.

.

Faça sua inscrição
De 2 a 12 de junho Todos os dias das 13h30 às 12h00
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

Em sua 7a ed. o evento Filosofia e Sociedade se organiza como um espaço filosófico multi-temático em que são abordadas discussões contemporâneas com vistas à questões sociais.

Vale reforçar que este evento em partes só é possível pois conta com apoio da FAPESC, pelo edital de Proeventos 2020/2021.

O evento tem sempre uma proposta principal, expressa em sua título de chamada, como podemos ver na edição desse ano Pesquisas em filosofia, para que e para quem? Essa proposta é sobretudo abordada na conferência de abertura ou fechamento do evento, entretanto, este espaço de pensamento filosófico é sobretudo um tempo e lugar em que congregam diferentes abordagens que criam conexções e abrem possibilidades de socialização e outras relações entre os pesquisadores e ouvintes presentes. Por isso nosso formato proposto de "guarda-chuva", em que muitas comunicações, palestras, falas e experiências filosóficas se encontram e se fazem rizomáticas.

O evento Filosofia e Sociedade mais do que um espaço de única temática é um espaço que busca conectar ainda mais pesquisas e pesquisadores.

Nesse ano, contaremos com mesas de discussão, palestras, Grupos de Pesquisas realizando socializações de pesquisas em andamento, oficinas e experiências artísticas variadas. obsr. A CONFERÊNCIA DE ABERTURA SERÁ TRADUZIDA PARA LIBRAS! (Tradutora responsável: Ana Marques Luiz)

O valor da inscrição ajudará na publicação de livros de filosofia e educação que sempre estão presentes no evento e são frutos também do evento.

PARA APRESENTAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS, FAVOR CONSULTAR A ABA: programação (dia 10/6 clicando no símbolo + ) - INSCRIÇÕES DE APRESENTAÇÃO PRORROGADAS ATÉ DIA 7/6/2021

Programação

14h00 Pesquisas e discussões do grupo de pesquisa: Hermenêutica e[m] Filosofia e Literatura (UNISINOS) Mesa Temática
Local: Em breve - REMOTO

Repercussões dos trabalhos do grupo

O grupo de pesquisa investiga temas e questões relativas à tradição hermenêutica em diálogo com a filosofia e a literatura do ponto de vista da dialética e, especialmente, da tradição monista. Neste horizonte, o grupo procura elaborar uma concepção de conhecimento e saber não necessitarista de modo a conservar e integrar a contingência e a liberdade (a), que salvaguarde o valor da pessoa no contexto social (b) e articule uma visão compreensiva totalizante do real pela dialética entre dito e não dito, entre linguagem escrita e linguagem oral pelo exercício do diálogo com filosofia e literatura universal e brasileira. Ora, o grupo pretende compreender não apenas a atualidade da metafísica dialética platônica, mas sua vigência na proposta de hermenêutica filosófica desenvolvida por Gadamer à esteira de Ricoeur e de Heidegger. O grupo se propõe apropriar-se da interpretação gadameriana relativa a Platão com o escopo de explicitar e justificar a vigência de projeto metafísico segundo o viés da dialética dialógica. A investigação em torno do tema da hermenêutica se constitui num lugar comum e fundamental atualmente não apenas no âmbito da academia em sentido estrito, mas também no campo de sua aplicação prática. Este grupo de pesquisa parte da tradição hermenêutica gadameriana - à esteira de Heidegger e de Ricoeur - com o escopo de contribuir na reconfiguração de uma metafísica dialética à luz da filosofia de Platão. Por outro lado, procura desenvolver um diálogo com outras áreas do conhecimento e, de modo especial, a literatura brasileira com o objetivo de explicitar a filosofia presente em obras literárias bem como procurar configurar traços ético-metafísicos da nossa identidade. Isto será efetivado mediante pesquisas dos membros do grupo, promoção de eventos, palestras, formação de recursos humanos e publicação dos resultados elaborados ao longo do processo.

Serão disponibilizados 15min para a comunicação e mais 10min para perguntas e contribuições.

Link da mesa: meet.google.com/dag-pqaf-jte

Relação de comunicações:

A práxis hermenêutica enquanto virtude da prudência - Luiz Rohden

Proposta de uma ética estoica social mediante desenvolvimento da personalidade moral - Fernando Foutoura

O problema da consciência e a fenomenologia analítica - Luciane Lindenmeyer

Práxis hermenêutica e responsabilidade ética. Edimarcio

Ergon e Eudaimonia: o problema do dualismo de fim na Ética Nicomaqueia - Guilherme Guterres

Poesia e filosofia em Fernando Pessoa a partir da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger: entre o nada e o tudo - José Mozart Tanajura Júnior

Psicanálise e hermenêutica: é o sentido uma máquina ou uma máxima? Mauricio Martins Reis

O jogo como modelo filosófico de interpretação do mundo - José Fernando Schuck

Habitar no mundo contemporâneo: da arquitetura hostil à alteridade da hermenêutica filosófica - Leornardo Marques Kussler

19h00 Pesquisa em filosofia: uma possibilidade de compreender fenômenos humanos do nosso tempo Conferência
Local: Link de acesso: em breve (Será pelo Youtube UnescTV)

Atividade conduzida pelo prof. Dr. Vanderlei Carbonara

Possui doutorado em Educação (2013) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1994). É professor Adjunto II da Universidade de Caxias do Sul, vinculado à Área de Humanidades, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Curso de Mestrado), no Curso de Filosofia (Licenciatura e Bacharelado) e outros cursos de graduação, especialmente licenciaturas.

http://lattes.cnpq.br/0437585440783626

ATIVIDADE TRADUZIDA PARA LIBRAS (Tradutora responsável: Ana Marques Luiz)

Sobre a palestra: Busca-se um olhar "para que e para quem" alcances/desdobramentos da filosofia enquanto sentidos recebidos ao longo de nossa tradição filosófica e na contemporaneidade, uma vez que ocorreram mudanças nas concepções que os homens fizeram do ideal de sua humanização.

Link de acesso: Youtube: https://youtu.be/2T7rvdt92Kw

14h00 O papel da filosofia na teoria crítica de Herbert Marcuse Palestra
Local: youtube - UNESC TV

Palestra com prof. Dr. Robespierre de Oliveira

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001).Pós-doutorado na City University of New York (2015). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Membro da International Herbert Marcuse Society (2009) e do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação (2018).

Sobre a palestra: Herbert Marcuse (1898-1979) obteve nos anos 1960 uma popularidade para além do meio acadêmico. Filósofo de formação, participou do Instituto de Pesquisas Sociais, conhecido como “Escola de Frankfurt”, colaborando para o projeto da teoria crítica da sociedade junto com Max Horkheimer e Theodor Adorno. Os estudos sobre Marcuse sofreram uma espécie de “eclipse” nos anos 1980, mas foram retomados no final dos 1990.Busca-se uma atualização crítica frente à realidade do tempo presente, bem como colaborar para o entendimento e a compreensão da teoria crítica marcusiana.

Link de acesso: Youtube: https://youtu.be/TKJKIM320Wk

13h30 Sala de comunicações - apresentação de trabalhos Apresentação Oral
Local: meet.google.com/ytt-wnke-bja

APRESENTAÇÕES

Segue abaixo orientações gerais:

O tempo de apresentação ficará restrito a 10min de exposição + 5min para perguntas.

O link da mesa: meet.google.com/ytt-wnke-bja

Apenas um dos integrantes poderá apresentar.

Não será possível reproduzir apresentações na tela, apenas apresentação de pesquisa de forma oral.

Abaixo, horário APROXIMADO:

13h30min abertura

13h35min Gustavo Carvalho Fretta; Jéferson Luís de Azeredo; Janaína Niero Mazon; Joyce Della Justina.

13h50min Guilherme Orestes Canarin; Diego Quadras de Bem; Alex Sander Silva

14h05min Isabella Vivianny Santana Heinen; Ingrid Larissa Santana Heinen

14h20min Alex Sander da Silva; Karoline Cipriano dos Santos

14h35min Matheus Felisberto Costa

14h50min Sergio Leonardo Gobbi; Marina Bitencourt Pagani

15h05min Silvana Mazzuquello Teixeira; Alex Sander da Silva

15h25min Sergio Leonardo Gobbi

Para publicação de resumos no ANAIS do evento, favou consultar as orientações abaixo:

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS ESTENDIDOS

Cronograma de submissão dos trabalhos:

Atividade

Prazo

Submissão dos trabalhos

4 de maio a 7 de junho de 2021

Relação dos aprovados no site

Até 9 de junho de 2021

2 Os resumos expandidos deverão ser submetidos ou ENVIADOS para o email: jeferson@unesc.net, até o dia 28 de maio de 2021 (sem prorrogação) em arquivo doc ou docx. Obs.: Para quem optou por enviar o email é necessário receber a confirmação do email para conclusão do processo de envio do trabalho.

3 Somente serão publicados nos Anais do evento os resumos que foram apresentados no evento e selecionados pelo comitê científico, após o evento.

4 OS RESUMOS DEVERÃO SER ELABORADOS DENTRO DO MODELO DISPONIBILIZADO ABAIXO, APRESENTANDO A SEGUINTE FORMATAÇÃO

Extensão: mínimo 4 e no máximo 8 páginas, incluindo referências bibliográficas.

Formato do arquivo: Word (doc ou docx).

Papel: tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm).

Margens: margem superior, inferior, direita e esquerda iguais a 3,0 cm.

Espaçamento entrelinhas: é de 1,5 cm para a maior parte do texto. No resumo, nas citações longas (com mais de três linhas), nas fontes e/ou legendas de ilustrações e tabelas e nas referências, utilizar espaço simples.

Parágrafo: apresentar recuo de 1,5 cm, a partir da margem esquerda. Os parágrafos das citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser recuados a 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e espaçamento simples entrelinhas.

Alinhamento do texto: texto justificado sem a separação silábica, excetuando-se:

Título e subtítulo do artigo – centralizado

Nome dos autores – centralizado

Referências – alinhadas à esquerda

Tipo e tamanho da fonte: Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 11 para citações com mais de três linhas, títulos, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas.

TÍTULO: SUBTÍTULO

Autor

email

Autor

email

Autor

email

Resumo: Máximo 100 palavras xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx x xxxxxxxxxxxxxxxx x xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxx x xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx x xx xxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx.

Palavras-chave: Xxxxxxxxxxxx; Xxxxxxxxxxxxxx; Xxxxxxxxxxx; Xxxxxxxxxxxxx.

Introdução

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

Resultados e Discussão

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

Considerações Finais

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

Referências

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

16h00 Mesa de discussão temática do grupo de pesquisa: LITTERA (UNESC) Roda de Conversa
Local: em breve - REMOTO

Serão 10min para a comunicação e mais 5 a 10min para perguntas e comentários do grupo.

Link de acesso: meet.google.com/ahb-otws-zdw

Relação de apresentações:

A prática de análise linguística na BNCC - Carlos A. Schlickmann e Morgana Batista Pereira

Portugues como língua de acolhimento: relato de experiência - Angela Back e Dayane Cortez

Plataforma Digital: ensino-aprendizagem de língua estrangeira - Angela Back, Dayane Cortez e Guilherme G. Locks

Leitura literária com detentos - Adriano Apolinário; Cibele Beirith Freitas; Natália Scarabelot; Richarles Souza de Carvalho

Variação do pretérito imperfeito do subjuntivo com o futuro do pretérito do indicativo na função discursiva de futuro do passado em narrativas de experiência pessoal - Dienifer Soares Bereznicki e Angela Back

16h00 Discussão temática: gênero e filosofia (UNISINOS) - Um olhar sobre 'O Segundo Sexo: Fatos e Mitos' de Simone de Beauvoir. Roda de Conversa
Local: em breve - REMOTO

O grupo fará um exposição do livro "O Segundo Sexo: Fatos e Mitos" de Simone de Beauvoir.

O objetivo é apresentar as discussões feitas pelo grupo de estudo observando que se trata de uma discussão dialógica e problematizadora do texto, buscando sempre sua pertinência na atualidade.

16h pelo Link de acesso: meet.google.com/qmv-qsxu-scu

Edições Anteriores

Organizador

Jeferson Luis Azeredo