LOCAIS E HORÁRIOS DOS GTs
APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS NO DIA DO EVENTO
Os resumos expandidos aceitos, serão apresentados oralmente (de forma presencial), nas salas definidas pela Comissão. Assim, no dia do evento, os autores deverão trazer a apresentação em um arquivo em Power Point (PPT), conforme template disponibilizado no site do evento, 20 minutos antes do início das apresentações.
- Para a apresentação, deve-se utilizar o template de PowerPoint disponibilizado.
- A apresentação oral ocorrerá no horário e local indicado no site do Evento.
- Cada apresentação terá duração de 10 minutos de explanação. O debate no grande grupo será organizado pelos coordenadores dos GTs.
- Durante a apresentação dos resumos, o coordenador, definido pela Comissão Científica, estará presente para contribuir com os debates.
- A seguir, os autores poderão acompanhar a organização dos trabalhos e das salas de cada GT.
ORGANIZAÇÃO DAS SALAS - COMUNICAÇÕES ORAIS
TRABALHOS DIA 18/05/2023 – 10:00 às 12:00
GRUPO TEMÁTICO (GT) 1 – EDUCAÇÃO E LINGUAGEM |
||
SALA DE AULA 4 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Yana Liss Soares Gomes Monitor: Matheus Vieira da Silva |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
A AMIZADE DE NARUTO E SASUKE COMO REPRESENTAÇÃO CONCEITUAL DE PLATÃO |
Renis Ramos Silva, Nádson Araújo dos Santos |
02 |
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS OCORRÊNCIAS DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO NA COLEÇÃO ÁPIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I |
Maria Larissa do Nascimento Alves |
03 |
CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A NECESSIDADE DE SUA INCLUSÃO NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Rayssa Bárbara Santos de Lima, Julia Gabriele da Silva Oliveira |
04 |
COMENTÁRIOS DESDOBRADOS SOBRE MARCAS DE PONTUAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS DUPLAS DE ALUNOS |
Rosiene Omena Bispo |
05 |
A REFERENCIAÇÃO PRONOMINAL DE PERSONAGENS EM CONTOS ETIOLÓGICOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES RECÉM-ALFABETIZADOS |
Karine Luana Amorim Braga |
06 |
DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DO ENSINO DE LIBRAS |
Jerlan Pereira Batista, Jose Affonso Tavares Silva, Raquel Pereira de Lima |
07 |
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
Aleph Danillo da Silva Feitosa, Alison Douglas Lima da Silva, Yana Liss Soares Gomes |
08 |
A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESPAÇOS INTERATIVOS DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR: UM INCENTIVO À LEITURA E A ESCRITA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA |
Fabiana Gomes Souza, Martha Maria Rodrigues da Silva |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 1 – EDUCAÇÃO E LINGUAGEM |
||
SALA DE AULA 5 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Silvana Paulina de Souza Monitor: Elianae Rodrigues dos Santos |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
PROGRAMA ALFABETIZA MACEIÓ PARA A RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: DISCURSO OFICIAL E PONDERAÇÕES DE UMA FORMADORA |
Adriana Cavalcanti dos Santos, Andrezza Sibelly Mendes, Rita de Cássia de Oliveira Lima |
02 |
ALBETIZAÇÃO E OS USOS DAS TECONOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Elisane Barbosa de Araújo, Yana Liss Soares Gomes |
03 |
COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ENTRE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENAL: UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA |
Simone Maria da Silva Lima, Maria Inez Matoso Silveira |
04 |
ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E RELAÇÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA |
Francisco Raule de Sousa, Adriana Cavalcanti dos Santos |
05 |
LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO EM UM PERÍODO PANDÊMICO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Elisabete Pereira Fernandes, Lilian Soares Figueiredo Luz |
06 |
REVISÃO DE TEXTO NO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE É PROPOSTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? |
Kall Anne Sheyla Amorim Braga, Paula Renata Soares, Maria Raquel Santana Lima |
07 |
COMPREENSÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE DO PNA |
Alice Pereira da Silva, Marta Maria Minervino dos Santos |
08 |
AS IMPLICAÇÕES DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS |
Vaneska de Lima Santos, Silvana Paulina de Souza, Natália Oliveira de Souza |
09 |
PRÁTICAS DE ENSINO MULTIMODAIS: ESTUDOS SOBRE O USO DE MEMES EM SALA DE AULA |
Clemilda Damião Freitas, Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO |
||
SALA DE AULA 6 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Luciano Henrique da Silva Amorim Monitor: Lívia Maria Meneses Ferreira |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
HIPÓDROMO PEDAGÓGICO E A CORRIDA DOS CAVALOS DE TRÓIA NA EDUCAÇÃO: A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NA ESCOLA DA ESCOLHA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Washington Matheus dias de Freitas, Maria Fabiana da Silva Costa |
02 |
PROFESSOR DE REDUÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE SUA ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA TAPERA-AL |
Marcos Henrique dos Santos |
03 |
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: UM OLHAR ACERCA DA SUA NOVA INSTITUCIONALIDADE A PARTIR DA LEI 11.892 DE 2008 |
Bruno Rodrigo Tavares Araújo |
04 |
ANALISANDO AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO DA BNC-FORMAÇÃO: A REFORMA NO PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Jacyelle Karinne Bento, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante |
05 |
CONSERVADORISMOS JUVENIS EM TEMPOS “NÃO ANALÓGICOS”: NOTAS SOBRE OS NOSSOS DIAS |
Luciano Henrique da Silva Amorim, Rosemeire Reis |
06 |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL: UM ESTUDO DE CASO |
Eduardo Leite Oliveira dos Santos, Lana Lisiêr de Lima Palmeira |
07 |
DISCURSO PROPAGANDÍSTICO. PANDEMIA. PROPAGANDA DE SERVIÇO. RESPONSABILIDADE SOCIAL |
Marcos Diego de Lima Silva, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante |
08 |
A NOVA CONDIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19 EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ |
Vania Silva de Oliveira Cordeiro |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO |
||
SALA DO NEPEAL DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Ana Luiza Tenório dos Santos Monitor: Augusto Mateus Araújo Melo |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
O FENÔMENO DA FINANCEIRIZAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO BRASILEIRO |
Aline Soares Nomeriano |
02 |
MATERIALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO PLANO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EM PERIODO DE PANDEMIA |
Edivan Claudino Soares da Silva |
03 |
REFLEXÕES SOBRE OS REFERNCIAIS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) DO/NO CAMPO |
Beatriz Lima Benigno, Lucianny Thaís Freire, Zilda Gláucia Elias Franco |
04 |
O PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES NA REALIDADE DE JEQUIÁ DA PRAIA – ALAGOAS |
Erivaldo Ferreira da Silva, Givanildo da Silva |
05 |
ESTADUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM ALAGOAS NA PERSPECTIVA XUKURU-KARIRI |
Rogério Rodrigues dos Santos, Valdeck Gomes de Oliveira Junior, Nayanne Lima Alves |
06 |
A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR, UM ESTADO DA ARTE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA – PNEGEPB |
Maria Betania Gomes da Silva Brito |
07 |
PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DOCUMENTAL DO CATÁLOGO DAS EMENTAS DAS TRILHAS DE APROFUNDAMENTOS CURRICULARES DE ALAGOAS |
Maiara Farias dos Santos, Felipe Rodrigues de Andrade, Lilian Carmen Lima dos Santos |
08 |
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PERMANÊNCIA ESCOLAR E AS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS NO BRASL E NA EUROPA |
Aline Hora Lobo, Ana Luísa Tenório dos Santos, Marinaide Freitas |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO |
||
SALA DE AULA 7 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Kátia Maria Silva de Melo Monitor: Beatriz Barbosa de Oliveira Poncell |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
OS IMPACTOS DO FUNDEB NA POLÍTICA SALARIAL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2020 |
Doriely Ribeiro da Silva, Jailton de Souza Lira, Antonio Nascimento da Silva |
02 |
A INCONSTITUCIONALIDADE DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A COMPOSIÇÃO DE GESTÃO DAS UNIDADES DE ENSINO PARTICIPANTES DO PROGRAMA ALAGOANO DE ENSINO INTEGRAL - PALEI |
Ana Carolina de Oliveira N. Pereira, Felipe Rodrigues de Andrade, Jailton de Souza Lira |
04 |
A BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO: RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS |
Kátia Maria Silva de Melo |
05 |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO BRASILEIRO |
Geisa Carla Gonçalves Ferreira, Deyvid Braga Ferreira Braga |
06 |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO ANUAL PARA A BOA EXECUÇÃO DO RECURSO DO PDDE |
Antônio Nascimento da Silva, Joyce de Oliveira Bezerra, Jailton de Souza Lira |
07 |
GESTÃO DEMOCRÁTICA DURANTE O REAENP: ANÁLISE DOCUMENTAL DA PORTARIA Nº 7.651 E DO GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM |
Felipe Rodrigues de Andrade, Ana Carolina de Oliveira N. Pereira, Jailton de Souza Lira |
08 |
ANÁLISE CURRICULAR DO CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS DA PM DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO |
Joyce De oliveira Bezerra, Jailton de Souza Lira, Doriely Ribeiro da Silva |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO |
||
SALA DE SAULA 8 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Valéria Campos Cavalcante Monitor: Andresso Marques Torres |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
TRAJETÓRIAS CURRICULARES NO BRASIL E EM ALAGOAS: O LUGAR DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO NAS ESCOLAS |
Rutyelle Nunes Nolasco, Valéria Campos Cavalcante |
02 |
APLICAÇÃO DE UMA PAUTA FORMATIVA SOBRE TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
Alana Priscila Lima de Oliveira |
03 |
DECOLONIZAR A CIÊNCIA COMO PEDAGOGIA DO CUIDADO: LUTAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS NA RELAÇÃO COM OS CONCEITOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
Gilmar Lima Fernando |
04 |
AS MULHERES E SUAS FORMAS DE EXISTIR E RESISTIR NA EDUCAÇÃO E NA VIDA |
Ana Gabriela Pepe, Cristiane Marcela Pepe, Karina da Silva Figueredo |
05 |
IMPACTOS DA COVID-19 NO TRABALHO DOCENTE E OS DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO |
Vandeilton Trindade Santana |
06 |
O RESGATE DAS CULTURAS BRINCANTES BRASILEIRAS A PARTIR DOS QUATROS ELEMENTOS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Yasmin de Oliveira de Alencar, Leide Flor de Lima, Niquezia Rocha Marques |
07 |
VEM QUE TÊM! A OCUPAÇÃO DE CRIANÇAS DA EI NA CIDADE A PARTIR DO CIRCUITO DE FEIRAS POPULARES COMO AÇÃO PEDAGÓGICA |
Maria Janailma B. da Silva Tavares, Luciano Henrique da Silva Amorim, Charllane Synara Assis dos Santos |
08 |
ESTUDOS COM JUVENTUDES A PARTIR DE SUAS NARRATIVAS CONTRIBUIÇÕES DE UM DOSSIÊ TEMÁTICO |
Laura Santos de Oliveira, Rosemeire Reis, Julya Myrele Rosendo de Almeida |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO |
||
SALA DE AULA 9 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Alex Vieira da Silva Monitor: Adriana Vieira Lins |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
LITERATURA E SALA DE AULA: A ESCOLA E SEU PAPEL NA RECONSTRUÇÃO DO CÂNONE LITERÁRIO ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA |
Hyalle Jaynne Silva, Cleusa Salvina R. Mauricio Barbosa |
02 |
UTILIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS CRIATIVOS NA DISCIPLINA DE PROFISSÃO DOCENTE COMO POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS |
Maria Dolores Fortes Alves, Mirian Rachel de Araújo Berto, Mylena França de Oliveira |
03 |
José Bezerra da Silva, Anderson de Alencar Menezes |
|
04 |
UTILIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS CRIATIVOS NA DISCIPLINA DE PROFISSÃO DOCENTE COMO POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS |
Mylena França de Oliveira, Maria Dolores Fortes Alves, Mirian Rachel de Araújo Berto |
05 |
ENTRE DEVANEIOS E INFÂNCIAS: POR UMA PEDAGOGIA DA MARAVILHA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Williams Nunes da Cunha Junior |
06 |
A TEORIA DO RECONHECIMENTO DE HONNETH E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE ACERCA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS |
Martha Vanessa Lima do N Cardoso, Anderson de Alencar Menezes |
07 |
A BNNC DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA |
Marcelo Souza dos Santos, Suzana Marcolino |
08 |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO OBJETO DE PESQUISA: DIFICULDADES E DESAFIOS |
Adriana Vieira Lins |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO |
||
SALA DE AULA 10 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Carolina Nozella Gama Monitor: Layse Maria dos Santos Ferreira |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
SOCIABILIDADE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS/AS: MAPEAMENTO DE ARTIGOS PUBLICADOS (2008-2017) |
Lara Jordana Lima da Silva, Rosemeire Reis da Silva, Julya Myrele Rosendo de Almeida |
02 |
O PROGRAMA DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN: PERSPECTIVAS TEÓRICA E METODOLÓGICA PARA APROXIMAR A FILOSOFIA ÀS CRIANÇAS |
Jaeliton Francisco da Silva |
03 |
VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA: DESAFIOS E REALIDADES DO ENSINO REMOTO DO/NO MUNICÍPIO DE FLEXEIRAS/AL |
Erka Karollyna Leite dos Santos, Natália do Nascimento Santos, Valéria Campos Cavalcante |
04 |
EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: UMA REFLEXÃO ACERCA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DE UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA |
Jislaine Maciel dos Santos, Leônidas de Santana Marques |
05 |
ENSINO DE FILOSOFIA E CURRÍCULO: UMA REVISÃO SISTEMÁRICA DA LITERATURA |
Vanessa do Rêgo Ferreira, Adailton Pereira Melo, Beatriz Araújo da Silva |
06 |
CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE INICIAL DOS CURRÍCULOS DAS REDES MUNICIPAIS DE CAMBÉ-PR E DE MACEIÓ-AL |
Ellen Caroline Rocha de Melo, Carolina Nozella Gama |
07 |
DIALÓGOS COM A FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO: ENTRE SUJEITOS E SUBJETIVIDADES |
Elilia Camargo Rodrigues |
08 |
CRISE DA EXPERIÊNCIA NARRATIVA: POR UMA PEDAGOGIA À CONTRAPELO HISTÓRICO E EMANCIPADORA |
Darlan do Nascimento Lourenço, Anderson de Alencar Menezes |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 4 – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
||
SALA DE AULA 11 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Edlene Cavalcanti Santos Monitor: Maria do Amparo da Silva Nunes |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Edlene Cavalcanti Santos |
02 |
DESENVOLVENDO O PENSAMENTO MATEMÁTICO NO 6º ANO DO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INDIANOS |
Claudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Felipe Miranda Mota |
03 |
UMA AÇÃO EDUCATIVA DESENVOLVIDA NO PARQUE ECOLÓGICO NA CIDADE DE MACEIÓ: ANÁLISE DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL |
Geovanio da Silva Santana |
04 |
MAPEAMENTO DOS CONCEITOS RECORRENTES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NAS PRODUÇÕES PUBLICADAS (2012-2021) |
Franciscleide do N. Rodrigues, Carloney Alves de Oliveira, Andressa Cristina Teodosio |
05 |
RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Angelica Ferreira Cravo, Anielly Ildefonso Santos Lopes, Carloney Alves de Oliveira |
06 |
SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO E AS PRODUÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO NOS PROGRAMAS PROFISSIONAIS NO PERÍODO DE 2017 A 2022 |
Jaiara Santos Alves da Rocha, Elton Casado Fireman, Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos |
07 |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM UNIVERSO DE POSSIBILIDADES |
José Diogenes dos Santos Filho, Vitória Fernanda de Albuquerque Souza, Joyce Maria Almeida Santos |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 4 – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
||
SALA DE AULA 12 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Cícero Neilton dos Santos Oliveira Monitor: Anne Catharine Tavares de Azevedo Marinho |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE GEOMETRIA À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR(BNCC) |
Anielly Ildefonso Santos Lopes, Carloney Alves de Oliveira, Angélica Ferreira Cravo |
02 |
O ENSINO DE PROBABILIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) |
Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Claudia de Oliveira Lozada |
03 |
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NAS LICENCIATURAS DO CAMPUS ARAPIRACA DA UFAL: ETAPA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA? |
Thayslanny Darlaty N. da Silva, Tereza Cristina C. de Alburquerque |
04 |
A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ: UM OLHAR PARA A SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NA TEMÁTICA DE INVESTIMENTOS |
Felipe Miranda Mota, Claudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana |
05 |
SANEAMENTO BÁSICO PARA QUEM? UM ESTUDO A PARTIR DAS REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS NA PERSPECTIVA DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS DECOLONIAL |
Leila Kely dos Santos da Paz, Sthefany Dionizio Santos, Davyd Eduardo Roberto da Silva |
06 |
A LITERATURA INFANTIL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Jéssica Alves Florêncio Silva, Carolina Nozella Gama |
07 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO: UM MAPEAMENTO DOS ACHADOS |
Joenneyres Raio de S. Amancio, Carloney Alves de Oliveira, Márcia da Silva Santos Portela |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 5 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU SOFRIMENTO PSÍQUICO |
||
SALA DE AULA DO PPGECIM/CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Eva Pauliana da Silva Gomes Monitor: Phelipe Lins de Moura |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO AEE EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS |
Solange Batista dos Santos, Jerlan Pereira Batista, José Affonso Tavares Silva |
02 |
O LÚDICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LIBRAS: DISCUSSÕES PRELIMINARES |
José Affonso Tavares Silva, Raquel Pereira de Lima, Jerlan Pereira Batista |
03 |
O USO DA CARTOGRAFIA TÁTIL COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Cirlene Jeane Santos e Santos, Mirelle Cristhine de Almeida Lima, Livia Thaysa Santos de A. Gama |
05 |
A MULHER NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIFICULDADES NO LUGAR DE PROFESSORA E ALUNA |
Ana Luíza dos Reis Santos, Cristiane Pepe, Maria Paula Alves Araújo |
06 |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES NOS PRIMEIROS ANOS DE CARREIRA DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM MACEIÓ-AL? |
Eva Pauliana da Silva Gomes |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 5 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU SOFRIMENTO PSÍQUICO |
||
SALA DE SEMINÁRIOS DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Leonardo Brandão Marques Monitor: Keyte Elen da Silva Melo |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
A UNIÃO DOS PAIS COM A ESCOLA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
Mirian Suellen Guilherme da Silva |
02 |
ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR EM MACEIÓ/AL: A LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE SAÚDE |
Laura Regina Bezerra Porangaba, Iris Ferreira da silva |
03 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SUA CORRELAÇÃO COM OS ASPECTOS MOTORES DA PSICOMOTRICIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Luciana Rosy Lopes Santos, Leonardo Brandão Marques |
04 |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APONTAM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS |
Wellyngton Chaves M. da Silva, Eleusa Maria Passos Tenório |
05 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS |
Juliana de Jesus Souza, Viviane de Jesus Guedes, Rosemary Lapa de Oliveira |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 6 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
||
SALA DE AULA DO PPGE - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Maria Aparecida Pereira Viana / Esmeralda Cardoso de Melo Moura Monitor: Willams dos Santos Rodrigues Lima |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
NARRATIVAS DIGITAIS: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINAR E O APRENDER |
Esmeralda Cardoso de Melo Moura, Maria Aparecida Pereira Viana |
02 |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REALIDADE VIRTUAL E CULTURA MAKER NO PROTAGONISMO ESTUDANTIL |
Deyse Mara Romualdo Soares, Cleide Jane de Sá Araújo Costa |
03 |
NARRATIVAS REFLEXIVAS E OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA |
Willams dos Santos R. Lima, Maria Aparecida Pereira Viana |
04 |
INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA PERSPECTIVA MEDIADORA: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Giselma da Silva Gomes, Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Regina Maria Ferreira da Silva Lima |
05 |
AVALIAÇÃO FORMATIVA NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ON-LINE: UM RECORTE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS APLICADOS COM MAIOR FREQUÊNCIA PELOS DOCENTES |
Débora Alice Silva dos Santos, Cleide Jane de Sá Araújo Costa |
06 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA: MAPEAMENTO SISTÊMICO DO USO PEDAGÓGICO DO SMARTPHONE COMO CANAL DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2 - COVID-19) |
Rosiane Maria Pereira Alves |
07 |
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA SOCIAL INSTAGRAM: UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À QUÍMICA |
Jéssyca Silva de Lima, Mayra Tamires Santos, Marlos Gabriel Machado |
08 |
O QUE SE DISCUTE SOBRE QUÍMICA EM REDES SOCIAIS? UMA ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS EM PUBLICAÇÕES DO INSTAGRAM |
Marlos Gabriel Machado, Jéssyca Silva de Lima, Mayra Tamires Santos Silva |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 6 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
||
SALA – AUDITÓRIO DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00) Coordenador(es): Cleide Jane de Sá Araújo Costa / Iris Maria dos Santos Farias Monitor: Thelma Vanessa Moreira Costa |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
NARRATIVAS DOCENTES: VIVÊNCIAS DO/NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ |
Iris Maria dos Santos Farias, Willams dos Santos R. Lima, Maria Aparecida Pereira Viana |
02 |
POSTS: INVESTIGANDO POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA DIVULGADOS NO INSTAGRAM |
Mayra Tamires Santos Silva, Marlos Gabriel Machado, Jéssyca Silva de Lima |
03 |
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS (2015-2020): DEFINIÇÕES E POSSIBILIDADES |
Ruthe Kelly dos Santos, Débora Cristina Massetto |
04 |
SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ALAGOAS: ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 E DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
Mayara Cordeiro da Silva, Viviane Caline de Souza Pinheiro, Mayara Teles Viveiros de Lira |
05 |
A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR JURÍDICO: RESISTÊNCIAS, DIFICULDADES E AVANÇOS |
Thelma Vanessa Moreira Costa, Alan Pedro da Silva |
06 |
A INTERAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO DE DISCIPLINA OFERTADA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) |
Mayara Teles Viveiros de Lira, Cleide Jane de Sá Araújo Costa |
07 |
ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Mariana Stephane Oliveira Lima, Carlos Eduardo Feitoza Araújo, Mayara Teles Viveiros de Lira |
08 |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS NO ENSINO ONLINE EMERGENCIAL EM AULAS DE MATEMÁTICA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19 |
Tamara Belmira da Sylveira Guimarães Soares, Luis Paulo Leopoldo Mercado |
TRABALHOS DIA 19/05/2023 – 14:00 às 16:00
GRUPO TEMÁTICO (GT) 1 – EDUCAÇÃO E LINGUAGEM |
||
SALA DE AULA 4 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante Monitor: Débora Letícia da Silva Santos |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
AVALIAÇÃO DO SAVEAL/PROVA ALAGOAS (2021): REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM LÍNGUA PORTUGUESA |
Dayanne Vitor dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
02 |
PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ESTUDANTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Gabriela do Nascimento L. Pessoa, Maria Auxiliadora da S. Cavalcante |
03 |
VARIEDADE LINGUÍSTICA E SEUS ASPECTOS DIATÓPICOS, DIACRÔNICOS E DIASTRÁTICOS |
Ruth de Oliveira Ferreira, Any Cristina Felix, Maria Auxiliadora da S. Cavalcante |
04 |
BRANCA DE NEVE NO TEMPO DOS DINOSSAUROS: UMA ANÁLISE DE COMENTÁRIOS DE UMA DÍADE PORTUGUESA ACERCA DO OBJETO TEXTUAL RELACIONADO À CONCORDÂNCIA VERBAL NO MANUSCRITO ESCOLAR |
Mauri Célio Alves Santana Eduardo Calil de Oliveira |
05 |
O EMPREGO DO M ANTES DE P E B |
Vitória Fernanda de A. Souza, José Diogenes dos Santos Filho, Erichelly Gonçalves da Silva |
06 |
O QUE OS PESQUISADORES BRASILEIROS FALAM SOBRE O ENSINO DAS MARCAS DE PONTUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1? |
Bruna Lays Alencar Brandão |
07 |
O ENSINO DE FILOSOFIA EM UM AMBIENTE PLURIRELIGIOSO NO ENSINO MÉDIO: DILEMAS DA LEITURA LITERÁRIA E A LITERATURA FILOSOFICA |
Lenine Querino Silva de Oliveira, Adailton Pereira de Melo |
08 |
ATIVIDADE DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: USO DOS PORQUÊS |
Joyce Maria Almeida Santos, Samyra Bytthyan de Melo Zeferino, Erichelly Gonçalves da Silva |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 1 – EDUCAÇÃO E LINGUAGEM |
||
SALA DE AULA 5 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Any Cristina Felix Monitor: Viviane Caline de Souza Pinheiro |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA SOCIODISCURSIVA |
Natália Oliveira de Souza, Vaneska de Lima Santos |
02 |
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Luliane Santos de Almeida, Alexsandra da Silva Santos |
03 |
A ABORDAGEM DO USO DO PONTO FINAL E DA INTERROGAÇÃO: ANÁLISE DE ATIVIDADE DE LIVRO DIDÁTICO |
Mirian Santos Belo, Carolaine de Souza Silva |
04 |
AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VYGOTSKY PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO: VIABILIDADE E INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS |
Gabriela do Espirito Santo |
05 |
A AMPLITUDE DO ENSINO DE ADJETIVO NO LIVRO DIDÁTICO |
João Paulo dos Santos Gomes, Meiriely Correia de Oliveira, Any Cristina Felix |
06 |
TRAJETO HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL |
Isabel Lopes Fonseca Ferreira, Tereza Cristina C. de Albuquerque |
07 |
TECNOLOGIAS DIGITAIS: ACESSO E USOS POR PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CRONOTOPO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos |
08 |
NOMENCLATURAS E VARIAÇÃO: OBSERVAÇÃO SOBRE ESCOLHAS LEXICAIS DE CRIANÇAS EM TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I |
Any Cristina Felix, Maria Auxiliadora da S. Cavalcante |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO |
||
SALA DE AULA 6 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Inalda Maria dos Santos Monitor: Fabíola Mendes da Silva |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
ISSO É COISA DE PRETO! A OBRIGATORIEDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DAS COTAS RACIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS |
Fabson Calixto da Silva, Edna Cristina do Prado |
02 |
O PROJETO EDUCACIONAL DA TERCEIRA VIA NO CENÁRIO PÓS PANDÊMICO |
Deyvid Braga Ferreira, Geisa Carla Gonçalves Ferreira |
03 |
A RELAÇÃO MULHERES - EDUCAÇÃO E REGIME POLÍTICO AUTORITÁRIO NO NORDESTE DO BRASIL, ESTADO DE ALAGOAS (1964-1979) |
Simone Varela, Ênatha Ayrinne Abreu Farias, Ariane Regina Ribeiro Sapucaia |
04 |
O SILENCIAMENTO NA CARTILHA MUTIRÃO DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) |
Francisco Tenório da Silva, Maria do Socorro de Aguiar Oliveira Cavalcante |
05 |
A ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS - NEABIS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI Nº 11.645/2008 NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS |
Taysa Kawanny Ferreira Santos, Inalda Maria dos Santos |
06 |
O IDEB E A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR |
Fernanda Karina Souto Maior de Melo, Givanildo da Silva, Deane Taiara Soares Honório |
07 |
GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL E AS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DA REGIÃO NORDESTE |
Vinícius André da Silva Santos |
08 |
O SENTIDO/DISCURSO MATERIALIZADO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DA CLASSE TRABALHADORA |
Deane Taiara Soares Honório, Fernanda Karina Souto M. de Melo, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO |
||
SALA DO NEPEAL DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Marinaide Lima de Queiroz Freitas Monitor: Lucicleide Guedes dos Santos |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO ESPECIFICA DE PROFESSORES INDÍGENAS PARA A EFETIVAÇÃO DAS PRATICAS PEDAGOGICAS DIFERENCIADA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO POVO WASSU COCAL EM ALAGOAS |
Simone Maria dos Santos Vanderley, Inalda Maria dos Santos |
02 |
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA |
Carolina Ferreira Geraldo |
03 |
AS REPERCUSSÕES DO IDEB EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Fernanda Maria Granja Melo, Maria Eliane da Silva, Alex Vieira da Silva |
04 |
A CATEGORIA DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
Edva Emanuelle Gomes da Silva, Givanildo da Silva |
05 |
“A PESQUISA DA PESQUISA”: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE A EJA NO PPGE/UFAL (2002-2019) |
Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Andresso Marques Torres, Lucicleide Guedes dos Santos |
06 |
EDUCAÇÃO HOSPITALAR: UM BREVE HISTÓRICO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE REGULAMENTAM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTES HOSPITALARES |
Marianna Salgado C de Vasconcelos, Lana Lisiêr de Lima Palmeira |
07 |
ANÍSIO TEIXEIRA E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO |
Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos |
08 |
A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO |
Viviane Maria da Silva Ferreira, Givanildo da Silva |
09 |
A EDUCAÇÃO ASSISTENCIALISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL |
Mariana Silva Souza Gomes, Givanildo da Silva |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO |
||
SALA DE AULA 7 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Cléia da Silva Lima Monitor: Vivian Souza Lima |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
AS CONCEPÇÕES DE GÊNERO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS: UMA ANÁLISE QUALITATIVA COM OS PROFESSORES DOS CMEI DA VII REGIÃO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL |
Manasséis Silvério da Silva Oliveira, Charllane Synara Assis dos Santos, Cleriston Izidro dos Anjos |
02 |
DEBATENDO CURRÍCULO E IDENTIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA |
Valdeck Gomes de Oliveira Junior, Cléia da Silva Lima, Valéria Campos Cavalcante |
03 |
OS MECANISMOS E OS INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MOTIVAÇÃO E O INCENTIVO AOS ADULTOS EJA A PARTIR DA FAIXA ETÁRIA DE 40 ANOS |
Claudevânia Maria B. dos Santos, Ilton Oliveira, Geisa Carla Gonçalves Ferreira |
04 |
REFLEXÕES PLURIVERSAIS SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CURRÍCULO E ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: UMA PERSPECTIVA CORPO-GEOPOLÍTICA DOS SABERES NA EDUCAÇÃO E NO PENSAMENTO AFRODIASPÓRICO |
Beatriz Araújo da Silva, Vanessa do Rêgo Ferreira |
05 |
DESENVOLVENDO A LEITURA E ESCRITA POR MEIO DE POEMAS DE CORA CORALINA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA |
Maria Lidiane da Silva Santos, Suzana Maria Barrios Luis |
06 |
AS FAMÍLIAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO GT 07 – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS, DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPEd (2013 - 2021) |
Keity Elen da Silva Melo, Lenira Haddad |
07 |
RECONHECIMENTO DOS SABERES DOS ESTUDANTES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES: O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES |
Cléia da Silva Lima, Valéria Campos Cavalcante |
08 |
OS ESPAÇOS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS ENTRE 2012-2022 |
Letícia Campos de Lima, Isaura Lays Sá F. de Souza, Ana Paula Solino Bastos |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO |
||
SALA DE AULA 8 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Valéria Campos Cavalcante Monitor: Nayanne Lima Alves |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
O PENSAMENTO DE BACHELARD NA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO: UM CENÁRIO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS |
Tatiane Hilario de Lira, Anderson de Alencar Meneses |
02 |
CURRÍCULO DA/NA EJA(I) NA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ/ALAGOAS - REFLEXÕES |
Lucicleide Guedes dos Santos, Valéria Campos Cavalcante |
03 |
CACURIANDO IDEIAS MUSICAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
Elaine Maria da Silva Lenira Haddad |
04 |
A PRESSÃO PSICOLÓGICA DOS EXAMES: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL E REFLEXOS NO DESEMPENHO DISCENTE |
Isabelle Santos Barros, Ana Carolina Faria Coutinho Gléria, Ana Luiza Melo Camilo |
05 |
IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA CULTURAL PARA ALUNOS DO EJA |
Niedja Balbino do Egito, Edvan Horácio dos Santos |
06 |
CURRÍCULOS AFROCENTRADOS EM ESCOLAS QUILOMBOLAS: MOVIMENTOS EPISTEMOLÓGICOS |
Nayanne Lima Alves, Valéria Campos Cavalcante |
07 |
PENSANDO O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TENSÕES E POSSIBILIDADES |
Sheyla Maria Rodrigues da Silva, Lana Lisiêr de Lima Palmeira |
08 |
DIFERENTES CONCEPÇÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: COMO EVITAR PRÁTICAS EXCLUDENTESito |
Larissa Lays Lima da Silva, Carolina da Silva Baptista, Jamile dos Santos Santana |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO |
||
SALA DE AULA 9 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Noelia Rodrigues dos Santos Monitor: Iris Ferreira da Silva |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
ITINERÁRIOS E/OU TRILHAS FORMATIVAS NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS INQUIETAÇÕES |
Yvisson Gomes dos Santos |
02 |
OS ESTUDANTES DA EJA NA ESCOLA: COMO ELES SE VEEM? |
Meiriely Correia de Oliveira |
03 |
AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS NO ENSINO DE FILOSOFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE ALAGOAS |
Bárbara Rachel Ciríaco do Carmo, Erick Santos da Silva |
04 |
DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ALAGOAS: REFLEXÕES SOBRE DADOS ESTATÍSTICOS |
Noelia Rodrigues dos Santos, Lenira Haddad |
05 |
UMA ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO A PARTIR DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) – NUMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
LIMA, José Anderson de Oliveira, TORRES, José Airton Albuquerque |
06 |
HERMENÊUTICA E FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO |
TORRES, José Airton Albuquerque, MELO, Márcio Santos, LIMA, José Anderson de Oliveira |
07 |
FLORESTAN FERNANDES: CRÍTICO DA EDUCAÇÃO CONSERVADORA |
Elson dos Santos Gomes Junior |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 4 – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
||
SALA DE AULA 10 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Elton Casado Fireman Monitor: Mariana Tenório da Silva Lima |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO PRESENTES NAS PRODUÇÕES EM MESTRADOS E DOUTORADOS ACADÊMICOS |
Angely Naiana Macena Cavalcante, Tatiane Hilário de Lira, Elton Casado Fireman |
02 |
A SISTEMATIZAÇÃO DOS SABERES MATEMÁTICOS POR MEIO DA LEITURA E DA LITERTURA INFANTIL |
Márcia da Silva Santos Portela, Carloney Alves de Oliveira, Joenneyres Raio de Souza Amancio |
03 |
EXPERIÊNCIAS DA MONITORIA EM SABERES E DIDÁTICAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA: DO FORMATO ONLINE AO HÍBRIDO |
Mariana Tenório da Silva Lima, Deborah Layanna Eloi de Almeida, Carloney Alves de Oliveira |
04 |
POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS |
Raquel dos Santos Souza Lopes, Gildeane Cavalcante Silva, Vaneska de Lima Santos |
05 |
NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE ALAGOAS: O QUE VAI MUDAR NO ENSINO DE BIOLOGIA? |
Ana Júlia Soares Santana, Maria Danielle Araújo Mota |
06 |
UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UMA ATIVIDADE DO TIPO HANDS ON PARA O ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS ATRAVÉS DE PROTÓTIPOS DE ISOPOR EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SERTÃO DE ALAGOAS |
Paulo Henrique Firmino da Silva, Carloney Alves de Oliveira |
07 |
FITOTERÁPICOS: CONHECIMENTO TRADICIONAL EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS |
Bruno Michael da Silva Pereira |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 4 – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
||
SALA DE AULA 11 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Carloney Alves de Oliveira Monitor: Lilian Rebeca de Barros Silva |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL |
Anne Catharine Tavares A. Marinho, Marina Ferreira Kitazono Antunes, Micheline Barbosa da Motta |
02 |
A LINGUAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BNCC |
Tamiris de Almeida Silva, Luciana Sedano de Souza, Elton Casado Fireman |
03 |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA |
Diogo Meurer de Souza Castro, Ewerton Roosewelt B. da Silva, José Aparecido Sousa Santos |
04 |
O USO DO CHATGPT E DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR |
Ana Maria Santos de Mendonça, André Luis Canuto Duarte Melo, Rosemeire Roberta de Lima |
05 |
MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES SOBRE A PRESENÇA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO (2012-2017) |
Wilker Araújo de Melo, Carloney Alves de Oliveira |
06 |
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA SOBRE A DOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
Vanessa de Souza Oliveira, Bruno Michael da Silva Pereira |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 5 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU SOFRIMENTO PSÍQUICO |
||
SALA DE AULA DO PPGECIM/CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Fernanda Karina Souto Maior Monitor: Elisane Barbosa de Araújo |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2016 A 2022 |
Iris Santino dos Santos, Cátia Micaelle Costa Dias, Amanda Kelly dos Santos Barbosa |
02 |
PROPOSIÇÃO DE UM CHECKLIST PARA ANÁLISE DE QUALIDADE EM REVISÕES SISTEMÁTICAS DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA |
Layse Maria dos Santos Ferreira, Daniela Mendonça Ribeiro |
03 |
ENSINANDO PROFESSORES A IDENTIFICAR AS PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DE VIDEOMODELAÇÃO |
Fernanda Santos Mota, Daniela Mendonça Ribeiro |
04 |
REFLEXÕES SOBRE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO |
Alexandre de Andrade Barbosa |
05 |
REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO BRASIL |
Maria Clara Medeiros Pereira, Geisa Carla Gonçalves Ferreira, Paula Dianeli de Souza Leite |
06 |
A NECESSÁRIA DISCUSSÃO SOBRE AGÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA |
Rosiane Oliveira de Amorim, Neiza de Lourdes Frederico Fumes |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 5 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU SOFRIMENTO PSÍQUICO |
||
SALA DE SEMINÁRIOS DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Alice Estefanie Pereira da Silva Monitor: Vania Silva de Oliveira Cordeiro |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
“SUPERAR UM MONTE DE BARREIRAS”: SIGNIFICAÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19 |
Phelipe Lins de Moura, Neiza de Lourdes Frederico Fumes |
02 |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO VIVENCIADA PELOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Maria Quitéria da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes |
03 |
O ENSINO DA LIBRAS NOS CURSOS SUPERIORES DA ÁREA DA SAÚDE A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO |
Aline Jaislane de Souza Tavares, Diego de Oliveira Souza |
04 |
JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM CRIANÇAS COM AUTISMO |
Luiz Eduardo Vieira da Silva, Alice Estefanie Pereira da Silva, Leonardo Marques Brandão |
05 |
O PROFESSOR COMO ACONSELHADOR: A ROTINA DOS DOCENTES ORIENTADORES DE TURMA E OS DESAFIOS NA ESCUTA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS |
Luciene Amaral da Silva, Isabela Macena dos S. Marques |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 6 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
||
SALA - AUDITÓRIO DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Sivaldo Joaquim de Santana Monitor: Antônio Nascimento da Silva |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
PRÁTICAS PEDAGOGICAS NA EDUCAÇÃO FISICA: ENVOLVENDO PROJETO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL |
Samara Milena da Silva Paiva |
02 |
Claudine Eudocia Alves do Carmo |
|
03 |
UM JOGO DIGITAL PARA OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS, UMA METODOLOGIA DESIGN SCIENCE RESEARCH |
Nelson Silva Nunes, Wilmo Ernesto Francisco Junior |
04 |
COMPETENCY TESTE: AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE PARA O PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO EDUCACIONAL ESCAPE ROMOM |
Emerson Michael Pereira da Silva, Maria Jordana Cavalcanti Santos, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel |
05 |
USO DE JOGOS DIGITAIS E CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TDAH: UM GUIA PARA O PROFESSOR |
Luiz Cláudio Ferreira da S. Júnior, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Alan Pedro da Silva |
06 |
A UTILIZAÇÃO DO CLASSROOMSCREEN EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: RECONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Douglas Henrique Bezerra Santos, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel |
07 |
PLANEJAMENTO DIDÁTICO COM TDIC: PRÁTICAS E SABERES DOCENTES |
Maria Giselia da Silva Gomes, Antonia Givaldete da Silva |
08 |
(RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA E PARA A CULTURA DIGITAL APÓS O CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 |
Rosemeire Roberta de Lima, Iris Maria dos Santos Farias |
09 |
PERCEPÇÕES DE GESTORES EDUCACIONAIS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Sivaldo Joaquim de Santana, Sandra Maria dos Santos Ribeiro, Adilson Peixoto da Silva |
GRUPO TEMÁTICO (GT) 6 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
||
SALA DE AULA 12 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00) Coordenador(es): Maria Aparecida Pereira Viana / Willams dos Santos Rodrigues Lima Monitor: Cícera Gomes da Silva |
||
Nº |
TÍTULO DO TRABALHO |
AUTOR(ES) |
01 |
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ONLINE: REFLEXÕES DAS PRÁTICAS AUTORAIS UTILIZANDO TDIC NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
Douglas Vieira de Almeida |
02 |
Cícera Gomes da Silva; Maria Aparecida Pereira Viana |
|
03 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFAL: 25 ANOS CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ALAGOAS |
Maria Aparecida Pereira Viana, Willams dos Santos Rodrigues Lima |
04 |
JOGANDO COM SÍMBOLOS: EXPLORANDO A ELETRICIDADE POR MEIO DE JOGOS DE CARTAS NO ENSINO MÉDIO |
Luis Paulo Leopoldo Mercado, André Luis Canuto Duarte Melo, Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio |
05 |
METODOLOGIAS ATIVAS COM ROLE-PLAY NO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: PROPOSTA DE JOGO EDUCACIONAL |
Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio, Luis Paulo Leopoldo Mercado, André Luis Canuto Duarte Melo |
06 |
CONCEPÇÕES SOBRE “TDIC NA EDUCAÇÃO” E “ENSINO HÍBRIDO” ENTRE SUJEITOS DE COMUNIDADES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS |
Carlos Jorge da Silva C. Fernandes, Luís Paulo Leopoldo Mercado |
07 |
CURADORIA DE CONTEÚDO E AUTORIA DOCENTE: CONTRIBUIÇÃO DOS PORTFÓLIOS DIGITAIS NO PERÍODO DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS |
Isis Nalba Albuquerque Cardoso, Luis Paulo Leopoldo Mercado |
08 |
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO METACOGNITIVO NAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COM JOGOS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR |
Valdick Barbosa de Sales Júnior, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel |
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.