Educação diferenciada indígena: experiências e estratégias para sua efetivação em Chaco (Argentina) e em Alagoas (Brasil)
A mesa propõe o debate acerca dos desafios e impasses que os indígenas enfrentam para o reconhecimento pleno do direito à construção da educação diferenciada em seus territórios. A partir de pesquisas e atuações junto às coletividades indígenas em dois contextos diferentes (Nordeste do Brasil e da Argentina), as comunicações versarão sobre as demandas políticas e sociais dessas coletividades, sobre a violência à qual são submetidas e sobre as estratégias que elaboram no enfrentamento dos obstáculos que impedem a implementação e desenvolvimento da educação diferenciada, atrelados à negação do reconhecimento de suas identidades e dos territórios que reivindicam.
Participantes:
Ayalen Morales Michelini - PPGAS/UFAL e Grupo de Estudios Etnográficos sobre Bilinguismos e Identificaciones Étnicas y Linguísticas (Universidad Nacional del Nordeste - Argentina)
Cássio Júnio Ferreira da Silva - PPGAS/UFAL
Debatedor: José Gabriel Silveira Correa - UFCG
Mediação: Claudia Mura - ICS/PPGAS/UFAL