A Federação das APAEs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP) realizará no período de 18 a 21 de agosto de 2025, o VI Congresso Científico Online da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, tendo como tema “Interfaces da Longevidade: Diálogos sobre o Envelhecimento de pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo”.
Este evento buscará fomentar estudos e discussões voltados à construção e divulgação de práticas e saberes em torno da questão da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e autismo, bem como as estratégias para a redução de barreiras colocadas historicamente a esse público.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissão
O Projeto de extensão “Fortalecendo os direitos e a inclusão da pessoa com deficiência” e seu impacto na vivência de cuidadores idosos de PCD Mesa-redonda · Adriana Giaqueto Jacinto, Anaísa Leal Barbosa Abrahão, Heloísa Pilotto Fernandes Salviano, Leliana Fritz Siqueira Veronez, Luccas Pinheiro Nascimento, Marisa Garcia Lucas, Mirella Moreira da Silva Pupo, Nicole Ming Kee Tin
Envelhecimento de pessoas com deficiência intelectual: aspectos psicossociais e familiares Palestra · Deusivania Vieira da Silva Falcão
Apresentação ao Vivo dos Artigos Científicos – Dia 1 Apresentação de Trabalhos
Construindo Soluções Coletivas: Integração que Gera Resultados Mesa-redonda · Adriana Pernambuco Montesanti, Ana Paula Peixe de Freitas Bueno, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra
Desafios e Estratégias de Reabilitação Funcional no Envelhecimento com Deficiência Intelectual Palestra · Cláudia Lopes Carvalho
Apresentação ao Vivo dos Artigos Científicos – Dia 2 Apresentação de Trabalhos
Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em ações educativas voltadas para as pessoas com deficiência intelectual em processo de envelhecimento Mesa-redonda · Ana Clara de Freitas Maragna, Eduarda Dias Rodrigues, Priscila Alvarenga Cardoso
Envelhecimento de Pessoas Autistas: o que sabemos e o que precisamos fazer Palestra · Vanessa Rodrigues Dunk Gomes
Envelhecimento e Deficiência Intelectual: O Papel da Reabilitação Funcional nas Práticas Interdisciplinares Mesa-redonda · Andrea Figueiredo Brasil Barbi, Cláudia Lopes Carvalho, Natalie Torres de Matos
EJA e educação ao longo da vida Palestra · Bruna Caroline Morato Israel, Suely Melo de Castro Menezes
Ao realizar a inscrição e assim que o pagamento for confirmado, você receberá em seu e-mail cadastrado o link da transmissão e, futuramente, também receberá seu certificado no mesmo e-mail.
.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Profa. Dra. Deusivania Falcão
Professora da Universidade de São Paulo (USP);
Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB);
Mestre em Psicologia Social e Graduada em Psicologia (UFPB);
Realizou Pós-Doutorado na área de Psicogerontologia pela University of Central Flórida (UCF, Estados Unidos);
Presidente (2024–2026) da Associação Brasileira de Psicogerontologia;
Palestrante, influencer digital e podcaster do Viver Podcast (Youtube e Spotfy).
Me. Cláudia Lopes Carvalho
Mestre em Ciências pela USP;
Fonoaudióloga, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Especializada em Gerontologia e Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia;
Especializada em Envelhecimento Ativo da Pessoa com Deficiência Intelectual – Brasília/DF;
MBA em Gestão Estratégia da Saúde – Rio de Janeiro;
Pesquisadora no Ambulatório de Vida Adulta e Envelhecimento na Síndrome de Down-Instituto de Psiquiatria/IPq-FMUSP desde 2017.
Mestranda Vanessa Dunk
Graduada em Terapia Ocupacional e em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB);
É aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional na Universidade de Brasília, na linha de estudos sobre o envelhecimento;
É integrante do grupo de pesquisa Envelhecer Cotidiano (Diretório CNPq), pesquisadora e uma das diretoras do Mapa Autismo Brasil, o primeiro levantamento de dados não governamental sobre autismo no país.
Me. Bruna Morato
Doutoranda e Mestre em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Especialista em Inspeção e Supervisão Escolar e em Educação Especial com graduação em Pedagogia;
Conselheira no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG);
Consultora técnica no Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa e integrante do grupo de pesquisa LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão);
Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, com quase 20 anos de atuação na área.
Me. Suely Menezes
Pedagoga com habilitação para Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará (UFPA);
Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNITAU;
Diretora da COFENEN (Confederação Nacional de Escolas Particulares de Ensino);
Conselheira na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2016-2020) e reconduzida para segunda mandato no período de 2020-2024;
Membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da CAPES.
Profa. Dra. Adriana Giaqueto
Graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social (UNESP/Franca).
Docente do curso de Serviço Social da UNESP/Franca.
Líder do GEDUCAS
Profa. Dra. Anaísa Leal
Graduação em Psicologia (UNIFRAN);
Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia (Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano) pela FFCLRP - USP;
Professora no Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas, junto a UNESP/Franca.
Me. Leliana Veronez
Graduação em Direito pela UNESP/Franca;
Mestrado em Direito das obrigações;
Advogada na Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social;
Vice-líder do Grupo Verdejar do Mulheres do Brasil Franca.
Mestranda Marisa Garcia
Graduada em Serviço Social pela UNESP/Franca;
Mestrado em andamento em Serviço Social (UNESP/Franca), com foco na pesquisa sobre o envelhecimento da pessoa com deficiência;
Assistente Social no Serviço de Proteção Social Especial para PCD e suas famílias, na modalidade domiciliar, na APAE Franca.
Nicole Ming Kee Tin
Graduanda em Serviço Social pela UNESP/Franca;
Bolsista em IC pela FEAPAES/SP;
Estagiaria na APAE Franca, atuando na área da Saúde.
Mirella Pupo
Graduanda em Serviço Social pela UNESP/Franca;
Estagiária da Unidade Auxiliar Centro Jurídico Social na UNESP/Franca;
Bolsista do projeto de extensão “Fortalecendo os direitos e a inclusão da pessoa com deficiência”.
Luccas Nascimento
Graduando em Direito pela UNESP/Franca;
Estagiário da Unidade Auxiliar Cento Jurídico e Social na UNESP/Franca;
Bolsista do Projeto de Extensão “Fortalecendo os direitos e a inclusão da pessoa com deficiência”.
Heloisa Salviano
Graduanda em Direito pela UNESP/Franca;
Pesquisadora PIBIC sobre o tema "Burnout parental, habilidades sociais educativas e práticas negativas parentais dos familiares cuidadora/es de pessoas com deficiência atendidos pela APAE e acesso a direitos: um estudo quantitativo".
Faz parte da extensão Clínica de Direitos Humanos.
Dra. Maysa Buckeridge
Graduação em Fisioterapia pela UNIFRAN;
Mestrado em Promoção de Saúde;
Doutorado em Promoção de Saúde no Laboratório Promoção de Saúde e Estilo de Vida Ativo (ProLEVA) pela UNIFRAN.
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Franca.
Ana Paula Bueno
Graduada em Direito, Administração de Empresas, Pedagogia, Geografia e Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa.
Criadora da marca Luisa Peixe, seguimento infantil, fabricação própria de roupas, acessórios e outros.
Atualmente na presidência do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Dra. Adriana Montesanti
Graduada em Letras Habilitação Português/Inglês pela UNIFRAN;
Mestre em Linguística pela UNIFRAN;
Doutorado em Promoção da Saúde;
Pós-doutoranda vinculada à UNIFRAN atuante no Centro de Atendimento Integral à Primeira Infância - Universo Prematuro.
Profa. Dra. Priscila Alvarenga Cardoso
Doutora em Educação Especial;
Docente na Universidade Federal de Uberlândia.
Eduarda Dias Rodrigues
Licencianda em Pedagogia;
Bolsista FAPEMIG de Iniciação Científica PIBIC – Universidade Federal de Uberlândia.
Ana Clara de Freitas Maragna
Licencianda em Pedagogia;
Desenvolve projeto de Iniciação Científica PIVIC – Universidade Federal de Uberlândia.
Andrea Barbi
Formação em Psicanálise – ABRAFP;
Formação em Emprego Apoiado, ABA, T21, Mediação e Linguagem Simples;
Consultora em Emprego Apoiado, Mediadora e Educadora Social para jovens e adultos com Deficiência Intelectual e de desenvolvimento.
Me. Natalie Torres
Terapeuta Ocupacional chefe IPq-HCFMUSP;
Mestre em ciências pela USP;
Terapeuta Ocupacional do Programa de Tratamento de Transtornos Alimentares (AMBULIM) do IPq – HCFMUSP;
Membro da comunidade MOHO Brasil.