Carlos F.O. Graeff

São Paulo State University (Unesp), School of Sciences, Department of Physics and Meteorology

Físico; membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, ACIESP; membro do conselho (Advisory Board) do Journal of Materials Chemistry C e Materials Advances (RSC). Foi o pró-reitor de pesquisa da UNESP; coordenador de ensino superior da SCTI-SP; membro do conselho de administração do IPT; integrou a coordenação de área de engenharia da FAPESP; foi coordenador da área de avaliação Materiais e membro titular do CTC-ES na CAPES/MEC. Foi pesquisador visitante em diversas instituições estrangeiras, exemplos: École Polytechnique Fédérale de Lausanne, EPFL, Suíça (2003-2004); Huazhong University of Science and Technology, HUST, China (2011-2015); Beijing Jiatong University, BJU, China (2015-2017) e Helmholtz-Zentrum Berlin für Materialien und Energie, HZB, Alemanha (2019-2022). Pesquisa nos seguintes temas: dispositivos eletrônicos (células solares, transistores etc.), ressonância magnética eletrônica, e biomateriais. (Fonte: Currículo Lattes)

Renato de Figueiredo Jardim

Instituto de Física (IF), Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1983), obteve o mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e o doutorado, na mesma Instituição, em 1989. Desde 1990 é professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo. Ocupa, desde 2005, a posição de Professor Titular junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica. Atua na área de Física Experimental da Matéria Condensada e nos seguintes tópicos: magnetismo, fenômenos críticos, supercondutividade, materiais nanoestruturados, propriedades gerais de óxidos de metais de transição e sistemas eletrônicos fortemente correlacionados. (Fonte: Currículo Lattes)

Gabriel Ravanhani Schleder

LNANO - Brazilian Center for Research in Energy and Materials (CNPEM)

Graduated in Science and Technology (2014), Materials Engineering (2015), Master's (2017), and PhD (2021, sandwich period at Harvard University) in Nanosciences and Advanced Materials, all from the Federal University of ABC (UFABC). He has expertise in the areas of Computational Materials Science and Machine Learning, including experience in Quantum and Physical Properties of Condensed Matter, Electronic Structure of Nanomaterials, Density Functional Theory (DFT), and Two-dimensional Materials (2D). Since 2017 he has been a collaborating researcher at the National Nanotechnology Laboratory (LNNano), part of the National Center for Research in Energy and Materials (CNPEM), working in the group of Director Prof. Adalberto Fazzio. Currently is a postdoctoral researcher at Harvard University, in the group of Prof. Efthimios Kaxiras. Develops strategies combining DFT and machine learning for material properties; and works in theoretical-simulation-experimental collaborations, contributing with DFT Simulations, Machine Learning and Artificial Intelligence in projects involving fundamental understanding of nanomaterials, transmission electron microscopy (TEM), and sensor development. (Source: Lattes Curriculum)

Adalberto Fazzio

Ilum Escola de Ciência Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM

Adalberto Fazzio, Professor Titular do Instituto de Física da USP, é natural de Sorocaba-SP. Bacharel e Mestre em Física pela Universidade de Brasília/UnB, nos anos de 1973 e 1975, respectivamente. Doutor em Física pela Universidade de São Paulo/USP em 1978. Em 1985, tornou-se Livre-Docente no Instituto de Física da USP e, desde 1991, é Professor Titular daquela Instituição. Atualmente, Aposentado da USP, é o Diretor da Ilum Escola de Ciência/CNPEM. Foi pesquisador visitante no National Renewable Energy Laboratory (EUA) e no Fritz-Häber-Institut (Berlim, Alemanha). É pesquisador I-A do CNPq. Ocupou os cargos de Secretário, Secretário-Geral, Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e, também, Conselheiro da SBF. Foi Chefe do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, Vice-Diretor e Diretor do Instituto de Física da USP. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Em 2006, recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. No ano de 2008, foi nomeado pelo Ministro da Educação, membro do Conselho Superior da CAPES e Reitor da Universidade Federal do ABC, onde também foi Diretor do Centro de Ciências Naturais e Humanas. Em 2010, foi promovido à Classe da Grã-Cruz, na Ordem Nacional do Mérito Científico. Em março de 2011 foi nomeado, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Coordenador-Geral de Micro e Nanotecnologias da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT e Assessor Especial do Ministro. Em julho foi designado, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, para o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, exercido até 1º de novembro de 2013. Em outubro de 2013 foi eleito Membro da TWAS (The World Academy of Sciences). Em 2015, assumiu a Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCTI. Sua área de atuação sempre esteve voltada para a Física da Matéria Condensada, dirigida primordialmente no entendimento de propriedades estruturais, magnéticas e de transporte em materiais. Atualmente trabalhando em propriedades de nanomateriais e isolantes topológicos. Com mais de 300 publicações em revistas especializadas (12808 citações, Google; fator de impacto H = 58, Google), tem contribuído com importantes trabalhos no entendimento no campo da ciência de materiais, e uma participação bastante ativa na orientação de mestres e doutores. Seu grupo de pesquisa trabalhou no desenvolvimento de métodos e algoritmos computacionais, aplicados a materiais, procurando entender os processos de crescimentos, difusão atômica, interfaces, defeitos extensos e ações de campo externo (campo elétrico, campo magnético, pressões e temperaturas). De 2017 a 2021 atuou como Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM) e atualmente ocupa o cargo de Diretor do da Ilum Escola de Ciência(CNPEM). (Fonte: Currículo Lattes)