VI JORNADA INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA - JINTERFIL

JINTERFIL originou-se em Grajaú idealizada pelo prof. Ubiratane de Morais Rodrigues, que ao diagnosticar algumas dificuldades com e no trabalho da disciplina de filosofia nas escolas do município ocasionadas, entre outras coisas, pela distância que a filosofia permaneceu por muito tempo da escola, resolveu e produziu um projeto de extensão intitulado “Barricadas filosóficas”, que foi desenvolvido no ano de 2013 no campus da UFMA de Grajaú. O objetivo principal do seu projeto era provocar uma aproximação entre professores e alunos no exercício da filosofia nas escolas. Para concluir as ações deste projeto foi realizado o evento denominado Jornada Interdisciplinar de Filosofia (foi a I JINTERFIL), nos dias 1 e 2 de agosto de 2013, no referido município maranhense.

O tema central do evento foi “Os desafios contemporâneos do ensino de Filosofia”, que permitiu o debate entre professores e alunos sobre a necessidade de se pensar os caminhos e desafios do ensino de filosofia na educação básica e no ensino superior. Durante estes dois dias alunos e professores de diversos campi da UFMA apresentaram mais de 25 comunicações, algumas conferências e um minicurso oferecido aos alunos.

Na plenária final do evento o coordenador propôs que a Jornada Interdisciplinar de Filosofia fosse também realizada em outros campi da UFMA no interior do estado, a saber, Imperatriz, São Bernardo, Codó, Bacabal e Pinheiro, gerando o intercâmbio entre os campi que, por vezes, ficam muito isolados entre si e em relação ao campus da capital. Assim, o campus de Pinheiro foi escolhido como sede da II Jornada. Com isso, ficou definido que a Jornada Interdisciplinar de Filosofia – JINTERFIL - seria, a partir de então, um evento regular, ocorrendo anualmente no segundo semestre em diversos campi do continente.

Assim, nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2014, aconteceu no Campus V da UFMA, na cidade de Pinheiro, a II JINTERFIL com o apoio financeiro da FAPEMA. O tema do evento foi “Diálogos filosóficos: a interdisciplinaridade da filosofia com outras áreas de conhecimento” e contou com 400 (quatrocentos) inscritos entre participantes (expositores de trabalhos) e ouvintes, foram apresentados 63 (sessenta e três) trabalhos sendo 60 comunicações orais e 3 banners, 2 conferências, 3 mesas-redondas e 4 minicursos.

No ano de 2015 a JINTERFIL ocorreu no Campus III da UFMA em Bacabal nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2015, com o tema “Filosofia nas escolas: o diálogo interdisciplinar entre filosofia e as ciências humanas”, também obteve apoio da FAPEMA para o seu efetivo sucesso. Tal como nos anos anteriores o evento contou com a participação de um número excepcional de inscritos, entre estudantes, professores e pesquisadores do estado do Maranhão e de outros estados do país. Foram realizadas mais de 50 comunicações orais, diversos minicursos, mesas-redondas e conferências, permitindo com isso consolidar o objetivo deste evento que tem como meta mobilizar, produzir e realizar intercâmbio entre pesquisadores e estudantes do Maranhão, do Brasil e do mundo, que lidam com a filosofia na educação básica e superior, com o intuito de socializar e debater questões relativas à prática e produção da filosofia em sua articulação com as outras áreas de conhecimento. Além disso, a Jornada produziu um livro com a parceria com a Editora Fi, de Porto Alegre, lançado em outubro deste ano e disponível no site da editora.

Em 2016, a JINTERFIL ocorreu no Campus da UFMA em São Bernardo nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2016, permitindo com isso consolidar o objetivo deste evento que tem como meta mobilizar, produzir e realizar intercâmbio entre pesquisadores e estudantes do Maranhão, do Brasil e do mundo, que discutem a relação da filosofia com a arte e a cultura.

Em 2017 a V JINTERFIL foi realizada no campus da UFMA na cidade de Codó no Maranhão. O tema foi Ética e PolíticaGênero, Raça e Diversidade Cultural, esta quinta edição consolida o movimento interdisciplinar entre os câmpus da UFMA, primando por um grande debate sobre a relação fundamental entre Filosofia, Política, Ética, Epistemologia, Arte e Cultura, proporcionando o diálogo profícuo com os demais campos das ciências e com as diversas expressões artísticas do estado.

É um evento que buscou a interface entre os temas filosóficos juntamente com as  questões que envolvem diversos movimentos sociais. Nesse sentido, a discussão filosófica em âmbito interdisciplinar adentra ainda mais nos estudos das humanidades com a presença de questões do mundo antigo e contemporâneo.

V JINTERFIL contou com temas de extrema relevância para as ciências humanas assim como para a sociedade em geral. Ademais, mesmo antes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e com os novos desafios para a educação básica, a V JINTERFIL abordou temáticas que estão integradas com as proposições fundamentais da Nova Base Nacional Comum Curricular, tais como:

a) Raça, Diversidade Cultural e Política Democrática: A Importância da Política de Cotas raciais e do ingresso de Pretos e Pardos em universidades no Brasil;

b) Educação Ambiental na Contemporaneidade;

c) Ética e Diversidade;

d) Ainda contando com as mesas redondas (gênero e poder, ética e política, ética e religião)

Nesse ano (2018), a VI JINTERFIL tem por objetivos: 

· GERAL:

Fomentar estratégias para aperfeiçoar a interface entre o(s) saber(es) filosófico(s) e as demais ciências humanas assim como partilhar os sinais patológicos de nossa sociedade no intuito de articular possibilidades para "tomadas de decisão" perante o nosso cenário sóciopolítico.

 

· ESPECÍFICOS:

-  Caracterizar a Universidade Federal do Maranhão, de forma regular, e mais especificamente, a área da Filosofia, no interior das Ciências Humanas, como um espaço social, político e educacional tomando em consideração a perspectiva interdisciplinar do "fazer" e do "como fazer";

·  Possibilitar a interação de graduandos e pós-graduandos, de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa maranhenses, bem como pesquisadores de outros Estados do Brasil e de outros países;

PÚBLICO ALVO

Professores, graduados e graduandos de Filosofia bem como das demais áreas das artes e humanidades.