Apresentação

Esta Mesa Redonda se propõe a problematizar a temática da Orientação Profissional no contexto das Escolas Públicas. Os problemas na sua inserção, execução e a relevância desse processo para o futuro profissional desses alunos.
As escolas públicas brasileiras costumam apresentar índices de aprovação em processos seletivos de nível superior profundamente mais baixos que os de escolas particulares. O mesmo acontece em processos avaliativos de qualidade educacional, como o Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM. Muito disso, provavelmente se deve a pouca atenção destinada a preparação escolar dos alunos para o futuro enfrentamento do mercado de trabalho. Enquanto no ensino privado, a preocupação com índices de aprovação em vestibular e o foco no mercado de trabalho dominam todo o contínuo de educação, no público (superlotado e com menos recursos financeiros) o enfoque nessa temática não apresenta a mesma força. A Orientação Profissional realizada por profissionais Psicólogos poderia fornecer essa oportunidade aos alunos do ensino público, sendo de extrema relevância para sua futura inserção no mercadode trabalho, tão necessária a integração sócio-econômica dos mais pobres, carentes de melhores oportunidades de inclusão.

Objetivo Geral

Problematizar a relevância do Processo de Orientação Profissional realizada por Psicólogos em Escolas Públicas. 

Metodologia

Mesa Redonda ministrada por 03 (três) alunos de Psicologia relatando a experiência prática de estágios de Orientação Profissional em Escolas Públicas Cearenses.

Cada um deles terá 20 minutos para explanação das seguintes temáticas: 

  • O que é a Orientação Profissional?
  • Quais as dificuldades na implementação desse processo?
  • Qual a relevância observada nos estágios de Orientação Profissional pra os alunos de Escolas Públicas?

Em seguida, 15 minutos serão destinados para dúvidas da platéia.

Compartilhe!

Patrocinadores