A Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) realizará no período de 18 a 21 de agosto de 2025, o VI Congresso Científico Online da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, tendo como tema “Interfaces da Longevidade: Diálogos sobre o Envelhecimento de pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo”.
Este evento buscará fomentar estudos e discussões voltados à construção e divulgação de práticas e saberes em torno da questão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo, bem como as estratégias para a redução de barreiras colocadas historicamente a esse público.
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Área de submissãoEnvelhecimento de pessoas com deficiência intelectual: aspectos psicossociais e familiares Palestra · Deusivania Vieira da Silva Falcão
Desafios e Estratégias de Reabilitação Funcional no Envelhecimento com Deficiência Intelectual Palestra · Cláudia Lopes Carvalho
Envelhecimento de Pessoas Autistas: o que sabemos e o que precisamos fazer Palestra · Vanessa Rodrigues Dunk Gomes
EJA e educação ao longo da vida Palestra · Bruna Caroline Morato Israel, Suely Melo de Castro Menezes
Ao realizar a inscrição e assim que o pagamento for confirmado, você receberá em seu e-mail cadastrado o link da transmissão e, futuramente, também receberá seu certificado no mesmo e-mail.
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Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Profa. Dra. Deusivania Falcão
Professora da Universidade de São Paulo (USP);
Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB);
Mestre em Psicologia Social e Graduada em Psicologia (UFPB);
Realizou Pós-Doutorado na área de Psicogerontologia pela University of Central Flórida (UCF, Estados Unidos);
Presidente (2024–2026) da Associação Brasileira de Psicogerontologia;
Palestrante, influencer digital e podcaster do Viver Podcast (Youtube e Spotfy).
Me. Cláudia Lopes Carvalho
Mestre em Ciências pela USP;
Fonoaudióloga, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Especializada em Gerontologia e Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia;
Especializada em Envelhecimento Ativo da Pessoa com Deficiência Intelectual – Brasília/DF;
MBA em Gestão Estratégia da Saúde – Rio de Janeiro;
Pesquisadora no Ambulatório de Vida Adulta e Envelhecimento na Síndrome de Down-Instituto de Psiquiatria/IPq-FMUSP desde 2017.
Mestranda Vanessa Dunk
Graduada em Terapia Ocupacional e em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB);
É aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional na Universidade de Brasília, na linha de estudos sobre o envelhecimento;
É integrante do grupo de pesquisa Envelhecer Cotidiano (Diretório CNPq), pesquisadora e uma das diretoras do Mapa Autismo Brasil, o primeiro levantamento de dados não governamental sobre autismo no país.
Me. Bruna Morato
Doutoranda e Mestre em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Especialista em Inspeção e Supervisão Escolar e em Educação Especial com graduação em Pedagogia;
Conselheira no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG);
Consultora técnica no Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa e integrante do grupo de pesquisa LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão);
Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, com quase 20 anos de atuação na área.
Me. Suely Menezes
Pedagoga com habilitação para Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará (UFPA);
Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNITAU;
Diretora da COFENEN (Confederação Nacional de Escolas Particulares de Ensino);
Conselheira na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2016-2020) e reconduzida para segunda mandato no período de 2020-2024;
Membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES.