Submissão de trabalhos VII Seminário Discente PPGEDU - UFF
Área de submissão de trabalhos/artigos do evento
Dados do trabalho
21/10/2022 até 13/11/2022
SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O VII SEMINÁRIO DISCENTE PPGEDU – UFF
PRORROGADA AS INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 13/11/2022, IMPRETERIVELMENTE
Normas para o envio do Resumo:
- SE INSCREVER NO EVENTO COM O EMAIL IDUFF, DE PREFERÊNCIA(SEÇÃO: INSCRIÇÃO PARA AUTORES E CO-AUTORES);
- PREENCHER O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO TRABALHO (SEÇÃO: SUBMISSÃO DE TRABALHOS) E COLOCAR O EMAIL IDUFF, CASO TENHA;
- UTILIZAR O MODELO (TEMPLATE) DISPONIBILIZADO PARA ENVIO DO TRABALHO;
- SUBMETER DOIS ARQUIVOS SENDO: IDENTIFICADO E NÃO IDENTIFICADO PARA AVALIAÇÃO;
- NA DATA DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS, PELO MENOS UM DOS AUTORES OU CO-AUTORES DEVE ESTAR PRESENTE;
- AS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS SERÃO EM REGRA PRESENCIAIS, PODENDO SER ON-LINE APENAS PARA CASOS ESTRITAMENTE JUSTIFICADOS;
- ENTRADA NA SALA DE APRESENTAÇÃO ON-LINE (PARA OS CASOS JUSTIFICADOS).
Informações sobre os Eixos
Eixo 1: Desigualdade étnico-racial, exclusão e racismo na Educação
Este eixo busca promover um espaço para reflexões e debates sobre a existência de marcadores sociais e diferenças que causam discriminação de um indivíduo no espaço educativo por influência das questões étnico-raciais. Além disso, se destina a pesquisas que possibilitem a visibilização de formas de re-existências contra as opressões étnico-raciais e a importância das Políticas de Ações Afirmativas no combate às desigualdades e reconhecimento da produção de cultura e conhecimento.
Eixo 2: Memória, História e Instituições Educacionais
Este eixo abriga pesquisas que dialogam com a memória e seus processos de construção, esquecimentos e ênfases, lacunas e contradições. Também é o espaço dedicado a pesquisas que envolvam História, historiografia, suas perspectivas e desafios. Pesquisas relacionadas às Instituições Educacionais de qualquer modalidade, formais ou não.
Eixo 3: Democracia, movimentos sociais e culturas
Este eixo dedica-se a pesquisas que discutem os ataques que a educação vem sofrendo nos últimos anos, inclusive seus desdobramentos nas políticas públicas. Também são abordadas pesquisas que discutem aspectos relativos à atuação dos movimentos sociais em suas lutas pelo direito à educação.
Eixo 4: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
Este eixo propicia o diálogo entre as diferentes pesquisas que têm como temática o direito à educação, pensando nas formas de acesso, permanência em uma educação que se faça de qualidade em espaços formais e não formais de ensino. Nesse sentido, também se direciona aos debates sobre inclusão escolar e social, educação do campo dos movimentos sociais e/ou de outros sujeitos do campo. É um espaço direcionado às discussões relacionadas ao exercício do direito à educação, as políticas públicas educacionais, tais como as relacionadas à inclusão, à acessibilidade, à expansão e à permanência na educação escolar.
Eixo 5: Diversidades sexuais e de gênero
Este eixo dedica-se a reunir pesquisas que discutem as relações entre as diversidades sexuais e de gênero e a educação escolar, seus processos e instituições. Contempla também outras formas de educação em espaços formais e não formais com a referida temática. Referencia-se nas teorias e movimentos feministas e LGBTQI+, dentre outras que contribuem para o campo. Debate as ações e resistências às políticas afirmativas e a valorização de epistemologias e sujeitos historicamente subalternizados. Discute a diferença, percebendo como não a reconhecer e a valorizar pode gerar preconceitos e exclusão, com especial interesse aos espaços educativos.
Eixo 6: Infâncias, juventudes e educação
Este eixo busca o diálogo de pesquisas que investigam a educação das infâncias e juventudes, considerando os componentes sociais, históricos, culturais e os múltiplos espaços em que esses processos de educação ocorrem. Permite visibilizar os múltiplos significados e vivências atribuídos para as infâncias e juventudes e como se relacionam com a Educação. O eixo também contempla pesquisas sobre a EJA, seus desafios, potencialidades e políticas públicas relacionadas.
Eixo 7: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
As pesquisas deste eixo buscam explicitar os processos formativos propiciados pela Arte e Imaginário como elementos indispensáveis para a formação integral dos indivíduos. Considerando a imaginação como atividade simbólica criativa e as artes como formas de expressão do imaginário, como metáforas que captam a transcendência do ser, o objetivo é apresentar a diversidade das formas e modos de criação artística como vetores que ativam a função imaginante, contribuindo para uma “educação do imaginário”. Nesse bojo, as questões relativas ao corpo, ao movimento e às questões ambientais são discutidas com o objetivo de problematizar outros aspectos da educação formal e não formal, muitas vezes colocadas em segundo plano pelos currículos e programas oficiais de educação.
Eixo 8: Ensino, políticas e educação
Este eixo dedica-se às pesquisas acerca dos processos de ensino e metodologias nos diferentes campos da educação formal, disciplinas escolares, bem como as análises de políticas e programas públicos, privados e público-privados para a educação. Tais políticas e programas oficiais de formação de professores e professoras para a Educação Básica e a Educação Superior serão debatidos sob a égide dos desafios atuais postos para a educação, cada vez mais atrelada às políticas mundiais de educação.
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