de sistemas de monitoramento da qualidade ambiental de pastagens nativas (SIMTOG SAGARPA). De 2011 a 2013, fui coordenador de pesquisas na área de forragem da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado da Paraíba (EMEPA-PB). Entre 2013 e 2017, realizei o meu PhD em Wildlife, Aquatic, and Wildlands Science and Management na Texas Tech University (2017) nos Estados Unidos da América. Sou professor da Universidade Federal de Pernambuco com atuação nas áreas de quantificação de serviços ambientais em ecossistemas e agroecossistemas, e uso de geotecnologias e modelagem computacional aplicada a estudos ambientais. Também sou membro permanente dos programas de pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (CAA UFPE), Programa de Tecnologias Ambientais do Instituto de Tecnologia de Pernambuco e do programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Membro do comitê internacional de avaliação do Desempenho Ambiental da Pecuária para atendimento das metas de descarbonização 2030 - LEAP/FAO/IPCC.Sou membro certificado de várias acreditadoras de crédito de carbono e de biodiversidade, tendo trabalhado em projetos REDD+, ARR e ALM em diferentes propósitos e escalas.

Alexandre Lima dos Santos

Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo (MTC)

Graduado em História pela UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas, Técnico Agrícola em Agroecologia, formado pelo SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa, de Pernambuco. Experiente em Associativismo e Cooperativismo, experiência com Projetos de convivência com  o semiárido, Sócio Fundador da Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano - COOPERAGRE, Experiência com Microcrédito Rural, finanças solidárias e Educação Financeira, Educador Popular.

André dos Anjos

IFAL

Engenheiro Agrônomo - IFAL 

Mestre em Engenharia Agrícola - UFRPE

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática  - UNEAL/UAB

Professor do curso técnico em agricultura - Pronatec/SEDUC - AL 

Denise Araújo da Silva

IFAL Piranhas

Mestre em Zootecnia. Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: tilápia, tambaqui, reuso, nutrição, tratamentos de efluentes, peixes, probióticos e digestibilidade.

Erica Milene Gonçalves Santos

Xingó Rural

Engenheira agrônoma formada pelo Instituto Federal de Alagoas — Campus Piranhas e atualmente pós-graduanda no MBA em Agronegócio pela USP-Esalq. Possui experiência em vendas técnicas e consultoria de projetos no setor agro. Atua na área comercial, contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos produtores e fortalecimento do agronegócio, com foco em gerar resultados, produtividade e sustentabilidade no campo.

Ester da Silva Costa

IFAL Piranhas

Possui graduação em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Piranhas (2023). Atualmente é mestranda em Proteção de Plantas na linha de Fitopatologia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área da Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente em Fitobacteriologia, Quantificação de Doenças de Plantas e Resistência à Doenças de Plantas.

Élida Fernanda Calvacante Marins

IFAL- Piranhas

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Mestre (2016) e Doutora (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias - CECA / UFAL. Tecnóloga em Alimentos pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL / Campus Maceió (2019). Atua nas áreas de fitopatologia, genética molecular, microbiologia, biotecnologia, bioquímica, ciência e tecnologia de alimentos. Experiência com taxonomia vegetal, isolamento e identificação de microrganismos, aspectos mutualísticos, atividade antimicrobiana, antagonismo de microrganismos, cultura de tecidos vegetais e análises bromatológicas. Desenvolve pesquisas nas áreas de fitopatologia, genética molecular, microbiologia e bromatologia. Professora (EBTT) substituta do curso Técnico em Agroindústria nas disciplinas Microbiologia Geral e de Alimentos e Química de Alimentos no IFAL / Campus Murici (2021). Atualmente Professora (EBTT) substituta do curso Técnico em Agroindústria nas disciplinas Tecnologia de Grãos, Tecnologia de Ovos, Mel e Derivados, Tecnologia de Bebidas, Princípios da Tecnologia em Alimentos e Microbiologia Geral no Curso Superior de Engenharia Agronômica do IFAL / Campus Piranhas (2024-2025). 

Ênio Gomes Flôr Souza

IFAL Piranhas

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (2014), Classe D III - Nível 4, na área de Engenharia Agronômica/Agroecologia, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Piranhas. Graduado em Engenharia Agronômica (2011) e Mestre em Produção Vegetal (2014) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), e Doutor em Fitotecnia: Agricultura Tropical - Práticas Culturais (2018), pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Faculdade INESP/HG2 Cursos e Eventos (2020) e em Docência na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Piranhas (2022). Atualmente, é discente da Especialização em Pós-Colheita de Produtos Hortifrícolas (IF-Sertão Pernambucano). Atua principalmente nos seguintes temas: Olericultura (produção de alface, rúcula, coentro, cenoura, beterraba e rabanete), Forragicultura (nutrição, adubação e fisiologia de milho e sorgo), Estatística Experimental Aplicada à Agronomia e Análise Econômica de Cultivos. Desde 2022, tem exercido a função de Tutor Presencial de Cursos da Universidade Aberta do Brasil, Polo Piranhas.

Fabio Jose Marques

IFAL Piranhas

Possui Graduação em Agronomia (2005), Mestrado em Agronomia (2007), na área de Ecologia Vegetal e Meio Ambiente, ambos pela Universidade Federal da Paraíba e Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (2018) pelo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Ecologia Vegetal, Meio Ambiente, Recursos Florestais (Silvicultura) e tecnologia de sementes. Atua como professor EBTT/DE do Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Campus Piranhas.

Franklin Alves dos Anjos

IFAL Santana

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico- IFAL. Doutor em Engenharia Agrícola. Área de concentração: Irrigação e Drenagem/ UFCG- PB. Mestre em Agronomia. Área de concentração: Produção Vegetal . Linha de pesquisa: Agrometeorologia/ CECA-UFAL. Especialização em Fertilidade do Solo, Nutrição de Plantas e Fundamentos do Agronegócio/ UFLA- MG.Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia-FTC Ead.

Gicelio de Oliveira Silva

Prefeitura Municipal de Caninde de São Francisco

Possui graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil e em Engenharia Agronômica pelo IFAL Campus Piranhas. Atualmente é técnico agrícola da Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente no seguinte tema: semiárido; agroecologia; agricultura familiar.

João Marcelo Dias Ferreira

Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica (Elétrica, Eletrônica, Fotônica e Sistemas) pela Universidade Paul Cézanne - Aix-Marseille 3 - França (2010). Atualmente é Professor Associado no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência em diversas áreas da Engenharia Elétrica, especialmente na área de Energia Solar Fotovoltaica. Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados ao processo de conversão fotovoltaica, à aplicação da energia solar em sistemas convencionais e híbridos, em sistemas fotovoltaicos para a produção de hidrogênio e em sistemas agrovoltaicos. Sua pesquisa também se dedica ao aprimoramento tecnológico de dispositivos fotovoltaicos, sobretudo no que diz respeito à tecnologia de células e módulos fotovoltaicos em silício cristalino. Outro enfoque importante de sua atuação acadêmica é o desenvolvimento de projetos de extensão em atendimento à sociedade por meio da aplicação, integração, dimensionamento e análise de eficiência energética de sistemas fotovoltaicos em geração distribuída e centralizada.

Jose Madson da Silva

IFAL Piranhas

Graduado em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias da UFPB, mestre em Engenharia Agrícola pela UFCG e doutor em Agronomia pela UFPB, com experiência em manejo de água e irrigação em região semiárida. Epscialista em geoprocessamento e georreferenciamento de imóveis rurais. Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas no curso técnico de Agroecologia e no curso superior de Agronomia .

José Antônio Salgado de Moura Muniz

IFPA

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), especialista em aquicultura (2000), mestrado em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006) e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Nova de Lisboa (2021). Atualmente é professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em tecnologia de alimentos de origem pesqueira, atuando principalmente no seguinte tema: produção e inovação de alimentos.

José Fernandes da Silva

Prefeitura de Canindé do São Francisco

Possui Graduação em Engenharia Agronômica (IFAL - Campus Piranhas)

José Valdemir Bezerra Correia

IFAL Piranhas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2017). Está cursando Segunda Licenciatura em Letras Vernáculas. Cursando Bacharelado em Engenharia Agronômica. Atualmente é técnico de enfermagem do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem

Juliana Holanda Vilela Fernandes

Não informado

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (2002), Especialização em Piscicultura pela Universidade Federal de Lavras (2003), Especialização em Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2022) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2011). Graduanda em Administração Pública pelo Instituto Federal de Alagoas. Atuou como Diretora de Projetos de Produção e Desenvolvimento no Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó até janeiro de 2012. Atualmente é gestora do Acordo de Cooperação para gestão do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.

Kleyton Danilo da Silva Costa

IFAL Piranhas

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas (2012), mestrado em Agronomia - Produção Vegetal pela Universidade Federal de Alagoas (2013), doutorado em Agronomia - Melhoramento Genético de Plantas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017) e especialização em docência na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Alagoas (2021). É professor do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas, onde iniciou suas atividades no ensino, pesquisa e extensão em 2014. Faz parte do corpo docente como membro permanente do mestrado e doutorado em Proteção de Plantas da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, Técnicas Experimentais e Hortaliças.

Leonid Carlos Moises

Universidade Lúrio (Moçambique)

Possui mestrado em Agriculture Tecnhologies - The University of Sydney (2009). Atualmente é assistente universitario da Universidade Lurio. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Defesa Fitossanitária

Lisley Pimentel Caetano

IFAL Piranhas

Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Alagoas -IFAL, Campus Santana do Ipanema (2021); Discente do Curso Bacharelado em Engenharia Agronômica -IFAL, Campus Piranhas.

Luan Monteiro dos Anjos

Centro Xingó

Zootecnista/Assessor Técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária - SEAGRI.

Luiz Ferreira Coelho Júnior

Escola de Referêncial em Ensino Fundamental e Médio Doutor Benjamin Caraciolo (PE)

Possui graduação em Agronomia (2013) e Mestrado em Produção Vegetal (2015) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Doutorado (2024) em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente Professor efetivo na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Doutor Beijamin Caraciolo. Tendo experiência em Fisiologia de sementes, Bioquímica e Fisiologia Pós-Colheita de frutas e hortaliças, tanto inteiras quanto minimamente processadas, e em sistemas de cultivo agroecológicos. Além disso, atuou como professor substituto do Instituto Federal do Tocantins - IFTO , Campus Formoso do Araguaia - TO, Coordenador de projetos da Diretoria de Projetos e Ações Integradas para Povos da CONAFER Brasil, Pesquisador Bolsista no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Educador Profissional na Escola Agrícola de Ladeirinhas A (EFAL) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Agropecuária (GEPAGRO-EFAL), além de ter sido Professor do Curso Técnico em Agropecuária na Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos. É revisor científico da African Journal of Biotechology, International Research Journal of Biochemistry and Biotechnology, International Journal of Horticultural Science and Ornamental Plants, Journal of Agricultural and Biological Engineering e Agricultural Science Research Journal. O professor Luiz, até 2023 orientou 5 Técnicos em Agropecuária na EFAL, e atualmente orienta 4 bolsistas e 5 colaboradores no Programa IF para Todos no Instituto Federal do Tocantins, Campus Avançado Formoso do Araguaia, onde foi coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Soluções Alternativas para Agricultura - NEPSA em 2024.. Particiou do comitê organizador do I Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS) em maio de 2014.

Luiz Filipe Barbosa Varjão

IFAL

Aluno do curso de Engenharia Agronômica do IFAL Campus Piranhas

Lydayanne Lilás de Melo Nobre

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora e Mestra em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com sólida formação multidisciplinar, incluindo graduação em Engenharia Agronômica, Gestão Ambiental e Hotelaria, além de especialização em Gestão Pública Municipal. Possui também formação técnica em Guia de Turismo.

Atua nas áreas de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas, Genética e Extensão Rural; em Gestão Ambiental, com foco em Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas e Educação Ambiental; e no Turismo e Hospitalidade, com experiências práticas e acadêmicas.

Conta com ampla vivência acadêmica e profissional, incluindo atuação como pesquisadora, docente, tutora, coordenadora de cursos e programas educacionais (EAD e presenciais) em diversas instituições, como IFAL, UFAL, UNCISAL e programas governamentais (PRONATEC, PROJOVEM, Mulheres Mil, E-TEC).

Participa ativamente de grupos de pesquisa, como o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Ambientais (GIPA/IFAL) e o Laboratório de Recursos Genéticos (LARGE/UFAL). Sua trajetória combina forte atuação na pesquisa científica, extensão, ensino e gestão educacional.

Maria de Fátima Santos da Hora

UFAL

Graduanda em Geografia

Pedro Henrique Campello Santos

IFPE-Campus Garanhuns

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE - Campus Garanhuns). Doutor em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (Uneb, 2023). Mestre em Engenharia de Processos (UNIT, 2015). Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tiradentes (UNIT, 2011). Áreas de interesse: Energias Renováveis, Compostagem, Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Atualmente coordena Projeto de Extensão na área de gerenciamento de resíduos sólidos com bolsas/IFPE. 

Rayane Da Silva Santos

IFAL

Possui formação técnica de nível médio em Agroindústria pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atualmente, cursa o 7º período da graduação em Engenharia Agronômica pelo IFAL – Campus Piranhas. Atuou como voluntária em projetos de Iniciação Científica. Desenvolveu atividades envolvendo o isolamento e a seleção de bactérias do ácido lático e leveduras obtidas a partir de kefir e kombucha, com foco em sua aplicação como culturas iniciadoras em processos de panificação.Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica, atuando com controle genético de caracteres morfofisiológicos em quiabeiro (Abelmoschus esculentus).

Rhuan Alencar

Não informado

Graduado em Engenharia Agronõmica e Empreededor. 

Samuel Silva

IFAL Piranhas

Eng. Agrônomo pela UFAL (2012), Mestre e Doutor em Eng. Agrícola/Irrigação e Drenagem pela UFCG (2015, 2018). Também é Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Satuba. Atuou como Eng. Agrônomo na Usina Coruripe/Alagoas em 2016. Atualmente é professor efetivo do IFAL/Campus Piranhas, onde leciona as disciplinas de Hidráulica, Irrigação, Agrometeorologia e Economia Rural no curso de Eng. Agronômica, e a disciplina de Irrigação e Drenagem no curso técnico em Agroecologia. 

Sayonara Andrade Eliziário

UFPB

Química Industrial e Doutora em físisco-química. Professora da Universidade Federal da Paraíba, do Curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis.  Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão de Combustíveis e de Materiais – LACOM/ UFPB e colaboradora do GESEL/Grupo de Estudos do Setor Elétrico - UFRJ. Foi pesquisadora na Université Paris-Sud 11- França, na Durham University (UK), na Universidade Federal de São Carlos e no Instituto Nacional do Semiárido, do MCTI. Tem experiência em projetos sobre regulação e geração de hidrogênio e biogás

Vitória Régia Ramos de Albuquerque Rocha Ramalho

IFAL Santana

Posssui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL-AL), Especialidade em Nutrição de Cães e Gatos, pela Universidade Federal de Lavras (Lavras- MG) e em Docência na Educação Profissional Pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL-AL), é Mestre e Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-PE). Foi Zootecnista da Prefeitura Municipal de Maceió. Atualmente é professora do Curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Alagoas -Campus Santana do Ipanema. Tem experiências em ensino, pesquisa e extensão na área de Zootecnia, com ênfase em produção de aves e suínos.

Willyan Araújo da Costa

IFAL Campus Piranhas

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (2017) e em Licenciatura em Química pela Universidade Positivo (2023), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020) e Doutorado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2023). Atualmente, é Professor de Química (EBTT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Na pesquisa, tem experiência na área de otimização multivariada de processos extrativos, fracionamento de biomassas, processos biotecnológicos e obtenção de nanossistemas.

Gabriel Lima Martins

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Poço das Trincheiras-AL (SEMAGRI)

Técnico da prefeitura

Girlanio Henrique Pereira da Silva

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Poço das Trincheiras-AL (SEMAGRI)

Psicultor

Ordilam Cirilo Alencar

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Poço das Trincheiras-AL (SEMAGRI)

Psicultor