Histórico do Evento:

Entre os anos de 2005 e 2009 havia encontros nacionais, organizados e sediados em diferentes CEFETs. O primeiro evento nacional de capacitação dos profissionais bibliotecários da, então, Rede EPCT foi realizado em 2005, na cidade de Rio de Janeiro, RJ, sendo nominado como Fórum Nacional de Bibliotecários dos Centros Federais de Educação Tecnológica, uma vez que ainda não existiam os atuais Institutos Federais. O evento foi um marco para consolidação da troca dos saberes, promovendo a socialização do conhecimento e a interação dos profissionais bibliotecários que integravam a Rede EPCT.

Os fóruns foram realizados até 2008, em quatro unidades do CEFET pelo país, sendo Rio de Janeiro, RJ (2005), Ouro Preto, MG (2006), Goiás, GO (2007),  e Florianópolis, SC (2008). Em 2009 não foi realizado nenhum encontro em nível nacional.

No ano de 2010 aconteceu o evento nacional nominado de V Fórum Nacional dos Bibliotecários dos IFs, já em vistas da reestruturação da Rede EPCT, ocorrida em 2008 com a promulgação da Lei nº 11.892/2008. O evento foi realizado na cidade de Natal, RN, aberto aos profissionais da Rede Federal EPCT.

Em 2011 aconteceu o VI Fórum Nacional dos Bibliotecários dos IFs, realizado na cidade de Petrolina, PE. Neste evento ocorreu a criação da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal ECPT (CBBI), órgão que visa representar as Bibliotecas da Rede Federal EPCT junto aos diversos segmentos organizados da sociedade, tais como órgãos governamentais, entidades ligadas à educação, pesquisa e extensão, sociedade civil, dentre outros; atuar como veículo de articulação, discussão, deliberação, encaminhamento, acompanhamento e execução das políticas e ações necessárias ao desenvolvimento das Bibliotecas da Rede Federal EPCT e; desenvolver atividades de capacitação, estudos, pesquisas e propostas vinculadas às atividades das Bibliotecas da Rede Federal EPCT.

A CBBI é composta por uma diretoria executiva, formada por um presidente, um representante titular e um representante suplente de cada região do Brasil. Nos anos de 2012 e 2013 não aconteceram os fóruns. Sendo que em 2012 aconteceu o I Encontro de Representantes de Bibliotecas da Rede Federal EPCT, evento capitaneado pelo CONIF, realizado em junho na cidade de Brasília. Neste evento foram redigidas recomendações para a gestão e padronização de serviços para as bibliotecas da Rede Fedral EPCT, as quais foram encaminhadas a todas as reitorias. Foi também neste evento que se deliberou pela mudança do nome do evento nacional, permanecendo-se a contagem dos anos anteriores, passando a denominar-se Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal ECPT (SBBI).

Em 2014 foi realizado o VII SBBI, no IFSULDEMINAS, na cidade de Pouso Alegre, MG, no período de 12 a 14 de março. Neste evento ocorreu a eleição da nova diretoria CBBI, para a gestão 2014–2016. Ainda neste evento, o Instituto Federal do Amazonas foi eleito para sediar o VIII SBBI, com a temática “O papel social e educativo da Biblioteca e do bibliotecário no contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, a ser realizado no período de 06 a 08 de maio de 2015, na cidade de Manaus, AM.

Links para eventos anteriores:

2014 - VII SBBI IFsuldeminas:

http://www.ifsuldeminas.edu.br/bibliotecarios/

2011 - VI Fórum De Bibliotecários dos Institutos Federais:

http://www.ifsertao-pe.edu.br/reitoria/index.php?option=com_content&view=article&id=1444:forum-nacional-de-bibliotecarios-dos-institutos-federais-colhe-frutos-apos-sucesso-de-realizacao&catid=45:noticias&Itemid=68​