VII Maratona de Software Livre de Volta Redonda

2 de outubro de 2015, 07h30 até 3 de outubro de 2015, 18h00

Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ

Sobre

A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, Através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda – NTM, convida a todos para à VII Maratona de Software Livre. O evento faz parte do Plano Municipal de Educação e acontecerá nos dias 02 e 03 de outubro de 2015, na Sede da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, no bairro Niterói Volta Redonda.

O evento é aberto para a comunidade em geral e contará com palestras e oficinas. As palestras serão realizadas na sexta-feira a partir das 07h30 e as oficinas serão realizadas no sábado de 8h às 18h. Conheça as oficinas e faça a sua inscrição, pois as vagas são limitadas. Algumas oficinas precisam de Notebook.

Atenção:IMPLEMENTADORES DEINFORMÁTICA da Rede Municipal de Volta Redonda, à Coordenação de Informática, esclareceque ao realizar a sua inscrição aqui, ela diz respeito somente àSEXTA-FEIRA dia 02/10/2015, no qual os IMPLEMENTADORES DEINFORMÁTICA deverãocomparecer em seusRESPECTIVOS horários de TRABALHO, quantoaos SUPERVISORES EDUCACIONAIS, os mesmos devem comparecer se aUNIDADE EDUCACIONAL os liberar.

O SÁBADO dia 03/10/2015 é um convite a todos os profissionais que DESEJAREM comparecer e as INSCRIÇÕES e/ou CONFIRMAÇÕES para essa data serão feitas, pessoalmente,DURANTE às PALESTRAS do dia 02/10/2015.

Local do evento

Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda - , Rua Santa Helena, nº 22, Niterói, Volta Redonda, Rio de Janeiro

Palestrantes

  • Sergio Graças

    Sergio Graças - SMEVR

    Coordenador Técnico do NTM de Volta Redonda; Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre; Administrador do Portal IAESMEVR; Administrador do Blog do Técnico Linux; Técnico de Informática SMEVR; Coordenador Técnico do Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda; Colaborador do MEC/FNDE ministrando oficinas do Linux Educacional.

    02/10 - 07h30 Abertura dos Trabalhos manhã

  • Gianyabreu & Sergio Graças

    Gianyabreu & Sergio Graças - SMEVR

    Coordenador Técnico do NTM de Volta Redonda; Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre; Administrador do Portal IAESMEVR; Administrador do Blog do Técnico Linux; Técnico de Informática SMEVR; Coordenador Técnico do Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda; Colaborador do MEC/FNDE ministrando oficinas do Linux Educacional. Coordenadora Pedagógica do NTM de Volta Redonda; Desenvolvedora do Projeto GNU/Linux VRlivre; Administradora do Portal IAESMEVR; Administradora do Blog do NTEVR; Coordenadora Pedagógica do Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda; Colaboradora do MEC/FNDE ministrando oficinas do Linux Educacional.

    02/10 - 11h00 Gerando Apresentações com o SOZI

  • Michelle Rezende

    Michelle Rezende - E.M. Paulo VI

    Professora há mais de dez anos na Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda/RJ. Desde 2009, participa como Implementadora no Programa Informática Aplicada à Educação, realizando seus trabalhos e projetos educacionais usando Softwares Livres, utilizando a customização Liberdade, baseada no Ubuntu. Acredita na educação como porta de entrada para a democratização do acesso ao conhecimento.

    02/10 - 14h00 Robótica Educacional Desafios, Superação e Grandes Surpresas

  • Márcia Simone

    Márcia Simone - E.M. João Paulo Pio de Abreu

    É Implementadora de Informática Educacional em 3 escolas da Rede Municipal de Volta Redonda ( E.M. Paraíba, E.M. Mato Grosso e E.M. João Paulo Pio de Abreu, onde trabalha com com a Robótica voltada para à Educação em 2 Projetos do Município (Sábado na Escola & Escola de tempo integral), além de atuar na Implementação das aulas de Informática durante toda a semana desde 2010. 

    02/10 - 08h30 Superando Desafios com a Robótica Educacional

  • Catiene Fernandes

    Catiene Fernandes - E.M. Maria Rosa Rodrigues

    Professora Catiene Ramos Oliveira Fernandes, graduada pela UGB em Licenciatura Plena em Matemática e pós-graduada em Educação Matemática também pela UGB. Implementadora de informática Aplicada à Educação na rede municipal de ensino desde 2015 e professora de Matemática. Atualmente atuando na Escola Municipal Professora Maria Rosa Rodrigues e também no projeto do sábado na escola de Robótica Educacional com Software Livre. Realiza seus trabalhos e projetos educacionais usando Softwares Livres, utilizando a customização Liberdade, baseada no Ubuntu. Professora que acredita que a educação é o meio de mudança da sociedade através democratização do conhecimento.

    02/10 - 08h00 Descobrindo a Robótica Educacional

  • Santiago Lopes

    Santiago Lopes - AEDB

    Professor Santiago José Franco Lopes, graduado em Sistemas de informação pela AEDB e pós-graduado em Automação Industrial pela UNIFOA. Atualmente concluindo o mestrado em Engenharia de Produção pela UNESP Guaratinguetá com foco em Gestão e Otimização. Experiência profissional em multinacional com gestão de infraestrutura de TI, projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas. Professor universitário desde 2009 no curso Sistemas de Informação – AEDB. Coordenador do FLISOL Resende e defensor do uso de software livre.

    02/10 - 09h20 Software Livre na Faculdade

  • Allan Carlos

    Allan Carlos - SANKYU S.A

    Supervisor de T.I na Sankyu S.A, tendo longa experiência em Projetos Open-Source, tais como, BrazilFW, GLPI/OCS Inventory, EFW entre outros. Está há 15 anos mergulhado na Tecnologia da Informação, agregado ainda ao seu Currículo 5 anos inserido no cenário da Educacional, através do Colégio Estadual Rondônia, além de ser Certificado em Soluções Wifi e capacitado em Linux LPIC-I.

    02/10 - 10h10 Conhecendo Técnicas de Projetos para a Educação Aplicadas com o Project Libre

  • Carlos Eduardo (Cadunico)

    Carlos Eduardo (Cadunico) - SME Niterói/GNUGRAF

    Designer há mais de 15 anos e a mais de 7 anos utiliza somente software livre em suas criações.   Membro dos grupos LINUERJ, Debian-RJ e SL-RJ. Ministrou palestras, minicursos e cursos sobre recursos de softwares gráficos e produção gráfica em diversas instituições e eventos de renome no software livre como: UNESP, CONSEGI, LATINOWARE, FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE DE DUQUE DE CAXIAS, PONTÃO DA ECO – UFRJ, MARATONA DE SOFTWARE LIVRE DE VOLTA REDONDA, RIO +20, entre outros. No GNUGRAF, o primeiro evento de computação gráfica com software livre do Brasil (http://gnugraf.org/), é o idealizador, coordenador, responsável pela arte gráfica, por selecionar os profissionais que ministraram palestras e oficinas no evento e pela divulgação nos meios digitais.   Trabalhou no IMPA no departamento de captura de movimento onde foi responsável pela migração do setor para Blender. Nas horas vagas é o criador das capas da revista Espírito Livre (http://www.revista.espiritolivre.org/) desde sua 8ª edição. Criador de diversas logotipos e identidades visuais de eventos, grupos e distribuições de software livre do Rio de Janeiro, como: GNUGRAF, SLRJ, HACK’N RIO, FSLDQ, LINUX IN RIO, PYCON 2008, FLISOL RJ 2009 e 2010, VRLIVRE, TERABEAUT, entre outros.  

    02/10 - 15h30 VideoGrafismo com Software Livre

  • Sami Souza (samisamurai)

    Sami Souza (samisamurai) - sami

    Artista brasileiro, ilustrador, designer, quadrinista. Meu trabalho, ao longo de três décadas, foi influenciado pela arte de Shirow Masamune, Goseki Kojima, Sergio Toppi, Ryan Kinnaird, Virginie Sanchez, Gustavo Duarte, Pater Sato e Dennis Mukai.

    02/10 - 16h10 Viabilidade do Design Gráfico 100% GNU/Linux

  • Prof. Me. Laurentino Duodécimo

    Prof. Me. Laurentino Duodécimo - Universidade Severino Sombra

    Professor da USS e da UGB. Leciona as cadeiras de Sistemas Distribuídos, Automata e Linguagens Formais, Laboratório de Robótica I, entre outras. Realiza pesquisas com robôs móveis autônomos de baixo custo, envolvendo software livre, linux, android, ambiente de jogos 3D, processamento de imagem, entre outros. É fundador do GPRUSS (Grupo de Robótica da USS).

    02/10 - 16h50 Utilização do OpenCV em Projetos de Computação e Robótica

  • Allan Carlos (Mini-Curso)

    Allan Carlos (Mini-Curso) - SANKYU S.A

    Mini-Curso (08:00 às 12:00) - Supervisor de T.I na Sankyu S.A, tendo longa experiência em Projetos Open-Source, tais como, BrazilFW, GLPI/OCS Inventory, EFW entre outros. Está há 15 anos mergulhado na Tecnologia da Informação, agregado ainda ao seu Currículo 5 anos inserido no cenário da Educacional, através do Colégio Estadual Rondônia, além de ser Certificado em Soluções Wifi e capacitado em Linux LPIC-I.

    03/10 - 08h00 Conhecendo Técnicas de Projetos para a Educação

  • Sami Souza (Mini-Curso)

    Sami Souza (Mini-Curso) - Sami Samurai

    Artista brasileiro, ilustrador, designer, quadrinista. Meu trabalho, ao longo de três décadas, foi influenciado pela arte de Shirow Masamune, Goseki Kojima, Sergio Toppi, Ryan Kinnaird, Virginie Sanchez, Gustavo Duarte, Pater Sato e Dennis Mukai.

    03/10 - 08h00 Ilustração e Processo Criativo com GNU/Linux

  • Sergio Graças (InstallFest)

    Sergio Graças (InstallFest) - SMEVR

    Coordenador Técnico do NTM de Volta Redonda; Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre; Administrador do Portal IAESMEVR; Administrador do Blog do Técnico Linux; Técnico de Informática SMEVR; Coordenador Técnico do Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda; Colaborador do MEC/FNDE ministrando oficinas do Linux Educacional.

    03/10 - 08h00 Installfest Liberdade 2015

  • Gianyabreu (Encerramento)

    Gianyabreu (Encerramento) - SMEVR

    Coordenadora Pedagógica do NTM de Volta Redonda; Desenvolvedora do Projeto GNU/Linux VRlivre; Administradora do Portal IAESMEVR; Administradora do Blog do NTEVR; Coordenadora Pedagógica do Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda; Colaboradora do MEC/FNDE ministrando oficinas do Linux Educacional.

    02/10 - 17h30 Encerramento das atividades

  • Giany Abreu & Sergio Graças

    Giany Abreu & Sergio Graças - SMEVR

    Coordenador Técnico do NTM de Volta Redonda; Desenvolvedor do Projeto GNU/Linux VRlivre; Administrador do Portal IAESMEVR; Administrador do Blog do Técnico Linux; Técnico de Informática SMEVR; Coordenador Técnico do Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda; Colaborador do MEC/FNDE ministrando oficinas do Linux Educacional. Coordenadora Pedagógica do NTM de Volta Redonda; Desenvolvedora do Projeto GNU/Linux VRlivre; Administradora do Portal IAESMEVR; Administradora do Blog do NTEVR; Coordenadora Pedagógica do Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda; Colaboradora do MEC/FNDE ministrando oficinas do Linux Educacional.

    02/10 - 14h30 Integração de Android com Arduino

  • Carlos Eduardo (Mini-Curso)

    Carlos Eduardo (Mini-Curso) - SME Niterói/GNUGRAF

    Designer há mais de 15 anos e a mais de 7 anos utiliza somente software livre em suas criações.   Membro dos grupos LINUERJ, Debian-RJ e SL-RJ. Ministrou palestras, minicursos e cursos sobre recursos de softwares gráficos e produção gráfica em diversas instituições e eventos de renome no software livre como: UNESP, CONSEGI, LATINOWARE, FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE DE DUQUE DE CAXIAS, PONTÃO DA ECO – UFRJ, MARATONA DE SOFTWARE LIVRE DE VOLTA REDONDA, RIO +20, entre outros. No GNUGRAF, o primeiro evento de computação gráfica com software livre do Brasil (http://gnugraf.org/), é o idealizador, coordenador, responsável pela arte gráfica, por selecionar os profissionais que ministraram palestras e oficinas no evento e pela divulgação nos meios digitais.   Trabalhou no IMPA no departamento de captura de movimento onde foi responsável pela migração do setor para Blender. Nas horas vagas é o criador das capas da revista Espírito Livre (http://www.revista.espiritolivre.org/) desde sua 8ª edição. Criador de diversas logotipos e identidades visuais de eventos, grupos e distribuições de software livre do Rio de Janeiro, como: GNUGRAF, SLRJ, HACK’N RIO, FSLDQ, LINUX IN RIO, PYCON 2008, FLISOL RJ 2009 e 2010, VRLIVRE, TERABEAUT, entre outros.  

    03/10 - 08h00 VideoGrafismo com Softwares Livres

Programação

Horário Atividade Descrição
02/10
07h30 Auditório da SMEVR Abertura dos Trabalhos manhã
Abertura
Sergio Graças

Abertura dos Trabalhos no período da manhã

08h00 Auditório da SMEVR Descobrindo a Robótica Educacional
Palestra
Catiene Fernandes

A palestra abordará o descobrimento da Robótica Educacional com software Livre, um pouco da experiência vivida na Escola Municipal Maria Rosa Rodrigues, desde o início do ano de 2015. Passando pelo primeiro semestre quando foram iniciadas as oficinas de informática até o segundo semestre quando mergulhei de cabeça neste projeto. A fascinação pelo novo mundo da robótica educacional que até então desconhecia, até a paixão de juntos, evoluirmos e continuarmos o descobrimento e desenvolvimento de projetos para que a parceria SME, professora e alunos perpetuem no universo do gosto pelo saber.

08h30 Auditório da SMEVR Superando Desafios com a Robótica Educacional
Palestra
Márcia Simone

O projeto Sábado na Escola – Robótica Educacional acontece por 10 sábados no horário de 8h às 11h 30 min.
Em formato de mini curso, os alunos aprendem os conceitos básicos de ligações elétricas, trabalham com arduíno e constroem projetos com base nos conhecimentos adquiridos. 
São oferecidas 20 vagas.
Os trabalhos são realizados em grupo, valorizando desta forma, a colaboração, compreensão e trabalho em equipe.

09h00 Auditório da SMEVR Coffee Break manhã
Intervalo

Coffee Break (20 minutos)

09h20 Auditório da SMEVR Software Livre na Faculdade
Palestra
Santiago Lopes

A palestra irá despertar o seu interesse pela geração de valor através da combinação: Pessoas, Informação e Tecnologia na universidade. Como a experiência do aluno, professor e funcionário da instituição de ensino superior pode ser beneficiada com as melhores práticas de TI ao utilizar software livre. A gestão de serviços de TI é uma realidade nas grandes empresas porem nem sempre uma realidade nas instituições de ensino superior que formam os profissionais para o Mercado de Trabalho.

10h10 Auditório da SMEVR Conhecendo Técnicas de Projetos para a Educação Aplicadas com o Project Libre
Palestra
Allan Carlos

A Palestra trará uma Visão de Técnicas de Projetos, utilizando-se para isso o Software Open Source “Project Libre” que podem ser aplicadas em Sala de Aula, numa abordagem sobre Líder de Projetos, Equipe e Tarefas, em face ao cenário de uma Sala de Aula, onde os personagens são alunos e professores.

Objetivamos trazer um contexto inédito e inovador na região. Na finalidade de despertar uma visão profissional nos alunos, através de uma gestão com foco em Projetos do Professor em Sala de Aula.

11h00 Auditório da SMEVR Gerando Apresentações com o SOZI
Palestra
Gianyabreu & Sergio Graças

Gerando Apresentações com o SOZI

11h30 Aonde o pessoal desejar almoçar Intervalo para o Almoço
Intervalo

Intervalo para o Almoço

13h30 Auditório da SMEVR Abertura dos Trabalhos tarde
Abertura

Abertura dos Trabalhos no período da tarde.

14h00 Auditório da SMEVR Robótica Educacional Desafios, Superação e Grandes Surpresas
Palestra
Michelle Rezende
Apresentar algumas experiências realizadas na E. M. Paulo VI percorrendo os caminhos da robótica com alunos do Ensino Fundamental, mostrando a possibilidade de criação utilizando materiais de baixo custo, além da reutilização do chamado "lixo eletrônico".
Alguns projetos feitos pelos próprios alunos serão expostos no dia.
14h30 Auditório da SMEVR Integração de Android com Arduino
Palestra
Giany Abreu & Sergio Graças

Palestra Integração de Android com Arduino, onde falaremos sobre  uma integração do Arduino + Bluetooth + Android e usando o AppInventor para criar um aplicativo para celular (.apk) que vai controlar 3 LEDs, claro que com um pouco de estudo, pesquisa e força de vontade os participantes, alunos e/ou entusiastas desse meio poderão aprimorar a ideia e fazer muitas outras coisa, nossa intenção é dar o pontapé inicial.

Acompanhem o nosso blog: http://tecnicolinux.blogspot.com

Nosso canal: http://youtube.com/smesergio

15h10 Auditório da SMEVR Coffee Break tarde
Intervalo

Coffee Break tarde

15h30 Auditório da SMEVR VideoGrafismo com Software Livre
Palestra
Carlos Eduardo (Cadunico)

Demonstrar as principais técnicas de edição de vídeo e vídeografismo utilizando os principais Softwares Livres do mercado o Kdenlive e Openshot.

16h10 Auditório da SMEVR Viabilidade do Design Gráfico 100% GNU/Linux
Palestra
Sami Souza (samisamurai)

Como atender às exigências do setor de design gráfico usando apenas software livre e gerando resultados impecáveis para todos os gostos. Apresento algumas das soluções mais comuns para problemas comumente enfrentados por quem deseja motorizar seu estúdio com Linux, além de pontuar as vantagens da escolha desse sistema para o designer freelance.

16h50 Auditório da SMEVR Utilização do OpenCV em Projetos de Computação e Robótica
Palestra
Prof. Me. Laurentino Duodécimo
O OpenCV (Open Source Computer Vision) possui licença BSD e portanto pode ser livremente utilizado tanto acadêmica quanto comercialmente. Possui interfaces com C++, C, Python e Java, suportando Windows, Linux, Mac OS, IOS e Android. É projetado para eficiência computacional com foco em aplicações em tempo real.
Esta palestra pretende apresentar o OpenCV, e exemplificar com alguns casos de uso a contribuição que ele pode trazer adicionando visão para projetos de computação e robótica.
17h30 Auditório da SMEVR Encerramento das atividades
Encerramento
Gianyabreu (Encerramento)

Encerramento das atividades

03/10
08h00 SMEVR Ilustração e Processo Criativo com GNU/Linux
Minicurso
Sami Souza (Mini-Curso)

Mini-Curso 08:00 às 18:00 - Desmistificando o processo criativo com as ferramentas opensource. Como sair "do zero" e partir para o desenho usando múltiplos programas para criar, aperfeiçoar e finalizar ilustrações em Linux. O trabalho com formatos nativos opensource e como exportar corretamente para "conversar" com sistemas proprietários. Trabalharei com técnicas diferentes: sketch, storyboard e layout de quadrinhos ocidentais (comics) e orientais (mangás).

08h00 SMEVR Installfest Liberdade 2015
Sessão técnica
Sergio Graças (InstallFest)
O Installfest Liberdade 2015 é um evento que irá realizar a instalação da Customização GNU/Linux VRlivre, estando o usuário ciente que não tem direito a suporte e/ou reclamações posteriores. Informações de suporte e uso, tais como tutoriais e dicas, podem ser obtidas via internet, no portal http://iaesmevr.net ou em diversos sites que tratam de GNU/Linux, existentes na Web ou contratando um técnico de suporte para lhe atender em suas necessidades específicas.
 
Para participar das instalações basta comparecer no local do evento, ler e concordar com todos os itens do Termo de Responsabilidade (Acesse  http://iaesmevr.net/maratona2015/?portfolio=liberade, para ler) e levar o seu microcomputador ou notebook, desde que os mesmos tenham pelo menos 1 giga de memória “RAM”, até o local do evento indicado no parágrafo abaixo.
08h00 SMEVR Conhecendo Técnicas de Projetos para a Educação
Minicurso
Allan Carlos (Mini-Curso)

Mini-Curso (08:00 às 12:00) - A Oficina trará uma Visão de Técnicas de Projetos, utilizando-se para isso o Software Open Source “Project Libre” que podem ser aplicadas em Sala de Aula, numa abordagem sobre Líder de Projetos, Equipe e Tarefas, em face ao cenário de uma Sala de Aula, onde os personagens são alunos e professores. Objetivamos trazer um contexto inédito e inovador na região. Na finalidade de despertar uma visão profissional nos alunos, através de uma gestão com foco em Projetos do Professor em Sala de Aula.

08h00 SMEVR VideoGrafismo com Softwares Livres
Minicurso
Carlos Eduardo (Mini-Curso)

Mini-Curso 08:00 às 18:00 - Demonstrar as principais técnicas de edição de vídeo e vídeografismo utilizando os principais Softwares Livres do mercado o Kdenlive e Openshot.

Inscrições

Organizador

  • Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda - SME
    A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, Através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda – NTM, convida a todos para à VII Maratona de Software Livre. O evento faz parte do Plano Municipal de Educação e acontecerá nos dias 02 e 03 de outubro de 2015, na Sede da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, no bairro Niterói Volta Redonda.
    Entre em contato

Colaboradores