Nos anos recentes, tornou-se comum falarmos da formulação de políticas públicas com enfoque no desenvolvimento sustentável. Esse tema ganhou notoriedade e, nesse contexto, tornou-se indispensável avaliar a performance dos eforços empregados para o alcance do desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a avaliação de performance por meio de indicadores compósitos (ICs) ganhou rapidamente destaque internacional como uma importante ferramenta de gestão. Os ICs são obtidos pela agregação de uma variedade de subindicadores individuais em uma única medida resumida de desempenho. Os ICs podem refletir critérios multidimensionais em uma medida resumida de desempenho sem perda significativa de informações e têm como vantagens a prontidão para interpretar resultados complexos de desempenho e permitir o progresso do desempenho ao longo do tempo. Este curso tem como objetivo apresentar algumas das técnicas quantitativas atualmente utilizadas para a construção de ICs, permitindo uma melhor compreensão da complexidade do tema. Em particular, vamos abordar um conjunto de diretrizes técnicas recomendadas pela OECD, as quais podem ajudar os reguladores, decisores e cidadãos na aferição e interpretação resultados.

Requisitos: Noções de estatística. Leitura no idioma inglês (nível intermediário). Computadores portáteis (notebooks). Carga Horária 4 Horas

O minicurso será ministrado pela Porfessora Renata Melo e Silva de Oliveira. Renata é Doutora em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Porto (UP) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina,  atua na área de Multiple-criteria decision analysis (MCDA/M), com ênfase em Data Envelopment Analysis (DEA). Dedica-se ao ensino e pesquisa da avaliação de desempenho, com enfoque em questões associadas ao desenvolvimento sustentável, políticas públicas, responsabilidade socioambiental corporativa e gestão industrial. Renata é professora assistente na Universidade do Estado do Pará desde 2009, além de co-fundadora do núcleo de pesquisa aplicado ao desenvolvimento regional (NUPAD). Também é pesquisadora associada ao INESC TEC (FEUP, Portugal) desde 2013 e representante institucional na rede Advances in Cleaner Production Network (ACPN). É educadora certificada pelo Google, além de ser revisora em diversas revistas nacionais e internacionais.

 

Compartilhe!

Apoio

Realização