O Evento
Com foco no debate de temas como meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas, cidades sustentáveis, saneamento, educação ambiental, economia circular, economia solidária, catadores e resíduos sólidos, será realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2022 (quinta e sexta-feira), no horário das 8 às 18h, o V Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém – V SEMAS, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade – GEMAS/UFPA e pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia – GEAMAZ/UFPA. O evento acontecerá no Auditório B, do Instituto de Ciências da Educação – ICED/UFPA, e estará com inscrições abertas até o dia 09 de novembro, às 18 horas. Haverá emissão de certificados de 20 horas de Extensão.
O Seminário busca desenvolver canais de comunicação entre os diversos órgãos que estão envolvidos nas questões ambientais e de sustentabilidade, além de viabilizar a divulgação de experiências sustentáveis desenvolvidas em Belém. Para isto, contará com a participação de docentes, técnicos-administrativos e discentes da UFPA, UFRA, IFPA, UEPA, representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, GTR/SOLVÍ, e pessoas interessadas na temática ambiental e discussões sobre sustentabilidade.
A Rede de Pesquisa Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (REPITES/Norte) também contribuirá para a organização do V SEMAS, com discussões e contribuições sobre as pesquisa de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Ação com Catadores(as) na Panamazônia, em Belém/RMB e ação com os catadores em Santarém-PA, com o intuito de progredir nos estudos sobre as redes de colaboração solidária, alianças estratégicas e intercooperação nos domínios da tecnologia social, da inovação social e da economia solidária, por fim, analisar o contexto atual da Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS-2010), suas repercussões na esfera estadual e municipal e a situação de inserção de grupos solidários de catadoras e catadores, buscando alternativas de geração de trabalho e renda para estes trabalhadores de materiais recicláveis.
Também teremos o lançamento de livros e cartilhas sobre meio ambiente, políticas públicas, resíduos sólidos, catadores e temas afins. Além de ações de sustentabilidade que serão apresentadas durante os dois dias do seminário, banners com trabalhos científicos da temática, dentro das linhas de pesquisa do seminário (cidades circulares, sustentáveis e inteligentes, ciências ambientais, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, economia ambiental, economia circular, economia ecológica, economia regional e urbana, economia solidária, educação ambiental, logística reversa, políticas públicas, recursos hídricos e meio ambiente e resíduos sólidos urbanos), que posteriormente serão publicadas nos anais do evento, no formato de e-book.
Sabemos que, debater sobre a importância do meio ambiente e da sustentabilidade nos dias atuais é uma tentativa de favorecer a consciência do homem em relação à natureza e seus limites, pois a preocupação com o meio ambiente veio da necessidade de reorganizar os processos produtivos que foram feitos de forma desordenada em relação a questões da natureza e isto levou a diversos problemas ambientais ao planeta, como o buraco na camada de ozônio, os desmatamentos, a poluição dos rios, do ar, sonora, os resíduos sólidos destinados inadequadamente comprometendo nossa qualidade de vida, assim, a importância de debater sobre o meio ambiente e a sustentabilidade que é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites, ou seja, continuar produzindo, mas de uma forma consciente, responsável, circular, preocupado com o meio ambiente, na busca da sustentabilidade sob a perspectiva da Economia Circular e da Educação Ambiental permanente e continua.
Na atualidade, não temos como ignorar as questões ambientais e é importante tratar com objetividade estes problemas, procurando soluções simples e locais que levem a sustentabilidade do nosso meio ambiente. É importante conservar o que temos para que no futuro as próximas gerações tenham qualidade de vida. Chegamos em um ponto que precisamos ser responsáveis por nossas atitudes, pois as mesmas afetam diretamente nosso ecossistema e a nossa qualidade de vida.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.