Física do Cotidiano por meio de Experimentos de Baixo Custo
Apresentação
A ideia de experimentação está presente na história da humanidade. Com a evolução da ciência e das ferramentas tecnológicas somos capazes de implementar na educação conceitos teóricos meramente abstratos na forma de experimentação, possibilitando uma aproximação e visualização concreta desses conceitos, tornando o aprendizado mais abrangente.
O uso do práticas e experimentos no ambiente acadêmico tornam-se, portanto, ferramentas valiosas para formação de estudantes, especialmente de ensino superior, ajudando na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade , já que permite desenvolver vários campos, testar e comprovar diversos conceitos, favorecendo a capacidade de abstração do aluno. Além disso, auxilia na resolução de situações-problema do cotidiano, permite a construção de conhecimentos e a reflexão sobre diversos aspectos, levando-o a fazer inter-relações. Isso o capacita a desenvolver as competências, as atitudes e os valores que proporcionam maior conhecimento e destaque no cenário sociocultural (Cruz, 2009).
Nesse sentido, o projeto "Física do Cotidiano por meio de Experimentos de Baixo Custo", promovido pelo curso de Engenharia de Produção, realizará atividades experimentais relacionadas à Física, utilizando materiais do cotidiano e de baixo custo, de forma a atender não somente ao que preconiza à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mas também de forma a promover a integração dos alunos, bem como um maior aprofundamento a respeito de algumas teorias físicas.
Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo geral realizar atividades experimentais de física utilizando materiais do cotidiano e de baixo custo.
Metodologia
Realização de uma breve palestra a respeito da ciência, em específico da física, ressaltando sua importância e abordando conceitos e teorias conhecidas. Serão realizados ainda experimentos que estejam relacionados às teorias apresentadas, utilizando materiais do cotidiano e de baixo custo para explicá-las.