Jeane Félix da Silva

UFAL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2015). Atualmente é professora vinculada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL). Tem experiência nas áreas de Educação e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes e HIV/aids; gênero e sexualidade; didática e currículo, políticas públicas intersetoriais e formação de profissionais de educação e de saúde; educação antiespecista, animalidades e veganismo. 

Givanildo da Silva

UFAL

Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Educação (2019) pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Educação (2015) e graduado em Pedagogia (2012) pela Universidade Federal de Alagoas. Possui especialização em Organização Pedagógica da Escola: Gestão Escolar pelo Centro Internacional Universitário UNINTER e Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das TIC pela UFAL. Tem experiência profissional como docente na educação básica e no Ensino Superior. Foi coordenador do setor Didática e Práticas de Ensino (CEDU - 2020/2022); coordenador do Comitê de Pesquisa do Centro de Educação (2020/2022). Atualmente é editor adjunto da Revista Debates em Educação (CEDU - desde 2021); coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2023); integrante do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) UFAL/CNPq e da Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (REPAE). Realiza estudos e orientação na linha de pesquisa História e Política da Educação (PPGE/UFAL), com ênfase na Gestão Escolar e Educacional; Políticas Educacionais para a Educação Básica e Organização Pedagógica da Escola; e Políticas de Avaliação, Avaliação Externa e Responsabilização. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5490-6690

Maria Bethânia Gomes da Silva Brito

UFAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1999), especialista em gestão escolar pela mesma instituição (2007); mestra em educação pelo PPGE/CEDU (2012) e doutora em educação pelo PPGE/CEDU (2017). Docente do ensino superior desde 2010, atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) desde 2013. Tem experiência na área de Educação atuando nos seguintes temas: Políticas da educação (Gestão da Educação e escolar; Planejamento educacional; Didática; Currículo; Avaliação; Mecanismos de controle social e participação da comunidade escolar). Faz parte do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas; é membro do grupos de pesquisa e extensão: POLÍTICAS PÚBLICAS, POLÍTICAS SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS, e integra o Coletivo de Estudos Gramscianos da Faculdade de Serviço Social, com pesquisa em andamento (2023 a 2016). Leciona as disciplinas de Estágio Supervisionado nas séries iniciais do ensino fundamental; Didática; Planejamento, currículo e avaliação; Estágio em Gestão Escolar; Atividade Curricular de Extensão - ACE com temas voltados para questões de gênero, inclusão e relações étnico-raciais. Foi coordenadora de Estágio supervisionado no curso de Pedagogia no período de out. 2021 a out. 2023. Integra a comissão de TCC do curso de Pedagogia desde outubro de 2021. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso; É vice coordenadora do curso de Pedagogia. Exerceu cargo de gestão na referida universidade: como coordenadora de extensão no período de 2016 a 2020; Integrou a coordenação do processo de revisão dos PPCs de cursos para inserção da política de extensão da universidade, durante o período de 2018 a 2020; também, compôs diversas comissões de acompanhamento aos processos de adaptação e formação continuada sobre extensão e currículo, com os docentes e técnicos da universidade; compôs a comissão de elaboração/sistematização do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAL (2019-2023).

Jusciney Carvalho Santana

UFAL

Graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Doutorado em Educação e Pós-Doutorado em Estudos Étnicos (POSAFRO/UFBA). Professora Associada 1, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, responsável pelos componentes curriculares: Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica, Gestão da Educação e do Trabalho Escolar, Educação e Diversidade Étnico-Racial. No eixo de extensão coordenou o evento virtual "Diálogos necessários: a urgência pela desconstrução social do racismo", em duas edições (2020). No eixo de pesquisa concluiu o Doutorado Sanduíche com pesquisa intitulada Formas de acesso às universidades públicas no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa sobre as políticas educacionais concebidas para o ensino superior, pesquisa vinculada ao Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2015). Está vinculada ao grupo de pesquisa GAE- Gestão e Avaliação Educacional, com ênfase em gestão escolar, avaliação institucional e políticas públicas afirmativas. É autora do livro "Tem preto de jaleco branco? Os primeiros 10 anos de políticas afirmativas no curso de Medicina da UFAL" (2017). Atuou como Procuradoria Educacional Institucional da UFAL (2017/2019). Integrou a Comissão Própria de Avaliação da UFAL(2017/2019). É representante docente no Conselho Universitário da UFAL (gestão 2022-2024). Atua como docente externa no POSAFRO/UFBA e coordena a linha de pesquisa em Estudos Étnicos no mesmo Programa. Investiga também outros temas como avaliação e intervenção psicopedagógica, dificuldades e transtornos de aprendizagem e educação especial.

Mônica Regina Nascimento dos Santos

UFAL

Doutorado em Serviço Social pelo PPGSS/UFAL, Mestrado em Educação Brasileira pelo PPGE/UFAL,Especialização em Educação Infantil pela UNEAL, Graduação em Pedagogia/UFAL.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Organização da Educação Básica e Profissão Docente. Desenvolve pesquisas sobre A interseccionalidade das desigualdades sociais. Coordenadora do NUDES (Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano), cadastrado no CNPq. e do GENIR (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Igualdade e Reprodução Social), atuando principalmente nos seguintes temas: igualdade social, gênero, relações étnico raciais, Estado, direitos humanos, reprodução social.Membra do Conselho Editorial da Editora ITA - Instituto do Trabalho Associado.

Luíza Cristina Silva Silva

UFAL

Professora Adjunta na Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE - UFMG, na linha de pesquisa em Currículos, Culturas e Diferença. Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (licenciatura e bacharelado). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Jorge Amado (2023). Especialista em Ensino de Geografia. Pesquisadora interessada nos estudos de Currículo, Ensino de Geografia, Relações de Gênero e Sexualidade, relações Étnico-raciais e Cartografias Contracoloniais

Carloney Alves de Oliveira

UFAL

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no biênio 2020 - 2022. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Membro da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos

UFAL

Mercedes Carvalho é Pós- Doutora pela Universidade de Lisboa. Doutora em Educação Matemática (2009) e Mestre em Educação: Currículo (2002), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Graduada em Supervisão Escolar, pela Universidade de São Paulo (1996), graduada em Pedagogia, com habilitação em Administração escolar e Magistério para o II Grau, pelas Faculdades Integradas de Osasco- SP (1994) e em Administração de Empresas, pela Universidade São Francisco (1982). É professora Associada nível IV da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas licenciaturas em Pedagogia e Matemática. Como docente e pesquisadora atua no Programa de Pós-Graduação da UFAL em Educação, na linha de pesquisa "Processos Educativos", onde desenvolve pesquisas na área da Educação Matemática. É membro de dois grupos de pesquisa, em que articula estudos para a área de Educação Matemática : a) líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) que investiga sobre currículo, planejamento, formação do professor e a prática em sala de aula; b) GHEMAT - UNIFESP-SP: contribui para as pesquisas sobre a História do Ensino da Matemática em Alagoas. Em 2019 realizou, em sua Licença Capacitação, estágio na Escola Superior de Educação de Lisboa - Instituto Politécnico, momento em que teve oportunidade de vivenciar a rotina da formação dos futuros professores para a educação básica e, também, conheceu o trabalho de escolas que atendem à educação infantil e os anos iniciais do 1 ciclo. Iniciou a carreira docente em 1983 atuando durante 4 anos na Educação Infantil. Entre 1986 e 1996 atuou no segmento das séries iniciais do I Grau e entre 1995 e 1996 foi professora no curso de Magistério. Entre o período de 1997 e 2002 passou a atuar na coordenação e direção pedagógica, encerrando as atividades na Educação Básica como coordenadora pedagógica das séries iniciais do ensino Fundamental. Paralelamente às atividades no Magistério, também exerceu trabalhos de assessoramento pedagógico junto às prefeituras do estado de São Paulo, momento em que desenvolveu trabalhos sobre planejamento, currículo, formação de professores da educação infantil e anos iniciais e o ensino e aprendizagem dos conteúdos e práticas matemáticas. No Ensino Superior iniciou as atividades em 2002 lecionando Didática Geral e Estrutura e Funcionamento do Ensino, Políticas Públicas, Pesquisa Educacional e Didática da Matemática. Em 2009 foi aprovada em 1 lugar no concurso público para vaga docente em Universidade Pública com dedicação exclusiva.

Natércia de Andrade Lopes Neta

UNEAL

Sou mulher, filha, irmã e tia, nascida em Batalha, Sertão Alagoano. Fui alfabetizadora voluntária de adultos e idosos na ONG Êxodo e na Pastoral da Criança, e hoje dedico-me ao Serviço Público de Ensino. Graduanda em Jornalismo. Sou Licenciada em Matemática e em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar pela UFAL, em Psicanálise e em Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UFPE. Teóloga formada pelo Instituto Teológico Pastoral, Psicanalista formada pela ABRAPSI. Articulista da Rede de Comunicação Popular de Alagoas - RCP e Colunista do Portal EuFêmea. Fui conselheira do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Maceió - CODIM, e hoje estou como Conselheira do Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays Bissexuais, Travestis e Transsexuais de Alagoas - CECD/LGBT/AL . Desenvolvo meu trabalho enquanto formadora de professores de Matemática da Educação Básica, Coordenadora e Professora do Curso de Matemática na UNEAL. Coordenadora do Coletivo de Mulheres Cientistas - Quantum, e do Projeto Sou do Bem, digo não à Corrupção na Uneal. Oriento pesquisas sobre a Matemática na Educação Escolar Indígena. Investigo sobre formação docente e violência em suas diversas classificações, dentro da área de Educação Matemática e Psicologia Social, com ênfase na Teoria das Representações Sociais, tendo vários livros e artigos publicados nestas temáticas.

Maria Dolores Fortes Alves

UFAL

MARIA DOLORES FORTES ALVES é professora da Universidade Federal de Alagoas, atuando em cursos de graduação e pós-graduação. Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com sanduíche na Universidade de Barcelona (2012); Mestre em Educação (PUCSP, 2008); Mestre em Psicopedagogia e Pedagogia pela UNISA;. Especialista em Educação em Valores Humanos - Fundação Petrópolis; Especialista em Distúrbios de Aprendizagem - Universidade de Buenos Aires - UBA. Bolsista de produtividade do CNPq; atual coordenadora do programa de pós-graduação lato sensu - Educação especial numa perspetiva transdisciplinar - Cied-UFAL. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) no biênio 2021-2022. Pesquisadora da Fapeal; CAPES, CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas. Educação Inclusiva e Ecoformação, Psicopedagogia, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Novos Paradigmas, Complexidade, Transdisciplinaridade e Pensamento Ecossistêmico; Membro da equipe de formadores da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para o Programa de Formação Continuada de Professores (PROFORD) na área de Educação Inclusiva; Pesquisadora RIES (Rede Internacional de Ecologia de Saberes), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC - Espanha), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); líder do Grupo de Pesquisa - GP-PAII (Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem) -UFAL, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8345567266334868). Foi membro titular da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas (2018-2020); Coordenadora do projeto PIBIC Mapeamento e Disseminação de Práticas Integrativas e Inclusivas de Aprendizagem no ambiente híbrido (2022-2023). Coordenadora do projeto Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem (2020-2024) UFAL. Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC-UFAL. Avaliador de periódicos e projetos de fomento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Membro da INTERNATIONAL SOCIETY OF PSYCHOPEDAGOGY-ISP. Palestrante nacional e internacional. Autor e coautor de mais de 40 livros e 60 artigos em periódicos. 

Paulo Gomes Lima

UFAL

Pós-Doutorado pela UNICAMP. Doutorado em Educação Escolar pela - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestrado em Educação pela - UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1994). A ênfase de seus estudos situa-se no âmbito da Educação Superior e a articulação com a Educação Básica, Políticas Públicas para a Educação Brasileira, Fundamentos da educação e Gestão Educacional. É líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, credenciado pela UFAL [Universidaade Federal de Alagoas] e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisas CNPQ. Atualmente é Professor Associado IV do Centro de Educação [CEDU] da UFAL e docente do PPGED UFSCAR-Sorocaba (Mestrado e Doutorado em Educação). Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020-2023).

Edlene Cavalcanti Santos

UFAL

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2019), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Pós-Graduação em Gestão Pública pelo IFPE (2012), Pós-Graduação em Matemática pela FFPMASUL (1994), Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela FFPMASUL Palmares (1986), Licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR (2014). Professora Adjunto 4 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de Formação de Professores: Gestão e Política da Educação. Tem experiência na área de formação docente, ciências exatas e da natureza e Gestão Escolar/ Administração, com ênfase em prática de ensino, estágio supervisionado em educação e pesquisa científica no Departamento de Formação Pedagógica - CEDU- UFAL, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio em gestão/ gestão e política/ projeto pedagógico/resolução de problemas matemáticos/ metodologia da matemática/ formação de professores/ currículo/. Coordenou o Programa de Extensão em Formação de Conselhos Escolares para a Rede Estadual de Educação de Alagoas - MEC UFAL (2014-2016). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEM - CEDU - UFAL. Vice lider do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional - GAE - PPGE- CEDU - UFAL.ORCID: 0000-0003-2218-7753

Carolina Nozella Gama

UFAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015). Integrou a equipe executora e de pesquisa do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na UFBA de 2009 a 2013. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas de 2013 a 2015. Atualmente é professora do setor de Didática do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da UFAL, é vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL/UFAL. Seus estudos enfocam a formação de professores, o currículo, a prática pedagógica nas perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Tem experiência na área de Educação com ênfase na coordenação pedagógica e na formação de professores. É membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e coordenadora da ANFOPE Alagoas. 

Kátia Maria Silva de Melo

UFAL

Doutora em Letras e Linguística, Mestra em Educação, Licenciada em Pedagogia. Professora Associada III do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuou no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFAL) de 2014 até 2018. Coordenou o Programa de Iniciação à Docência (PIBID), no Centro de Educação, de 2018 até 2020. Está na Vice Coordenação Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), em Alagoas. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas: História e Discurso GEPPHED. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em formação docente, discutindo principalmente os seguintes temas: política de formação docente; análise do discurso; estágio supervisionado, didática. Coordena o projeto de pesquisa "A Reforma Curricular e a Base Nacional Comum para a formação: retrocessos e resistências", no qual discute a política de formação de professores, visando analisar seus princípios norteadores, implicações para os processos de reorganização curricular dos cursos de licenciatura e as contribuições da ANFOPE.Publicou pela EDUFAL os livros: Formação e profissionalização docente: o discurso das competências (2007), resultante da pesquisa desenvolvida no mestrado e Discurso, consenso e conflito: a (re)significação da profissão docente no Brasil (2011), resultante de sua pesquisa de doutorado.

Cássia Hack

UNIFAP

Doutora em Educação (UFBA); Mestre em Educação Física (UFSC); Especialista em: Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo (UFBA), Educação Física Escolar (UFMT), Historiografia e Metodologia do Ensino e da Pesquisa da História (UNEMAT), Planejamento Educacional (UNIVERSO); e, Licenciada em Educação Física (UFMT).

Flávio Henrique Albert Brayner

UFPE

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e Doutorado em Sciences de L Education - Université Paris V- René Descartes (1993), Pós-Doutorado em Sciences de lEducation pela Université de Paris VIII-Saint Denis (2000). Atualmente é Professor Titular aposentado de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, espaço público, escola pública, republicanismo. Membro do Comitê Científico da Anped (GT 06, 2010-2012). Foi Maître de Conférence Invité da Universidade de Montpellier III (2001-2003). Foi Secretário Adjunto de Educação da Cidade de Recife (2009). Vice-diretor do Centro de Educação da UFPE (2012-2016). Coordenador do GT 06/Educação Popular (ANPED, 2012-2014). Membro do Grupo de Apoio ao Planejamento Estratégico da UFPE (2013). Membro do Conselho editorial da Revista CERFEE (Universidade de Montpellier III (2001-2003). Vice-Coordenador do GT 06 (Educação Popular) da ANPEd (2014-2016). Membro do Conselho Editorial da Ed. Massangana (Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. MEC. 2015-2016). Membro do Conselho Editorial da Ed. Universitária (UFPE. 2016-2017). Membro do Comitê Editorial do Conselho de Educação de Pernambuco. Prêmio Antônio de Brito Alves de Melhor Ensaio (Academia Pernambucana de Letras (2013, 2015 e 2016).Membro da União Brasileira de Escritores (Pernambuco). Membro do Conselho Editorial da "Revista Estudos Universitários" (UFPE, 2021...). Título de Cidadão Pernambucano concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (2021). Título de PROFESSOR EMÉRITO concedido pela Universidade federal de Pernambuco (Maio de 2022). Professor Titular Visitante da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Medalha Conselheiro Alfredo Corrêa de Oliveira (Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região)

Fernanda Karina Souto Maior de Melo

UFAL

Mestra em Educação (2023), formada na linha de pesquisa sobre História e Política da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Bacharela em Direito pela Faculdade Estácio de Alagoas e com especialização em Docência para o Ensino Superior. Tem experiência profissional como docente e coordenadora pedagógica na educação básica. Atua como técnica Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/AL), membro do Conselho Consultivo da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (REDUC); integrante do grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) UFAL/CNPq; integrante da Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (REPAE). Realiza estudos, com ênfase em Gestão Escolar; Políticas Educacionais, Avaliação Externa e Responsabilização. . DOI 0000-0002-0406-5931.

Edva Emanuelle Gomes da Silva

UFAL

Bacharela em Serviço Social pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT) - 2015. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - 2021. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL (PPGE/UFAL) - 2024, formada na linha de pesquisa sobre História e Política da Educação. Participa como integrante de dois grupos vinculados ao Centro de Educação (Cedu/UFAL): o Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GPTESE). Atuou como pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), na condição de bolsista, em duas ocasiões: como graduanda de Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFAL), no período de 2017 a 2019; e como mestranda em Educação, nos anos de 2022 e 2023. Atualmente, é membro da Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (REPAE). Realiza pesquisas, com ênfase em Política Educacional, atuando nos seguintes temas: avaliação educacional, avaliações em larga escala, accountability eucacional, regulação da educação e parcerias público-privadas. Em 2023, foi contemplada com o Prêmio de Excelência Acadêmica, concedido pela FAPEAL.

Matheus Vieira da Silva

UFAL

Graduado em Pedagogia/UFAL.

Inalda Maria dos Santos

UFAL

Possui Pós-Doutorado em Educação (2018), Doutorado em Educação (2008), Mestrado em Educação (2001) e Graduação em Pedagogia (1997) ambos realizados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora associada do Centro de Educação no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Atuou como Vice-Diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE, seção Alagoas no período de 2013-2015 e atualmente estou como Coordenadora da Seção ANPAE/Alagoas no período 2023-2025. Participo na condição de líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) e integro a Rede de Estudos em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability (REPAE). Sou membro do Comitê Editorial da Revista Debates em Educação/UFAL desde 2015, e a partir de 2021 atuo como Editora da Revista Debates em Educação/UFAL. Desenvolvo orientação e pesquisas na área de Educação, com ênfase em política educacional, financiamento da educação, planejamento e gestão escolar e educacional. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5520-2668

Georgia Sobreira dos Santos Cêa

UFAL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990); mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996); doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); pós-doutorado em Educação pela University of Bristol - Graduation School of Education (2016) - Programa Estágio Sênior no Exterior - CAPES. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tendo atuado como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) de 2009 a 2019. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq) e do EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa. Atuou na vice-coordenação do GT Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd - Biênio outubro de 2013 a outubro de 2015). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), de 2006 a 2008. Participa do Conselho Editorial de vários periódicos da área de Educação. Possui diversas publicações em livros, periódicos nacionais e em anais de eventos nacionais e internacionais.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais; formação do trabalhador; educação básica; reforma do Estado; mundo do trabalho.

Karla de Oliveira Santos

UNEAL

Graduada em Pedagogia (CEDU/UFAL) , Especialista em Gestão Escolar (UFAL), Mestre em Educação (PPGE/UFAL) e Doutora em Educação (PPGE/UFAL). É professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus IV - São Miguel dos Campos, como também, atua como colaboradora e instrutora de Metodologia Científica da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), desde 2014 e da Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, desde 2024, ministrando a disciplina Políticas Públicas no Curso Superior de Bombeiros Militar (CSB/2024) e Ciência Política no Curso de Formação de Oficiais (CFO/2026).Participou da criação/implantação do primeiro Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Alagoas, instituída através da Portaria conjunta UNEAL/CBMAL N 002/2022. É representante da UNEAL no Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. Atualmente é Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UNEAL).Instrutora da Escola de Governo do Estado de Alagoas.Consultora Ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (FAPEAL), nas áreas temáticas de Educação e Segurança Pública.Tem experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior na modalidade presencial e na educação à distância. Atuou como Secretária Municipal de Educação de São Miguel dos Campos/AL (2017). É membro dos Grupos de Pesquisa: Infâncias, Bebês e Crianças (UNEAL), Currículo, Atividade Docente e Subjetividade (UFAL),Educação, Currículos e Diversidades (UFAL) e do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação (UFRGS). Dedica-se ao estudo/pesquisa nas seguintes áreas: Políticas Públicas e Gestão Educacional, Políticas Educacionais para as Infâncias, Currículo e Avaliação Educacional, Relações Étnico-raciais na educação. Email: karla.oliveira@uneal.edu.br.Orcid:https://orcid.org/0000-0003-4954-8184

Valci Melo Silva dos Santos

UFAL

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2011) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2017). É Mestre (2016) e Doutor em Educação (2020) pela Ufal e docente do Centro de Educação (Cedu) da referida Universidade. É autor de Inquietações: uma reflexão poética da vida humana (2012), Diário tardio: do fundo do meu raso coração (2013), O sonho da conversão (2014); Tradução poética: convite à in(con)formação (2017) e Pedaços de nós: memória de um passado presente (2018), além de quase três dezenas de artigos científicos sobre sentidos e finalidades da escolarização básica no Brasil, movimentos sociais, educação e projeto societário, ensino de Sociologia, políticas públicas educacionais e formação docente. Pesquisa atualmente sobre os seguintes temas: Pensamento e linguagem; Ideologia; Aprendizagem escolar e formação humana; Educação Especial. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Públicas: História e Discurso - GEPPHeD (Cedu-Ufal).

Lavoisier Almeida dos Santos

SEEAL e SEE/SE

Pai do Theo e do Heitor, é graduado em Letras e Filosofia, Especialista em Docência para o Ensino Superior, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFAL), Doutor em Letras e Linguística (PPGLL-UFAL) e está realizando Estágio Pós-Doutorado (PPGLL-UFAL), pesquisando sobre "Discurso, Literatura, Memória e as relações racistas na sociabilidade brasileira". Participa do Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia (GEDON) e do projeto de pesquisa "Discurso, classes sociais e resistência: o fazer histórico do sujeito contemporâneo". Atua como professor de Língua Portuguesa nas redes estaduais de Educação de Alagoas e Sergipe (SEE AL/SE) e tem como principais interesses de pesquisa a área da história das ideias linguísticas, dando ênfase às relações e imbricamentos da Análise do Discurso (AD) com o Estruturalismo linguístico e filosófico, com as Teorias da Enunciação e com a Linguística Textual, bem como a área da Educação Linguística de base antropológica, considerando o ensino da Língua Portuguesa ligado a questões que envolvem Discurso, Ideologia, Sujeito e História no tocante a políticas públicas educacionais, à literatura brasileira e às práticas linguísticas racistas sedimentadas como memória discursiva no imaginário coletivo da sociedade brasileira. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-5132-7343

Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante

UFAL

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1969), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal de Alagoas. Atua como docente, no Programa de Mestrado e doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Letras e Lingüística da Faculdade de Letras da UFAL. É líder do grupo de pesquisa Políticas públicas: história e discurso e pesquisadora colaboradora do grupo de pesquisa Estudos do Discurso e Ontologia. Publicações no último triênio - Livros organizados: Educação de jovens e adultos:autonomia ou adaptação -uma abordagem discursiva - Campinas, Mercado de Letras, 2013; Políticas públicas e Estado capitalista:diferentes olhares e discursos circulantes. Livro publicado em co-autoria com Rita Magna dos reis Lôbo de Vasconcelos - A educação mudando o Brasil? uma abordagem discursiva da propaganda oficial - Maceió, EDUFAL, 2013. Publicações em periódicos: O público produzindo sentido na atualidade: memória e (des)estabilização - Conexão Letras, UFRGS, 2013. (E m co-autoria com Tatiana Magalhães Florêncio; Das questões fundantes do discurso á instância da política: uma síntese de múltiplas determinações. Revista Leitura, Maceió, EDUFAL, 2013, além de dois capítulos publicados nos livros organizados.

Edilene Conceição de Melo Marques

SEMED - Maceió

Pedagoga e Especialista em RH para Educação pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE); Esp. em Educação e Meio Ambiente (IFAL); Esp. em Educação Inclusiva (UNEAL) e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL). Tem experiência nas Redes Estadual e Municipal de Alagoas, atuando principalmente na Educação infantil e Ensino Fundamental 1. É membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT/Brasil) e do Grupo de Pesquisa em Ensino da Matemática (GPHEM/UFAL). Membro do Grupo de Pesquisas e Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras (GPPAII/UFAL) com ênfase na educação inclusiva e membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE)/Alagoas

Elizabete Pereira Fernandes

SEDUC - AL

Professora da SEDUC/AL

Alice Estefanie Pereira da Silva

UFAL

Mestra em Educação na linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Pedagogia pela UFAL. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) vinculado ao Centro de Educação (CEDU/ UFAL), tendo como líder a Professora Dra. Mercedes Carvalho. Durante o Mestrado atuou como Pesquisadora - Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) no PDPG Parcerias Estratégicas nos Estados. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de projeto de extensão. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino da Matemática para os anos iniciais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e curso de Pedagogia.

Vanda Cardoso

IFAL

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL / 2017). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO/ 1997). Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Paraná (PUC/1982). Professora da rede municipal de educação de Maceió (2001). Pedagoga do Instituto Federal de Alagoas/IFAL (2010). Coordenadora Sistêmica do PROEJA no IFAL (2012/2013). Membro do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos (FAEJA). Membro do Grupo de Pesquisa MULTIEJA (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Profissional e Tecnológica (GPEPT/ IFAL). A pesquisa do mestrado abordou a temática da Permanência Escolar com foco nos estudantes do PROEJA/IFAL, concluintes do curso Técnico em Cozinha.

Maria de Fátima Amorim

IFAL

Possui doutorado em educação na linha de pesquisa Historia e Política da Educação, pela Universidade Federal de Alagoas (Ifal), mestrado em Nutrição na linha de pesquisa Segurança de Alimentos pela Ufal e graduação em Nutrição pela Ufal. Atualmente é Coordenadora Sistêmica de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e professora do Ifal na modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional Técnica (EJA-EPT), representante do Ifal no Fórum Alagoano de EJA (FAEJA) e coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Aberta do Brasil/Ifal. Pesquisadora em educação e membro dos Grupos de Pesquisa: MULTIEJA (PPGE/CEDU/UFAL), GPEELT (Ifal).Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: boas práticas na manipulação de alimentos, controle higiênico sanitário e segurança de alimentos.

Iolita Marques Lira

IFAL

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1988). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas - Unidade Maceió desde 1992, leciona no CST de Design de Interiores e no Técnico em Artesanato (PROEJA). Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente em Design de Interiores. Mestra em Educação - CEDU UFAL

Rodrigo de Melo Lucena

IFAL

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (2003). É especialista em gestão Empreendedora para MPE pela Faculdade de Alagoas (2004). Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Acumula experiência em instituições públicas e privadas na área de ensino, planejamento estratégico, reestruturação organizacional e gestão por processos. Coordenou projetos de reestruturação das contas públicas do estado de Alagoas. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas (campus Marechal Deodoro), onde exerceu por nove anos cargos de coordenação cursos e de direção de ensino.

Marinaide Lima de Q. Freitas

UFAL

Possui Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal. Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas - Ufal (2002). Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970). Especialista em Alfabetização (Ufal). Atuou como professora da Educação de Jovens e Adultos do município de Maceió (1994 a 2007). Professora associada 4 da Ufal, ministrando as disciplinas de EJA I e II, na graduação no Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Ufal. Professora da Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu/Ufal). É líder do grupo de Pesquisa Multidisciplinar em EJA (Multieja). Vice-coordenadora do Comitê Científico da Anped, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2017-2019). Coordenadora do Comitê Científico da Anped, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2019-2020) e também coordenadora do GT 18 no Encontro de Pesquisa do Nordeste (Epen-2019-2020). Membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização (Nepeal) do Centro de Educação da Ufal. Fundadora e membro do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos - Faeja - AL. É membro da Rede de Pesquisa Luso-brasileira em EJA. É membro colaboradora da Comunidade de Práticas de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas - CAFTe (CIIE/Universidade do Porto, em Portugal) Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Alfabetização, Currículo, Leitura, Formação docente, Livro didático. É docente na graduação de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira no Cedu/Ufal, e Curadora do Café com Paulo Freire em Maceió - AL.

Joice da Silva Ribeiro

EA/UFU

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atua no ciclo de alfabetização na Escola de Educação Básica (ESEBA). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura; estratégia de leitura; literatura infantil; formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Adriana de Jesus Santos

UEL

Possui graduação em Pedagogia e Sociologia em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (Bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes). Docente do Departamento de Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Avaliadora da Educação Superior- MEC-INEP do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Participa da Comissão Avaliadora da Pró-reitora de Iniciação Cientifica da UEL. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Membro do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação (FORPRED) da ANPEd. Associada a ANPED- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Parecerista ad hoc em periódicos da área de educação. Líder do grupo de estudos e pesquisa cadastrados no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente e este é constituído por uma rede envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Sul da Bahia e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Universidade de Évora - Portugal. Líder do grupo de estudos e pesquisa cadastrado no CNPq: Gênero, Currículo e Educação tendo como parceiros, pesquisadores do Programas de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Currículos pós críticos. (GEPEPC) - UFSB; Cultura, Imaginário, Memória, Narrativa, e Educação (CIMNE) - UFF; Leitura e Educação: práticas pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica - UEL. Tem experiência na área de Formação de Professor, Currículo e Gênero. Participa do Conselho Editorial Nacional da Revista Imagens da Educação ISSN 2179-8427.Coordenadora do Fórum Nacional de coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da região Sul.

Silvana Paulina de Souza

UFAL

Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas - Campus Maceió, setor de Educação e Linguagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, linha de Pesquisa: Saberes e Práticas Docentes. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade de Marília (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado (2009) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Marília, exerceu a função de Assistente Técnica de Área de Ensino Fundamental. Professora de Educação Artística da rede Estadual de Ensino (Estado de São Paulo).Tem experiência na área de Educação com ênfase na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, educação, ensino , aprendizagem, leitura, escrita, prática pedagógica e projetos pedagógicos.

Cláudia Denise Sacur Marques

UFAL

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Ensino de Educação Especial com ênfase em TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento) na Faculdade FAVENI. Graduada no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Graduanda no curso de Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH) e do Fórum Alagoano de Defesa da Educação Infantil (FADEDI). Professora de inglês do Ensino Fundamental I no Centro Integral Bilingue de Pilar-AL.

Sandro Vinicius Sales dos Santos

UFMG

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DAE/FaE/UFMG). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016); Mestre em educação pelo mesmo Programa (2013); Especialista em Educação Infantil pelo Curso de Especialização Lato Sensu em Docência da Educação Básica (LASEB/FaE/UFMG); Pedagogo pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (2008). Atualmente, é membro do Colegiado do Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) e representa a Região Sudeste no Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Atua no Grupo Diretivo da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e integra a comissão nacional de mobilização e comunicação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Infantil e Infâncias - FaE-UFMG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças de zero a seis anos, políticas de educação infantil; formação de professores.

Lenira Haddad

UFAL

Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997), Mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), Especialização na abordagem educativa High/Scope pela High/Scope Educational Research Foundation (1992), graduação em Psicologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto (1979). É professora titular da Universidade Federal de Alagoas, pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas, membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL e líder do Grupo de Pesquisa "Educação Infantil e Desenvolvimento Humano". Especialista em educação infantil, atua em uma ampla gama de interesses tais como: políticas integradas de cuidado e educação infantil, representações sociais, abordagens curriculares participativas, profissionalismo e formação do/a profissional da educação infantil, pesquisa com crianças e cultura de pares, relação criança, cidade e patrimônio e, mais recentemente, brinquedoteca.

Antônio Tancredo Pinheiro da Silva

UFAL

Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGE/CEDU da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário/ CESMAC. Graduado em Direito / FRM. Professor Substituto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Professor do Curso de Direito do Programa Especial para Formação de Servidores Públicos/PROESP da Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL. Professor do Curso de Especialização em Direito das Famílias e Sucessões da Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL. Professor supervisor do Núcleo de Práticas Jurídicas - PROESP/UNEAL. Advogado OAB/AL 12.210 sócio do RochaPinheiro Advocacia, CNPJ n 50106032/0001-44. Membro do Núcleo de Extensão e Pesquisa da UNEAL. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos TeCER/PPGE/UFAL. Membro da União Brassileira de Escritores/UBE. Membro vitalício e imortal da Academia Internacional de LiteraturaAILAP.Escritor de livros e textos jurídicos. Secretário Geral do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias/IBDFAM em Alagoas. Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente do IBDFAM/Alagoas. Secretário Geral da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/Alagoas. Coordenador Geral das Coordenações da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB em Alagoas. Atuou como Coordenador do Curso de Direito e Presidente do Núcleo Docente Estruturante/NDE e do Colegiado do mesmo Curso na Faculdade Raimundo Marinho de Maceió e Penedo em Alagoas. Atuou como Presidente da Comissão da Pessoa Idosa do IBDFAM/Alagoas. Atuou como membro da Comissão do Fortalecimento Social da OAB/Alagoas. Atuou como assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação de Maceió. Atuou como assessor da Superintendência do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes da UFAL.

Donizete Medeiros de Melo

UFAL

É Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Mestre em Educação Brasileira (2018-2020) e tem graduação em Pedagogia (2013-2018) pela mesma instituição. Foi pesquisador PIBIC com a temática Concepções e Pesquisas no Campo das Políticas Públicas de Educação (2016-2017). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE/CNPq). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) etapa Ensino Médio (2014-2017). Temáticas de interesse: Estado. Políticas Públicas de Educação. Epistemologia da Política Educacional. Planejamento Educacional. Avaliação de Política Educacional. Gestão Educacional. Educação Integral.

Anderson de Alencar Menezes

UFAL

Psicólogo, Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pelo Centro Unisal - Campus Pio XI (São Paulo), Graduação em Psicologia pela Faculdade Estácio de Alagoas. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Pós-Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Foi Diretor Executivo da Faculdade Salesiana do Nordeste e Diretor Pedagógico do Instituto Salesiano de Filosofia em Recife. Integra como Pesquisador o Grupo de Investigação em Teoria Crítica da Universidade de Valência-Espanha, sob a direção do Professor Dr. Benno Herzog. Membro do IBDFAM ( Instituto Brasileiro do Direito de Família) No Estado de Alagoas- Pertence no âmbito deste Instituto à Comissão da Criança e do Adolescente). Exerceu a função de Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Membro do Conselho Editorial da Edufal( Editora da Universidade Federal de Alagoas). Atualmente é PROFESSOR e PESQUISADOR DO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGE/CEDU/UFAL; Membro do CONSELHO EDITORIAL da Revista Eletrônica - COGNITIO da PUC SÃO PAULO; Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral. Membro do Corpo Editorial da Revista Filosofia e Educação da UNICAMP. Pesquisa as seguintes áreas: A) PSICOLOGIA CLÍNICA - Psicanálise a partir de Donald Winnicott; Transtornos Ansiosos e Depressivos; Prevenção ao Suicídio; Transtornos do Espectro Autista. B) EDUCAÇÃO Reconhecimento, Violências e Privação; Educação, Desenvolvimento Emocional e Cultura Escolar. C)FILOSOFIA: Teoria Crítica e Bioética.

Fernanda Feijó

UFAL

Tem experiência na área de Sociologia, Sociologia da Educação, Sociologia no Ensino Médio, Educação Política. Graduou-se bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr - UNESP), concluiu mestrado em Sociologia e Doutorado em Ciências Sociais, com projetos de pesquisa na área de Ensino de Sociologia no Ensino Médio, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da mesma instituição. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) atuando com estágio para Ciências Sociais e Filosofia pelo Centro de Educação (CEDU), além do componente Pesquisa e Práticas Pedagógicas I - Direitos Humanos, para o curso de Pedagogia. Compõe o grupo de pesquisadores do Laboratório de Política e Governo da FCLAr - UNESP, pelo qual participou da elaboração e execução do Projeto Parlamento Jovem em Araraquara. É uma das coordenadoras do grupo de Pesquisa "O Ensino de Conhecimentos das Ciências Sociais (ConsCiências-Sociais)", vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFAL. Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais na gestão 2020-2022.

Noélia Rodrigues dos Santos

UFAL

Psicóloga, Especialista em Neurociência e Educação e Mestre em Educação Brasileira. Doutoranda em Educação (UFAL/PPGE), no Grupo dePesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas - Campus do sertão, na área de estudo Desenvolvimento e Aprendizagem. Atua nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, História e Geografia. Tem experiência em educação à distância nos cursos de Pedagogia (UFAL/CEDU), Química Licenciatura (UFAL/ Campus Arapiraca) e Especialização Escola de Gestores. 

Jefferson de Souza Bernardes

UFAL

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), com Doutorado-Sanduíche em Psicologia Social - Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (2003). Realizou seu Pós -Doutorado na UAB em 2017. Atualmente é ProfessorTitular pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi diretor do Instituto de Psicologia entre 2018/2022.Professor da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Alagoas, professor do Mestrado em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas, professor do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicologia social, formação em psicologia, saúde, educação e práticas discursivas. Participante do Grupo de Trabalho Cotidiano e Práticas Sociais, coordenado pela Prof Dr Mary Jane Spink - ANPEPP. Um dos líderes do Grupo de Pesquisa PROSA na Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUCSP). Participou do XVI Plenário do Conselho Federal de Psicologia. Foi representante do CFP no Comitê Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde de 2015-2016. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) na gestão 2008/2009. É membro integrante do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia.

Suzy Kamylla de Oliveira Menezes

UFAL

Doutora em Educação pelo CEDU/UFAL (2022). Mestra em Informática pela UFAL (2016). Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade pela UFAL (2016). Graduação em Psicologia pela UFAL (2020). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2012) e em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2012) Concluiu o ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET) (2007). Em junho de 2018 iniciou atividade como professora de Informática no IFAL - Campus Palmeira dos Índios - AL. Tem experiência em secretaria escolar, como assistente administrativo educacional em uma escola municipal. Atuou no Centro de Educação a Distância (CED) da UNCISAL, como assistente em administração. Realizou atividades de Estágio Docência no Mestrado em Informática na disciplina de Engenharia de Software II e no Doutorado em Educação nas disciplinas de Psicologia dos Processos Educacionais II, Saúde Mental e Psicologia, Saúde Mental e Educação. Também ministrou aulas em uma escola estadual no curso técnico em informática - MedioTec. Tem interesse em pesquisas na área de infância, adolescência, psicologia do desenvolvimento, psicologia social, psicologia escolar e educacional, processos psicossociais, saúde mental e sofrimento psíquico, educação, informática, tecnologias da informação e comunicação, ensino de programação, engenharia de software.

Adilson Rocha Ferreira

UFAL

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2022). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Graduado em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Maurício de Nassau (202). Atualmente é professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas - SEDUC/AL. Membro da Comissão de Handebol em Cadeira de Rodas da Confederación de Sur y Centro America de Balonmano (COSCABAL). Membro da Comissão Nacional de Arbitragem e do Comitê de Handebol Adaptado da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, jogos, jogos digitais, exergames, saúde mental e inclusão. Estuda a implementação das Tecnologias Digitais nas interfaces da Educação e da Saúde, com ênfase nos temas: jogos digitais, exergames, educação, saúde e saúde mental. Integrante do Grupo de Pesquisas Saúde Mental, Ética e Educação (UFAL).

Deise Juliana Francisco

UFAL

Minha formação é na área das Ciências Humanas e Tecnologias Digitais. Possuo graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia(1996), Mestrado em Educação (1998) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente sou professora Associado II da UFAL, estando lotada no Centro de Educação, Sou professora e orientadora no PPGCTI-UFERSA. Tenho PosDoc no PPGFHC/UFBA. Tenho experiência na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, ética, tecnologias digitais, informática na educação.

Maria da Conceição Valença da Silva

UFAL

Pedagoga, tem Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Estágio Doutoral pela Universidade do Porto, em Portugal, financiado pelo CNPq/CAPES. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sob supervisão do Prof. Dr. Timothy Denis Ireland; professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL; líder do Grupo de Pesquisa e Extensão CNPq Educação em Prisões (GPEP); membro do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA); membro da Rede REMIR - Rede de estudos e extensão em contexto de privação de liberdade. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: educação em prisões; formação de professores; educação de jovens e adultos; identidade profissional docente e avaliação institucional.

Débora Cristina Masseto

UFAL

Professora na Universidade Federal de Alagoas - Centro de Educação - Campus A.C. Simões. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha: Formação de Professores e outros agentes educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem. Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência em Cursos de Formação Continuada de Professores (via Extensão Universitária da FFCLRP - USP e Pró-Reitoria de Extensão - UFSCar). Formadora do Programa de Formação Online de Mentores (2014-2016), do Programa Híbrido de Mentoria (2017), via Portal dos Professores da UFSCar. Coordenadora e Instrutora do Curso de Extensão Desenvolvimento profissional Docente: reflexões sobre a docência em contextos de privação de liberdade (ProEx - UFAL -2021) e do Curso De Extensão de Metodologias Ativas (ProEx - UFAL 2021).

Valéria Campos Cavalcante

UFAL

Professora da Universidade Federal de Alagoas - CEDU/UFAL. Doutora pelo Programa de Pós Graduação CEDU-UFAL, Possui Mestrado em Educação CEDUUFAL (2009), graduação em Pedagogia e Letras. Especialização em Formação de Professores da EJA - CEDU/UFAL(2006), Especialização em Educação Especial e e Inclusiva e Neuropsicopedagogia (2020).Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidades, Vinculada ao grupo de pesquisas Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos. Membro permanente do Observatório Alagoano de Leitura na EJA, membro do Fórum Alagoano de EJA (FAEJA), membro do Fórum permanente de Educação de Alagoas (FEPEAL). Atualmente atuando como formadora do programa Escola da Terra na área de Linguagem. Tem experiência nas áreas de Pedagogia e Letras, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos- EJA, Alfabetização, Letramento.: Diversidades/Diferenças, Decolonialidade, Didática, Currículo.

Izabella da Silva Vieira

SEDUC/AL

Graduada em Pedagogia(2006), com Especialização em Docência do Ensino Superior(2007), possui Mestrado em Educação Brasileira(2011) e Doutorado em Educação Brasileira(2017) pelo PPGE/CEDU/UFAL, vinculada a Linha de Pesquisa Processos Educativos. Dedica-se ao estudo/pesquisa nas seguintes áreas: Políticas educacionais de avaliação e currículo, trabalho docente e subjetividades. Possui ampla experiência no Ensino Superior na formação de professores e na Educação Básica como professora e como Coordenadora pedagógica. Atualmente é Articuladora de Ensino na Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva/AL. Participou do curso de Formação de Gestores ofertado pela SEDUC/AL em parceria com a Elos Educacional.

Cléia da Silva Lima

SEMED/FLEXEIRAS

Mestra em Educação (2023) pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL), Graduada em Pedagogia (2020) pela Universidade Federal de Alagoas( UFAL), Graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (2005). Graduanda em Letras-Português pela UFAL, desde 2021, Especialização em Gestão e Organização escolar pela UNOPAR, Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Maurício de Nassau (2015). , Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Currículo e Diversidade-GEDIC-Ufal e do Grupo de pesquisa MULTIEJA/Ufal. Tem experiência na área de docência no Ensino Fundamental anos inicias, Educação de Jovens e Adultos Primeiro e Segundo Seguimento, Gestão Escolar na Educação Básica anos iniciais(2008-2018), Coodenadora Pedagógica Escolar nos anos finais. Atualmente trabalha como Técnica da Secretaria de Educação na área de formação de Professores na Secretaria Municipal de Educação de Flexeiras - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLEXEIRAS-AL.

Jacyene Melo de Oliveira Araújo

UFRN

Professora Associado IV do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Licenciada em Pedagogia pela UFRN. Obteve Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UFRN. Tem ministrado disciplinas na graduação em Pedagogia, como também nas Licenciaturas e na Pós- Graduação (PPGEEsp/CE/UFRN - Programa de pós-graduação em Educação Especial) - nas modalidades presencial e a distância, atuando na pesquisa e na extensão, principalmente nas seguintes temáticas: Formação Docente; Educação a Distância; Educação Infantil; Alfabetização e Letramento; Educação Especial; Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar.

Lana Lisiêr de Lima Palmeira

UFAL

Possui graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2001), licenciatura em Pedagogia e Filosofia, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e mestrado em Educação Brasileira pela mesma Universidade (2006), tendo realizado Estágio Pós Doutoral em Educação na Universidade Federal de Sergipe (2020-2021). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, lotada na Faculdade de Direito de Alagoas-FDA, onde exerce a função de Coordenadora de Pesquisa, como também no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/CEDU, atuando ainda como Relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, sendo integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/CNPq). Foi vice-diretora e docente da Faculdade da SEUNE, além de Professora Substituta da Universidade Federal de Alagoas. Na docência, as principais áreas de atuação são nas Disciplinas Direito da Infância e da Juventude, Introdução ao Estudo do Direito, Filosofia Geral e Jurídica, Sociologia Geral e Jurídica, Filosofia da Ciência, Filosofia Política, Direitos Humanos, Ética, Métodos Alternativos de Solução de Conflitos e Metodologia da Pesquisa. Como pesquisadora tem trabalhado no campo do ensino jurídico, da Educação em Direitos Humanos e das relações de gênero, com publicações e orientações nessas áreas, assim como no campo da epistemologia e da hermenêutica. Ainda no segmento da docência universitária, vem desenvolvendo projeto de extensão com foco na "Cidadania Digital", tendo participado por 13 anos da organização de eventos na área de Direitos Humanos e integrado o Núcleo Docente Estruturante do curso de Direito e do curso de Administração da Faculdade SEUNE. Também participou, na qualidade de membro efetivo, da Comissão Própria de avaliação (CPA) da referida instituição de ensino, no período compreendido entre os anos de 2007 a 2011. Na FDA-UFAL faz parte da Comissão Organizadora da Semana Jurídica desde o ano de 2022. É advogada, regularmente inscrita nos quadros da OAB/AL.

Elisangela Leal de Oliveira Mercado

UFAL

Professora Adjunta II da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial. Mestre em Linguística e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Formação em Tutoria Virtual pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Concluiu o Curso de Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar (CAAEAHD /UFMS) Leciona na graduação presencial e na modalidade a distância da UFAL e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNESP). Ministra disciplinas pedagógicas voltada à área de Gestão Educacional, Estágio Supervisionado, Psicologia da Educação, Psicopedagogia, Processo Ensino e Aprendizagem, Educação Especial, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Inspeção Escolar. Participou do Programa Mídias na Educação do MEC/UFAL e do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual (AEE-DI/UFAL). Pesquisadora do Observatório Estadual de Educação Especial (OEEESP) e vice coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió (biênio 2017/2019), Diretora de Formação da União nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/AL -biênio 2018/2020). Membro do Comitê Gestor Estadual para das ações de cuidado das crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika e outras síndromes causadas por STORCH. Membro da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI/Alagoas). Integra o Pacto Estadual Pela Primeira Infaância em Alagoas e Comissão de Alinhamento do Plano Municipal pela Primeira Infancia em Maceió.

Andreza Fabrícia Pinheiro da Silva

UFAL

Professora Adjunta do Setor de Estudos de Educação Infantil do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia-CEDU/UFAL e diretora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil-UFAL. Doutora em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfases em Educação Infantil, Formação de Professores, Educação Especial e Inclusiva e Teorias e Práticas da Educação. Pesquisadora no GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CEDU/UFAL) e no Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências. Coordenou o Subprojeto Pedagogia/UAB do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal de Alagoas, no período de 2014 a 2018.

Ana Cristina de Oliveira de Souza

SEMED/MACEIÓ

Graduada em Pedagogia pela UFAL Universidade Federal de Alagoas e mestre em Educação Brasileira - Linha de Pesquisa Magistério e Formação de Professor também pela Universidade Federal de Alagoas. Professora da Rede Pública Municipal de Educação de Maceió desde 2001. Esteve no Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Maceió no período de 2002 a 2016 como Técnica Pedagógica, desempenhando várias funções, dentre as quais, a de formadora de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental é Jovens e Adultos, elaboração de projetos educacionais e propostas, assessoria técnica às instituições de educação infantil, formação de coordenadores pedagógicos, acompanhamento e reflexão juntos as instituições de educação infantil da prática pedagógica dos professores de educação infantil, Supervisora do Projeto Paralapracá promovido pelo Instituto C&A/AVANTE de 2013 a 2015. atualmente atuo como Coordenadora Pedagógica do CMEI Dr. Pompeu Sarmento; Assessoria Técnica à Secretaria Municipal de Educação de Viçosa-AL de 2005 a 2008, Professora da Fundação Raimundo Marinho (2006 a 2009) das disciplinas: Educação Brasileira e Educação Infantil; Professora substituta da Universidade Federal de Alagoas (2003 a 2008) das disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Básica, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento, Política e Organização da Educação Básica, Gestão e Coordenação Pedagógica; Professora bolsista UAB/Capes/MEC/MEC de 2007 a 2008 e de 2012 a 2017 das disciplinas: Profissão Docente, Estágio Supervisionado em Gestão, Formação de Professores, Fundamentos da Educação Infantil, Estágio Supervisionado em Educação Infantil, Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental e Saberes e Metodologia 2 da Educação Infantil.

Adalberto Duarte Pereira Filho

UFAL

Psicanalista; Graduado em Psicologia; Doutor e mestre em Educação (UFAL) na linha de pesquisa Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico(PPGE/UFAL). É professor adjunto no Centro de Educação (CEDU/), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) em Rede entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Membro da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME. É militante do Despatologiza - Movimento pela despatologização da vida. Tem experiência na área da Psicanálise e Psicanálise e Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, constituição psíquica, sofrimento psíquico, autismo e psicose, intervenção a tempo, medicalização da educação e da sociedade, educação especial e Inclusiva.

Elaine Cristina Pimentel Costa

UFAL

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (1999), mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (2005), doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Faculdade de Direito de Alagoas, da Universidade Federal de Alagoas. É pesquisadora, com diversas pesquisas científicas premiadas. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Direito e Sociologia, com ênfase em Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, segurança pública, sistema punitivo, violência, criminalidade. É líder dos grupos de pesquisa CARMIM Feminismo Jurídico e Núcleo de Estudos sobre Práticas Punitivas (NEPP), Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas (NEVIAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Educações em Prisões (GPEP), todos registrados no CNPq. É Diretora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/Ufal), tendo exercido o primeiro mandato entre os anos de 2018-2022, reeleita para o quadriênio 2022-2026. É autora dos livros Amor bandido: as teias afetivas que envolvem a mulher no tráfico de drogas e As mulheres e a vivência pós-cárcere e organizadora de diversas coletâneas.

Elisabete Fernandes

SEDUC/AL

Professora de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Flexeiras. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (CEDU/UFAL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi bolsista (2012-2014) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atuando no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Professor Vitorino da Rocha, desenvolvendo projetos pedagógicos, nas áreas de língua portuguesa e matemática com alunos das séries iniciais. Foi monitora na disciplina de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática II, no curso de pedagogia da UFAL (2014). Atuou como estagiária da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), desenvolvendo atividades pedagógicas na escola de Educação Infantil Governador Luís Abílio (2014).

Wendell Taveiros Oliveira Costa

Pedagogia/UFAL

Estudante de Graduação no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas

Waléria Santos da Silva

Pedagogia/UFAL

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas

Kássya Elteque Peixoto Cerqueira de Oliveira Pereira

Pedagogia/UFAL

Graduanda no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Iasmin Karoline de Oliveira Cardoso

Pedagogia/UFAL

Graduanda no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Flávio da Silva Januário Junior

Pedagogia/UFAL

Graduando em Pedagogia pela Unviersidade Federal de Alagoas

WILSON MOREIRA DA SILVA

Pedagogia/UFAL

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

MILENA CRISTINA DOS SANTOS

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

ATHALIA THAMIRES DOS SANTOS ARAÚJO

Pedagogia/UFAL

Graduanda no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

MÁRCIO ANTONIO DA SILVA

UFAL

Graduando pela Universidade Federal de Alagoas

CRISLANE ONORIO PONTES

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Rita de Cássia

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Shayane Carlos

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Mayara Gonçalves Pereira da Silva

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Monique Caroline

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Maria das Graças

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Joyce Guimarães

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Eyshila Carlos da Silva

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Denise Santos da Silva

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Ana Michele

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Ana Clara

Pedagogia/UFAL

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas

Graziele Cardoso Andrade

IQB/UFAL

Graduanda em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas

Laíne Dos Santos Ramos

.

.

Leilson Oliveira do Nascimento

SEMED SEEE UFAL

Sou graduado em Pedagogia e especializado em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Alagoas, exerço a função de coordenador pedagógico em escola de rede estadual, com atuação em Educação de Jovens e Adultos em situação de privação e restrição de liberdade.em unidades prisionais e de atendimento sócio educativo, na cidade de Maceió. Também sou membro do: fórum Alagoano da EJA. do grupo de pesquisa em educação prisional GEPEP da UFAL e articulador pedagógico na Escola Técnica de Artes também da UFAL, onde acompanho a implantação e execução de cursos de qualificação profissionais integrados a turmas escolares da EJA.

Elza Maria da Silva

UFAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1979); Especialista em Educação Pré-Escolar e Alfabetização (1992); Mestra em Educação pela UFAL (2003). Doutora em Educação pela UFAL (2019); Professora adjunta 4 da UFAL, atuante no Centro de Educação - CEDU, no Curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, História da Educação, Educação a Distância, Formação de Professores, cursos/UFAL e concurso publico. Leciona as disciplinas: Fundamentos da Educação Infantil e Saberes e Metodologias da Educação Infantil. Coordenadora do Curso de Pedagogia na Modalidade a Distância na UFAL pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Agda Isabelle Gonsalves Honorato

UFAL

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2013), especialista em Educação Matemática pelo Centro Universitário CESMAC (2015) e em Estratégias Didáticas na Educação Básica com o uso das TIC pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2021) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Atuou como professora das séries iniciais na Prefeitura Municipal de Campo Alegre - AL (2009 - 2021) e Prefeitura Municipal de Arapiraca - AL (2015 - 2019), atualmente Técnica Formadora na Prefeitura Municipal de Campo Alegre - AL. Tem experiência na área da Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica.

Deusa Gabrielly Oliveira

P

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas -UFAL. Especializações em em Psicopedagogia - UNIT e Neuropsicopedagogia Clínica - FAVENI e Educação Especial - FAVENI. Atua como Psicopedagoga em Avaliação e Intervenção com crianças e adolescentes Transtorno do Espectro Autista- TEA há aproximadamente 6 anos atuando nesse seguimento. Atuando também com crianças e adolescentes TDAH, Dislexia, Hiperlexia com dificuldades de aprendizagens e transtornos de aprendizagens.

Elisângela Silva de Jesus

PPGP/UFAL CESMAC

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL na área de concentração em Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas (2024). Pós Graduanda em Neuropsicopedagogia Clinica pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí - Rhema Educação (2024) e Pós Graduanda em Educação Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL(2024) Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2014); Especialista em Metodologias Ativas e o uso de Tecnologia no Ensino em Saúde (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Atualmente atua como coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente do curso de Medicina - NAPED do Centro Universitário Cesmac; Coordenadora da Pós em Educação Especial Inclusiva e da Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional Cesmac; Psicopedagoga do Núcleo de Acessibilidade e do Núcleo Psicopedagógico do Centro Universitário Cesmac; Professora titular do Centro Universitário Cesmac. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva; Neurociência; Formação de professores; Avaliação; Desenvolvimento cognitivo; Inovação nas práticas pedagógicas no Ensino Superior.

Luiz Eduardo Vieira

PPGE/UFAL Zoe Kids

PPGE/UFAL Zoe Kids

Vanessa Menezes Pinto

SECDEF/AL

Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), certificação para atuação de Aplicadora ABA, pela IEPSIS-INESP, pós-graduanda em análise do comportamento aplicada ao TEA pela IEPSIS-INESP e neuropsicopedagogia clínica pela FAVENI. Possui experiência em avaliação formal e informal para transtorno de espectro autista (TEA), consultoria/orientação para TEA e adaptação de materiais pedagógicos.

Samilly Mara Teixeira Barbosa

CEDU/UFAL

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2011. Mestre em Nutrição Humana pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFAL em 2013. Pós-graduanda em Nutrição Materno-infantil. Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva. Atua também na área da Educação, onde faz parte do quadro de técnico-administrativos da Universidade Federal de Alagoas.

Gonzalo Enrique Abio Virsida

UFAL

Doutor em Linguística Aplicada (UFMG). Mestre em Estudos da Linguagem (UEL). Experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de espanhol, EaD e formação de professores de línguas. Seus interesses atuais de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multimodalidade, pedagogia de multiletramentos, uso educacional de infográficos e uso das TDICE no ensino de línguas e na formação de professores. Grupos de Pesquisa TICFORPROD, FOPROEBS e Grupo de Trabalho "Ensino mediado por Tecnologias" (GT-EmeTEC) da UFAL.

Fabiana Lisboa

APAE/AL – Evoluir

APAE/AL – Evoluir

Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano

IEFE/UFAL

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1998, mestrado em Educação Especial pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona / Universidade de Havana-Cuba (2000), título validado pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra-Portugal em 2017, título validado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenadora de Cursos de Aperfeiçoamento em Práticas Inclusivas (RENAFOR/MEC). Experiência profissional na elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de intervenções no âmbito da intervenção pedagógica, das práticas inclusivas e no âmbito do atendimento especializado. Principais interesses de pesquisas estão relacionados a caracterização do perfil sintomatológico, perfil cognitivo e motor, nível de atividade física, saúde metabólica e qualidade de vida da população com transtorno do espectro do autismo.

Jerdionir dos Santos Silva

CAPTV/CEDU/UFAL

CAPTV/CEDU/UFAL

Therezita Peixoto Patury Galvão Castro

FAMED-UFAL

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas ( 1986), Mestrado (2005) em Medicina ( otorrinolaringologia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Doutorado ( 2007) em Medicina ( otorrinolaringologia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Professora Titular aposentada da UNCISAL em 2018. Atualmente é professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), realiza atividades em: ensino, extensão, pesquisa e produção intelectual. Tem experiência na área de Otorrinolaringologia com ênfase em doenças da faringe e laringe. Coordena a disciplina distúrbios da voz e lesiona no módulo de Otorrinolaringologia na FAMED/UFAL. Atua como orientadora de monitoria da disciplina de otorrinolaringologia e em Trabalho de conclusão de curso (TCC). É extencionista, criou e coordenada o Projeto de extensão: "Dê voz a quem precisa", que visa a promoção da saúde de professores de escolas públicas desde 2017. Atua como pesquisadora, com orientações na iniciação científica (PIBIC/UFAL), elaborando pesquisas que visam compreender o campo da saúde nas dimensões sociais, epidemiológicas, biológicas e patológicas a partir do processo saúde-doença, fundamentado na promoção, controle, prevenção, avaliação e reabilitação dos agravos limitantes da saúde. É escritora, publicou em janeiro de 2020 o livro "cuidando da voz e da saúde dos professores de escolas públicas", além de diversos artigos e resumos científicos em revistas científicas e anais de congressos internacionais, nacionais e locais. Recebeu Menção Honrosa pelo trabalho apresentado durante o evento V Combined Meeting e Four Otology 2020 da SBORL-CCF. Em destaque o artigo "uma missão social da universidade para a saúde dos professores: uma experiência Universitária, publicado em abril de 2022 na revista Saúde e Sociedade da FAMED/UFAL. Outro livro publicado: " Cuidando da Saúde do Professor, da Voz, do Corpo e da Mente", pela EDUFAL em outubro de 2022. Essa obra literária promove benefícios de saúde aos professores para obter uma vida mais saudável e compreende o principal trabalho acadêmico. Veio então, o desejo de escrever para a Cultura Alagoana. Após intensa pesquisa escreveu o livro: "Vida e Obra do Professor e Juiz de Direito Aloysio Américo Galvão, o qual foi lançado em 19 de junho de 2024. Durante esse tempo, com inspiração, sentimento e imaginação, escreveu "Poemas e Escritos Seletos", este foi lançado em 2023. .

Pedro Paulo Viana Figueiredo

UFAL

Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, lotado no Centro De Educação (CEDU), Setor de Desenvolvimento e Aprendizagem. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (2010) e doutorado em Psicologia Social (2014) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Têm experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, pesquisando principalmente nos temas: sofrimento psíquico na escola, racismo, práticas discursivas, psicologia social discursiva.

Edgleide de Oliveira Clemente da Silva

CTI/Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é pesquisadora pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI) no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e desenvolve pesquisas na área de História da Educação do Brasil em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa História da Educação, Cultura e Literatura (GEPHECL/UFAL).

Marcondes dos Santos Lima

UFPE

Doutorando em Educação na linha História, Sujeitos e Processos Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ). Mestrado em Educação na linha História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Licenciatura em Pedagogia pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL). Especialização em Ensino de História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialização em Docência na Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Alagoas (CIED/UFAL). Especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento da criança pela Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Atuou como professor substituto no curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Cultura e Literatura (GEPHECL) do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, vinculado ao HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Membro do Projeto de Extensão Sua Escola tem História da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). É sócio-membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Tem experiência na área de Educação, com estudos nos seguintes campos de pesquisa: História da Educação - com ênfase na História das Instituições Escolares; História Social da Educação e História das Políticas Educacionais. E Educação das Relações Étnico-raciais - com ênfase nos temas Movimento Negro Educador; Necroeducação e Cultura Escolar Antirracista.

Ivanildo Gomes dos Santos

UFAL

Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2012). Especialista em Administração de Arquivos e Documentação pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Graduado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação. Tem interesse por estudos na área do Ensino de História e da História da Educação, com ênfase nas culturas escolares e história institucional.

Everton Fabrício Calado

UFAL

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2019). Mestre em Psicologia Clínica pela UNICAP (2010). Bacharel e Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2007). Licenciado e Psicologia (2006) Professor da Faculdade Estácio (desde 2021). Supervisor e Responsável Técnico do Serviço-Escola do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (IP/UFAL) Conselheiro Titular do Conselho Regional de Psicologia - 15a. Região / Alagoas responsável pelo Centro de Referências em Políticas Públicas e Psicologia - CREPOP/CRP-15 Membro da Comissão Psicologia na Educação do Conselho Regional de Psicologia - PSINAED / CRP-15. Psicoterapeuta de base psicanalítica. Participante do Coletivo QVA (Qualidade de Vida Acadêmica). Tem experiência e interesse em Psicologia Clínica, Psicanálise, Psicologia e ELA, sofrimento psíquico na Universidade, Psicologia escolar e educacional e intervenção psicossocial.

Rosemeire Reis

UFAL

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutorado na França pela Universidade Sorbonne Paris Nord - (CAPES-COFECUB (2002-2003), pós-doutorado pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e pela Universidade Sorbonne Paris Nord (2016-2017). Professora no Centro de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Coordena o grupo de pesquisa “Juventudes Culturas e Formação” (GPEJUV-UFAL). Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq). Integra a Rede Internacional de Relação com o Saber (RIRSA); o Grupo de Interesse Científico (GIS) – Le Sujet dans la Cité e o Laboratoire EXPERICE – Campus Condorcet - Université Sorbonne Paris Nord. Pesquisadora interessada nos estudos das juventudes e educação (especialmente no Ensino Médio e na Universidade), relação com o saber, dispositivos de pesquisa formação com narrativas de si, para as pesquisas com as juventudes.

Eliane Silva

Coordenadora Nacional do MTST

Coordenadora Nacional do MTST

Marcia Aparecida Gobbi

Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em educação, Ciências Sociais e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e estágio pós doutoral em estudos urbanos realizado na Universidade Degli Studi di Roma Tre. Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, formação de professores, educação infantil, infância, relações de gênero.

Samira Bueno Chahin

Programa de Pos-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Dinâmicas do Espaço Habitado da Universidade

Professora adjunta visitante na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (PPGAU UFAL). Mãe de Gil (2019-) e Betânia (2020-). Arquiteta e urbanista (FAU USP, 2008), especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (Facultad de Geografia e Historia, Universidade de Salamanca, 2011), mestre (FAU USP, 2013) e doutora (FAU USP, 2018) em Arquitetura e Urbanismo. Como bolsista Fapesp, realizou estágio de pesquisa no Teachers College da Universidade de Columbia, Nova York (2017) e, como bolsista da Fundación Carolina, foi pesquisadora visitante do Instituto de Ciências do Patrimônio, INCIP-CSIC, sediado pela Universidad Santiago de Compostela, Espanha (2011-2012). Pesquisadora associada ao Museu da Educação do Distrito Federal (UnB), colaboradora dos Grupos de Pesquisa Nest (Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade) e Idea (Interseções entre Design e Ambiente Construído). Pesquisa relações entre o campo da educação e a produção do ambiente construído, com especial atenção à escola como equipamento estruturador de dinâmicas urbanas.

Cleriston Izidro dos Anjos

UFAL

Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL/Brasil), atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Membro do Corpo Docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade Katyavala Bwila (Angola). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2004), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (2015) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Linguagens Expressivas e Cultura(s) da(s) Infância(s). Coordenador do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/CEDU/UFAL), Membro Colaborador Doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC/UMinho/Portugal) no grupo "Contextos, quotidianos e bem estar da criança". Integrante da Frente Nordeste Criança (Representação Alagoas) e componente da Rede Infâncias Negras.

Pedro Luis Rocha Montenegro

Tribunal de Justiça de Alagoas

Coordenador de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Alagoas(1992). Atualmente é Pesquisador do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Direito.

Rickelane Maria dos Santos Gouveia de Barros

SEMAS/Maceió

Coordenadora do Acolhimento Institucional Casa Lar

Ana Maria Vergne de Morais Oliveira

UFAL

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1993) e Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2000). Em 2009, na condição de Bolsista da CAPES, concluiu o Doutorado, na Universidade de Valencia (Espanha), vinculada ao Programa de Estudos Sociais e Políticos da Educação, do Departamento de História da Educação e Educação Comparada(Faculdade de Filosofia e Ciências da Educação). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, trabalhando principalmente com: educação contextualizada, educação do campo e diversidade, alfabetização e educação de jovens e adultos, arte-educação e educação ambiental.

Jane Marinho da Silva

UFAL

Graduada em Pedagogia (2009) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Mestrado em Educação, na linha de História e Política (2012) pela UFAL; Doutora em Educação, na linha de História e Política (2016) pela UFAL. Docente do Magistério Superior da Universidade Federal de Alagoas/ Campus Arapiraca, lotada no curso de Pedagogia, na área Política da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Política Educacional; Política Nacional de Alfabetização; Formação de Professor; Trabalho e Educação; Reestruturação produtiva do capital; Escolaridade e perfil profissional dos trabalhadores cortadores de cana; Estado; Políticas Públicas. 

Edjane Nascimento

Professora da Educação Básica

Professora da Educação Básica

Kamila Manoele Silva Neves

.

.

Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

UNEAL

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa em Políticas e Gestão de Processos Educacionais; é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), onde atua desde 26 de janeiro de 2004, atualmente lotado no Campus Edmilson de Vasconcelos Pontes, em Maceió. Ocupou o cargo de Pró-Reitor de Desenvolvimento Humano da UNEAL, entre outubro de 2010 e agosto de 2015, e no mesmo período, assento no Conselho Superior da UNEAL na vaga de Pró-Reitor, acumulando ainda a Presidência da Câmara de Legislação e Normas deste Conselho (CLN-CONSU/UNEAL); foi o primeiro Coordenador Geral da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UNEAL), eleito como representante docente do Campus II da UNEAL durante o período de junho/2011 a dezembro/2014. Integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Física do Campus VI da Uneal e responde pela Coordenação de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPEP). Integra o Grupo de Pesquisa em Gestão, Avaliação e Políticas Públicas (GAPP) da UNEAL, como seu 1 líder, e mais o Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE), da UFAL, e o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação, da UFRGS.