Ressoar saúde, qualidade de vida e fortalecimento dos sujeitos para o protagonismo social
Apresentação
As Cartas Internacionais de Promoção da Saúde que a conquista do mais alto grau de saúde exige a intervenção de setores sociais e econômicos, além do setor saúde e requer, sobretudo, o empoderamento e a capacitação da comunidade para protagonizar a melhoria da qualidade de vida e o controle deste processo, sendo capazes de identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente para o alcance dos objetivos (BRASIL, 2002). Desta forma, o Ressoar Saúde traz em sua gênese o desejo de suscitar na comunidade a propagação da cidadania, do empoderamento social, da cultura e hábitos de vida saudável. Para o desenvolvimento das 3 (três) linhas norteadoras do projeto, quais sejam: Cidadania, Empoderamento Social e Cultura e Hábitos de Vida Saudável, lançaremos mão de métodos distintos que passearão entre as rodas de conversa, as formações e a prática de atividade física. O ponto de partida é o Diagnóstico Situacional e a Avaliação da Capacidade Funcional/Fìsica.
Objetivo Geral
Suscitar a cidadania, o empoderamento social e a cultura e hábitos de vida saudável na população adscrita a Unidade de Saúde do Centro – Quixadá- Ce
Metodologia
Será realizada coleta de dados, empregado para esta coleta um instrumento composto por informações de identificação sócio demográfica, de avaliação física Fisioterapêutica e de Educação Física e o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL - ABREVIADO).