Maria Cândida Moraes

Universidade Católica de Brasília - UCB - Brasil

Possui mestrado em ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais e doutorado em educação (currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília – UCB e pesquisadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por mais de 10 anos. Foi assessora de planejamento do Ministério da Educação e do Ministério do Planejamento. É pesquisadora do CNPq e foi pesquisadora da CAPES. Foi também pesquisadora - visitante da OEA (em Washington), pesquisadora e professora agregada da Universidade de Barcelona de 2002 a 2014. É coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes -RIES da Universidade de Barcelona, além de conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de uma centena de conferências e palestras em sua área de atuação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, didática, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação, educação a distância.

Thini-á Fulni-ô

membro da Etnia Fulni-ô

Conforme os costumes da etnia Fulni-ô, no momento do nascimento, a mãe índia dá nome à criança segundo os acontecimentos à sua volta. Uma certa noite, nasceu um indiozinho, e sua mãe, Thassi, olhou para o céu e viu que as estrelas eram muitas e, por isso, chamou-o de Thini-á, que significa “estrela”.
Thini-á nasceu às margens do Rio Ipanema, um afluente do Rio São Francisco, nas terras dos Fulni-ô, Estado de Pernambuco. Fulni-ô significa “a gente que mora junto ao rio”. São falantes da língua Yathê, tronco macro-Gê. Desde pequeno foi um índio muito irrequieto e resistente às descaracterizações culturais e invasões que sua tribo sofreu. Por isso, com o intuito de ajudar o seu povo, deslocou-se para Garanhuns (em Pernambuco), para aprender a língua portuguesa e estudar. Depois de terminar o primeiro grau, voltou para a nação Fulni-ô. Com os conhecimentos que o estudo lhe proporcionou, foi para Brasília acompanhar de perto as ações da FUNAI e do Ministério da Justiça em relação à política de demarcações de terras. Desejoso de mais conhecimento para melhor ajudar seu povo, retomou os estudos, completando o segundo grau.
Interessado, surpreso e irritado com as distorções dos meios de comunicação a respeito da problemática indígena, foi para São Paulo, com o apoio do então Ministro da Justiça, Jarbas Passarinho, para estudar na USP, no curso de Cinema, Rádio e Televisão da ECA (Escola de Comunicações e Artes), a fim de absorver as técnicas e produzir documentários sobre a realidade indígena brasileira. Estabeleceu muitos contatos ao longo de seu trabalho, se envolvendo com grupos de antropólogos, historiadores, educadores e outros que o incentivaram a divulgar as tradições e lutas indígenas de seu povo e de outros povos indígenas do país, que como os Fulni-ô, enfrentam o avanço da sociedade.

Alfredo Pena-Vega

Centro de Estudos Transdisciplinares (EHESS) e Universidade de Nantes - França

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris. Professor no Centor de Estudos Transdisciplinares da Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales (EHESS) e na Universidade de Nantes. Coordenou trabalhos em sócio-ecologia sobre a percepção de catástrofes e problemas ecológicos decorrentes do incidente de Chernobyl nos territórios contaminados da República Bielorrusia, Ucrânia e atualmente em Fukushima – Japão. Responsável científico por programas de pesquisa sobre consequências sócio-ecológicos da catástrofe de Chernobyl, sendo especialista na percepção das crises e da consciência social de catástrofes. É colaborador, desde 1990, juntamente com Edgar Morin, em diversos projetos de pesquisa europeus: sustentabilidade através de aspectos ecológicos, econômicos e sociais do meio ambiente. Membro fundador, juntamente com o Senador Cristovão Colombo, do Tribunal de Consciência de Crimes Contra a Natureza. Diretor Cientifico do Projeto Pacto mundial dos Jovens sobre o Clima – COP21.

Jaqueline Moll

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Brasil

Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS. Trabalhou no Ministério da Educação no período de 2005 a 2013, tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica. Seu campo de trabalho e pesquisa educacional tem ênfase na área de políticas públicas e práticas pedagógicas, dialogando e construindo formas de intervenção nos temas da alfabetização, educação de jovens e adultos, fracasso escolar, pedagogias urbanas e relações entre escola e cidade, e, educação integral.

Juan Miguel González Velasco

Universidade San Andrés - Bolívia

Pós-Doutorado em  Práticas Educativas Transcomplexas pela Universidade Católica de Brasilia.  Doutro em Educação Superior pela Universidade Mayor de San Andrés – Bolívia e Universidade de Bremen – Alemanha. Professor da Universidade de Sán Andrés e professor convidado das Universidades de Barcelona, da Universidade do Panamá e da Universidade Católica de Brasília. Conferencista internacional em temas educativos. Pesquisador do Conselho de Ciências – Colciencias – Colômbia, Membro do Grupo GIAD da Universidade de Barcelona, Criador da Teoria Educativa Transcomplexa, aplicada em várias instituições e universidades do mundo. Presidente da Cátedra Complexidade e Transdisciplinaridade Educativa. Membro do Comitê Acadêmico Internacional do Instituto Peruado do Pensamento Complexo. Profesor Internacional de varios programas de Doctorado y Postdoctorado en Educación en Universidades latinoamericanas. Autor, coautor e editor de diferentes publicações internacionais sobre pesquisa, educação, didática, currículo e avaliação. Diretor e editor da CON-CIENCIA para temas de saúde em Bolívia. Presidente da Fundação PROVIDAD (Promoção e Prevenção da Sáude).

Raúl Domingo Motta

Universidade de Rosário - Argentina / Instituto Internacional para o Pensamento Complexo – IIPC

Filósofo e Epistemólogo. Professor e pesquisador da Universidade de Salvador (USAL) e da Universidade de Rosario (UNR), Argentina. Assessor acadêmico internacional e professor afiliado da Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL), México. Diretor do instituto Internacional para o Pensamento Complexo (IIPC). Diretor da Cátedra Itinerante da Unesco ‘Edgar Morin’.  Escreveu, em colaboração com Edgar Morin e  Emilio-Roger Ciurana, a obra Educar Na Era Planetária: o pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana.

Marlene Zwierewicz

Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE - Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1990), Mestre em Educação pela Universidade do Contestado (2002), Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha (2012). Pró-Reitora de Ensino de Graduação e professora de Currículo e Metodologia Científica do Unibave, Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC Brasil, Coordenadora da Rede Internacional e-Culturas - Brasil, Secretária Técnica da Revista Electrónica de Investigación y Docencia - REID, Coordenadora do Congresso Internacional de Educação do Unibave. Tem experiência na área de educação, com ênfase em planejamento e no desenvolvimento de projetos e metodologias inovadoras. Tem como temas de interesse: transdisciplinaridade, tecnologias, educação intercultural e emocional.

Kênia Paulino de Queiroz Souza

Universidade Federal de Tocantins - UFT - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especializações em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade João Calvino e Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade JK - Brasília / DF. Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins - FECIPAR. Ministrou aulas nos cursos de: Gestão, Orientação e Supervisão Escolar e de Educação Infantil e Séries Iniciais da Pós-graduação do Instituto Nacional de Pós - Graduação e Ensino Superior – INAPES. Atuou em sala de aula nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (2011). Coordenou os anos finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Deusa Moraes. Atualmente é membro do grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras e participa das Redes Internacionais de Escolas Criativas – RIEC e RIEC Brasil

João Henrique Suanno

Universidade Estadual de Goiás - UEG - Brasil

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB/ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana/Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Psicólogo - PUC/GO. Psicopedagogo - PUC/GO. Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - MIELT/UEG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD/CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro e pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora - CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas - UFT/TO. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

Maria José de Pinho

Universidade Federal de Tocantins - UFT - Brasil

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Seminário de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. É professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Leciona no mestrado e doutorado as disciplinas: Metodologia de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares; Interdisciplinaridade e Formação Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. Leciona no mestrado a disciplina: Teoria da Educação e Docência universitária. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas e política educacional. Na graduação no Curso de Comunicação Social trabalha com as disciplinas Seminário de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso e Estudos contemporâneos. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor.

Maria Gloria Dittrich

Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque, mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008). É professora titular e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Ciências Políticas e no Curso de Graduação em Enfermagem. Atua no grupo de Pesquisa Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas e no Grupo Saúde da Família na Perspectiva Interdiciplinar. Foi professora da Faculdade São Luiz, onde também atuou como diretora acadêmica.É membro integrante da Red de Formación Universitaria Transdisciplinar - REDFUT, da Comunidad Internacional Científica Virtual para el Cambio - CCVC e Rede Internacional de Escolas Criativas - UB - Espanha. Tem experiência na área da Filosofia, da Educação, da Saúde e da Arte, dentro de uma visão transdiciplinar e ecoformativa. Atua principalmente nos seguintes temas: corpo-criante, arte, arteterapia, criatividade, espiritualidade, educação, saúde, cultura e ser humano. É fundadora da Associação Catarinenese de Arteterapia - ACAT e avaliadora do MEC. É autora e organizadora do I ENCONTRO INTERNACIONAL E CIÊNCIAS ECO-ESPIRITUAIS - Transdisciplinaridade, Ecoformação e Saúde - 2010. Escritora e promotora de eventos culturais e científicos. Seu trabalho nas artes plásticas é marcado por várias exposições e premiações no Brasil e no exterior.

Henrique Belmonte Petry

Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE - Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor do Curso de Agronomia do Unibave e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, na Estação Experimental de Urussanga. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais nas culturas da videira, maracujá e citros. Tem se dedicado à implantação de metodologias inovadoras, utilizando situações-problema e estudos de caso que facilitam a articulação entre conteúdos curriculares e demandas da realidade para estimular a capacidade criativa dos estudantes.

Maria de Fátima Viegas Josgrilbert

Faculdades Magsul - Brasil

Pós-doutoranda e bolsista do CNPQ na Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), sob a orientação do Prof. Dr João Henrique Suanno (2015). Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2004). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1998). Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Castelo Branco - RJ (1980), habilitação: Administração Escolar e Magistério. Professora das Faculdades Magsul, Faculdades Integradas de Ponta Porã; Diretora da Escola Magsul, Ponta Porã/MS, Faculdades Magsul e Faculdades Integradas de Ponta Porã. Grupos de Pesquisa: Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e Grupo de Pesquisa em Rede Internacional investigando Escolas Criativas e Inovadoras; GEPI/Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, projeto e currículo.

Rosane Salete Sasset

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ - Brasil

Mestra em Ciências - área de concentração em Educação Agrícola pela UFRRJ. Graduada em Letras pela UPF/RS. Complementação em Língua Espanhola pela Unoesc-Xanxerê/SC. Especialista em Leitura, Ánalise e Produção Textual. Especialista em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas. Professora Formadora de Língua Espanhola do Programa de Formação Inicial para Professores em exercício na Educação Infantil - Proinfantil / MEC. Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia - Língua Espanhola - Câmpus Colorado do Oeste. Desenvolve trabalho na área da inter/transdisciplinaridade, currículo integrado e educação agrícola.

Lisiane Vandresen

Centro de Ciências da Educação - Colégio de Aplicação da UFSC

Graduada em Letras Português-Inglês e Literaturas, pelo Centro de Ensino Superior da Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988). Graduada em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) com especialização em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira: novos enfoques e materiais (2001). Mestrado em Ciências da Linguagem, com área de concentração em Linguagem, mídias e processos discursivos, e dissertação orientada pela Professora Dra. Maria Marta Furlanetto, intitulada “As representações indígenas na sala de aula de ensino fundamental: produção e circulação de sentidos (2008). Doutorado (cursando) em Educação pela Universidade de Barcelona, Educação e Sociedade.