VII Congresso Internacional de Logoterapia e Análise Existencial aplicada à Educação
16 a 18 de outubro de 2025
Anfiteatro do Hemocentro de Ribeirão Preto – HCFMRP-USP
Chamada para submissão de artigos científicos
A Comissão Científica declara aberta a partir de 1º até 10 de junho de 2025 a chamada de trabalhos para o VII Congresso Internacional de Logoterapia e Análise Existencial aplicada à Educação.
Os trabalhos deverão ter como fundamento a Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl (LAE) e poderão ser apresentados sob as modalidades:
1) Comunicação oral breve: exposição oral de 10 (dez) minutos; pode ter como proponentes: alunos de graduação ou pós-graduação, pesquisadores e profissionais com qualquer tempo de formação.
2) Pôster: exposição de trabalho em formato banner, em horário e local previamente estabelecidos; mesmos proponentes acima.
3) Pôster Teens: difere do anterior pois tem como proponentes: alunos das séries finais do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e alunos do Ensino Médio, sempre acompanhados por um docente responsável.
Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com o template.
Para submissão, é necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no Congresso. Se aceito, pelo menos um dos autores deve apresentar presencialmente o trabalho para emissão do certificado de apresentação e para publicação nos Anais.
Máximo de cinco (5) autores por trabalho; de seis (6) trabalhos por autor.
Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com o template, que está disponível logo abaixo para download.
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO:
• Limite de palavras: 800.
• Formato da página: A4, numerada no rodapé e à direita.
• Margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm direita e inferior.
• Espaçamento entrelinhas 1,5.
• Fonte: Times New Roman, Tamanho 12.
• As citações e referências devem seguir o padrão ABNT.
TEMA:
- Antropologia pedagógica
- Cultura inclusiva
- Espiritualidade na educação
- Formação de professores
- Gestão escolar
- Políticas públicas educacionais
- Integração escola-família
- Prevenção às dependências (química, internet, celular etc.)
- Prevenção do vazio existencial e do comportamento autodestrutivo
- Projeto de vida
- Sexualidade humana orientada ao sentido
- Valores na educação
-
ÁREA EDUCACIONAL:
- Educação Infantil
- Ensino Fundamental – Anos Iniciais
- Ensino Fundamental – Anos Finais
- Ensino Médio
- Ensino Superior
- Educação não-formal
- Outros
O resultado da avaliação dos trabalhos para o Congresso será apresentado aos inscritos via e-mail até o dia 31 de julho de 2025.
Cada trabalho inscrito receberá um único certificado de apresentação, constando os dados fornecidos quando da inscrição do trabalho.
Ribeirão Preto, 24 de abril de 2025.
Prof. Dr. David Moisés Barreto dos Santos
Profa. Esp. Gladis Villela
Profa. Dra. Eloisa Marques Miguez
Profa. Dra. Marina Lemos Silveira Freitas
Coordenador do comitê de trabalhos científicos:
Vinícius Cerqueira Bastos dos Santos
COMISSÃO CIENTÍFICA DO VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE LOGOTERAPIA APLICADA À EDUCAÇÃO
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL
As apresentações no formato de comunicação oral terão duração de 10 minutos para exposição e 5 minutos para perguntas e debate. Pedimos que os expositores respeitem rigorosamente o tempo estabelecido, a fim de garantir o bom andamento do Congresso e a participação de todos.
Slides e materiais
- O prazo limite para envio da apresentação em PowerPoint e PDF é 21 de setembro de 2025. Os arquivos devem ser enviados para logoedu2425@colegioviktorfrankl.com.br
- Os slides devem seguir o modelo oficial disponibilizado no site do Congresso.
- Recomenda-se clareza e objetividade nos conteúdos, priorizando os resultados e contribuições principais do trabalho.
- Solicitamos que os apresentadores estejam presentes em suas salas com 20 minutos de antecedência ao início da sessão, para organização técnica e conferência dos slides.
Organização das salas temáticas
Os trabalhos foram organizados em 7 salas temáticas, de acordo com a afinidade dos temas.
- Projeto de vida: o encontro de sentido na prática docente
- Construção de projetos de vida com sentido - uma experiência do projeto viagem ao encontro da felicidade
- A missão nunca termina: Trilha de Formação em Cidadania
- Projeto de vida de professores em final de carreira: resultados parciais
- A construção do projeto de vida promove esperança, conquista da protoconfiança e prevenção niilista na fase da adolescência
- Projeto de Vida e Missão: os círculos de diálogo existencial como estratégia logoterapêutica de promoção humana no contexto universitário
- Sala 2 – Projeto de Vida + Cultura Inclusiva
- Sentido e paz: o encontro entre a vida de Frankl e os alunos de uma turma do Ensino Fundamental – anos finais
- A Logoterapia como instrumento de sentido na educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Projeto terço com alunos do 4º ano Ensino Fundamental anos iniciais
- Neuropsicopedagogia clínica e a busca de sentido na educação inclusiva: contribuições da Logoterapia para o desenvolvimento humano
- Aprendizados na mediação da aplicação do “Aprendendo a voar” – um programa de promoção de habilidades socioemocionais para crianças por multiplicadores
- Sala 3 – Prevenção do vazio existencial e comportamento autodestrutivo
- Avaliação de atividade de extensão universitária: sentido da vida e suicídio
- Judô, caminho suave na descoberta de sentido e valores: um relato de experiência com adolescentes no esporte
- Além do tatame: a busca pelo sentido e a autotranscendência no judô com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no bairro Bosque das Árvores - Santa Bárbara D'Oeste – SP
- Sentido em jogo: esporte e a busca por uma vida com significado
- Entre olhares e sentidos: um grupo pioneiro de prevenção ao vazio existencial com base na Logoterapia
- Luto e vazio existencial sob a ótica da psicoterapia do sentido
- Sala 4 – Espiritualidade na Educação e Enfermagem + Antropologia pedagógica
- Espiritualidade na enfermagem: desafio para formação técnica
- Formação, Missão e Política: um caminho de sentido na elaboração da Diretriz Técnica de Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar
- A inquietude do coração: um diálogo possível entre a antropologia de Santo Agostinho e o pensamento de Viktor Frankl
- Aprendizagem de estudantes de enfermagem por meio da estratégia de logodiários
- Estratégia de aprendizagem sobre o sentido do processo de morte e morrer para estudantes de Enfermagem à luz do existencialismo frankliana
- Sala 5 – Valores na Educação
- Assembleia e diálogo de orientação socrática
- Logoterapia que se comunica: palestras criativas como forma de promover o sentido da vida
- Grupo de estudos do livro “Em busca de sentido”: um relato de experiência
- Introdução à Logoterapia no contexto acadêmico
- Ateliê Formativo: uma proposta de formação docente na perspectiva da teoria de Viktor Frankl
- Sala 6 – Valores na Educação + Políticas Públicas
- A antropologia frankliana aplicada no MBA em Gestão de Pessoas
- Desenvolvimento e implantação de uma plataforma tecnológica educacional de orientação para o sentido
- Trabalhar pela paz
- Sala 7 – Formação de Professores + Gestão Escolar
- Formação docente, amor e sentido: reflexões a partir da logoterapia
- Vontade e sentido no cárcere: um olhar logoterapêutico sobre a liberdade e responsabilidade
- Educação, Espiritualidade e Saúde: diálogos com a formação docente inicial e continuada
- A gestão escolar como mediação de sentido: um estudo de caso à luz da Logoterapia
- O olhar do coordenador no ambiente escolar: a excelência pessoal da Logoterapia de Viktor Frankl