O uso de jogos digitais no ensino de Ciências
O uso de tecnologias digitais tem se tornado cada vez mais presente no ambiente educacional, oferecendo novas possibilidades para tornar o ensino de disciplinas complexas, como a química, mais atrativo e eficiente. Nesse contexto, a gamificação surge como uma estratégia inovadora, combinando elementos de jogos com a aprendizagem, com o objetivo de engajar os estudantes e promover uma maior interação com os conteúdos. O presente minicurso tem como propósito explorar a gamificação como uma estratégia para o ensino de química, utilizando tecnologias digitais como ferramentas facilitadoras. Serão abordados diversos aspectos, desde a compreensão dos conceitos fundamentais da gamificação, até a aplicação prática de técnicas e recursos em sala de aula. Durante o minicurso, serão apresentados aplicativos e plataformas digitais, como o Google Sala de Aula, que podem ser utilizados para criar experiências gamificadas no ensino de química. Também serão exploradas as possibilidades do Chat GPT, uma tecnologia de conversação baseada em inteligência artificial, que pode ser utilizada como um recurso interativo para auxiliar no aprendizado e tirar dúvidas dos estudantes. Além disso, serão discutidos exemplos de atividades gamificadas específicas para o ensino de química, como desafios, quizzes e simulações virtuais, destacando os benefícios dessas abordagens para estimular a participação ativa dos alunos, a autonomia e a resolução de problemas. Ao final do minicurso, espera-se que os participantes tenham adquirido conhecimentos teóricos e práticos sobre a gamificação no ensino de química com o uso de tecnologias digitais, estando aptos a aplicar essas estratégias em suas próprias práticas educacionais. Acredita-se que a gamificação pode ser um recurso valioso para despertar o interesse dos estudantes pela química, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico, envolvente e significativo.