Aumeri Carlos Bampi

Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia FAFIMC - PUC - RS - Campus de Viamão, Especialização em Planejamento Educacional e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (2000), revalidado pelo Programa de Doutorado em Educação da UFRGS. Possui Pós-doutorado em Psicologia Social pela USP. É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1990, lotado na Faculdade de Educação e Linguagem, tendo trabalhado com Introdução à Educação, Pesquisa Educacional (curso de Pedagogia) Antropologia da Educação (curso de Pedagogia), Princípios éticos - estéticos e ecológicos do cuidado na Educação (curso de Pedagogia), Metodologia de Ensino (curso de Pedagogia), Filosofia da Educação (curso de Pedagogia) e Filosofia da Linguagem (curso de Letras). Dedica-se há 25 anos à formação de professores e implantação de cursos, projetos e programas de ensino superior, em especial na implantação de projetos de formação de professores da Educação Básica (PIQD - Programa Interinstitucional de Qualificação Docentes da educação básica na região norte de Mato Grosso). Implantou diversas licenciaturas e programas de formação de professores e cursos de bacharelado. Atuou junto a formação de professores indígenas e Licenciaturas Plenas Parceladas. É professor do Programa de Pós-graduação em CIÊNCIAS AMBIENTAIS da UNEMAT (mestrado/doutorado), no qual atua com Epistemologia Ambiental e Educação Ambiental para a Sustentabilidade. É professor do Mestrado em Geografia / UNEMAT atuando com Espaço, política e dinâmica territorial. Coordenou o Doutorado Interinstitucional DINTER - EDUCAÇÃO UFRGS / UNEMAT. Possui experiência na formação de professores da educação básica. Atuou também na gestão universitária e na gestão pública. Desenvolve projetos, programas e estudos principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação superior e universidade; questões socioambientais, sustentabillidade e diversidade cultural; Estado, políticas públicas e desenvolvimento. 

Almir Arantes

Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Historia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto V da Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop, atua nas seguintes temáticas: metodologia de pesquisa, pesquisa educacional, desenvolvimento regional, políticas públicas.

Frank Leone de Sousa Pantoja

Susthentar

Especialista em Gestão de Recursos Ambientais pela Universidade Educacional do NORTE - UNINORTE em 2004 e Licenciado Pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará desde 2001. Atualmente atua como Gerente Técnico da SUSTHENTAR-Serviços Ambientais e Turísticos da Amazônia Ltda. Anteriormente atuou como professor do Instituto Esperança de Ensino Superior no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Também atuou como coordenador local de Projetos pela Instituição The Nature Conservancy-TNC no município de Santarém, onde auxiliou a implantação do Sistema de Cadastramento Ambiental Rural para o Estado do Pará, assim como do Sistema de Monitoramento do Desmatamento em áreas de produção agropecuária. Anteriormente foi Diretor Administrativo da EKOAR- Empresa de Assessoria e Consultoria Ambiental da Amazônia Ltda, no Estado do Acre, onde desenvolveu atividades relativas a manejo de florestas tropicais; Diagnósticos sócio-ambientais e pesquisas para o setor florestal madeireiro; coordenou treinamentos e sensibilizações de comunidades tradicionais para a gestão dos recursos naturais florestais. Também no Estado do Acre, foi consultor da Instituto de Meio Ambiente do Estado do Acre-IMAC e da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre-FUNTAC. No período de 1998 a 2005 atuou no Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - IMAZON, iniciando sua carreira como estagiário, realizando levantamentos de dados sobre o setor madeireiro em áreas do Pará e Amapá, posteriormente foi contratado como consultor atuando em áreas de Santarém e Mato Grosso e foi enquadrado como assistente de pesquisa período em que gerenciou as atividades de pesquisa sobre a ecologia de mogno e outras espécies florestais, além de atividades administrativas do Projeto Mogno em Sena madureira no Estado do Acre.

Hélcio Honorato de Souza

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pelo Programa de Pós Graduação PPG-CASA. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com Área de Concentração em Sociedade, Desenvolvimento e Dinâmicas Socioambientais. Visando a identificação e entendimento das dinâmicas ambientais e os efeitos dos projetos de desenvolvimento para a região Amazônica, a produção de conhecimento e proposição de instrumentos, ferramentas, processos, tecnologias e modelos de gestão ambiental. Participante do grupo de pesquisa de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente exercendo o cargo de técnico em Extensão Rural no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Núcleo Pará.

José Reinaldo Pacheco Peleja

UFOPA

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. É professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Atua na área de Ecossistemas aquáticos, com ênfase em Limnologia Aplicada, Qualidade da água, Ecotoxicologia, Biogeoquímica Aquática e Pesca Interior.

Ynglea Georgina de Freitas Goch

UFOPA

É graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1999), possui mestrado em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2002) e Doutorado em Biologia - Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2007). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades de Peixes e Ecologia de Ecossistemas Aquáticos atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento, ecotoxicologia, limnologia, ecologia de ecossistemas amazônicos e gestão de bacias hidrográficas. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa CEP/CONEP da Universidade do Estado do Pará - UEPA, Campus XII Tapajós. É membro do Banco de Avaliadores INEP/MEC.

Podalyro Lobo de Sousa Neto

SEMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1994) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professor contratado do Instituto Esperança de Ensino Superior- IESPES e diretor do Núcleo de Desenvolvimento Humano & ambiental. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Ambiental com ênfase em Planejamento de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento, Meio Ambiente, Amazônia e Educação Ambiental.

Quêzia Leandro de Moura Guerreiro

UFOPA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências/UFPA em parceria com a Embrapa e o Museu Paraense Emílio Goeldi-MPEG. Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências/UFPA em parceria com a Embrapa e o MPEG. Especialista em Ciências Forenses pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. Bacharel em Ciências Ambientais pelo CESUPA. Foi professora do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA de 2011 até junho de 2014. Foi Bolsista de Iniciação Científica/CNPq; Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial nível II e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial nível III, atuando na Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE) do MPEG. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Possui experiência nos temas: aspectos físicos, químicos e microbiológicos do solo, manejo e conservação do solo, característica química da água, Perícia Ambiental, manejo de recursos naturais, Educação Ambiental, Logística de Campo, Poluição ambiental; Gestão de Resíduos e Planejamento urbano e ambiental.

Urandi João Rodrigues Junior

UFOPA

Doutorando em Gestão Ambiental, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Mato Grosso. Possui graduação em Administração Geral pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007), especialização na área de Gestão Executiva e Docência para o Ensino Superior. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no regime de Dedicação Exclusiva. Atualmente Vinculado ao quadro de Gestão Ambiental e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas. Docente das áreas de Administração e Gestão Ambiental. Já atuou como Diretor Acadêmico, coordenador de curso e coordenador de pós-graduação em IES privadas e públicas.Possui experiência mercadológica na área da Administração, Gestão Ambiental com ênfase em Planejamento Estratégico, bem como áreas de Produção/Qualidade e Logística.

Jacqueline Bailão da Silva Lopes

UFOPA / SINFRA

Possui graduação (2006) e mestrado (2014) em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, além de especialista (2008) em Geoprocessamento e Georreferenciamento pela Faculdade Terra de Brasília - FTB. Tem experiência nas áreas de Ciências Ambientais e de Engenharias, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Impactos (AIA e AAE), Licenciamento Ambiental, Planejamento e Gestão ambiental, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Ciências Agrárias em pequenas comunidades rurais, Geoprocessamento e Georreferenciamento. Desde 2008 vem exercendo a docência no ensino superior tecnológico, como no curso de Mineração na Universidade do Tocantins (Unitins) e entre 2010 e 2014 foi docente (DE) do IFPA para o curso de Gestão Ambiental, além dos cursos técnicos em Agrimensura, Edificações e Segurança do Trabalho. Atualmente, pertence ao quadro de servidores técnicos da Ufopa, na Superintendência de Infraestrutura – Sinfra, no cargo de Engenheira, área ambiental, e como coordenadora de Gestão Ambiental.