Cidades inteligentes é um assunto que desperta cada vez mais interesse, tanto de empresas privadas, quanto do governo bem como da população em geral.
Principalmente nas grandes metrópoles, algo precisa ser feito para a melhoria da qualidade de vida, de serviços públicos e da sustentabilidade, melhorando o planejamento urbano e consequentemente investindo emsoluções tecnológicas que possam ser aceitas e utilizadas pelos moradores dacidade inteligente.
Assim, você já pensou em morar em um ambiente inclusivo, sustentável, tecnológico, seguro, todo planejado como uma infraestrutura de alto padrão, com serviços compartilhados, áreas verdes, sem engarrafamentos e livre dos principais problemas das grandes cidades tradicionais?Parece sonho, não é?
Vamos então discutir o futuro !
Este é o tema do VII Encontro Regional de Engenharia da Faculdade Fucapi.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoConselho Regional de Engenharia do Amazonas Palestra
IoT COMO BASE PARA AS CIDADES INTELIGENTES Palestra · Mário Sergio Scaramuzzini Torres
Coffe Break Coffee break
Fibra Óptica: a nova “tendência” em internet. O que é e como implantar? Minicurso
Apresentação de Projetos Avaliação de Trabalhos Científicos
Apresentação de Pôster Apresentação Pôster
OFICINA: Internet das Coisas - Aplicações com Arduino e NodeMCU Oficina
Redação Científica Oficina
Oficina de Reciclagem para Aproveitamento de Resíduos Sólidos Oficina
Programa PROSAMIM Palestra
Os Benefícios do Gás Natural nas Usinas Térmicas Palestra
Coffe Break Coffee break
Fibra Óptica: a nova “tendência” em internet. O que é e como implantar? Minicurso
Apresentação de Projetos Avaliação de Trabalhos Científicos
Apresentação de Pôster Apresentação Pôster
OFICINA: Internet das Coisas - Aplicações com Arduino e NodeMCU Oficina
Maratona de Programação: Cidades Inteligentes com micro:bit - Teens (ControlBot) Competição
Maratona de Robótica (ControlBot) - Sumo e Seguidor de linha - Por equipes Competição
Oficina de Reciclagem para Aproveitamento de Resíduos Sólidos Oficina
Coffe Break Coffee break
Apresentação de Projetos Avaliação de Trabalhos Científicos
Apresentação de Pôster Apresentação Pôster
Avenida Governador Danilo de Matos Areosa
Distrito Industrial, Manaus - AM
69075-351
Avenida Governador Danilo de Matos Areosa
Distrito Industrial, Manaus - AM
69075-351
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Afonso Luiz Costa Lins Júnior
Engenheiro Civil
TEMA:IoT COMO BASE PARA AS CIDADES INTELIGENTES
Mário Torres possui Mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade da Amazônia. Tem treze anos de experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Linguagens de Programação, já desenvolveu diversos sistemas ocupando em momentos distintos da carreira todos os papéis envolvidos na elaboração de um software. Foi professor de disciplinas da graduação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Atuou como Gerente de Projetos e Líder Técnico do Instituto Triad de Pesquisa e Desenvolvimento. Atualmente é Diretor de Tecnologia da Informação na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus além de atuar como consultor em tecnologia.
FORMAÇÃO:
- 10 º período em Engenharia eletrônica e telecomunicações – FUCAPI
- Certificação Fiber Skills: 201 – FTTH Networks Designer [Projeto] – LANCORE Academy
EXPERIÊNCIA:
- Projeção e implantação de Rede FTTH – Alfa Telecomunicações
- Engenharia de testes de Conversores Ópticos e Roteadores – Flex Industries
OFICINA: Internet das coisas - Aplicações com Arduino e NodeMCU
Tópicos: IoT, Nuvem, Arduino, NodeMCU, MQTT
Os serviços de nuvens são parte fundamental da manutenção do ecossistema digital de uma cidade inteligente. Pensando nisso, utilizaremos o Arduino e o NodeMCU para realizar diferentes atividades de integração com serviços em nuvem, especializados em IoT, disponíveis no mercado.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química na linha de pesquisa: Métodos Analíticos e Estudos Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas. Licenciada em Química pela UFAM. Pós-Graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Literatus/ UniCEL. Mestre em Química Analítica com ênfase em Química Ambiental pelo PPGQ/UFAM na linha de biorremediação utilizando um consórcio fúngico aplicando técnicas de bioaumento e bioestímulo visando a degradação de hidrocarbonetos de petróleo.
Possui graduação em Bacharel Em Química pela Universidade Federal do Amazonas, graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador Sênior do Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (ITEGAM), nível 6. Atuando em Projetos de P&D e outras Pesquisas Científicas. É professor da Secretaria do Estado do Amazonas e da Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica.
Otacílio dos Santos Cardoso Júnior, tem 38 anos, nasceu em Manaus/AM. É formado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amazonas, Pós Graduado em Gestão Ambiental pela referida Unidade de Ensino.
Otacílio Júnior carrega experiência ao longo de 15 anos na área de regularização e licenciamento ambiental das mais significativas obras desenvolvidas pelo Governo do Estado do Amazonas, como estradas, pontes, aeroportos, anéis viários, portos, programas de saneamento, orlas,requalificação urbanística de igarapés, entre outras.
Ao longo de 12 anos das atividades desenvolvidas junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura, foi responsável pela criação do Núcleo das Atividades Ambientais daquela unidade governamental, bem como passou pelo Instituto de Proteção Ambiental na área de Geoprocessamento. Atualmente encontra-se como Subcoordenador Setorial de Projetos Ambientais da Unidade Gestora de Projetos Especiais-UGPE, desenvolvendo monitoramento e gestão ambiental perante os financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aos Programas PROSAMIM e PROSAIMAUÉS.
João Luiz Benaion Dumont, tem 46 anos, nasceu em Manaus, no Amazonas. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Estado do Amazonas, Pós-graduando em Gerenciamento de Projetos pela Uninorte.
João Benaion possui experiência em mais de 20 anos na área de construção Residencial, Comercial, Industrial, Infra-estrutura e Hidrosanitárias.
Dentre suas funções já exercidas, foi Coordenador do Laboratório de Cerâmica Vermelha do SENAI/AM e Engenheiro do Controle Interno do Tribunal de Justiça do Amazonas. Já atuando por 5 anos em obras do PROSAMIM, hoje ele está como Subcoordenador de Engenharia da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM).
Msc. Viviane Alves da Silva Dutra atua como Subcoordenadora Setorial de Projetos Sociais-SSPS na Unidade Gestora de Projetos Especiais - UGPE, localizada na Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana, unidade responsável pela implementação de Programas como o Programa Social e Ambiental do Igarapés de Manaus - PROSAMIM e o Programa de Saneamento Integrado de Maués – PROSAIMAUES ambos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Possui experiência de 13 anos de atuação no Governo do Estado do Amazonas nas áreas de Políticas Públicas e Programas Socioambientais que requeiram reassentamento de famílias e Trabalho Técnico Social antes, durante e após as intervenções. Mestre em Ciências Humanas com ênfase em Teoria, História e Crítica da Cultura (2018) pelo Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas (2006) e Administração (2016), ambas, pela Universidade Federal do Amazonas, pesquisadora na área de reassentamento de pessoas e impacto no Estado do Amazonas sobretudo na capital Manaus e no município Maués. Tendo como principal produção acadêmica a dissertação Prosamim-BID, uma experiência de reassentamento de pessoas.