VI Colóquio História e Memória da Educação:

26 de novembro de 2020, 19h00 até 27 de novembro de 2020, 17h30

Informações

Os membros do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) vêm ao longo de sua trajetória dedicando-se as pesquisas e projetos com foco na história e memória da educação da região do extremo sul de Santa Catarina. Seus membros atuam na preservação do patrimônio educativo em suas mais variadas configurações.

Com o intuito de estabelecer um diálogo com a comunidade escolar e acadêmica realizamos durante os últimos anos o Colóquio de História e Memória da Educação (bienal), com temáticas relacionadas com as pesquisas produzidas. Nas edições I, II e III os colóquios abordaram os temas História da Infância (2007), História e a Memória Docente (2009) e Patrimônio e Cultura Escolar, Cidadania e Desenvolvimento (2011), respectivamente. Na IV e V edições do Colóquio , o GRUPEHME juntamente com o Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias e ao Centro de Documentação da UNESC – CEDOC apresentaram os tema: Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural: Lugares, memórias e Identidades (2016) e 50 anos após a Pedagogia do Oprimido - um tributo a vida e obra de Paulo Freire (2018).

Na VI edição (2020), o evento terá como tema central: Educação e Pesquisa em Tempos de Pandemia(s). O VI Colóquio de História e Memória da Educação terá como objetivo, a construção de um diálogo com pesquisadores/as, professores/as, gestores/as e estudantes sobre os impactos da(s) pandemia(s) ao longo da História na Educação.

Comissão Organizadora

Amalhene Baesso Reddig
Ariel Alves Medeiros
Catarina Siquegira Figueredo
Cintia Gonçalves Martins
Giani Rabelo
Liziane Acordi Rocha
Michele Gonçalves Cardoso
Susane da Costa Waschinewski
Tatiane dos Santos Virtuoso

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Valdeniza Maria Lopes da Barra (UFG)

Saiba mais

Michele Gonçalves Cardoso (UNESC)

Saiba mais

Pablo Alvarez Dominguez (Universidade de Sevilla - Espanha)

Saiba mais

Susane da Costa Waschinewski (UDESC)

Programação:

Cotidiano, educação e pandemia Mesa-redonda · Michele Gonçalves Cardoso (UNESC), Valdeniza Maria Lopes da Barra (UFG)

Os Espaços e as Condições de Pesquisa em Tempos Pandêmico(s) Mesa-redonda · Pablo Alvarez Dominguez (Universidade de Sevilla - Espanha), Susane da Costa Waschinewski (UDESC)

Credenciamento

Pelo fato do evento ocorrer virtualmente não há credenciamento.

Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME)

Organização

Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME)



Apoio:

Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/Unesc)
Arte e Cultura (Unesc)
Curso de História (Unesc)
Curso de Pedagogia (Unesc)
Centro de Memória e Documentação (CEDOC/Unesc)

Valdeniza Maria Lopes da Barra (UFG)

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG)


Doutorado (2005) em Educação no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado (2001) em Educação no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Graduada em Pedagogia pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (GO). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, com atuação na graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação.

Michele Gonçalves Cardoso (UNESC)

Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)


 Possui graduação em História pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Mestrado e doutorado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Atualmente é docente e coordenadora do Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. É líder do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, Histórias e Memórias e membro do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação - GRUPEHME-SC. Atuou como assessora pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação da UNESC (2018-2020). Atua principalmente nos seguintes temas: identidade, patrimônio, migrações contemporâneas e ensino de História.

Pablo Alvarez Dominguez (Universidade de Sevilla - Espanha)

Universidad de Sevilla (España)


Pablo Álvarez Domínguez es licenciado en Pedagogía (Premio Extraordinario de Licenciatura) y doctor en Pedagogía (Premio Extraordinario de Doctorado). Profesor contratado doctor de Historia de la Educación, adscrito al Dpto. de Teoría e Historia de la Educación y Pedagogía Social de la Universidad de Sevilla (España). Miembro del grupo de investigación de excelencia del Plan Propio de Investigación de la Junta de Andalucía “Historia, memoria y patrimonio de la educación”. Entre sus líneas de investigación se encuentran la historia de la educación y su didáctica; el estudio y la recuperación del patrimonio educativo y las TIC; la museología de la educación, la pedagogía museística y la inclusión de la perspectiva de género. Autor de un amplio conjunto de publicaciones en revistas, libros, etc., relacionadas con sus líneas de investigación. Miembro fundador del Museo Pedagógico de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Sevilla y secretario de su comité ejecutivo, secretario de la junta directiva de la Sociedad Española para el Estudio del Patrimonio Histórico-Educativo (SEPHE) y fundador y secretario de la Asociación Universitaria para la Conservación y Estudio del Patrimonio Educativo (AUCEPE). Ha participado en diferentes proyectos de investigación I+D+I, ha realizado diferentes estancias de investigación como profesor visitante en múltiples universidades extranjeras en países como Italia, Portugal, Brasil, México, Argentina, Cabo Verde, etc., así como en distintas Universidades Españolas. Ha comisariado una decena de exposiciones histórico educativas. Recientemente ha sido galardonado con el Premio Mejor Docente Universitario de España, 2019 (Top10-6º puesto), concedido por la Fundación Educa Abanca. Cfr. https://investigacion.us.es/sisius/sis_showpub.php?idpers=10612 

Susane da Costa Waschinewski (UDESC)

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas. Participa do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL) vinculados ao Laboratório de Patrimônio Cultural (LapPac - UDESC). Membro do grupo de pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação. Mestre em Educação (2017) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Memória. Membro do grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) da mesma instituição. Graduada em Geografia, com Habilitação em Licenciatura e Bacharel (UNESC). Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA). Professora substituta IFSC, Criciúma.