APRESENTAÇÃO ORAL DOS RESUMOS NO DIA DO EVENTO

 

Os resumos expandidos aceitos, serão apresentados oralmente (de forma presencial), nas salas definidas pela Comissão. Assim, no dia do evento, os autores deverão trazer a apresentação em um arquivo em Power Point (PPT), conforme template disponibilizado no site do evento, 20 minutos antes do início das apresentações.

 

  • Para a apresentação, deve-se utilizar o template de PowerPoint disponibilizado.
  • A apresentação oral ocorrerá no horário e local indicado no site do Evento.
  • Cada apresentação terá duração de 10 minutos de explanação. O debate no grande grupo será organizado pelos coordenadores dos GTs.
  • Durante a apresentação dos resumos, o coordenador, definido pela Comissão Científica, estará presente para contribuir com os debates.
  • A seguir, os autores poderão acompanhar a organização dos trabalhos e das salas de cada GT.

 

ORGANIZAÇÃO DAS SALAS - COMUNICAÇÕES ORAIS

TRABALHOS DIA 18/05/2023 – 10:00 às 12:00

GRUPO TEMÁTICO (GT) 1 – EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

SALA DE AULA 4 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Yana Liss Soares Gomes

Monitor: Matheus Vieira da Silva

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

A AMIZADE DE NARUTO E SASUKE COMO REPRESENTAÇÃO CONCEITUAL DE PLATÃO

Renis Ramos Silva,

Nádson Araújo dos Santos

02

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS OCORRÊNCIAS DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO NA COLEÇÃO ÁPIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

Maria Larissa do Nascimento Alves

03

CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A NECESSIDADE DE SUA INCLUSÃO NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Rayssa Bárbara Santos de Lima,

Julia Gabriele da Silva Oliveira

04

COMENTÁRIOS DESDOBRADOS SOBRE MARCAS DE PONTUAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS DUPLAS DE ALUNOS

Rosiene Omena Bispo

05

A REFERENCIAÇÃO PRONOMINAL DE PERSONAGENS EM CONTOS ETIOLÓGICOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES RECÉM-ALFABETIZADOS

Karine Luana Amorim Braga

06

DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DO ENSINO DE LIBRAS

Jerlan Pereira Batista,

Jose Affonso Tavares Silva,

Raquel Pereira de Lima

07

PRÁTICAS DE LETRAMENTOS, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Aleph Danillo da Silva Feitosa, Alison Douglas Lima da Silva,

Yana Liss Soares Gomes

08

A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESPAÇOS INTERATIVOS DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR: UM INCENTIVO À LEITURA E A ESCRITA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

Fabiana Gomes Souza,

Martha Maria Rodrigues da Silva

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 1 – EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

SALA DE AULA 5 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Silvana Paulina de Souza

Monitor: Elianae Rodrigues dos Santos

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

PROGRAMA ALFABETIZA MACEIÓ PARA A RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: DISCURSO OFICIAL E PONDERAÇÕES DE UMA FORMADORA

Adriana Cavalcanti dos Santos, Andrezza Sibelly Mendes,

Rita de Cássia de Oliveira Lima

02

ALBETIZAÇÃO E OS USOS DAS TECONOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Elisane Barbosa de Araújo,

Yana Liss Soares Gomes

03

COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ENTRE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENAL: UMA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA

Simone Maria da Silva Lima,

Maria Inez Matoso Silveira

04

ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E RELAÇÕES DE GÊNERO NA PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA

Francisco Raule de Sousa,

Adriana Cavalcanti dos Santos

05

LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO EM UM PERÍODO PANDÊMICO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elisabete Pereira Fernandes,

Lilian Soares Figueiredo Luz

06

REVISÃO DE TEXTO NO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE É PROPOSTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?

Kall Anne Sheyla Amorim Braga, Paula Renata Soares,

Maria Raquel Santana Lima

07

COMPREENSÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE DO PNA

Alice Pereira da Silva,

Marta Maria Minervino dos Santos

08

AS IMPLICAÇÕES DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS

Vaneska de Lima Santos,

Silvana Paulina de Souza,

Natália Oliveira de Souza

09

PRÁTICAS DE ENSINO MULTIMODAIS: ESTUDOS SOBRE O USO DE MEMES EM SALA DE AULA

Clemilda Damião Freitas,

Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO

SALA DE AULA 6 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Luciano Henrique da Silva Amorim

Monitor: Lívia Maria Meneses Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

HIPÓDROMO PEDAGÓGICO E A CORRIDA DOS CAVALOS DE TRÓIA NA EDUCAÇÃO: A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NA ESCOLA DA ESCOLHA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Washington Matheus dias de Freitas, Maria Fabiana da Silva Costa

02

PROFESSOR DE REDUÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE SUA ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA TAPERA-AL

Marcos Henrique dos Santos

03

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: UM OLHAR ACERCA DA SUA NOVA INSTITUCIONALIDADE A PARTIR DA LEI 11.892 DE 2008

Bruno Rodrigo Tavares Araújo

04

ANALISANDO AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO DA BNC-FORMAÇÃO: A REFORMA NO PROCESSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Jacyelle Karinne Bento,

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante

05

CONSERVADORISMOS JUVENIS EM TEMPOS “NÃO ANALÓGICOS”: NOTAS SOBRE OS NOSSOS DIAS

Luciano Henrique da Silva Amorim, Rosemeire Reis

06

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL: UM ESTUDO DE CASO

Eduardo Leite Oliveira dos Santos, Lana Lisiêr de Lima Palmeira

07

DISCURSO PROPAGANDÍSTICO. PANDEMIA. PROPAGANDA DE SERVIÇO. RESPONSABILIDADE SOCIAL

Marcos Diego de Lima Silva,

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante

08

A NOVA CONDIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19 EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ

Vania Silva de Oliveira Cordeiro

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO

SALA DO NEPEAL DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Ana Luiza Tenório dos Santos

Monitor: Augusto Mateus Araújo Melo

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

O FENÔMENO DA FINANCEIRIZAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO BRASILEIRO

Aline Soares Nomeriano

02

MATERIALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO PLANO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EM PERIODO DE PANDEMIA

Edivan Claudino Soares da Silva

03

REFLEXÕES SOBRE OS REFERNCIAIS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) DO/NO CAMPO

Beatriz Lima Benigno,

Lucianny Thaís Freire,

Zilda Gláucia Elias Franco

04

O PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES NA REALIDADE DE JEQUIÁ DA PRAIA – ALAGOAS

Erivaldo Ferreira da Silva,

Givanildo da Silva

05

ESTADUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM ALAGOAS NA PERSPECTIVA XUKURU-KARIRI

Rogério Rodrigues dos Santos, Valdeck Gomes de Oliveira Junior, Nayanne Lima Alves

06

A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR, UM ESTADO DA ARTE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA – PNEGEPB

Maria Betania Gomes da Silva Brito

07

PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DOCUMENTAL DO CATÁLOGO DAS EMENTAS DAS TRILHAS DE APROFUNDAMENTOS CURRICULARES DE ALAGOAS

Maiara Farias dos Santos,

Felipe Rodrigues de Andrade,

Lilian Carmen Lima dos Santos

08

O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PERMANÊNCIA ESCOLAR E AS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS NO BRASL E NA EUROPA

Aline Hora Lobo,

Ana Luísa Tenório dos Santos, Marinaide Freitas

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO

SALA DE AULA 7 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Kátia Maria Silva de Melo

Monitor: Beatriz Barbosa de Oliveira Poncell

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

OS IMPACTOS DO FUNDEB NA POLÍTICA SALARIAL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2020

Doriely Ribeiro da Silva,

Jailton de Souza Lira,

Antonio Nascimento da Silva

02

A INCONSTITUCIONALIDADE DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A COMPOSIÇÃO DE GESTÃO DAS UNIDADES DE ENSINO PARTICIPANTES DO PROGRAMA ALAGOANO DE ENSINO INTEGRAL - PALEI

Ana Carolina de Oliveira N. Pereira,

Felipe Rodrigues de Andrade,

Jailton de Souza Lira

04

A BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO: RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS

Kátia Maria Silva de Melo

05

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO BRASILEIRO

Geisa Carla Gonçalves Ferreira, Deyvid Braga Ferreira Braga

06

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO ANUAL PARA A BOA EXECUÇÃO DO RECURSO DO PDDE

Antônio Nascimento da Silva,

Joyce de Oliveira Bezerra,

Jailton de Souza Lira

07

GESTÃO DEMOCRÁTICA DURANTE O REAENP: ANÁLISE DOCUMENTAL DA PORTARIA Nº 7.651 E DO GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM

Felipe Rodrigues de Andrade,

Ana Carolina de Oliveira N. Pereira,

Jailton de Souza Lira

08

ANÁLISE CURRICULAR DO CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS DA PM DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO

Joyce De oliveira Bezerra,

Jailton de Souza Lira,

Doriely Ribeiro da Silva

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO

SALA DE SAULA 8 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Valéria Campos Cavalcante

Monitor: Andresso Marques Torres

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

TRAJETÓRIAS CURRICULARES NO BRASIL E EM ALAGOAS: O LUGAR DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO NAS ESCOLAS

Rutyelle Nunes Nolasco,

Valéria Campos Cavalcante

02

APLICAÇÃO DE UMA PAUTA FORMATIVA SOBRE TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Alana Priscila Lima de Oliveira

03

DECOLONIZAR A CIÊNCIA COMO PEDAGOGIA DO CUIDADO: LUTAS, RESISTÊNCIAS E DESAFIOS NA RELAÇÃO COM OS CONCEITOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Gilmar Lima Fernando

04

AS MULHERES E SUAS FORMAS DE EXISTIR E RESISTIR NA EDUCAÇÃO E NA VIDA

Ana Gabriela Pepe,

Cristiane Marcela Pepe,

Karina da Silva Figueredo

05

IMPACTOS DA COVID-19 NO TRABALHO DOCENTE E OS DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO

Vandeilton Trindade Santana

06

O RESGATE DAS CULTURAS BRINCANTES BRASILEIRAS A PARTIR DOS QUATROS ELEMENTOS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Yasmin de Oliveira de Alencar,

Leide Flor de Lima,

Niquezia Rocha Marques

07

VEM QUE TÊM! A OCUPAÇÃO DE CRIANÇAS DA EI NA CIDADE A PARTIR DO CIRCUITO DE FEIRAS POPULARES COMO AÇÃO PEDAGÓGICA

Maria Janailma B. da Silva Tavares,

Luciano Henrique da Silva Amorim, Charllane Synara Assis dos Santos

08

ESTUDOS COM JUVENTUDES A PARTIR DE SUAS NARRATIVAS CONTRIBUIÇÕES DE UM DOSSIÊ TEMÁTICO

Laura Santos de Oliveira,

Rosemeire Reis,

Julya Myrele Rosendo de Almeida

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO

SALA DE AULA 9 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Alex Vieira da Silva

Monitor: Adriana Vieira Lins

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

LITERATURA E SALA DE AULA: A ESCOLA E SEU PAPEL NA RECONSTRUÇÃO DO CÂNONE LITERÁRIO ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA

Hyalle Jaynne Silva,

Cleusa Salvina R. Mauricio Barbosa

02

UTILIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS CRIATIVOS NA DISCIPLINA DE PROFISSÃO DOCENTE COMO POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS

Maria Dolores Fortes Alves,

Mirian Rachel de Araújo Berto,

Mylena França de Oliveira

03

A EDUCAÇÃO COMO PROJETO UTÓPICO

José Bezerra da Silva,

Anderson de Alencar Menezes

04

UTILIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS CRIATIVOS NA DISCIPLINA DE PROFISSÃO DOCENTE COMO POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS

Mylena França de Oliveira,

Maria Dolores Fortes Alves,

Mirian Rachel de Araújo Berto

05

ENTRE DEVANEIOS E INFÂNCIAS: POR UMA PEDAGOGIA DA MARAVILHA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Williams Nunes da Cunha Junior

06

A TEORIA DO RECONHECIMENTO DE HONNETH E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE ACERCA DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS

Martha Vanessa Lima do N Cardoso,

Anderson de Alencar Menezes

07

A BNNC DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Marcelo Souza dos Santos,

Suzana Marcolino

08

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO OBJETO DE PESQUISA: DIFICULDADES E DESAFIOS

Adriana Vieira Lins

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO

SALA DE AULA 10 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Carolina Nozella Gama

Monitor: Layse Maria dos Santos Ferreira

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

SOCIABILIDADE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS/AS: MAPEAMENTO DE ARTIGOS PUBLICADOS (2008-2017)

Lara Jordana Lima da Silva, Rosemeire Reis da Silva,

Julya Myrele Rosendo de Almeida

02

O PROGRAMA DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN: PERSPECTIVAS TEÓRICA E METODOLÓGICA PARA APROXIMAR A FILOSOFIA ÀS CRIANÇAS

Jaeliton Francisco da Silva

03

VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA: DESAFIOS E REALIDADES DO ENSINO REMOTO DO/NO MUNICÍPIO DE FLEXEIRAS/AL

Erka Karollyna Leite dos Santos, Natália do Nascimento Santos, Valéria Campos Cavalcante

04

EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: UMA REFLEXÃO ACERCA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DE UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

Jislaine Maciel dos Santos,

Leônidas de Santana Marques

05

ENSINO DE FILOSOFIA E CURRÍCULO: UMA REVISÃO SISTEMÁRICA DA LITERATURA

Vanessa do Rêgo Ferreira,

Adailton Pereira Melo,

Beatriz Araújo da Silva

06

CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE INICIAL DOS CURRÍCULOS DAS REDES MUNICIPAIS DE CAMBÉ-PR E DE MACEIÓ-AL

Ellen Caroline Rocha de Melo, Carolina Nozella Gama

07

DIALÓGOS COM A FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO: ENTRE SUJEITOS E SUBJETIVIDADES

Elilia Camargo Rodrigues

08

CRISE DA EXPERIÊNCIA NARRATIVA: POR UMA PEDAGOGIA À CONTRAPELO HISTÓRICO E EMANCIPADORA

Darlan do Nascimento Lourenço, Anderson de Alencar Menezes

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 4 – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

SALA DE AULA 11 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Edlene Cavalcanti Santos

Monitor: Maria do Amparo da Silva Nunes

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Edlene Cavalcanti Santos

02

DESENVOLVENDO O PENSAMENTO MATEMÁTICO NO 6º ANO DO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INDIANOS

Claudia de Oliveira Lozada,

Sidney Leandro da Silva Viana,

Felipe Miranda Mota

03

UMA AÇÃO EDUCATIVA DESENVOLVIDA NO PARQUE ECOLÓGICO NA CIDADE DE MACEIÓ: ANÁLISE DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Geovanio da Silva Santana

04

MAPEAMENTO DOS CONCEITOS RECORRENTES NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NAS PRODUÇÕES PUBLICADAS (2012-2021)

Franciscleide do N. Rodrigues,

Carloney Alves de Oliveira, Andressa Cristina Teodosio

05

RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Angelica Ferreira Cravo,

Anielly Ildefonso Santos Lopes,

Carloney Alves de Oliveira

06

SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO E AS PRODUÇÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO NOS PROGRAMAS PROFISSIONAIS NO PERÍODO DE 2017 A 2022

Jaiara Santos Alves da Rocha,

Elton Casado Fireman,

Rosa Maria Oliveira Teixeira de Vasconcelos

07

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM UNIVERSO DE POSSIBILIDADES

José Diogenes dos Santos Filho, Vitória Fernanda de Albuquerque Souza, Joyce Maria Almeida Santos

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 4 – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

SALA DE AULA 12 DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Cícero Neilton dos Santos Oliveira

Monitor: Anne Catharine Tavares de Azevedo Marinho

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

ROBÓTICA EDUCACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE GEOMETRIA À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR(BNCC)

Anielly Ildefonso Santos Lopes, Carloney Alves de Oliveira,

Angélica Ferreira Cravo

02

O ENSINO DE PROBABILIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD)

Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Claudia de Oliveira Lozada

03

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NAS LICENCIATURAS DO CAMPUS ARAPIRACA DA UFAL: ETAPA DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA?

Thayslanny Darlaty N. da Silva,

Tereza Cristina C. de Alburquerque

04

A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ: UM OLHAR PARA A SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NA TEMÁTICA DE INVESTIMENTOS

Felipe Miranda Mota,

Claudia de Oliveira Lozada,

Sidney Leandro da Silva Viana

05

SANEAMENTO BÁSICO PARA QUEM? UM ESTUDO A PARTIR DAS REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS NA PERSPECTIVA DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS DECOLONIAL

Leila Kely dos Santos da Paz, Sthefany Dionizio Santos,

Davyd Eduardo Roberto da Silva

06

A LITERATURA INFANTIL COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jéssica Alves Florêncio Silva, Carolina Nozella Gama

07

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO: UM MAPEAMENTO DOS ACHADOS

Joenneyres Raio de S. Amancio,

Carloney Alves de Oliveira,

Márcia da Silva Santos Portela

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 5 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

OU SOFRIMENTO PSÍQUICO

SALA DE AULA DO PPGECIM/CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Eva Pauliana da Silva Gomes

Monitor: Phelipe Lins de Moura

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO AEE EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS

Solange Batista dos Santos,

Jerlan Pereira Batista,

José Affonso Tavares Silva

02

O LÚDICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LIBRAS: DISCUSSÕES PRELIMINARES

José Affonso Tavares Silva,

Raquel Pereira de Lima,

Jerlan Pereira Batista

03

O USO DA CARTOGRAFIA TÁTIL COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Cirlene Jeane Santos e Santos, Mirelle Cristhine de Almeida Lima, Livia Thaysa Santos de A. Gama

05

A MULHER NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIFICULDADES NO LUGAR DE PROFESSORA E ALUNA

Ana Luíza dos Reis Santos,

Cristiane Pepe,

Maria Paula Alves Araújo

06

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES NOS PRIMEIROS ANOS DE CARREIRA DOCENTE NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM MACEIÓ-AL?

Eva Pauliana da Silva Gomes

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 5 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

OU SOFRIMENTO PSÍQUICO

SALA DE SEMINÁRIOS DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Leonardo Brandão Marques

Monitor: Keyte Elen da Silva Melo

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

A UNIÃO DOS PAIS COM A ESCOLA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Mirian Suellen Guilherme da Silva

02

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR EM MACEIÓ/AL: A LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE SAÚDE

Laura Regina Bezerra Porangaba, Iris Ferreira da silva

03

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SUA CORRELAÇÃO COM OS ASPECTOS MOTORES DA PSICOMOTRICIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Luciana Rosy Lopes Santos, Leonardo Brandão Marques

04

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APONTAM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS

Wellyngton Chaves M. da Silva,

Eleusa Maria Passos Tenório

05

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Juliana de Jesus Souza,

Viviane de Jesus Guedes,

Rosemary Lapa de Oliveira

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 6 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

SALA DE AULA DO PPGE  - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Maria Aparecida Pereira Viana / Esmeralda Cardoso de Melo Moura

Monitor: Willams dos Santos Rodrigues Lima

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

NARRATIVAS DIGITAIS: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINAR E O APRENDER

Esmeralda Cardoso de Melo Moura, Maria Aparecida Pereira Viana

02

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REALIDADE VIRTUAL E CULTURA MAKER NO PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Deyse Mara Romualdo Soares, Cleide Jane de Sá Araújo Costa

03

NARRATIVAS REFLEXIVAS E OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Willams dos Santos R. Lima,

Maria Aparecida Pereira Viana

04

INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA PERSPECTIVA MEDIADORA: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Giselma da Silva Gomes,

Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Regina Maria Ferreira da Silva Lima

05

AVALIAÇÃO FORMATIVA NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ON-LINE: UM RECORTE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS APLICADOS COM MAIOR FREQUÊNCIA PELOS DOCENTES

Débora Alice Silva dos Santos, Cleide Jane de Sá Araújo Costa

06

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA: MAPEAMENTO SISTÊMICO DO USO PEDAGÓGICO DO SMARTPHONE COMO CANAL DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2 - COVID-19)

Rosiane Maria Pereira Alves

07

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA SOCIAL INSTAGRAM: UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À QUÍMICA

Jéssyca Silva de Lima,

Mayra Tamires Santos,

Marlos Gabriel Machado

08

O QUE SE DISCUTE SOBRE QUÍMICA EM REDES SOCIAIS? UMA ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS EM PUBLICAÇÕES DO INSTAGRAM

Marlos Gabriel Machado,

Jéssyca Silva de Lima,

Mayra Tamires Santos Silva

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 6 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

SALA – AUDITÓRIO DO CEDU - (18/05/2023 - 10:00 às 12:00)

Coordenador(es): Cleide Jane de Sá Araújo Costa / Iris Maria dos Santos Farias

Monitor: Thelma Vanessa Moreira Costa

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

NARRATIVAS DOCENTES: VIVÊNCIAS DO/NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ

Iris Maria dos Santos Farias, Willams dos Santos R. Lima,

Maria Aparecida Pereira Viana

02

POSTS: INVESTIGANDO POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA DIVULGADOS NO INSTAGRAM

Mayra Tamires Santos Silva,

Marlos Gabriel Machado,

Jéssyca Silva de Lima

03

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS (2015-2020): DEFINIÇÕES E POSSIBILIDADES

Ruthe Kelly dos Santos,

Débora Cristina Massetto

04

SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ALAGOAS: ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 E DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Mayara Cordeiro da Silva,

Viviane Caline de Souza Pinheiro,

Mayara Teles Viveiros de Lira

05

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR JURÍDICO: RESISTÊNCIAS, DIFICULDADES E AVANÇOS

Thelma Vanessa Moreira Costa,

Alan Pedro da Silva

06

A INTERAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM ESTUDO DE DISCIPLINA OFERTADA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)

Mayara Teles Viveiros de Lira, Cleide Jane de Sá Araújo Costa

07

ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Mariana Stephane Oliveira Lima, Carlos Eduardo Feitoza Araújo, Mayara Teles Viveiros de Lira

08

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS NO ENSINO ONLINE EMERGENCIAL EM AULAS DE MATEMÁTICA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

Tamara Belmira da Sylveira Guimarães Soares,

Luis Paulo Leopoldo Mercado

 

 

TRABALHOS DIA 19/05/2023 – 14:00 às 16:00

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 1 – EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

SALA DE AULA 4 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante

Monitor: Débora Letícia da Silva Santos

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

AVALIAÇÃO DO SAVEAL/PROVA ALAGOAS (2021): REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Dayanne Vitor dos Santos,

Adriana Cavalcanti dos Santos

02

PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ESTUDANTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gabriela do Nascimento L. Pessoa, Maria Auxiliadora da S. Cavalcante

03

VARIEDADE LINGUÍSTICA E SEUS ASPECTOS DIATÓPICOS, DIACRÔNICOS E DIASTRÁTICOS

Ruth de Oliveira Ferreira,

Any Cristina Felix,

Maria Auxiliadora da S. Cavalcante

04

BRANCA DE NEVE NO TEMPO DOS DINOSSAUROS: UMA ANÁLISE DE COMENTÁRIOS DE UMA DÍADE PORTUGUESA ACERCA DO OBJETO TEXTUAL RELACIONADO À CONCORDÂNCIA VERBAL NO MANUSCRITO ESCOLAR

Mauri Célio Alves Santana

Eduardo Calil de Oliveira

05

O EMPREGO DO M ANTES DE P E B

Vitória Fernanda de A. Souza,

José Diogenes dos Santos Filho, Erichelly Gonçalves da Silva

06

O QUE OS PESQUISADORES BRASILEIROS FALAM SOBRE O ENSINO DAS MARCAS DE PONTUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1?

Bruna Lays Alencar Brandão

07

O ENSINO DE FILOSOFIA EM UM AMBIENTE PLURIRELIGIOSO NO ENSINO MÉDIO: DILEMAS DA LEITURA LITERÁRIA E A LITERATURA FILOSOFICA

Lenine Querino Silva de Oliveira, Adailton Pereira de Melo

08

ATIVIDADE DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: USO DOS PORQUÊS

Joyce Maria Almeida Santos,

Samyra Bytthyan de Melo Zeferino, Erichelly Gonçalves da Silva

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 1 – EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

SALA DE AULA 5 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Any Cristina Felix

Monitor: Viviane Caline de Souza Pinheiro

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA SOCIODISCURSIVA

Natália Oliveira de Souza,

Vaneska de Lima Santos

02

RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Luliane Santos de Almeida, Alexsandra da Silva Santos

03

A ABORDAGEM DO USO DO PONTO FINAL E DA INTERROGAÇÃO: ANÁLISE DE ATIVIDADE DE LIVRO DIDÁTICO

Mirian Santos Belo,

Carolaine de Souza Silva

04

AS CONTRIBUIÇÕES DE LEV VYGOTSKY PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO: VIABILIDADE E INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS

Gabriela do Espirito Santo

05

A AMPLITUDE DO ENSINO DE ADJETIVO NO LIVRO DIDÁTICO

João Paulo dos Santos Gomes, Meiriely Correia de Oliveira,

Any Cristina Felix

06

TRAJETO HISTÓRICO DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL

Isabel Lopes Fonseca Ferreira, Tereza Cristina C. de Albuquerque

07

TECNOLOGIAS DIGITAIS: ACESSO E USOS POR PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CRONOTOPO DA PANDEMIA DA COVID-19

Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos

08

NOMENCLATURAS E VARIAÇÃO: OBSERVAÇÃO SOBRE ESCOLHAS LEXICAIS DE CRIANÇAS EM TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

Any Cristina Felix,

Maria Auxiliadora da S. Cavalcante

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO

SALA DE AULA 6 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Inalda Maria dos Santos

Monitor: Fabíola Mendes da Silva

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

ISSO É COISA DE PRETO! A OBRIGATORIEDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DAS COTAS RACIAS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Fabson Calixto da Silva,

Edna Cristina do Prado

02

O PROJETO EDUCACIONAL DA TERCEIRA VIA NO CENÁRIO PÓS PANDÊMICO

Deyvid Braga Ferreira,

Geisa Carla Gonçalves Ferreira

03

A RELAÇÃO MULHERES - EDUCAÇÃO E REGIME POLÍTICO AUTORITÁRIO NO NORDESTE DO BRASIL, ESTADO DE ALAGOAS (1964-1979)

Simone Varela,

Ênatha Ayrinne Abreu Farias,

Ariane Regina Ribeiro Sapucaia

04

O SILENCIAMENTO NA CARTILHA MUTIRÃO DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB)

Francisco Tenório da Silva,

Maria do Socorro de Aguiar Oliveira Cavalcante

05

A ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS - NEABIS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI Nº 11.645/2008 NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS

Taysa Kawanny Ferreira Santos, Inalda Maria dos Santos

06

O IDEB E A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR

Fernanda Karina Souto Maior de Melo, Givanildo da Silva, Deane Taiara Soares Honório

07

GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL E AS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DA REGIÃO NORDESTE

Vinícius André da Silva Santos

08

O SENTIDO/DISCURSO MATERIALIZADO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DA CLASSE TRABALHADORA

Deane Taiara Soares Honório, Fernanda Karina Souto M. de Melo, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 2 – HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO

SALA DO NEPEAL DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Monitor: Lucicleide Guedes dos Santos

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO ESPECIFICA DE PROFESSORES INDÍGENAS PARA A EFETIVAÇÃO DAS PRATICAS PEDAGOGICAS DIFERENCIADA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO POVO WASSU COCAL EM ALAGOAS

Simone Maria dos Santos Vanderley, Inalda Maria dos Santos

02

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

Carolina Ferreira Geraldo

03

AS REPERCUSSÕES DO IDEB EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Fernanda Maria Granja Melo,

Maria Eliane da Silva,

Alex Vieira da Silva

04

A CATEGORIA DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Edva Emanuelle Gomes da Silva, Givanildo da Silva

05

“A PESQUISA DA PESQUISA”: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DAS DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE A EJA NO PPGE/UFAL (2002-2019)

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Andresso Marques Torres,

Lucicleide Guedes dos Santos

06

EDUCAÇÃO HOSPITALAR: UM BREVE HISTÓRICO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS QUE REGULAMENTAM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTES HOSPITALARES

Marianna Salgado C de Vasconcelos,

Lana Lisiêr de Lima Palmeira

07

ANÍSIO TEIXEIRA E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO

Alex Vieira da Silva,

Inalda Maria dos Santos

08

A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO

Viviane Maria da Silva Ferreira, Givanildo da Silva

09

A EDUCAÇÃO ASSISTENCIALISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Mariana Silva Souza Gomes, Givanildo da Silva

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO

SALA DE AULA 7 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Cléia da Silva Lima

Monitor: Vivian Souza Lima

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

AS CONCEPÇÕES DE GÊNERO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS: UMA ANÁLISE QUALITATIVA COM OS PROFESSORES DOS CMEI DA VII REGIÃO NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL

Manasséis Silvério da Silva Oliveira,

Charllane Synara Assis dos Santos,

Cleriston Izidro dos Anjos

02

DEBATENDO CURRÍCULO E IDENTIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Valdeck Gomes de Oliveira Junior, Cléia da Silva Lima,

Valéria Campos Cavalcante

03

OS MECANISMOS E OS INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MOTIVAÇÃO E O INCENTIVO AOS ADULTOS EJA A PARTIR DA FAIXA ETÁRIA DE 40 ANOS

Claudevânia Maria B. dos Santos, Ilton Oliveira,

Geisa Carla Gonçalves Ferreira

04

REFLEXÕES PLURIVERSAIS SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, CURRÍCULO E ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: UMA PERSPECTIVA CORPO-GEOPOLÍTICA DOS SABERES NA EDUCAÇÃO E NO PENSAMENTO AFRODIASPÓRICO

Beatriz Araújo da Silva,

Vanessa do Rêgo Ferreira

05

DESENVOLVENDO A LEITURA E ESCRITA POR MEIO DE POEMAS DE CORA CORALINA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EJA

Maria Lidiane da Silva Santos, Suzana Maria Barrios Luis

06

AS FAMÍLIAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO GT 07 – EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS, DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPEd (2013 - 2021)

Keity Elen da Silva Melo,

Lenira Haddad

07

RECONHECIMENTO DOS SABERES DOS ESTUDANTES NOS CURRÍCULOS ESCOLARES: O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES

Cléia da Silva Lima,

Valéria Campos Cavalcante

08

OS ESPAÇOS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS ENTRE 2012-2022

Letícia Campos de Lima,

Isaura Lays Sá F. de Souza,

Ana Paula Solino Bastos

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO

SALA DE AULA 8 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Valéria Campos Cavalcante

Monitor: Nayanne Lima Alves

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

O PENSAMENTO DE BACHELARD NA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO: UM CENÁRIO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS

Tatiane Hilario de Lira,

Anderson de Alencar Meneses

02

CURRÍCULO DA/NA EJA(I) NA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ/ALAGOAS - REFLEXÕES

Lucicleide Guedes dos Santos, Valéria Campos Cavalcante

03

CACURIANDO IDEIAS MUSICAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Elaine Maria da Silva

Lenira Haddad

04

A PRESSÃO PSICOLÓGICA DOS EXAMES: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL E REFLEXOS NO DESEMPENHO DISCENTE

Isabelle Santos Barros,

Ana Carolina Faria Coutinho Gléria, Ana Luiza Melo Camilo

05

IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA CULTURAL PARA ALUNOS DO EJA

Niedja Balbino do Egito,

Edvan Horácio dos Santos

06

CURRÍCULOS AFROCENTRADOS EM ESCOLAS QUILOMBOLAS: MOVIMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

Nayanne Lima Alves,

Valéria Campos Cavalcante

07

PENSANDO O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TENSÕES E POSSIBILIDADES

Sheyla Maria Rodrigues da Silva, Lana Lisiêr de Lima Palmeira

08

DIFERENTES CONCEPÇÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: COMO EVITAR PRÁTICAS EXCLUDENTESito

Larissa Lays Lima da Silva,

Carolina da Silva Baptista,

Jamile dos Santos Santana

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 3 – EDUCAÇÃO, CULTURAS E CURRÍCULO

SALA DE AULA 9 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Noelia Rodrigues dos Santos

Monitor: Iris Ferreira da Silva

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

ITINERÁRIOS E/OU TRILHAS FORMATIVAS NO ENSINO MÉDIO: ALGUMAS INQUIETAÇÕES

Yvisson Gomes dos Santos

02

OS ESTUDANTES DA EJA NA ESCOLA: COMO ELES SE VEEM?

Meiriely Correia de Oliveira

03

AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS NO ENSINO DE FILOSOFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE ALAGOAS

Bárbara Rachel Ciríaco do Carmo, Erick Santos da Silva

04

DOCENTES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ALAGOAS: REFLEXÕES SOBRE DADOS ESTATÍSTICOS

Noelia Rodrigues dos Santos,

 Lenira Haddad

05

UMA ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO A PARTIR DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) – NUMA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

LIMA, José Anderson de Oliveira, TORRES, José Airton Albuquerque

06

HERMENÊUTICA E FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

TORRES, José Airton Albuquerque, MELO, Márcio Santos,

LIMA, José Anderson de Oliveira

07

FLORESTAN FERNANDES: CRÍTICO DA EDUCAÇÃO CONSERVADORA

Elson dos Santos Gomes Junior

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 4 – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

SALA DE AULA 10 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Elton Casado Fireman

Monitor: Mariana Tenório da Silva Lima

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO PRESENTES NAS PRODUÇÕES EM MESTRADOS E DOUTORADOS ACADÊMICOS

Angely Naiana Macena Cavalcante, Tatiane Hilário de Lira,

Elton Casado Fireman

02

A SISTEMATIZAÇÃO DOS SABERES MATEMÁTICOS POR MEIO DA LEITURA E DA LITERTURA INFANTIL

Márcia da Silva Santos Portela, Carloney Alves de Oliveira, Joenneyres Raio de Souza Amancio

03

EXPERIÊNCIAS DA MONITORIA EM SABERES E DIDÁTICAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA: DO FORMATO ONLINE AO HÍBRIDO

Mariana Tenório da Silva Lima, Deborah Layanna Eloi de Almeida, Carloney Alves de Oliveira

04

POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS

Raquel dos Santos Souza Lopes, Gildeane Cavalcante Silva,

Vaneska de Lima Santos

05

NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE ALAGOAS: O QUE VAI MUDAR NO ENSINO DE BIOLOGIA?

Ana Júlia Soares Santana,

Maria Danielle Araújo Mota

06

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UMA ATIVIDADE DO TIPO HANDS ON PARA O ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS ATRAVÉS DE PROTÓTIPOS DE ISOPOR EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SERTÃO DE ALAGOAS

Paulo Henrique Firmino da Silva, Carloney Alves de Oliveira

07

FITOTERÁPICOS: CONHECIMENTO TRADICIONAL EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

Bruno Michael da Silva Pereira

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 4 – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

SALA DE AULA 11 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Carloney Alves de Oliveira

Monitor: Lilian Rebeca de Barros Silva

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Anne Catharine Tavares A. Marinho,

Marina Ferreira Kitazono Antunes, Micheline Barbosa da Motta

02

A LINGUAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BNCC

Tamiris de Almeida Silva,

Luciana Sedano de Souza,

Elton Casado Fireman

03

PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA

Diogo Meurer de Souza Castro, Ewerton Roosewelt B. da Silva,

José Aparecido Sousa Santos

04

O USO DO CHATGPT E DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR

Ana Maria Santos de Mendonça, André Luis Canuto Duarte Melo, Rosemeire Roberta de Lima

05

MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES SOBRE A PRESENÇA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO (2012-2017)

Wilker Araújo de Melo,

Carloney Alves de Oliveira

06

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA SOBRE A DOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Vanessa de Souza Oliveira,

Bruno Michael da Silva Pereira

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 5 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

OU SOFRIMENTO PSÍQUICO

SALA DE AULA DO PPGECIM/CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Fernanda Karina Souto Maior

Monitor: Elisane Barbosa de Araújo

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A PEDAGOGIA HOSPITALAR EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2016 A 2022

Iris Santino dos Santos,

Cátia Micaelle Costa Dias,

Amanda Kelly dos Santos Barbosa

02

PROPOSIÇÃO DE UM CHECKLIST PARA ANÁLISE DE QUALIDADE EM REVISÕES SISTEMÁTICAS DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

Layse Maria dos Santos Ferreira, Daniela Mendonça Ribeiro

03

ENSINANDO PROFESSORES A IDENTIFICAR AS PREFERÊNCIAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA POR MEIO DE VIDEOMODELAÇÃO

Fernanda Santos Mota,

Daniela Mendonça Ribeiro

04

REFLEXÕES SOBRE ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Alexandre de Andrade Barbosa

05

REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO BRASIL

Maria Clara Medeiros Pereira,

Geisa Carla Gonçalves Ferreira, Paula Dianeli de Souza Leite

06

A NECESSÁRIA DISCUSSÃO SOBRE AGÊNCIA DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA

Rosiane Oliveira de Amorim,

Neiza de Lourdes Frederico Fumes

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 5 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

OU SOFRIMENTO PSÍQUICO

SALA DE SEMINÁRIOS DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Alice Estefanie Pereira da Silva

Monitor: Vania Silva de Oliveira Cordeiro

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

“SUPERAR UM MONTE DE BARREIRAS”: SIGNIFICAÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19

Phelipe Lins de Moura,

Neiza de Lourdes Frederico Fumes

02

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO VIVENCIADA PELOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Maria Quitéria da Silva,

Neiza de Lourdes Frederico Fumes

03

O ENSINO DA LIBRAS NOS CURSOS SUPERIORES DA ÁREA DA SAÚDE A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Aline Jaislane de Souza Tavares, Diego de Oliveira Souza

04

JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM CRIANÇAS COM AUTISMO

Luiz Eduardo Vieira da Silva,

Alice Estefanie Pereira da Silva,

Leonardo Marques Brandão

05

O PROFESSOR COMO ACONSELHADOR: A ROTINA DOS DOCENTES ORIENTADORES DE TURMA E OS DESAFIOS NA ESCUTA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS

Luciene Amaral da Silva,

Isabela Macena dos S. Marques

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 6 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

SALA - AUDITÓRIO DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Sivaldo Joaquim de Santana

Monitor: Antônio Nascimento da Silva

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

PRÁTICAS PEDAGOGICAS NA EDUCAÇÃO FISICA: ENVOLVENDO PROJETO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

Samara Milena da Silva Paiva

02

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA ENVOLVENDO PROJETO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Claudine Eudocia Alves do Carmo

03

UM JOGO DIGITAL PARA OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS, UMA METODOLOGIA DESIGN SCIENCE RESEARCH

Nelson Silva Nunes,

Wilmo Ernesto Francisco Junior

04

COMPETENCY TESTE: AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE PARA O PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO EDUCACIONAL ESCAPE ROMOM

Emerson Michael Pereira da Silva, Maria Jordana Cavalcanti Santos, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

05

USO DE JOGOS DIGITAIS E CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TDAH: UM GUIA PARA O PROFESSOR

Luiz Cláudio Ferreira da S. Júnior,

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel,

Alan Pedro da Silva

06

A UTILIZAÇÃO DO CLASSROOMSCREEN EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: RECONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Douglas Henrique Bezerra Santos, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

07

PLANEJAMENTO DIDÁTICO COM TDIC: PRÁTICAS E SABERES DOCENTES

Maria Giselia da Silva Gomes, Antonia Givaldete da Silva

08

(RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA E PARA A CULTURA DIGITAL APÓS O CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19

Rosemeire Roberta de Lima,

Iris Maria dos Santos Farias

09

PERCEPÇÕES DE GESTORES EDUCACIONAIS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Sivaldo Joaquim de Santana,

Sandra Maria dos Santos Ribeiro,

Adilson Peixoto da Silva

 

GRUPO TEMÁTICO (GT) 6 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

SALA DE AULA 12 DO CEDU - (19/05/2023 – 14:00 às 16:00)

Coordenador(es): Maria Aparecida Pereira Viana / Willams dos Santos Rodrigues Lima

Monitor: Cícera Gomes da Silva

TÍTULO DO TRABALHO

AUTOR(ES)

01

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ONLINE: REFLEXÕES DAS PRÁTICAS AUTORAIS UTILIZANDO TDIC NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Douglas Vieira de Almeida

02

AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UM APORTE TEÓRICO

Cícera Gomes da Silva;

Maria Aparecida Pereira Viana

03

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFAL: 25 ANOS CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ALAGOAS

Maria Aparecida Pereira Viana, Willams dos Santos Rodrigues Lima

04

JOGANDO COM SÍMBOLOS: EXPLORANDO A ELETRICIDADE POR MEIO DE JOGOS DE CARTAS NO ENSINO MÉDIO

Luis Paulo Leopoldo Mercado, André Luis Canuto Duarte Melo, Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio

05

METODOLOGIAS ATIVAS COM ROLE-PLAY NO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: PROPOSTA DE JOGO EDUCACIONAL

Patrícia Cavalcante de Sá Florêncio, Luis Paulo Leopoldo Mercado, André Luis Canuto Duarte Melo

06

CONCEPÇÕES SOBRE “TDIC NA EDUCAÇÃO” E “ENSINO HÍBRIDO” ENTRE SUJEITOS DE COMUNIDADES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS

Carlos Jorge da Silva C. Fernandes,

Luís Paulo Leopoldo Mercado

07

CURADORIA DE CONTEÚDO E AUTORIA DOCENTE: CONTRIBUIÇÃO DOS PORTFÓLIOS DIGITAIS NO PERÍODO DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Isis Nalba Albuquerque Cardoso, Luis Paulo Leopoldo Mercado

08

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO METACOGNITIVO NAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COM JOGOS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR

Valdick Barbosa de Sales Júnior, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel