Contato: cepopes@gmail.com

O V Encontro Estadual de Educação Social do RS é um chamado às vozes que constroem, todos os dias, a Educação Social nos territórios, comunidades e instituições. Nesta edição, queremos escutar e registrar as histórias e memórias de educadoras e educadores sociais, reconhecendo seus saberes, práticas, resistências e afetos como parte fundamental das lutas por justiça social e garantia de direitos.

O tema deste ano – “Vozes de educadores(as) sociais: histórias e memórias da Educação Social” – convida educadores e educadoras sociais, pedagogas e pedagogos, profissionais, pesquisadoras(es), estudantes e militantes do campo social a compartilharem suas vivências, desafios e conquistas. Vamos construir, coletivamente, um espaço de encontro, troca, aprendizado e fortalecimento da nossa identidade profissional.

Objetivos:

1) Proporcionar espaço para a reflexão sobre as questões relacionadas à Educação Social na sua relação com temáticas que incluem, a profissionalização, ações de formação, sistematização de experiências e de produção e socialização do conhecimento nesta área.

2) Promover diálogos, trocas de experiência e o estabelecimento de relações entre as educadoras e os educadores e demais profissionais do campo social;

3) Discutir aspectos da constituição da identidade profissional da educadora e do educador social;

4) Aprofundar e encaminhar o debate sobre a profissão e a formação da educadora e do educador Social no Brasil;

5) Mapear as demandas locais;

6) Fomentar a participação das educadoras e dos educadores sociais no debate sobre a regulamentação da profissão.

Histórico dos encontros:

Em 2016, representantes do Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (CEPOPES/UFRGS) participaram do Encontro Estadual de Educação Social do Paraná, realizado na cidade de Ponta Grossa, a convite do professor Érico Ribas Machado. Naquele ano, o evento estava em sua segunda edição, com a proposta de ser anual e itinerante, e ocorreu na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Observando a organização, a mobilização e a profundidade das discussões promovidas, o grupo retornou ao Rio Grande do Sul entusiasmado com a ideia de criar um Encontro Estadual de Educação Social também em seu estado.

Compreendendo a importância de estabelecer um espaço de reconhecimento da categoria de educadoras e educadores sociais como trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de outras políticas públicas, o CEPOPES organizou o 1º Encontro Estadual no mesmo ano, 2016. A partir disso, deu continuidade à iniciativa nos anos de 2017 e 2018. Contudo, ao final do encontro de 2018, ficou acordado que o CEPOPES não organizaria a quarta edição, por entender que os encontros deveriam circular por diferentes regiões do estado, sendo assumidos por outros coletivos. No entanto, diante de dificuldades estruturais, diversos grupos declinaram da proposta.

Com a chegada da pandemia, em 2020 e 2021, nenhuma atividade relacionada aos Encontros Estaduais foi realizada. Em 2022, com a retomada dos encontros presenciais, surgiu o desejo de resgatar essa conquista. A mobilização de instituições sociais e do poder público de São Leopoldo, junto ao recém-criado Fórum Municipal de Educadoras e Educadores Sociais do Rio Grande do Sul, possibilitou a realização do 1º Encontro Municipal de Educadoras e Educadores Sociais, o qual marcou o início das articulações para a realização do Encontro Estadual no ano seguinte, 2023.

A expectativa para uma nova edição em 2024, que seria organizada pela Associação dos Educadores Sociais, Cuidadores e Orientadores Sociais de Gravataí (ASSECOSG), foi interrompida pelas enchentes de maio, que inviabilizaram a realização da programação prevista. Considerando que a Associação também não teria condições de organizar o encontro em 2025, o CEPOPES assumiu novamente a responsabilidade.

Insistir e resistir são verbos comuns no campo social. Garantir a continuidade desses encontros exige uma equação que soma esforços humanos voluntários e se multiplica em pequenos — porém significativos — movimentos em direção ao reconhecimento de uma categoria profissional essencial aos serviços do SUAS.

Resultados de cada encontro

2016

Tema: Quem é o educador(a) social?

Local: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

Inscrições: 200 inscritos.

Representantes de 16 municípios.

2017

Tema: O Que Faz a Educadora e o Educador Social?

Local: Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.

Inscrições: 276 inscritos.

Representantes de 26 municípios e uma pessoa de Curitiba/PR.

2018

Tema: O que pensam as educadoras e educadores sociais?

Local: Universidade Feevale, Novo Hamburgo.

Inscrições: 258 inscritos.

Representantes de 18 municípios do RS e de fora do estado, pessoas de Ponta Grossa/PR, de Curitiba/PR e de Guarapuava/PR. Estiveram presentes 17 pessoas de Rivera/UY e 1 pessoa de Montevidéu/UY.

2024

Tema: O papel da Educação Social na Promoção e Defesa de Direitos.

Local: Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), São Leopoldo.

Inscrições: 240 inscritos.

Representantes de 27 municípios.

HOSPEDAGEM

O Colégio Rainha do Brasil disponibiliza hospedagem.

Casa Betânia Nossa Senhora Aparecida.

Diária de R$110,00 com café da manhã

Contato para reserva: casamaecifa@gmail.com

Data do evento

29 de agosto de 2025, 19h30 até 30 de agosto de 2025, 17h30

LOCAL DO EVENTO

(dia 29) Faced UFRGS e (dia 30) Colégio Rainha do Brasil - Rua Paulino Chaves, 262, Santo Antônio, Porto Alegre - Rio Grande do Sul